enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarCuidados a ter com a moto Botaof12
 

 Cuidados a ter com a moto

Ir para baixo 
+3
xeno
LUIS QUINTA
esposade
7 participantes
AutorMensagem
esposade
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 38
Localização : matosinhos

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyDom Mar 08, 2015 9:11 am

Bom dia pessoal,

Quais são os cuidados a ter com a moto depois de vir do monte?
Voces lavam a moto mal chegam a casa? o tratamento da corrente é feito por cada saida ou de x em x horas?
Troca de oleo...

Qual o tratamento que acham ideal para dar a vossa moto de monte?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyDom Mar 08, 2015 9:15 pm

Boas

Vou responder a tua questão para ficares com uma opinião, e desde já aviso que há muitas e cada uma com o seu valor.

Eu, quase sempre ando no mesmo percurso todas as semanas e faço entre 70 a 90 km de cada volta, num percurso que tem de tudo.
Lavo sempre a mota quer tenha muita lama ou pó. Aliás quando tem muito pó até me obriga a lavar o filtro do ar de cada vez que vou andar.
Quanto ao procedimento de lavar a mota, procuro fazer-lo logo após acabar a minha volta esperando só uns 15 minutos para o motor arrefecer.
Na lavagem procuro não usar água com muita pressão e uso sempre liquido especifico, escovo com uma escova, lavo a corrente, e no final com a mota a trabalhar, sopro com cuidado com ar comprimido, limpo com um pano suave e lubrifico com silicone toda a mota menos os discos de travão e lubrifico bem a corrente.
Após este processo no inverno ando 2 vezes com o filtro e depois lavo e ponho liquido próprio, no verão por cada volta lavo o filtro de ar e ponho liquido.
Quanto as mudanças de óleo depende mais uma vez do uso e das cilindradas da mota. Numa 4 tempos 250cc no máximo anda 800km (25 a 30 horas) com o mesmo óleo, numa 450cc podes ir aos 1000km,(35 a 40 horas) em ambas é obrigatório trocar sempre o filtro. Nessas trocas de filtro verifica se tem muitas limalhas tipo de aço ou de bronze, o melhor é verificar o motor. Para tentar evitar problemas precoces tenta usar óleos 100% sintéticos (API SJ ou SL ou SM ou SN)

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 46
Localização : marco de canaveses

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyDom Mar 08, 2015 9:56 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Boas

Vou responder a tua questão para ficares com uma opinião, e desde já aviso que há muitas e cada uma com o seu valor.

Eu, quase sempre ando no mesmo percurso todas as semanas e faço entre 70 a 90 km de cada volta, num percurso que tem de tudo.  
Lavo sempre a mota quer tenha muita lama ou pó. Aliás quando tem muito pó até me obriga a lavar o filtro do ar de cada vez que vou andar.
Quanto ao procedimento de lavar a mota, procuro fazer-lo logo após acabar a minha volta esperando só uns 15 minutos para o motor arrefecer.
Na lavagem procuro não usar água com muita pressão e uso sempre liquido especifico, escovo com uma escova, lavo a corrente, e no final com a mota a trabalhar, sopro com cuidado com ar comprimido, limpo com um pano suave e lubrifico com silicone toda a mota menos os discos de travão e lubrifico bem a corrente.
Após este processo no inverno ando 2 vezes com o filtro e depois lavo e ponho liquido próprio, no verão por cada volta lavo o filtro de ar e ponho liquido.
Quanto as mudanças de óleo depende mais uma vez do uso e das cilindradas da mota. Numa 4 tempos 250cc no máximo anda 800km (25 a 30 horas) com o mesmo óleo, numa 450cc podes ir aos 1000km,(35 a  40 horas) em ambas é obrigatório trocar sempre o filtro. Nessas trocas de filtro verifica se tem muitas limalhas tipo de aço ou de bronze, o melhor é verificar o motor. Para tentar evitar problemas precoces tenta usar óleos 100% sintéticos (API SJ ou SL ou SM ou SN)

Fui smota
Aprovo tudo o que disse o Luis Quinta menos os intervalos da mudança de óleo...eu na YZ 2 tempos que tive(agora tenho outra igual) nos 8 anos que a tive a cada 10 depósitos mais ou menos mudava o óleo e nunca tive problemas de caixa,já amigos meus que mudavam menos vezes e com motas mais recentes até arrepiaram quando as caixas partiram...outro conselho,depois de lavar a mota antes de a guardar dou sempre uma voltinha até ao fundo da rua fazendo mexer suspensões e travões para libertar água acumulada,os rolamentos,bielas da suspensão entre outras coisas agradecem...
Ir para o topo Ir para baixo
b.claudio
Promoção
Promoção
b.claudio


Mensagens : 91
Data de inscrição : 24/10/2011
Localização : setubal/palmela

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptySeg Mar 09, 2015 8:56 pm

Xeno atenção que o Luís Quinta no assunto do intervalo entre revisões apenas refere motores 4T que tem intervalos entre revisões muito mais apertados e rigorosos que numa 2T, numa mota 2T cada vez que se poe gasolina poe se óleo da mistura ou seja a mota tem sempre óleo novo no motor e apenas se muda o da caixa ( existe um ou outro caso em 4t que tem carteres separados)
Eu na minha ex KTM 2t também fazia como tu com o óleo da caixa, alias ate era um bocado mais do que tu fazes, era cerca de 15 depósitos (que dá mais ou menos 3L óleo mistura)
Já na actual 4T é bem diferente, e discordo com o Luís e acho muito as 25/30 horas que ele fala, na minha modesta opinião na pior das hipóteses 20H
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 46
Localização : marco de canaveses

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptySeg Mar 09, 2015 9:12 pm

b.claudio escreveu:
Xeno atenção que o Luís Quinta no assunto do intervalo entre revisões apenas refere motores 4T que tem intervalos entre revisões muito mais apertados e rigorosos que numa 2T, numa mota 2T cada vez que se poe gasolina poe se óleo da mistura ou seja a mota tem sempre óleo novo no motor e apenas se muda o da caixa ( existe um ou outro caso em 4t que tem carteres separados)
Eu na minha ex KTM 2t também fazia como tu com o óleo da caixa, alias ate era um bocado mais do que tu fazes, era cerca de 15 depósitos (que dá mais ou menos 3L óleo mistura)
Já na actual 4T é bem diferente, e discordo com o Luís e acho muito as 25/30 horas que ele fala, na minha modesta opinião na pior das hipóteses 20H
O que eu quero dizer é que ao fim de um ano 20 ou 30 euros a menos na carteira de 2 ou 3 mudas de óleo não fazem muita diferença,já mil ou mais de uma reparação ao motor já doi bastante certamente Wink
Ir para o topo Ir para baixo
esposade
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 38
Localização : matosinhos

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQua Mar 11, 2015 10:45 pm

Obrigado pelas dicas..

vou trocar o oleo e o filtro do oleo. ja tive a ver como se faz Smile vou passar a ser o meu mecanico!
vi que tenho que trocar o oleo a cada 6h e o filtro a cada 12h..

agora é sempre a aprender!!
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 12, 2015 1:12 pm

Uma lavagem de mês a mês quando a lama é muita, uma lavagem ao filtro quando precisa... no tempo seco e com pó tem que ser mais frequente.

Manutenção da corrente sempre que saio..

Atenção ao nível de água no radiador sempre que ando..

Não sou muito piquinhas, não sou de andar sempre em cima, só vou a casa aos fins de semana, e nem todos os fins de semana anda, como é para andar pelo mato com uns amigos, e nada de provas não perco mais tempo com manutenção do que a andar, e também porque não é para vender passado uns anos, é pra ficar cá, portanto terei oportunidade de ver se fiz uma manutenção acertada ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
ramiro27
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/03/2015

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 12, 2015 3:35 pm

Já toda a gente disse o essencial e bem, mas com o passar dos anos acabei por deixar de lavar as zonas que tenham rolamentos. Tenho muito cuidado com o filtro de ar, corrente, bombas de travão e cabo de embraiagem.
Ir para o topo Ir para baixo
im4real
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2014

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 6:50 pm

Como limpam o filtro do ar?
Que produto usam?
Vou comprar um suplente, é melhor um já com óleo ou não vale a pena?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 8:23 pm

Boas

Compra este liquido http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/liq_twi_01, é este que compro na ENDURO PORTUGAL SHOP, impecável, 0 problemas ao melhor preço Laughing
Isso de ter 2 filtros, justifica praticamente só quando andamos em dias seguidos, no entanto eu tenho 2 e ando 1 vez por semana, todas as semanas (praticamente todas) e quando chego de andar lavo o filtro e ponho a secar e o que está seco aplico óleo de filtro e monto na mota, assim fica pronta para a próxima semana.
Gostava de te dizer que no manual da minha mota Yamaha WR450F, diz para não colocar a funcionar o motor com o filtro ar húmido de óleo, diz para esperar 2 horas depois se der aplicado, isto é também uma das razões por eu ter 2 filtros de ar, como aplico uma semana antes de andar, está propriíssimo a ser. usado

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
im4real
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2014

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 8:39 pm

Obrigado pela resposta, vou tratar disso Smile
Isso é utilizado em conjunto com mais alguma coisa?

Comprei mais um filtro porque por vezes ando mais que um dia seguido e aí dá jeito.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 10:02 pm

Boas

Usas o que te disse para lavar e este http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_twi_01 para lubrificar.
Depois de lavar deixa secar, podes usar o compressor para ajudar, e depois de bem seco, aplicas o óleo, que na minha opinião em spray fica menos encharcado poupa-se produto. Mas se andas em grupo e com muito pó o melhor é molhar completamente e espremer, sendo assim aplicas este
http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_twi_02
Deitas o óleo numa bacia limpa, e depois metes o filtro lá dentro, retiras e espremes bem até ficar uniformemente lubrificado sem excessos. Não esquecer de usar luvas e deixar secar 2 horas antes de usar na mota.
Tens este kit que tem tudo o necessário http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/kit_twa_01

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
im4real
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2014

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 10:45 pm

Obrigado Smile

Para aplicar depois de lavar, tenho este http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_mot_01

Para limpar ou é o que sugeriste de 4 litros , ou algo deste género certo?

http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/lim_twi_01
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 11:17 pm

Boas

Tens o Motorex para lubrificar? perfeito, já o tive e gostei.
Sim o que sugeres para limpeza é igual ao que sugeri mas na versão 1lt, penso que comprar a embalagem de 4lts fica mais barato, mas se acha que 1lt chega, tudo bem.

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
im4real
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2014

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 11:27 pm

Sim, esse já tenho =)

Vi que um é um pó,e o outro não é certo? Foi só por isso,para mim é indiferente, interessa é que fique em condições.

Já li pelo fórum que o pessoal bomba Mistolin e está a andar cheers
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptyQui Mar 19, 2015 11:49 pm

Boas

Pois nem tinha reparado nisso, realmente eu nunca usei esse em pó!, estou habituado a usar em liquido, penso que em pó deve fazer mais espuma e isso não me agrada, em liquido dá sempre para filtrar e reaproveitar.
Realmente há muitas maneiras de lavar o filtro, mas mistolin não parece o produto mais correto, contudo fica ao critério de cada um.
Na minha opinião, se existem produtos específicos estudados para o efeito, esses sim dão garantia de um serviço bem feito.
Pode parecer mais caro, mas se calhar sai mais barato pois eu não compro filtros de ar à muito tempo.

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
im4real
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2014

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptySex Mar 20, 2015 4:14 pm

Obrigado..

Já agora, e falando do filtro, o que comprei, um DT1, não é para a minha mota e tenho que ir trocar.
O que lá têm é da Athena, fico bem servido?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptySex Mar 20, 2015 9:42 pm

Boas

Na minha opinião um Twin Air era melhor, mais qualidade que a concorrência logo duram mais tempo, mas com certeza que com esse também ficaras bem servido.

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
im4real
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2014

Cuidados a ter com a moto Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados a ter com a moto   Cuidados a ter com a moto EmptySáb Mar 21, 2015 1:50 am

E onde posso comprar dessa marca para uma crf 250x de 2005?

edit: vou ver se tem na loja cá do fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Cuidados a ter com a moto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cuidados a ter com mota 2t
» Cuidados e preparação com Motores a 2T
» 1° moto
» Cuidados a ter para melhor proteger o seu veículo dos elementos
» moto foi ao rio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: