enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarWR 400 para primeira mota de enduro? Botaof12
 

 WR 400 para primeira mota de enduro?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyTer Set 19, 2017 7:58 am

Bom dia a todos, sou um principiante nestas andanças porque até agora só tive motas de estrada (venho de uma Hornet 600). Este Verão fiz um passeio com amigos numa Suzuki DR 125 e apesar de ser uma 125 diverti-me mais do que me diverti com muitas motas na estrada. Agora quero aventurar-me no mato.

Gostava de saber se a Yamaha WR 400 (2001) é uma boa mota para me iniciar neste estilo. Sei que é um pouco bruta, mas não queria investir muito dinheiro para já e tenho um bom negócio em vista (cerca de 1200) por uma que me parece estar decente. Para uma utilização moderada, quanto é que irei gastar em manutenções e com que frequência são as revisões?

Obrigado a todos, espero poder vir também a contribuir ao fórum no futuro.

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyTer Set 19, 2017 10:50 pm

Apesar de ser um fã incondicional da Yamaha eu pessoalmente não compraria esse modelo, principalmente se me estaria a iniciar.
Essas motas são como tu dizes brutas, e cuidado, quando não estão bem afinadas são "teimosas" e sinceramente, são um embecilho quando é preciso por a trabalhar, ou se sabe o "ritual" ou então é um sacrifício.
Eu optaria por uma Suzuki DRZ400 ou então por esse dinheiro tentaria arranjar uma Yamaha TTR 250 estas duas com arranque eléctrico, ou mesmo uma Honda XR 250 e Kawasaki KLX 300 também é uma excelente opção, apesar do arranque ser a pedal é bem mais fácil por a trabalhar do que qualquer wr400f ou 426f.
Ir para o topo Ir para baixo
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Set 20, 2017 8:25 am

LUIS QUINTA escreveu:
Apesar de ser um fã incondicional da Yamaha eu pessoalmente não compraria esse modelo, principalmente se me estaria a iniciar.
Essas motas são como tu dizes brutas, e cuidado, quando não estão bem afinadas são "teimosas" e sinceramente, são um embecilho quando é preciso por a trabalhar, ou se sabe o "ritual" ou então é um sacrifício.
Eu optaria por uma Suzuki DRZ400 ou então por esse dinheiro tentaria arranjar uma Yamaha TTR 250 estas duas com arranque eléctrico, ou mesmo uma Honda XR 250 e Kawasaki KLX 300 também é uma excelente opção, apesar do arranque ser a pedal é bem mais fácil por a trabalhar do que qualquer wr400f ou 426f.

Estou a perceber o que dizes, o problema é que esses modelos só encontro por valores em torno dos 2000 euros e esta WR 400 vou consegui-la num "negócio da China" por 1200... Também se vem mesmo em condições isso já é outra história, porque eu já fui ver a mota mas não sei bem o que procurar nestes modelos para saber se estão em condições scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Set 20, 2017 11:32 am

joao2790 escreveu:
...já fui ver a mota mas não sei bem o que procurar nestes modelos para saber se estão em condições scratch

Aqui tens um tópico útil, com "Algumas dicas de como comprar uma mota usada":

https://enduroportugal.forumeiros.com/t1841-algumas-dicas-de-como-comprar-uma-mota-usada?highlight=mota+usada
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Set 20, 2017 2:25 pm

Jofico escreveu:
joao2790 escreveu:
...já fui ver a mota mas não sei bem o que procurar nestes modelos para saber se estão em condições scratch

Aqui tens um tópico útil, com "Algumas dicas de como comprar uma mota usada":

https://enduroportugal.forumeiros.com/t1841-algumas-dicas-de-como-comprar-uma-mota-usada?highlight=mota+usada

Obrigado Jofico!
Ir para o topo Ir para baixo
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Set 20, 2017 2:26 pm

Já agora, mais uma questão: será que medir 1,70m vai ser um grande problema para andar com uma mota com esta altura? Estou a pensar em situações em que precise de pôr a mota a trabalhar em terreno irregular, por exemplo...
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Set 20, 2017 7:28 pm

Não sei de onde és mas vê lá esta http://www.custojusto.pt/porto/motos/kawasaki-klx-250-24107904
A altura não conta muito mas sim o peso, que efluência na na altura quando estamos em cima da mota. Caso as molas sejam mais duras a mota pouco desce o que dificulta a quem é mais baixo e até altera o comportamento da mota na passagem dos obstáculos. Chama-se a isto afinar o sag da mota
normalmente estas motas de origem vem com molas para quem pesa entre 75 a 85 kg se for a 250 já vem com molas para que pesa entre 70 e 80kg.
Claro que podes mudar as molas dessa mota que tens em vista, são mais ou menos 100€ para a mola de trás e mais 100€ pelo par de molas da suspensão da frente.
Se tens duvidas acerca do estado em que está a WR400F tenta arranjar alguém que perceba do assunto para ir ver a mota contigo. Este tipo de motas podem dar surpresas desagradáveis... e por vezes negócios que parecem da "China" são autenticos pesadelos, mas isto claro pode acontecer em qualquer 4 tempos

Ir para o topo Ir para baixo
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Set 20, 2017 10:17 pm

Obrigado pela info Luís!
Já tinha visto essa burra mas como sou de Oeiras fica um bocado puxado fazer a viagem...
De facto gostava de poder contar com a opinião de alguém que percebesse destas motas mas não conheço ninguém que tenha tido motas deste género... o máximo que posso fazer é pagar um almoço a algum membro porreiraço aqui do fórum que queira vir comigo a Cascais ver a bicha... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Set 20, 2017 10:25 pm

Da minha parte é muito difícil pois sou de Esposende.
Mas pensa bem, se falares com um mecânico de motas e lhe pagares as horas de ir ver a mota, olha que vale a pena, mais vale gastar uns € e ter a certeza do que compras, do que depois gastares 10 X mais na oficina.
Ir para o topo Ir para baixo
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQui Set 21, 2017 9:30 am

LUIS QUINTA escreveu:
Da minha parte é muito difícil pois sou de Esposende.
Mas pensa bem, se falares com um mecânico de motas e lhe pagares as horas de ir ver a mota, olha que vale a pena, mais vale gastar uns € e ter a certeza do que compras, do que depois gastares 10 X mais na oficina.

Pois, uma viagem dessas só para um almoço não devia ser grande negócio Laughing

Se calhar faço mesmo isso, vou ver de algum mecânico aqui na zona com disponibilidade
Ir para o topo Ir para baixo
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptySex Set 22, 2017 8:29 am

Pessoal e a nível de regularidade de revisões? Eu vou fazer uma utilização mista, ou seja estrada e mato, mas certamente será sem exigir muito da mota ao início... Já li por aqui algures que é de 1000 em 1000 km uma mudança de óleo e o filtro de óleo de ano a ano... A nível mais básico os intervalos são esses?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptySex Set 22, 2017 12:52 pm

Nessa mota, independentemente do uso, mudanças de óleo de 1000 em 1000km no máximo, podes fazer antes, e mudar o filtros de óleo ao mesmo tempo.
Filtro de ar sempre limpo e com óleo próprio para filtros para evitar ao máximo a entrada de pequenas partículas.
Muito cuidado também com a afinação da mistura ar gasolina, para isso é preciso saber ler a cor da vela...


Ir para o topo Ir para baixo
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyTer Out 03, 2017 10:42 am

Obrigado a todos pelas dicas! A mota já está lá em casa, para pegar é um sarilho. Esta 4ª vai levar uma revisão geral Wink
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyTer Out 03, 2017 8:06 pm

Desde já parabéns, ao menos tens uma Yamaha, a minha marca preferida, boa sorte.

Tens de fazer assim:

https://www.youtube.com/watch?v=1Fzaapvh2yo
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptyQua Out 04, 2017 6:18 pm

Bom video! Assim, até parece fácil... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptySex Out 06, 2017 9:44 am

Vi todos os vídeos e mais alguns, mas de pouco me valeu... Lá tive que levar a mota atrelada até à oficina e, com vela nova e o jeito do mecânico, pegou à segunda. Agora vai passar lá uns dias para uma revisão geral e para tentar perceber o estado da mesma. Já sei que estas motas têm que levar motores novos frequentemente, mas espero que não seja o caso - pelo menos para já.

Espero começar a andar frequentemente no próximo fim-de-semana.
Ir para o topo Ir para baixo
joao2790
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/09/2017

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptySex Out 06, 2017 9:45 am

LUIS QUINTA escreveu:
Desde já parabéns, ao menos tens uma Yamaha, a minha marca preferida, boa sorte.

Tens de fazer assim:

https://www.youtube.com/watch?v=1Fzaapvh2yo

Obrigado Luís! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

WR 400 para primeira mota de enduro? Empty
MensagemAssunto: Re: WR 400 para primeira mota de enduro?   WR 400 para primeira mota de enduro? EmptySex Out 06, 2017 12:21 pm

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
 
WR 400 para primeira mota de enduro?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Escolha da primeira mota para Enduro
» Primeira mota de enduro
» Primeira mota de enduro
» Primeira mota de enduro
» Para primeira mota qual escolher?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: