dteusebio Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 3 Data de inscrição : 15/07/2015
| Assunto: Mota de Cross Matriculada para Estrada Qua Jul 15, 2015 8:59 pm | |
| Boas malta do aço, ando com umas ideias se calhar malucas ou não... mas A minha duvida é? Acham que há algum problema em comprar uma mota de cross matriculada, para fazer viagens não muito longas apenas ir a praia e para mota de mato mas para mandar saltos a mesma ? Ou seja quais o problemas que costumam causar? Dizem que as motas estragam se muito na estrada por não estarem preparadas para isso... Isto nos motores a 4 tempos Do género mesmo colocando um kit de transmissão mais longo e pneus sm acham que vai trazer avarias para o motor numa CRF450 ou SXF 450 por exemplo ? Aconselham me a comprar antes um mota de enduro ou uma de pista? Agradecia que me tirassem estas duvidas... Sempre no Brapp Braaapp | |
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LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Mota de Cross Matriculada para Estrada Qua Jul 15, 2015 10:14 pm | |
| Usar uma mota de cross para pequenas trajectos na estrada, não tem grande problema, desde que não se ande muito tempo com o punho colado. Também não quero dizer que não se possa dar umas aceleradelas a fundo, mas momentâneas, não mais que isso. O comportamento destes motores em rotações constantes são um pouco desconfortáveis em comportamento, tendo um funcionamento inconstante, claro que com uma afinação de carburação se minimiza, mas nunca fica como uma mota trail. Claro que colocar uma transmissão final mais longa e umas jantes 17" com pneus de estrada, ajudam a diminuir os esforços, mas não é por isso que na minha opinião se posso andar sempre a fundo. Contudo nestas condições, as capacidades de todo terreno ficam bastante comprometidas. Rotações excessivas durante muito tempo, causam grande desgaste no material, pois estamos a falar por vezes de 13000 rpm. Agora uma das desvantagens das motas de cross é na questão da segurança, não tem chave e são leves para facilmente as colocar dentro de uma carrinha, mas nada como um bom aloquete jeitoso para resolver o problema. O melhor mesmo é ficar com a mota sempre a vista. Outra questão que deves ter em conta, são a luzes. Uma mota para poder circular na estrada legal, além de ser obrigatório estar matriculada, tem de ter luz própria gerada pela própria mota, sendo obrigatório circular com os médios ligados. Em conclusão, na minha opinião deverias tentar procurar motas mais tipo enduro, acho que ficavas com metade destes problemas resolvidos, pois este tipo de mota, já tem instalação de luz própria, é fácil aplicar um canhão com chave, e tem uma transmissão mais longa além de ter um comportamento de motor mais suave na entrega, sendo mais agradável na circulação em regimes mais constantes. | |
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dteusebio Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 3 Data de inscrição : 15/07/2015
| Assunto: Re: Mota de Cross Matriculada para Estrada Qua Jul 15, 2015 10:54 pm | |
| Disseste praticamente tudo o que eu queria saber, ja sabia algumas coisas... Mas completaste muito bem... Fico agradecido... O meu medo e comprar uma mota de enduro que depois nao tenha força nem potencia... Uma de motocross e sempre aquela alma nervosa... Acho que gosto mais de ter pontencia nas maos... Mas se calhar mesmo com uma de enduro opto por uma 450 e nunca fico mal servido... Mas na questão de 2 ou a 4 tempos? aconselhas me a comprar qual? eu tava para optar 4 tempos para ter menos chatices oleos etc, sei que manutencao de 2 tempos e mais barata etc mas a 4 tempos dura muito mais a manutencao e como eu nao sou nenhum profissional penso que nas minhas maos dura bastante tempo ate ela avariar ou gripar o motor. Tive um DTR 125 | |
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LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Mota de Cross Matriculada para Estrada Qua Jul 15, 2015 11:17 pm | |
| Eu optava por uma 450 a 4 tempos de enduro, potência tem de sobra e vai acabar por te satisfazer mais ao uso que queres dar. Isso da manutenção mais barata nas 2 tempos, para mim que sou zeloso com a mecânica não faz sentido, pois com uma a 4 tempos faço mais do dobro das horas, principalmente o pistão e os segmentos. As válvulas é que são o problema das 4 tempos, mas pelo que vejo, o problemas devem-se a afinações de carburação muito ricas, óleos de má qualidade, filtros sujos, falta de verificações, depois dizem que o material não dura nada. Claro que há excepções, pois existem motores mais problemáticos que outros, mas na generalidade a qualidade é similar. | |
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dteusebio Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 3 Data de inscrição : 15/07/2015
| Assunto: Re: Mota de Cross Matriculada para Estrada Qui Jul 16, 2015 10:36 am | |
| Sim eu tambem penso o mesmo, os motores a 4 tempos duraram bastante tempo... As valvulas e que dizem que empenam e que ao fim de umas horas fazem o motor perder força
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