enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarCuidados a ter com mota 2t Botaof12
 

 Cuidados a ter com mota 2t

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ze_ricardo
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
ze_ricardo


Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/08/2016
Idade : 25
Localização : Esposende

Cuidados a ter com mota 2t Empty
MensagemAssunto: Cuidados a ter com mota 2t   Cuidados a ter com mota 2t EmptyQua Ago 24, 2016 10:52 am

Boas vou adquirir uma husqvarna wr 125 de 2011 (2t) e tenho algumas duvidas pois é a primeira mota de enduro que irei ter (estou apenas tive motas de estrada) e também a minha primeira 2 tempos. Contava com a vossa ajuda para que me tirassem algumas duvidas. Quais os cuidados a ter ? o motor das motas de enduro são mais resistentes que os das motas de estrada? a manutenção é cara ? esta mota costuma dar muitos problemas ? tem muito desgaste nas peças? ouvi dizer que nas motas a 2 tempos não se pode manter a mesma rotação durante muito tempo senão o pistão cola. como evitar isso? e como evitar isso ao andar na estrada? tenho de estar sempre a acelerar e desacelerar?
Conto com a vossa ajuda pessoal Smile Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com mota 2t Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com mota 2t   Cuidados a ter com mota 2t EmptyQua Ago 24, 2016 1:13 pm

Pois é verdade, as motas de Enduro e Motocross, estão preparadas para andar em acelerações e desacelerações constantes e como ainda po cima tem relações bastante desmultiplicadas, rapidamente chegam a rotação máxima o que significa que o motor vai no seu maior esforço e em muitos casos chegam mesmo a gripar affraid
Para evitar isto, a solução é aumentar a relação final, pinhão e cremalheira, neste caso um pinhão com mais dentes e uma cremalheira com menos dentes. É obvio, e ainda por cima numa 125 a 2 tempos, ao fazer isso, vais perder força para andar no monte, por isso, na minha opinião o melhor é usar as especificações da marca e ao andar na estrada rolar entre 70 a 80 km/h no máximo.
Mas um dos maiores cuidados que deves ter é no óleo que usas na mistura, tem que ser 100% sintético, é mais caro mas compensa largamente. A percentagem de mistura também é fundamental, um descuido pode causar desgastes prematuros ou mesmo falhas fatais no motor. Lê bem o manual da marca da mota e respeita o que lá diz.
Nunca tive uma mota dessas e por isso não sei os seus defeitos, contudo ouço dizer bem dela, por isso...
Portanto no cuidados a ter, já te falei no óleo de mistura, falta falar no óleo da caixa de velocidades, limpeza do filtro do ar e muitas outras coisas...mas o melhor mesmo é ler com atenção o manual da mota e depois ir afinando conforme o uso que lhe dás cheers
Para veres produtos para a tua mota vai aqui http://www.enduroportugalshop.com/
na minha opinião tem bons preços e são pessoas bastante prestáveis. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ze_ricardo
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
ze_ricardo


Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/08/2016
Idade : 25
Localização : Esposende

Cuidados a ter com mota 2t Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com mota 2t   Cuidados a ter com mota 2t EmptyQua Ago 24, 2016 2:12 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Pois é verdade, as motas de Enduro e Motocross, estão preparadas para andar em acelerações e desacelerações constantes e como ainda po cima tem relações bastante desmultiplicadas, rapidamente chegam a rotação máxima o que significa que o motor vai no seu maior esforço e em muitos casos chegam mesmo a gripar affraid
Para evitar isto, a solução é aumentar a relação final, pinhão e cremalheira, neste caso um pinhão com mais dentes e uma cremalheira com menos dentes. É obvio, e ainda por cima numa 125 a 2 tempos, ao fazer isso, vais perder força para andar no monte, por isso, na minha opinião o melhor é usar as especificações da marca e ao andar na estrada rolar entre 70 a 80 km/h no máximo.
Mas um dos maiores cuidados que deves ter é no óleo que usas na mistura, tem que ser 100% sintético, é mais caro mas compensa largamente. A percentagem de mistura também é fundamental, um descuido pode causar desgastes prematuros ou mesmo falhas fatais no motor. Lê bem o manual da marca da mota e respeita o que lá diz.
Nunca tive uma mota dessas e por isso não sei os seus defeitos, contudo ouço dizer bem dela, por isso...
Portanto no cuidados a ter, já te falei no óleo de mistura, falta falar no óleo da caixa de velocidades, limpeza do filtro do ar e muitas outras coisas...mas o melhor mesmo é ler com atenção o manual da mota e depois ir afinando conforme o uso que lhe dás cheers
na minha opinião tem bons preços e são pessoas bastante prestáveis. cheers

Eu nao quero a mota para andar na estrada no max ir para a escola e para trabalho mas quero lhe dar uso no monte não lhe quero tirar a força. Pois o problema é que como é a minha primeira mota de enduro não sei como fazer essas afinações o que é necessário e etc..
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4143
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com mota 2t Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com mota 2t   Cuidados a ter com mota 2t EmptySeg Ago 29, 2016 9:15 am

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
 
Cuidados a ter com mota 2t
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cuidados a ter com a moto
» Cuidados e preparação com Motores a 2T
» Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?
» Sera boa mota para passeios com os amigos de mota
» Cuidados a ter para melhor proteger o seu veículo dos elementos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: