enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrar2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 Botaof12

2º Enduro Terras de Recezinhos

Ir para baixo 
+53
KEITA
joints
carlos fraga
FernandoDias46
tm racing
CROE
evopress
Carlos Mendes
valmeiral
Ricardo 'Katana'
Fcs
Farrajota
miglsantos
Lois
Ramos
b.claudio
Enduro-lover
carlos pepe
zorrohusqvarna
Joaquim Costa
Helder Ferreira
paxx
celso moreira
Vale dos Duros
enDURO
micas
Luis-excelencia
cupertino
Jorge Gomes
Redes
piminho74
xeno
Malheiro
ricardodacosta1
andréferreira
Vulcão
nfreitas
AlexDJ
MASTERGUI
carlitos
Professor
J.Marques
Luis Lima
melicia
José Luis Fougo
calcasapos
Adelino Sousa
hondaredrider
benduro
pako
milo-rafael
TiagoCar12
nacnac
57 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
melicia
WEC
WEC
melicia

2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyQui Out 27, 2011 2:08 pm

benduro escreveu:
boas

so para rematar não estou a ver como será possivel resolver a questao dos n de partida.

a nao ser o sistema implantado nesta ultima prova, com a possivel excepçao doS consagrados.

ja agora posso afirmar que liguei ao paulo a perguntar e ele disse me que teria de pagar em adiantado

como nao paguei e cheguei tarde no dia tive o n 153, depois houve uma desistencia e fiquei com o n 92.

tambem teria que reclamar já que fiquei em 5º da e1 no 1º enduro, mas as regras sao para todos e tive de aceitar

ou entao ia embora como alguns foram, no fim a decisao final é sempre minha.

Bem outro assunto que acho ainda mais importante e que ja falei aqui

COMO VAI SER FEITA E POR QUEM VAI SER FEITA A CLASSIFICAÇÃO DO CREN ?

Amanha já deve estar pronta a classificaçao e um site com toda a informaçao e todas as incriçoes terao de passar por lá para QUE MAIS NINGUEM DIGA QUE NAO SABIA DISTO OU DAQUILO...
Pela TTcronometragens

A ordem de atribuiçao de numeros será a classificaçao do Campeonato...

Mais duvidas é perguntar para depois nao dizerem que nao sabiao...
Ir para o topo Ir para baixo
FernandoDias46
Verde
Verde
FernandoDias46

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyQui Out 27, 2011 2:13 pm

Boas a todos. \o

Ainda não pude fazer nenhum dos enduros realizados até ao momento desde o verao, mas nos proximos conto estar presente.

No entanto deixo aqui a minha opinião sempre com a intenção de ajudar.

Em vez de tantas conversas com numeros para aqui e para ali e outros "problemas" menores, porque é que os participantes não se preocupam apenas em participar porque gostam de Enduro e aproveitam o convívio que isso proporciona e deixam de lado as classificações e os tempos fantásticos que cada um pretende fazer custe o que custar?!

Já fiz muitos anos desporto de alta competição ( Não era enduro) e aí sim todos esses promenores contam. Agora nuns enduros piratas acho que não faz muito sentido certo tipo de discuções que se estão a ter no forum.

Vamos lá fazer os Enduros com o espírito mais importante. Participar e atirar lama para quem vem atrás Very Happy

Cumprimentos.

Fernando Dias

dirt dirt
pako
Nacional
Nacional
pako

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyQui Out 27, 2011 2:27 pm

deixo vos aqui a falar , mas só para que se confirme uma coisa , eu falei com o Paulo(melicia) e me dou bem com ele perguntei
como deveria ser , e ele me disse , quem não pagar ate ao dia 20 ficava com o numero que lhe toca-se mediante a inscrição. tanto e que eu fui o primeiro a me inscrever. e fiz a transferência. minha e do Paulo vieira. enviei mail há organização e liguei para confirmar. pois todos nos sabemos , que e muito difícil ter de organizar, seja o que for, sem que os pagamentos estejam feitos. pois uns acabam por não vir, mesmo inscritos, e outros , nunca falham. entao a perioridade e sempre a ordem de pagamento que confirma.

aqui deixo o comprovativo.2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 Tranferencia%252520enduro%252520recezinhos
http://nadescontraracing.blogspot.com/
Enduro-lover
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyQui Out 27, 2011 2:57 pm

Eu não quero criar polémicas muito menos ser o contrariante deste forum, apenas quero deixar a minha ideia e dizer que nem tudo correu bem... Não vale a pena vir aqui dizer que e por isto ou por aquilo porque não o é! Existem coisas que são por carolice apenas isso. Sr Paulo vi inclusive alguns números vagos no inicio. Outra coisa que diz que arrancar no inicio e no fim seria a mesma coisa!
Não posso concordar ao fim de 70 ou 100 pilotos as especiais estão degradadas e o pó era imenso nos buracos pelo que quem iria atrás obrigatoriamente será mais lento. Depois a chuva tb caiu em força para os últimos e os primeiros já não apanharam quase nada.
Em relação a todo o resto fico me por aqui, porque sou dos que quero este campeonato e se me for possível ajudar!
Apenas quero ideias construtivas e não destrutivas e tenho a certeza que o fiz.

Outra coisa que não posso concordar e que se diga é igual o importante é participar seja a frente ou atrás, não é verdade quase todos vão para ganhar ou o melhor resultado possível, ou então não andariam a arriscar a integridade física a saltar e curvar de gas a fundo...

Sr Paulo deixo lhe mais uma ideia minha, acabem com as extremes artificiais, é uma constante ir pessoal para o hospital.

milo-rafael
Nacional
Nacional
milo-rafael

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyQui Out 27, 2011 8:27 pm

[quote="melicia"]

Podia andar com uma mota cedida por uma marca que me foi oferecida e ando a pé para ninguem ter que me apontar.

Rolling Eyes grande maluco Laughing
http://www.enduroparatodos.com
carlos fraga
Verde
Verde
carlos fraga

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySex Out 28, 2011 10:39 pm

eu penso que o campeonato este ano nao se lle pode pedir muito pois e o 1º que se fai, ademais sacouse adiante a ultima hora.
Supoño que todos os fallos serán correxidos para o vindeiro ano pois habera mais tempo para preparalo.
O dos dorsais ... pois sempre haberá pilotos mais rapidos que colleran o piloto que sae diante. Si se fai a saida por categorias pasarei o mesmo pois os primeiros de E2 collerian os ultimos de E1 ... e os primeiros de E3 collerian os ultimos de E2 e asi nas demais categoiras. Son cousas das carreiras.
No Campeonato Galego en Senior Xacob Agra foi o campeon absoluto e teñen dorsais fijos e saliu todas as carreiras do campeonato de ultimo da categoria e rematou gañando todalas provas menos duas e alzandose co titulo .... asi que doulle igual sair de ultimo, o que e bo e bo saia onde saia.
xeno
Nacional
Nacional
xeno

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySáb Out 29, 2011 12:41 am

carlos fraga escreveu:
eu penso que o campeonato este ano nao se lle pode pedir muito pois e o 1º que se fai, ademais sacouse adiante a ultima hora.
Supoño que todos os fallos serán correxidos para o vindeiro ano pois habera mais tempo para preparalo.
O dos dorsais ... pois sempre haberá pilotos mais rapidos que colleran o piloto que sae diante. Si se fai a saida por categorias pasarei o mesmo pois os primeiros de E2 collerian os ultimos de E1 ... e os primeiros de E3 collerian os ultimos de E2 e asi nas demais categoiras. Son cousas das carreiras.
No Campeonato Galego en Senior Xacob Agra foi o campeon absoluto e teñen dorsais fijos e saliu todas as carreiras do campeonato de ultimo da categoria e rematou gañando todalas provas menos duas e alzandose co titulo .... asi que doulle igual sair de ultimo, o que e bo e bo saia onde saia.
Acho que tens razão Carlos e acho que já chega de atirar pedras a quem faz o que pode e ás vezes o que não pode(muitas vezes com prejuízo pessoal) para levantar uma prova de enduro,. cheers
Este senhor,o tal Xacob Agra e para quem não saiba,competia nos campeonatos nacinais(em Portugal Laughing ) de sx e mx á uma dúzia de anos atrás onde pisava o pódio de vez em quando quando reinavam Luis Serra,César Peixe e Ruben Faria .
Vale dos Duros
Elite
Elite
Vale dos Duros

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySáb Out 29, 2011 11:59 am

Boas pessoal,

E aqui está o Video Resumo do 2º Enduro Terras de Recezinhos, organizado pelo Motoclube Recezinhos Mcr.

Espero que gostem Wink

http://www.valedosduros.com
Helder Ferreira
Promoção
Promoção
Helder Ferreira

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySáb Out 29, 2011 2:40 pm

Vale dos Duros escreveu:
Boas pessoal,

E aqui está o Video Resumo do 2º Enduro Terras de Recezinhos, organizado pelo Motoclube Recezinhos Mcr.

Espero que gostem Wink

Mais um excelente trabalho.
joints
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySáb Out 29, 2011 2:53 pm

Vale dos Duros escreveu:
Boas pessoal,

Espero que gostem Wink

grande video Joel, muito parabéns pelo teu trabalho!

"isto ate parece lá fora", lol

é muito bom ver o sucesso que o CREN está a ter, principalmente conseguir fazer ressuscitar o "espirito amador" que as coisas tinham antigamente.
em relação as criticas, é bom que elas existam, desde que se mantenha o espírito de "informar para melhorar" sem fazer juizos de valor.

no entanto, é sempre melhor uma prova organizada com defeitos do que uma prova não organizada.
claro que é indispensavel tentar manter ao máximo a verdade desportiva, porque perder nem a feijões, lol

aliás, "furas" sempre existiram... o que se fazia era fazer correr a boca no padocck pro pessoar olhar de canto, lololol
em caso de duvidas o beneficio devia ser sempre do piloto.

é de louvar o esforço das pessoas envolvidas nas organizações, porque têm uma canseira do caraças papeladas, xatices, esforço fisico e muitas vezes também financeiro para conseguir permitir aos "pilotos" terem um percurso marcado e cronometrado e especiais fantásticas para correrem Wink

aproveito também para deixar uma ideia parva, para quem a quiser agarrar...

E que tal provas de 2 dias, em que o 1º fosse apenas para clássicas?

É uma boa maneira de rentabilizar o esforço de construir percursos e especiais...

"Mercado" não deverá faltar e era excelente fazer conviver os "Jovens" com os "Velhos" Wink
Vulcão
Promoção
Promoção
Vulcão

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySáb Out 29, 2011 3:17 pm

Excelente video! Pena é ueu não aparecer mais vezes...
Obrigado Joel!
KEITA
Verde
Verde
KEITA

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySáb Out 29, 2011 7:54 pm

Vale dos Duros escreveu:
Boas pessoal,

Espero que gostem Wink

BONITO ESTAO DE PARABENS
BOM TRABALHO

dirt dirt dirt
ballas
Promoção
Promoção
ballas

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySeg Out 31, 2011 12:19 am

boas a todos, gostaria de saber ou se alguem me pode responder, como vai ser o enduro de caminha, igual ao de vales longos a onde pagamos 40 euros mas tivemos direito a agua, pouca mas tivemos e a um lache ao fim da prova e a um enduro bem organizado, para amadores, repito!!! um enduro para AMADORES, ou vamos ter um enduro tipo o de resezinhos, 40 euros e nada de nada e + nada...

eu falo, acho eu em nome de todos os pilotos AMADORES ( que devemos ser a maioria do pelotão)

tenho dito...
paulo ballas
miglsantos
Promoção
Promoção
miglsantos

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySeg Out 31, 2011 2:13 pm

Se a ideia é comer e beber, não faltam sitios e eventos para isso...Enduro não é "catering".
Também sou amador (como a maioria) e acho que cada um deve falar por si...
acho que pode discutir-se se os 40 euros é muito ou pouco em função do que é investido na prova, mas em coisas como a cronometragem, segurança. etc.
Como Vales Longos ou como Recesinhos, é preciso é muitas e boas provas...
benduro
WEC
WEC
benduro

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySeg Out 31, 2011 6:18 pm

boas

cuidado com o que pedem as organizações, nao vamos dar o passo maior do que a perna.

lá por no enduro de longos vales haver poprco e cerveja e agua nos ch´s não podemos

pedir ou exigir a outras organizaçoes para terem o mesmo á disposição.

repito é muito dificil organizar uma prova destas, e muitas vezes já aqui disseram com prejuizo pessoal

(falo por experiencia propria) que so o dinheiro das inscriçoes não chega.

por isso é que as organizações arranjam patrocinios para as ajudarem, e claro uns conseguem mais do que outros.

e muitas vezes a maneira de arranjar mais uns trocos é mesmo no bar da prova.

no caso de caminha, o 1 enduro que fiz lá foi feito por 2 pessoas e uma delas magoou-se no dia da prova.

acho que eles não estavam muito interressados no porco, mas sim em fazer uma prova de enduro.

Resumindo, se houver alguma coisa no final claro que quero e agradeço,

se não for possivel paciencia fica para a proxima.

o importante é ter uma boa prova, passar um bom bocado com o pessoal e acima de tudo sem ningume se aleijar.

melicia
WEC
WEC
melicia

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptySeg Out 31, 2011 8:12 pm

No proximo enduro vou estar para correr...

Quem quiser saber o menu que ligue para Freixo...

miranda
Verde
Verde
miranda

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 12:10 am

Pago para ver , pago o jantar se fores para a minha classe, e tens de fazer melhor tempo na XT, se não pagas Tu o Jantar e eu a bebida.

Água na corrida e vinho para o jantar .

http://extremtime.blogspot.com/
Luis-excelencia
Elite
Elite

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 4:32 pm

Eu tambem quero ver o XF lá em caminha agarrado aos cornos da vaca pois pago as cocas e umas sandes de couratos E GAZ TÒNIC
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 5:36 pm

melicia escreveu:
nfreitas escreveu:
Um homem não pode andar distraido. Vim aqui para criticar a cronometragem, e vejo que o professor anda novamente a confundir muita gente. Eu também recebi uma mensagem, mas nem liguei muito, pensei que era sobre Lagares e até fui rir-me um pouco com as palhaçadas. Mas agora vejo que afinal não fui o único a recebê-la... que grande confusão....

Voltando à cronometragem, nem parece deles, parecem amadores... nunca vi pilotos apenas com o primeiro nome... Se eu andasse de honda até pensava que ganhava especiais e nem sabia lololol mas depois apercebi-me que estava em casa e que talvez seja o Nuno Oliveira a dar gás....

E mais uma vez não consigo compreender a atribuição de números. Afinal onde estão os 20 primeiros de cada classe?

E o João Ribeiro com o número 145??? Acho que merece um pouco melhor.... mas pronto....

A cronometragem nao tem culpa nenhuma disso...

A 1ª listagem fornecida pela organizaçao em execel tinha o nome em duas colunas e o sistema da TT só permite um, por isso só aparecer um nome mas se virem na classificaçao final em pdf já esta corregido...

É dificil agardar a todos mas as regras sao para todos iguais, que ninguem pense que vamos fazer uma regra para ele só porque tem olhos azuis ou cabelo aos caracois ou porque se acha melhor que os outros...
Para mim sao todos iguais seja preto ou branco...
O que mais me chateia é que vou perder o meu tempo para fazer com que todos tenhao corridas e possao aproveitar para competir a baixo custo e sem stresses...
E os do custume aquele povo que sempre arranja um motivo para atrito venha implicar com quem está a trabalhar a custo ZERO em prol de um desporto que todos amamos...
A esses meninos da mamá ou do papá cambada de MIMALHO_TES de 1ª linha tenho a dizer que para aturar canalha fico em casa e aturo a minha...

Quanto ao pecurso nao vale a pena falar muito era soft mesmo...
Tinha duas trialeiras e uma foi cortada no inicio da 2ª volta...
Quem vai fazer a 1ª vez tem de ter um minimo aceitavel para fazer um enduro, se nao qualquer dia estamos a fazer o raid á vitela um enduro...

Parabens a quem lá anda e se esforça por evoluir...

Venha o proximo...

FREIXO aplica-te no pecurso...

Isso foi para mim Melícia???? De ti só espero desse tipo de comentários ditos pessoalmente....
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 5:44 pm

enDURO escreveu:
nfreitas escreveu:
...

Voltando à cronometragem, nem parece deles, parecem amadores... nunca vi pilotos apenas com o primeiro nome... Se eu andasse de honda até pensava que ganhava especiais e nem sabia lololol mas depois apercebi-me que estava em casa e que talvez seja o Nuno Oliveira a dar gás....

