Motas sem matricula para andar no monte é um risco, mesmo quando nos dizem que não há problemas. Se não reparem, sem documentos mesmo no monte se tivermos o azar de ser-mos apanhados por um GNR a mota fica apreendida, se tivermos um acidente é um problema grave de resolver, para não falar de que vamos andar sempre em stress por saber-mos que estamos ilegais.
Penso que ainda é possível legalizar as motas que sejam anteriores a 2016, pelo menos as da YAMAHA, basta para isso ter a factura original da mota e ir a um concessionário da marca. O valor desse processo anda por volta dos 300€.
Escolher uma 125 a 2 tempos para primeira mota, parece-me uma boa escolha, mas continuo a dizer que o melhor é escolher as versões de Enduro. As de motocross, são motas que de origem vem pouco adaptadas para andar por caminhos e trialeiras. Óbvio que se o preço compensar e gostamos muito do modelo de cross, é possível preparar para montanha. A primeira alteração são as suspensões sem duvida nenhuma, depois aconselho montar um aro 18 na roda de trás, só depois me preocupava com o motor, que basicamente a melhor alteração é optimizar a resposta em baixas e médias.
No mercado de usados as melhores opções são as KTM EXC 125 Husaberg TE 125, Husqvarna WR125 e TM 125. Depois com um pouco de sorte encontras as Yamaha YZ 125 e Honda CR 125, são de motocross mas há quem as matricule e as prepare para Enduro, neste caso são bons negócios, claro que o preço também conta.
Bom ano 2018