enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrarPrimeira mota de enduro Botaof12

Primeira mota de enduro

Ir para baixo 
+3
Jofico
LUIS QUINTA
ClaXav
7 participantes
AutorMensagem
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

Primeira mota de enduro Empty
MensagemAssunto: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyQui Mar 08, 2018 2:06 pm

Boas.

Conforme mais ou menos descrito na minha apresentação, tenho actualmente a minha mota (estradista) à venda para depois me tentar dedicar ao Enduro para os lados de Valongo e vizinhanças.

Será a minha primeira mota do género depois de ter experimentado uma ttr125 muito antiga.

Gostaria de saber as vossas opiniões em relação a que mota devo procurar, tendo em conta a zona por onde vou andar e que tenho 1,64 de altura e 75 cm entre pernas.

Por considerar que a minha altura neste tipo de mota poderá ser um factor determinante (e aqui gostava da vossa opinião) tenho olhado para a Beta xtrainer e ktm freeride, com queda para a Beta.
No entanto tenho a ideia que para começar uma mota mais antiga (logo mais barata) para a atirar ao chão quando for preciso e não ficar a lamentar o sucedido, mas usadas baratas só encontro crf, yz, ou semelhantes.

Um pormaior não quero alterar a geometria da mota.

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySáb Mar 10, 2018 3:03 pm

Ai para a serra de Valongo as motas tem de ser duras e ágeis.
Para 1ª mota é complicado existem muitas opções, mas pelo que tenho ouvido e visto as Japonesas ainda são a melhor opção.
A Yamaha WR250F dos anos 2003 a 2006 são excelentes companheiras, fiáveis fáceis de utilizar e manutenção relativamente barata, além do mais tem arranque eléctrico.
Honda CRF 250 não te aconselho, há demasiadas histórias de pouca fiabilidade de motor.
Nas 2 tempos eu optava por uma KTM EXC 200. As GAS GAS EC 250 também são boa escolha, mas cuidado com o seu estado de conservação (folgas)
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySáb Mar 10, 2018 3:11 pm

Obrigado pelas dicas, mas em relação à altura das motas, não será um factor negativo?!
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySáb Mar 10, 2018 7:49 pm

Isso é um mito, suspensão bem afinada (molas adequadas para o teu peso) e se necessário um link de suspensão para as baixar mais. Na da frente, as bainhas sobem, o que faz baixar a frente.
E nunca te esqueças, alguns dos grandes campeões eram mais baixos do que tu.
Jofico
WEC
WEC
Jofico

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySeg Mar 12, 2018 10:06 am

LUIS QUINTA escreveu:
E nunca te esqueças, alguns dos grandes campeões eram mais baixos do que tu.
É isso mesmo! Aconselho a leitura deste tópico: study
https://enduroportugal.forumeiros.com/t4964-altura-do-piloto-e-da-moto?highlight=altura+do+piloto
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
guzz
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySex Mar 16, 2018 9:40 am

Boas e bem vindo...

Apesar de já terem sido dadas boas sugestões e com preços que serão mais em conta, se puderes gastar os €'s das 2 versões que referes serão ambas optimas escolhas, sendo que gosto muito da beta X-trainer e da sua filosofia - é mm muito leve e agradável, tanto para começar, como para quem já tem alguma experiência - surpreendeu-me muito.

Como sempre também via depender do que pretendes ou por onde estás a pensar andar - se for mais trialeiras, se forem mais caminhos técnicos, etc...

Para confundir ainda mais e num intuito de algo mais em conta também podes considerar a AJP, PR4, que é nacional Smile e é bastante indicada para iniciar no TT...

Poderás sempre comprar uma mota barata para umas voltas iniciais e primeiras quedas Smile (faz parte) e se gostares trocar por outra de maior valor
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySex Mar 16, 2018 10:03 am

Obrigado pelas respostas.

Desde que ando de mota, a questão da altura está sempre na ordem do dia. Não para andar normalmente de mota, mas sim para as manobras quase parado ou onde temos de pedalar. Numa mota com + 200 kgs e a chegar ao chão apenas com a ponta do pé, não se torna impeditivo mas complica as coisas.

Conforme referi experimentei a TTR125 e devo dizer que apesar de ser a primeira vez que andava em terra e com motas daquele género, logo que peguei na mota tive a sensação que com aquela iria ser fácil fazer o que quisesse. Assim foi passados 30 minutos já andavam as 2 rodas "ligeiramente" pelo ar.
Estou convencido que esse sentimento resultou por ser uma mota muito leve e por conseguir colocar as plantas dos pés totalmente no chão.

A experiência com a TTR ocorreu na Off Road School do Bianchi Prata e por lá andavam tb as Husqvarnas TE511 e TE449, nessas com o banco a 96 cm, para ter uma ponta do pé no chão tinha de ficar com o joelho em cima do banco, numa zona onde tivesse de auxiliar o equilíbrio ou tracção com os pés mais valia parar e empurrar.

No próximo mês vou experimentar as AJP na ML adventure, para ter uma ideia de andar em motas um pouco mais baixas em relação ao normal neste tipo de motas.

Última edição por ClaXav em Sex Mar 16, 2018 10:34 am, editado 1 vez(es)
guzz
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySex Mar 16, 2018 10:10 am

POis, apesar da altura não ser 1 problema para os campeões, para os comuns mortais e na realidade é 1 problema...

Apesar de bastante + pesada, a Honda tb tem a CRF 230, com a filosofia da TTR125, mas com algo mais de motor - o peso será algo maior, claro...

O colega que conheço que tem a X-trainer é um peso pluma Wink e deve ter a tua altura e safa-se mto bem com ela, que as suspensões tb ajudam e o peso é reduzido...
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySáb Abr 07, 2018 7:49 pm

Está feito.

A Xtrainer deve chegar na próxima semana.
jdurao9
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySex Abr 20, 2018 4:10 pm

Boas

Que tal se porta a Beta?

Queremos fotos e análise.

Cumps
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySex Abr 20, 2018 6:52 pm

A beta porta-se bem, o dono é que ainda não percebe nada disto.

Tenho tido pouco tempo para a experimentar.

Também ainda não tenho reboque, logo ando aqui pelas redondezas.

Primeira mota de enduro 20180410

Enviado pelo Topic'it
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySex Abr 20, 2018 9:00 pm

jdurao9 escreveu:
Boas

Que tal se porta a Beta?

Queremos fotos e análise.

Cumps

Primeira mota de enduro 20180411

Enviado pelo Topic'it
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySáb Abr 21, 2018 12:09 pm

Só mais uma de hoje.

Primeira mota de enduro 20180412

Enviado pelo Topic'it
jdurao9
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyTer Abr 24, 2018 10:46 am

Muito porreira a mota.

Toca a subir trialeiras para treinar. Mota para isso já tens.

Abraço
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyTer Abr 24, 2018 2:30 pm

Falta a habilidade.

Para já tenho andado pela serra de canelas que é mais soft.

A maior dificuldade é mesmo a questão da embraiagem, não sei se é por estar mais tenso do que o habitual ou se a embraiagem está dura, mas noto que a fadiga se instala rapidamente nos músculos da mão esquerda.

Tirando isso a mota surpreende em obstáculos que vão aparecendo e onde fico ali um tempinho a analisar se devo tentar ou não, no entanto nos que vou tentando a mota não me tem deixado ficar mal.

Enviado pelo Topic'it
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyTer maio 08, 2018 12:27 am

O maçarico.

jdurao9
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyTer maio 08, 2018 11:18 am

Muito porreira a volta.

Como se porta a mota em termos de suspensões?

Reparei que mudas várias vezes os mapas. Resulta?

Isso da dor de braço pode ser falta de treino... Ou então a posição da manete/guiador estar em posição errada. Dizem os entendidos que a manete deve estar alinhada com o antebraço...

Vai postando vídeos.

Um abraço
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyQui maio 10, 2018 5:54 pm

jdurao9 escreveu:
Muito porreira a volta.

Isso da dor de braço pode ser falta de treino... Ou então a posição da manete/guiador estar em posição errada. Dizem os entendidos que a manete deve estar alinhada com o antebraço...

Vai postando vídeos.

Um abraço

O "único" ponto fraco da mota é mesmo a suspensão, já o tinha lido em várias reviews e opiniões sobre a mota, no entanto para  mim a questão da suspensão, pelo menos para já, não me preocupa uma vez que não tenho conhecimentos ou técnica suficiente para achar que não consigo fazer algo devido à suspensão menos boa. Curiosamente na semana passada troquei de mota com um amigo que tem uma husqvarna te150 e realmente aquilo parecia um Rolls Royce, a suspensão é muito mais suave que a minha.

Em relação ao interruptor, aquilo funciona e nota-se no entanto não percebo como. Já tive motas com vários modos de condução onde os diferentes modos alteravam a suspensão e injecção de combustível, sendo esta carburada não percebo como é que um simples botão altera supostamente a entrega de potencia. O que noto é que em modo "chuva" a aceleração parece elástica ao acelerar o motor sobe as rpm mas a roda não derrapa facilmente como se estivesse no modo "sol" neste ao acelerar a mota ou dá um coice ou faz a roda traseira derrapar.

Em relação à dor do braço/mão é realmente o treino e o facto de não estar habituado a usar tanto a embraiagem, convém dizer que a minha última mota trazia um maravilhoso Quick Shifter, estava mal habituado. Com tempo vai ao sitio.
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySeg maio 14, 2018 7:04 pm

paxelive
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptySeg maio 14, 2018 7:35 pm

Essa BETA só quer é trepar... Smile grande mota.
jdurao9
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyQua maio 16, 2018 3:42 pm

ClaXav escreveu:
jdurao9 escreveu:
Muito porreira a volta.

Vai postando vídeos.

Um abraço

O "único" ponto fraco da mota é mesmo a suspensão, já o tinha lido em várias reviews e opiniões sobre a mota, no entanto para  mim a questão da suspensão, pelo menos para já, não me preocupa uma vez que não tenho conhecimentos ou técnica suficiente para achar que não consigo fazer algo devido à suspensão menos boa. Curiosamente na semana passada troquei de mota com um amigo que tem uma husqvarna te150 e realmente aquilo parecia um Rolls Royce, a suspensão é muito mais suave que a minha.

Em relação ao interruptor, aquilo funciona e nota-se no entanto não percebo como. Já tive motas com vários modos de condução onde os diferentes modos alteravam a suspensão e injecção de combustível, sendo esta carburada não percebo como é que um simples botão altera supostamente a entrega de potencia. O que noto é que em modo "chuva" a aceleração parece elástica ao acelerar o motor sobe as rpm mas a roda não derrapa facilmente como se estivesse no modo "sol" neste ao acelerar a mota ou dá um coice ou faz a roda traseira derrapar.

Em relação à dor do braço/mão é realmente o treino e o facto de não estar habituado a usar tanto a embraiagem, convém dizer que a minha última mota trazia um maravilhoso Quick Shifter, estava mal habituado. Com tempo vai ao sitio.

Também já tinha lido que o ponto menos bom da mota era a suspensão... Mas pelo preço, alguma coisa tinha que ser inferior às outras motas.

Com o tempo vais dando cada vez menos uso à embraiagem. Sendo uma 300 consegues andar a baixa velocidades com outras mudanças sem ser a 1ª.

No sábado passado tive uma prova de resistência e fiz duas paragens porque estava com dores no braço direito. O esquerdo aguentou a prova sem dores =)

Um abraço e boas voltas

pmnsg
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyDom maio 20, 2018 12:13 am

Boa voltinha por Canelas! Costumo andar por lá algumas vezes e é bem porreiro.

Parabéns pela mota!!
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav

MensagemAssunto: Re: Primeira mota de enduro   Primeira mota de enduro EmptyTer Nov 13, 2018 12:32 am

Só para dizer que ainda ando por aí.

As voltas cada vez são mais interessantes.

Isto é um vício.

Primeira mota de enduro
Ir para o topo 
Página 1 de 1