Freitas....a cronometragem não tem nada haver com secretariado...inscrições....e afins....é sempre solicitado á organização todas as informações....mas aquelas que vem são as que fornecem....

Ok, já percebi pela resposta do Melícia. Obrigado Wink
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 6:03 pm

Adelino Sousa escreveu:
Boas...

- Acho que era de agrado para todos, ver estes pilotos a arrancarem juntos, que poderia ser onde quizessem... início, fim, ou até no dia a seguir... mas todos juntos...
Gosto muito de fazer enduro, gosto muito de competir e como sempre em cada prova dou o melhor, mas como ontem, apenas na crosstest nunca apanhei ninguém...
Nas restante, apenhei quase sempre dois colegas que atrasa sempre uns segundos que no final podem ser preponderantes para a classificação.
Atenção que não são os colegas da frente que têm culpa, longe disso, eu é q tenho de ir mais devagar!!
- Para não falar do perigo que por vezes corremos a ultrapassar e para quem é ultrapassado...

- Como ORGANIZADOR que sou, conheço muito bem as duas realidades e já disse varias vezes que estes enduros são para os amadores, mas não se esqueçam que os Consagrados são parte fundamental da prova, quer para o público quer para tornar as provas mais completas e interessantes, os mesmos fazem subir o nível das mesmas, não os queiram afastar das mesmas...

Concordo totalmento com o Adelino, daí os meus comentários ou criticas positivas, penso eu...

Quem me conhece sabe que não sou de fazer "bota abaixo", estou sempre lá quando alguém me pede, sou um defensor do Regional. Regional esse que deverá sempre ter uma componente competitiva, mesmo que minoritária. Nessa componente é importante guardar uns quantos números para agrupar aqueles que estão ali para lutar pela vitória.

Quem quiser que entenda. Este deve ser dos meus últimos contributos para o Regional, pois vou em breve para Angola e estarei certamente alheado desta realidade.

Espero que o Regional venha a ser uma realidade e em breve seja um verdadeiro sucesso!!!

Viva o Enduro.
xeno
Nacional
Nacional
xeno

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 6:29 pm

Pois como tu tambem eu não posso participar em nenhuma prova por estar fora do país,já ''competi'' contigo alguma vez,mais recentemente em Vila Boa do Bispo numa Resistência mas a ideia é ajudar a construir um campeonato porque muitas vozes que vêem criticar de certeza nunca organizaram nada,deixo aqui um reto:experimentem,aí vão saber o que dói
Jorge Feital
Promoção
Promoção
Jorge Feital

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 7:00 pm

melicia escreveu:

Menu para Caminha.

RECEPÇÃO - Bolos de Bacalhau, Risóis, Presunto e Chouriço Caseiro
CROSS TEST - Tripas a Moda do Porto
EXTREME - Pósta Mirandesa
RAMPA DE VENADE - Calhos a Espanhóla (homenagem aos nuestro Hermanos)
NO FINAL - Lagosta Suada

Aqui está a Ementa para o Enduro Open de Caminha
Que tal Gostam?

o Porco fica prá proxima Very Happy dirt
melicia
WEC
WEC
melicia

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 7:34 pm

eocaminha escreveu:
melicia escreveu:

Menu para Caminha.

RECEPÇÃO - Bolos de Bacalhau, Risóis, Presunto e Chouriço Caseiro
CROSS TEST - Tripas a Moda do Porto
EXTREME - Pósta Mirandesa
RAMPA DE VENADE - Calhos a Espanhóla (homenagem aos nuestro Hermanos)
NO FINAL - Lagosta Suada

Aqui está a Ementa para o Enduro Open de Caminha
Que tal Gostam?

o Porco fica prá proxima Very Happy dirt

muito bom...

nem era preciso tanto...

gosto em especial , no final...
xeno
Nacional
Nacional
xeno

MensagemAssunto: Re: 2º Enduro Terras de Recezinhos   2º Enduro Terras de Recezinhos - Página 8 EmptyTer Nov 01, 2011 7:39 pm

Devía ser proibido mostrar a ementa antes do evento,especialmente para quem não pode ir.Tudo muito bom,agora imaginem se vem com molho,a lagosta vai vir mesmo suada Twisted Evil

2º Enduro Terras de Recezinhos
Ir para o topo 
Página 8 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte