enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarMotos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Botaof12
 

 Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?

Ir para baixo 
+5
XR 400 R
nuno_gsm
andréferreira
nfreitas
keep
9 participantes
AutorMensagem
keep
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
keep


Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 43
Localização : Porto/Antas

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyQui Mar 11, 2010 5:13 pm

Boas,

Como vocês sabem tenho andado a ver motos para comprar, e ainda não me decidi.
No entanto, tenho-me deparado com uma questão importante, e que queria saber as vossas opiniões.
Muitas das motos que tenho visto não têm matrícula nem documentos. Alguns donos mostram uma declaração de venda da moto, outros não mostram nada porque já a compraram em segunda e terceira mão de livrete.

Como é que vocês aconselham a proceder nestes casos?
Faço uma declaração de responsabilização do vendedor e peço-lhe para assinar?
Há alguma jogada que seja usual fazer nestes casos?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.explorehorizons.weebly.com
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas


Mensagens : 821
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 49
Localização : Braga

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyQui Mar 11, 2010 5:36 pm

Sem documentos é complicado... Uma moto de enduro tem obrigatoriamente que ter livrete a aprtir do momento que está matriculada... as motos de cross são mais complicadas pois como não têm matricula apenas a declaração de venda servirá de comprovativo de compra... e essa declaração deverá ter o número do quadro, pois todos sabemos que andam por aí muitas motos "importadas"... Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
andréferreira
Elite
Elite



Mensagens : 754
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 54
Localização : Porto

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyQui Mar 11, 2010 5:42 pm

O que te posso aconselhar é que não compres moto sem documentos.
Uma moto documentada é infalível em questões legais.
E se és praticante de enduro/tt deves ter uma moto documentada e,+ ou -,street-legal...
Ir para o topo Ir para baixo
keep
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
keep


Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 43
Localização : Porto/Antas

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyQui Mar 11, 2010 6:08 pm

Hoje vou ver uma que não é matriculada e não tem absolutamente nada de documentos.
É de 1993... um chaço... mas para o preço que pretendo dar penso não ser má.
O dono diz que quando a comprou (3 mão, praí...) lhe disseram que tinham perdido o rasto ao papel (factura de compra).
O que faço?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.explorehorizons.weebly.com
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyQui Mar 11, 2010 6:21 pm

NAO VALE 1000€ ASSIM ENTAO.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
keep
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
keep


Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 43
Localização : Porto/Antas

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyQui Mar 11, 2010 6:31 pm

É uma KTM de 1993.
Já a negociei dos 1250€ para os 900€... e ía ver se não ficava por aqui... mas agora que me dizem isso se calhar vou desistir dela...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.explorehorizons.weebly.com
XR 400 R
Verde
Verde
XR 400 R


Mensagens : 141
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 58
Localização : Assafora, Sintra

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyQui Mar 11, 2010 9:58 pm

Amigo Keep,
Se comprares uma Mota sem documentos, corres o risco de estares parado na tasca a descansar e a beber umas minis, o UMM da GNR apareçer para beber também, mas ao ver uma quantidade de motas cheias de terra, a sujar a via pública, mal estacionadas, sem piscas nem espelhos, a vontade deles altera-se.

" Primeiro, vamos passar aqui uma Facturas a estes meninos espertos. Depois, vamos às minis ".

Para mim, também não vale a pena ter uma mota sem Matricula ( Documentos ).

Se queres uma mota para fazeres uns circuito de Motocross, levando-a de atrelado, é outra coisa.

Caso contrário, temos de pagar Seguro, selo, dar a desculpa do espelho que se partiu agora mesmo, a matricula encolheu com o calor, ou a legal parte-se ou derrete com o escape, etc, etc, etc.

Já são chatiçes que cheguem.

Esta é a minha humilde opinião, claro que cada um pensa pela sua cabeça !!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aventuraoutdoor.com.pt
R.Tavares
Promoção
Promoção
R.Tavares


Mensagens : 53
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 38
Localização : Mangualde

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptySex Mar 12, 2010 12:26 pm

Para mim a questão maior de ter uma mota sem documentos, é não ter a possibilidade de fazer um seguro.

