1º Não é a mota que se safa no monte... é o piloto... a experiencia e sensibilidade. Dito isto uma mota adequada ajuda muito.
2º o que tinhas de fazer idealmente seria...
- passar de roda 19 para 18,
- meter peso na cambota/magneto ou similar
- descomprimir o motor
- meter suspensões (pelo menos molas, sem falar de válvulas) adequadas ao teu peso para uso em enduro. Se pesares 120kgs pode ser que a suspensão SX seja ideal...
- O deposito depende de teres consciência ou meteres gasolina a meio do passeio, muitos andam com depósitos de motocross e adaptam-se muito bem, ou seja, não penses muito nesse assunto, apenas o referi para ficares informado.
Qualquer mota dá para ir para umas trialeiras, nesse caso o mais importante antes mesmo das suspensões é uma tração boa para isso não pode disparar como uma tola. Depois depende da marca do pneu, das suspensões de trás e do perfil do pneu / tamanho da jante)
Meter uma junta (entre cilindro e cárter) para descomprimir o motor é uma solução fácil e barata, embora ajude não é tão eficaz como meter mais inercia no motor (peso cambota/magneto). Podes também mudar jiglers/agulha e afinar carburador (não é fácil mas é barato).
Não sei se essa mota tem afinação de válvula de escape (acho que não, ou pelo menos não tão fácil como as novas de enduro) mas também é uma solução para ajustar a entrega de potencia e muito barata.
Tens sempre a hipótese de comprar e descomprimir depois experimentar, se não gostares trocas... só se deres muitos tombos é que vais perder muitos€€€... Já agora uma mota dessas não deve custar mais de 2500€ se estiver em bom estado, 2000€ em estado razoável...
P.S. Obvio que deves saber que essa mota, de origem, não tem luz nem matricula, não pode andar na estrada.