enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarPrimeira Mota Botaof12
 

 Primeira Mota

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joaomf
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyDom maio 19, 2019 10:15 pm

Boas a todos,
Gostaria da vossa ajuda para me tirarem algumas duvidas na escolha da primeira mota que irei comprar para fazer uns trilhos aos fins de semana. (Zona de Valongo/Paços de Ferreira)

Tenho praticamente 1.90m de altura e peso 90 e poucos Kg.
Tenho alguma experiência em motas de estrada mas praticamente 0 em motas de monte.
Tenho um orçamento de até 2000€(sem contar com a revisão que vou ter fazer mal a compre) para comprar a minha primeira mota, se possível menos para ter alguma margem na revisão.
Quero mota Matriculada.

As minhas duvidas são, será que uma 125 2t seria mota suficiente para a minha estatura?
Fui ver uma Yz250 4t 2002 c/ motor refeito por 2000€(não sei se o preço estará um pouco inflacionado), seria boa mota para começar?
Que outra moto aconselham?

Gostava da vossa ajuda se possível.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptySeg maio 20, 2019 10:04 am

joaomf escreveu:
Boas a todos,
Gostaria da vossa ajuda para me tirarem algumas duvidas na escolha da primeira mota que irei comprar para fazer uns trilhos aos fins de semana. (Zona de Valongo/Paços de Ferreira)

Tenho praticamente 1.90m de altura e peso 90 e poucos Kg.
Tenho alguma experiência em motas de estrada mas praticamente 0 em motas de monte.
Tenho um orçamento de até 2000€(sem contar com a revisão que vou ter fazer mal a compre) para comprar a minha primeira mota, se possível menos para ter alguma margem na revisão.
Quero mota Matriculada.

As minhas duvidas são, será que uma 125 2t seria mota suficiente para a minha estatura?
Fui ver uma Yz250 4t 2002 c/ motor refeito por 2000€(não sei se o preço estará um pouco inflacionado), seria boa mota para começar?
Que outra moto aconselham?

Gostava da vossa ajuda se possível.

Boas

Visto dizeres que tens pouca experiência, parto do principio que vais começar por andar no monte em caminhos mais abertos para aprenderes o "básico"...

Uma 125 é capaz de ser pouco para ti mas é a melhor escola que podes ter... Uma 250 2T de enduro era o ideal para ti.

Essa yz que foste ver está cara... Se for para as 4T aconselho-te a WR 250.

Os 2000€ que tens são curtos tanto para arranjares 2 ou 4 tempos matriculada que ainda seja deste século.

Outra coisa que deves ter em conta é que as motas a 4T são mais económicas mas quando vão ao mecânico fazer doer. Já as 2T é ao contrario... Gastam mais mas no mecânico são mais amigas.

Boa sorte na compra

Ir para o topo Ir para baixo
joaomf
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptySeg maio 20, 2019 1:17 pm

Desde já, obrigado pela resposta.
Estive a ver motas a 2tempos, e encontrei algumas perto da minha zona.
As que me enquadram melhor no preço são as Suzuki RMX 250 matriculadas, que ate ficam abaixo do orçamento(+-1500€)
Será que estas motas tem algum problema crônico e por isso a tão baixa cotaçao?
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptySeg maio 20, 2019 2:00 pm

joaomf escreveu:
Desde já, obrigado pela resposta.
Estive a ver motas a 2tempos, e encontrei algumas perto da minha zona.
As que me enquadram melhor no preço são as Suzuki RMX 250 matriculadas, que ate ficam abaixo do orçamento(+-1500€)
Será que estas motas tem algum problema crônico e por isso a tão baixa cotaçao?

Possivelmente por serem motas já com alguma idade. Salvo erro o ultimo ano da RMX 250 foi em 98.
Motas pesadas, muita potência, pouca agilidade, resumindo são motas para homens de barba rija. Very Happy

Olha para a GasGas. Têm preços mais baixos e são motas bem porreiras. Pode ser que encontres uma dentro dos valores que pretendes

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
joaomf
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptySeg maio 20, 2019 5:26 pm

Pois, também estive a ver GasGas, mas 2t matriculadas ultrapassam o orçamento em muito. Será assim tão difícil/perigoso começar na RMX? Fica dentro do orçamento e ainda consigo fazer uma revisão mais a fundo com o que sobra.
Eu vou andar com um grupo de 2/3 pessoas com algum experiência,(xr250/kmt 350 sixdays e uma gasgas 300 2t), costumam fazer poucos trilhos, mais subidas e assim.


Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptySeg maio 20, 2019 9:24 pm

Eu comecei com uma cr 250 de 1999 e não aconcelho. Tive uma evolução mais lenta do que se tivesse comprado uma 125 em condições. Andava sempre cheio de medo da mota.

Mas cada um sabe de si. Exprimenta a mota e vês como te sentes nela.

No marketplace do Facebook vi uma ktm 400 de 2002 matriculada por 1999. Máquinas de guerra.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
joaomf
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptySeg maio 20, 2019 11:11 pm

jdurao9 escreveu:
Eu comecei com uma cr 250 de 1999 e não aconcelho. Tive uma evolução mais lenta do que se tivesse comprado uma 125 em condições. Andava sempre cheio de medo da mota.

Mas cada um sabe de si. Exprimenta a mota e vês como te sentes nela.