Os azares acontecem, basta mandar-mos uma charutada num papa reformas que vem da fazenda e temos o dia estragado sem seguro.

Já tive um episódio com a minha antiga WR 250 Z, em que estava na serra da estrela com um grupo de amigos, num estradão bati de tal forma
violenta num calhau que desfiz a roda de trás e não fiz mais nada, chamei a assistência em viagem, coloquei-me ao pé da estrada e levaram-me
a mota para a oficina, a cerca de 50 Km.

Por isso digo, é fundamental termos a motas seguradas....
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptySex Mar 12, 2010 1:20 pm

A minha opinião vai ao encontro das que estão aqui. Basicamente é assim:

Se for para andar com a mota apenas em pistas, podes comprar uma de mx devendo pelo menos vir acompanhada de uma declaração de venda do IRN. Claro que mesmo assim corres o risco de ela ser roubada e se um dia for identificada ficas sem ela. No entanto, a probabilidade de estes factores se conjugarem parece-me relativamente baixa.

Se é para andar em mais sítios, aí deverá ser matriculada e segurada.

Agora é como tudo, cada um sabe de si e dos riscos que está disposto a correr. Espero ter ajudado.

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
andréferreira
Elite
Elite



Mensagens : 754
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 54
Localização : Porto

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptySex Mar 12, 2010 2:46 pm

Sei talvez de uma moto mais indicada para ti...

Kawasaki kdx200

Que achas??
Ir para o topo Ir para baixo
keep
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
keep


Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 43
Localização : Porto/Antas

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptySex Mar 12, 2010 3:56 pm

andréferreira escreveu:
Sei talvez de uma moto mais indicada para ti...

Kawasaki kdx200

Que achas??


Viva!

Em primeiro lugar obrigado a todos pelas respostas.

André Ferreira, uma dessas queria eu! Estou à espera de ver uma há cerca de 15 dias!!!
Liga-me pf (938337070), ou manda-me email para falarmos melhor.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.explorehorizons.weebly.com
ORPS
Promoção
Promoção
ORPS


Mensagens : 25
Data de inscrição : 25/02/2010
Idade : 42
Localização : Rinchoa-Sintra

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptyDom maio 09, 2010 11:07 am

Boas.

Uma mota sem matricula deve sempre ser acompanhada de uma factura comprovativo de compra e aí não há qq problema com autoridades desde que não esteja em circulação na via publica.

Quando uma mota é vendida em 2ª mão a factura inicial deve ser entregue juntamente com uma declaração de venda em que conste a marca, modelo, numero de quadro, dados do antigo proprietario titular da factura (nome, morada, NIF, BI) e dados do novo proprietario que desta forma passa a ser titular da factura. Esta declaração deve ser acompanhada de uma copia do BI do antigo proprietario para efeitos de confirmação de dados.


Em motas mais antigas é complicado que haja uma factura por questões de extravio, mas não quer dizer que seja roubada. Nestes casos é muito frequente (ate mesmo em motas mais recentes é frequente) fazerem apenas uma declaração de venda acompanhada de copia de BI do antigo proprietario, mas não sei qual a legalidade disso nem o que pode acontecer quando confrontados com as autoridades.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orpsmotor.com
Jorge Antunes
Promoção
Promoção
Jorge Antunes


Mensagens : 77
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 40
Localização : Alhadas, Figueira da foz

Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? Empty
MensagemAssunto: Re: Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?   Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!? EmptySeg maio 17, 2010 11:37 pm

Compra a KDX !!!
Eram grandes motas com luz documentos e tudo em ordem!!!!
Com documentos é sempre melhor !!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Motos sem documentos - cuidados a ter na compra?!?!?!?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cuidados a ter com a moto
» Cuidados a ter com mota 2t
» Cuidados e preparação com Motores a 2T
» Cuidados a ter para melhor proteger o seu veículo dos elementos
» quadro de crf 450 com documentos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: