Algumas dicas de como comprar uma mota usada (cuidados a ter em conta antes de comprar):
1 - Escapes. As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior.
2 - Estado do kit de transmissão. Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão.
3 - Cabeça do motor e outras juntas. Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade)
4 - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas. O disco não deve estar muito comido (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo).
5 - Braço oscilante. Alguns braços oscilantes desta moto rasgavam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.
6 - Amortecedor. Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para baixo.
7 - caixas de direcção. As cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas.
8 - pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda. Contra-pesos do volante, espelhos e limitador da direcção.
9 - colectores. Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.
pousa-pés demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente)
ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)
dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
oxidação dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
verificar se motor está frio (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre que possível ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)
saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
ligar motor e verificar:
se arranca bem
se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição)
se tem barulhos metálicos (válvulas)
se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo
relanti deve ser regular
Tirei isto de outro forum, espero que ajude