No marketplace do Facebook vi uma ktm 400 de 2002 matriculada por 1999. Máquinas de guerra.

Abraço

Também vi essa mesma, o problema é a distância, sou do Porto e salvo erro a ktm era do centro/Sul.
Tive a ver também a Kawasaki kdx 220 2t, consigo uma por volta dos 1500€, mas não conheço muito bem o modelo...
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyTer maio 21, 2019 9:24 am

Falam muito bem dessa mota.

Já vi uma KDX200 ao vivo e dá a sensação de ser uma mota mais pequena... E tu com 1,90m podes sentir-te grande nela. Mas nada como experimentares e veres se te sentes bem.

Pessoalmente não comprava. Preferia uma mota mais recente com uma ciclistica mais actual.

A vantagem da KDX em relação à KTM é que se a KDX precisar de uma revisão no motor com piston, biela, embraiagem, etc gastas uns 500/600€. Na KTM gastas seguramente o dobro mais a apontar para o triplo.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
YFM
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyQua maio 22, 2019 1:15 am

Talvez não seja o melhor exemplo para te aconselhar em relação à primeira moto mas vou deixar o meu testemunho também.

Quando digo que talvez não seja o melhor exemplo é simplesmente porque o meu processo de aprendizagem não foi exactamente o habitual. Tipo o de começar nas 125 depois passar para as 250 e eventualmente as 450.

 Sabia apenas que queria uma moto para curtir o ano inteiro, ou seja Inverno fazer Enduro e Verão transformar para supermotard e curtir estrada.
E que teria de ter motor a 4 tempos. Sempre vi esse tipo de motor como algo de força, binário e é algo que procuro numa moto offroad. Motores rotativos já dou mais valor para estrada onde tenho espaço para soltar os cavalitos.

 Então quando, hà 3 anos, comentei que ia comprar uma moto offroad, os meus amigos "deram-me" uma KTM 250 e uma Yamaha YZ 450F (motores a 4 tempos) para experimentar e ficar a saber o que me esperava.

 Dessa experiência verifiquei que rapidamente iria deixar de me surpreender com a 250 enquanto a 450 iria ter moto para me dar luta por muito tempo. Estava decidida a cilindrada.

 E assim, depois de alguma pesquisa e ouvir algumas opiniões e sem experiência alguma em offroad aventurei-me e comprei uma KTM 525 EXC com alguns anitos, de 2005 pois o orçamento era magro.

 Não estou nada arrependido de ter comprado uma cilindrada maior, em vez de passar pelo habitual processo de começar pelas cilindradas mais baixas. Claro que requer algum tempo para te habituares à fera mas isso com o tempo vai lá e não é assim tanto como pensas.
 Tenho uma moto leve suficiente para offroad, ágil, com força que não deixa de me surpreender e uma  excelente supermotard. Julgo ter conseguido um bom compromisso entre offroad e estrada.

 Espero que a minha experiência tenha ajudado na tua decisão e que tenhas sorte na escolha  que fizeres.
Ir para o topo Ir para baixo
joaomf
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyQua maio 22, 2019 5:59 pm

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Vou tirar um fim de semana para ver motas que estão dentro do meu orçamento a ver se chego a alguma conclusão.
A mota vai ter interesse apenas para off road, para estrada tenho uma mt-07 que me chega perfeitamente(até demais Twisted Evil Twisted Evil )

Tenho preferência por motas a 2T pela manutenção, e por algumas coisas consiga ser eu a fazer o que ainda reduz mais os custos para a manter.

Encontrei mais uma mota que talvez se enquadre no que quero: Ktm exc 250(não tenho a certeza do ano), um pouco acima do preço, mas talvez dê para negociar.
Ir para o topo Ir para baixo
YFM
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyQui maio 23, 2019 12:01 am

KTM 250 EXC é com motor a 4 tempos.
Ir para o topo Ir para baixo
joaomf
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyQui maio 23, 2019 12:07 am

YFM escreveu:
KTM 250 EXC é com motor a 4 tempos.


É de 2000, penso que seja 2 tempos, pelas fotos parece ser.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyQui maio 23, 2019 12:14 am

YFM exc/sx para mim é a 2T. EXCF/SXF são motores a 4 tempos.

Pelas fotos vê-se logo pelo balão. Acho que seja uma mota porreira para dares os primeiros passos no tt. Vi pela net uma yz 125 matriculada abaixo do teu orçamento. Não sei se te agrada.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
joaomf
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2019

Primeira Mota Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Mota   Primeira Mota EmptyQui maio 23, 2019 1:16 pm

jdurao9 escreveu:
YFM exc/sx para mim é a 2T. EXCF/SXF são motores a 4 tempos.

Pelas fotos vê-se logo pelo balão. Acho que seja uma mota porreira para dares os primeiros passos no tt. Vi pela net uma yz 125 matriculada abaixo do teu orçamento. Não sei se te agrada.

Abraço

As 125 eram ideais, em termos de preço, mas dada a minha estatura não sei se conseguiam satisfazer, por ser motas mais fracas e pequenas.(nunca andei em nenhuma 125 2t de Cross)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeira Mota
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeira Mota WR 400 F / Yzf 426
» Primeira mota de enduro
» Primeira mota de enduro
» Primeira mota
» Primeira mota, uso misto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: