enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrarIniciar no enduro Botaof12

Iniciar no enduro

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 01, 2018 9:46 am

bom dia,

Eu estou com ideias, fortes ideias diga-se de passagem para me iniciar no mundo do enduro, tenho vários amigos que o fazem e o bichinho começa a surgir. As minhas dúvidas estão em quanto se deve gastar numa mota para iniciar tendo em conta que eu nunca pratiquei nenhum desporto do genero nem andei em muitas motas, so experimentei, ou seja a experiência que tenho é nula.

Pelo que me disseram o ideal para começar tendo em conta a falta de experiência era uma 250 a 4t, no entanto, eu nao faço ideia qual mota comprar nem de que ano.

Não queria gastar muito dinheiro na primeira mota porque vai ser a primeira e sei que vai ter muitas quedas etc sei que a maior parte vao ser so plasticos, mas podem surgir outras coisas, e se for mais velha pode andar cm arranhoes à vontade.

Para já a única mota que vi interessante foi uma KLX 250 de 1998. O meu medo é que seja uma moto demasiado antiga e nao me proporcione as melhores experiencias.

Relativamente a marcas nao tenho grande escolha, so quero uma mota que sirva para inicar bem para uns dois três anos e depois se continuar com o bichinho compro algo mais recente.

queria gastar por volta dos 1500 euros mas poderei estender aos 2000 mil se necessário, por exemplo para uma mota com arranque eletrico.

se me pudessem dar exemplo de modelos para eu pesquisar agradecia, e tbm ajudar o tipo de mota que será melhor para um iniciante. so para referir tenho 1m e 78 se isso faz diferença ou nao, nao sei mas ja vi pessoas a falar nesse aspeto da altura.

obrigado malta!
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 01, 2018 7:45 pm

Para te iniciares no "Enduro" realmente uma 250 a 4 tempos é uma boa escolha.
Eu por conhecimento próprio a Yamaha WR250F é a mais robusta de todas a todos os níveis.
A partir de 2003 a WR já tem arranque eléctrico e o motor é excelente a todos o níveis, só não tem muita potência máxima, mas para o efeito até não interessa.
As peças para esta mota são bastante acessíveis (mesmo as originais) e existem bastantes peças de concorrência, por exemplo um kit plásticos completo custa cerca de 70€.
Outro factor que deves ter em conta para começares a andar no monte é o equipamento pessoal, aqui o obrigatório é o capacete, óculos, luvas,colete, joelheiras, e botas. Umas calças de ganga e uma camisola, serve, foi assim que comecei.
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 01, 2018 8:07 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Para te iniciares no "Enduro" realmente uma 250 a 4 tempos é uma boa escolha.
Eu por conhecimento próprio a Yamaha WR250F é a mais robusta de todas a todos os níveis.
A partir de 2003 a WR já tem arranque eléctrico e o motor é excelente a todos o níveis, só não tem muita potência máxima, mas para o efeito até não interessa.
As peças para esta mota são bastante acessíveis (mesmo as originais) e existem bastantes peças de concorrência, por exemplo um kit plásticos completo custa cerca de 70€.
Outro factor que deves ter em conta para começares a andar no monte é o equipamento pessoal, aqui o obrigatório é o capacete, óculos, luvas,colete, joelheiras, e botas. Umas calças de ganga e uma camisola, serve, foi assim que comecei.

Obrigado Pela resposta LUIS QUINTA
também ja li em algum post aqui do grupo a dizer o mesmo sobre a WR. eu sempre gostei muito da honda, será a honda é crf x uma boa opção tbm? ou nem por isso?

Em relação ao equipamento ja tenho capacete,o resto vou comprar tbm mas essas coisas sao mais faceis de comprar pelo preço mais reduzido, a mota em si é que é o grande investimento, e o que proporciona mais duvidas.
LUIS QUINTA
WEC
WEC

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 01, 2018 8:11 pm

Pois...a Honda é a ultima que te aconselhava, pelo menos as de 2003 a 2011, a não ser que já tenham levado válvulas de aço no motor.
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 01, 2018 8:20 pm

ah então não não vou poder ir por esse tipo de gosto eheh. acho que vou ver mesmo essas yamaha se são mais indicadas para o que quero a todos os níveis
LUIS QUINTA
WEC
WEC

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 01, 2018 8:29 pm

Não duvides, mas mesmo assim leva alguém que perceba para não te enfiarem um "barrete".
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 01, 2018 8:34 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Não duvides, mas mesmo assim leva alguém que perceba para não te enfiarem um "barrete".

sim sim eu tenho vários amigos que percebem do assunto, mas ainda vou passar por algum vendedor profissional a ver o q podem oferecer nesse modelo porque sempre se arranja garantia ao comprar
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Nov 03, 2018 10:54 am

Desculpa Luis quinta, só mais uma questão, em relação a 125 dois tempos que opçoes me aconselhas? achas q é uma mota boa para começar? é que as 250 que me falaste passam um bocado do orçamento... e ando a tentar ver algo mais em conta, pode ser tbm para usar menos tempo, mas por ser a primeira mota 2500 euros ja é muito dinheiro
LUIS QUINTA
WEC
WEC

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Nov 03, 2018 12:10 pm

Pois eu como é obvio, compreendo que não se queira comprar uma mota acima do que temos disponível ou de que estabelecemos como limite do (bom censo) contudo pela minha experiência nestas coisas das motas de todo o terreno a diferenças de termos uma boa mota ou uma carga de trabalhos está mesmo ai.
Quanto as 125 a 2 tempos serão boas para aprender se tu já vens das 50cc tipo DT50LC ou uma 125 a 4 tempos, isto porque uma 125 acaba por exigir mais conhecimento de pilotagem do que uma 250 a 4 tempos.
As ideais são as versões de enduro sem adaptações, mas estas (vais ver) vou pedir tanto ou mais dinheiro do que pelas 250 a 4 tempos de enduro.
Se tens um orçamento limitado procura por Kawasaki KLX 300, Yamaha TTR250, Honda XR250 e Suzuki DR350SE, estas motas são um pouco mais antigas mas se estiverem bem tratadas são também uma boa opção.
Eu por acaso tenho cá em casa uma Suzuki DR350SE que serve para a minha mulher dar umas voltas no monte comigo, e ela adora a mota, mas não está a venda.
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Nov 03, 2018 12:58 pm

Já andava a ver as KLX 300 E 250, parece-me o ideal para iniciar pelo preço e pelo motor que apresentam!

obrigado pela ajuda! e boas curvas!
jdurao9
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyTer Nov 06, 2018 2:08 pm

Para começar uma WRf 250 é boa escolha. Mas com o teu orçamento curto é difícil arranjar uma em condições. E se compras uma por 1500€ mais cedo ou mais tarde tens um arranjo por esses valores.

Eu aconselhava-te uma 125 a 2 tempos pois a manutenção apesar de ser em intervalos mais curtos é mais barata.

O enduro que estas a pensar fazer é em pedra? Ou em caminhos mais abertos com umas trialeiras?

No meu grupo andamos na serra e costumamos fazer uma volta com trilhos mais rapidos e algumas pedras à mistura. As motas que há sao XR 250, XR 400, RMZ 250, YZF 250, TM 125, YZ 250, KX 125, KXF 250 e a minha EC 300. Como podes ver metade das motas são de enduro e outra metade de motocross.

Por isso a minha escolha recai para uma uma YZ/TM 125. São motas bastante leves e muito engraçadas de conduzir.

A KLX é uma mota muito boa para aprender, fiável, potencia q.b. mas na minha opinião tem um contra... é muito pesada...
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyTer Nov 06, 2018 9:20 pm

jdurao9 escreveu:

Pelo que andei a ver acho que vou optar por uma ktm 250 ou 450, fui experimentar uma no outro dia de um amigo uma 450 e sei que é muito para iniciar mas é uma mota que fica para mais tempo, um fator importante que soube à pouco é que na minha zona tenho um mecânico que trabalha muito bem com ktm... sei que são mais caras por volta dos 2 mil e pouco as de 2003/2004 mas ja tem tudo e tenho alguns amigos com as mesmas motas, portanto tudo que precise de ajuda etc já estao familiarizados com a mota e sempre é mais facil resolver
jdurao9
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQua Nov 07, 2018 3:51 pm

rubenandre1 escreveu:

Pelo que andei a ver acho que vou optar por uma ktm 250 ou 450, fui experimentar uma no outro dia de um amigo uma 450 e sei que é muito para iniciar mas é uma mota que fica para mais tempo, um fator importante que soube à pouco é que na minha zona tenho um mecânico que trabalha muito bem com ktm... sei que são mais caras por volta dos 2 mil e pouco as de 2003/2004 mas ja tem tudo e tenho alguns amigos com as mesmas motas, portanto tudo que precise de ajuda etc já estao familiarizados com a mota e sempre é mais facil resolver

O que interessa é que te sintas bem na mota. Também comecei com uma CR 250 mas não foi no enduro. Foi a "andar para a frente". Assim que experimentei enduro troquei logo de mota. Vê as KTM 400. Falam muito bem delas. Penso que seja uma mota porreira para iniciar. Uma 450 nao perdoa tanto a quem sabe pouco.
Boa sorte com a compra!! e fotos!!! alcool
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySex Nov 09, 2018 5:36 pm

Peço desculpa por estar com mais dúvidas, mas ando a ver motas de enduro para comprar como sabem e vi algumas husqvarnas te 250 por volta dos 2500€ de 2007 mais ao menos, estas motas são boas? Ou apresentam algum problema grave? Porque o preço é mais reduzido para uma mota tão recente, chego a ver algumas de 2009 a menos de 3000 tanto 250 como 450, as motas são bem bonitas as que vi tem matricula com esses preços. Seria uma boa opçao?
LUIS QUINTA
WEC
WEC

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySex Nov 09, 2018 7:46 pm

As Husqvarnas "antigas" (antes de ser adquirida pela KTM) eram motas bastante competitivas e muito bem pensadas para Enduro, contudo na fiabilidade a longo prazo não era referência e obrigava a uma manutenção mais atenta e apertada que o normal.
A nível de peças, será um pouco complicado arranjar a um preço razoável mas existem.
Na hora de comprar muita atenção ao motor e folgas nos rolamentos da escora e rodas.
jdurao9
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySeg Nov 12, 2018 12:28 pm

LUIS QUINTA escreveu:
As Husqvarnas "antigas" (antes de ser adquirida pela KTM) eram motas bastante competitivas e muito bem pensadas para Enduro, contudo na fiabilidade a longo prazo não era referência e obrigava a uma manutenção mais atenta e apertada que o normal.
A nível de peças, será um pouco complicado arranjar a um preço razoável mas existem.
Na hora de comprar muita atenção ao motor e folgas nos rolamentos da escora e rodas.

Sempre ouvi falar mal dessas motas. Que têm um problema crónico na biela. Se é verdade ou não, não sei...

alcool
parreiras
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyTer Nov 13, 2018 10:04 pm

jdurao9 escreveu:
LUIS QUINTA escreveu:

Sempre ouvi falar mal dessas motas. Que têm um problema crónico na biela. Se é verdade ou não, não sei...

alcool

Longe con elas, são um bocado problemáticas.
A nível de peças ainda se arranja quase tudo e o preço nada de assustador
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyTer Nov 13, 2018 11:22 pm

Resumindo, ktm exc ou yamaha wr nao?
jdurao9
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQua Nov 14, 2018 12:28 pm

rubenandre1 escreveu:
Resumindo, ktm exc ou yamaha wr nao?

4t para mim era a WR 250, 2t tem que ser de enduro. Pesquisa por ai a que tem melhores suspensões. Eu gosto de GasGas, Marzocchi na frente e olhins atrás. Já exprimentei uma exc 250 4t de 2015 e não gostei muito do PDS... Mas cada cabeça a sua sentença. cerveja
parreiras
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQua Nov 14, 2018 7:51 pm

Compra uma ktm que ficas bem servido, eu vou na 2 e tão depressa não mudo de marca.

As exc têm boas baixas, boa entrega de potência
rubenandre1
Promoção
Promoção

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Dez 01, 2018 10:24 pm

boas malta, surgiu me a possibilidade de comprar uma ktm 450 exc mas a mota tem matricula espanhola, isto é quase o mesmo que não ter matricula em termos legais certo? ou é possivel andar com uma mota de matricula espanhola legal na estrada?
LUIS QUINTA
WEC
WEC

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Dez 01, 2018 10:47 pm

Ora bem, se a mota tem matricula espanhola e tem os documentos dela, é óbvio que se for conduzida pelo dono correspondente aos documentos não vai haver problema. Agora se a mota foi vendida e agora anda com outro dono, já não está legal, ainda por cima não tem seguro.
Agora se a mota tem os documentos todos, é possível pedir a matricula portuguesa, para o efeito terás que seguir as instruções dadas no site do imtt http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Matriculas/VeiculosUsados/Ciclomotores/Paginas/MatriculaCiclomotoresMotociclosUsados.aspx ou então pedir a um Solicitador para tratar disso, fica por volta dos 400€
jdurao9
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySeg Dez 03, 2018 9:34 am

Resumindo... Ao valor da 450 exc espanhola pões os 400€ em cima e logo vês o valor dela matriculada... Isto se tiver todos os parâmetros referidos pelo Luis Quinta no post anterior. Se salientar que a mota tem que fazer inspecção logo tens que levar piscas, espelhos, etc...
LUIS QUINTA
WEC
WEC

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySeg Dez 03, 2018 12:21 pm

Essa inspecção salvo o erro só é requerida se o modelo da mota não tiver homologação nacional ou se não tiver um documento de homologação cedido pelo vendedor.
Parece um pouco complicado, por isso, é que aconselho entregar o processo a um solicitador.
jdurao9
Verde
Verde

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySeg Dez 03, 2018 2:29 pm

Eu parti do principio que seja como legalizar carros importados que requer inspecção para atribuição de matricula... mas não ponho as mãos no fogo !!

De qualquer das formas o solicitador é a melhor opção para quem não está muito à vontade com o assunto. E talvez até o desenrolar do processo seja mais rápido

Iniciar no enduro
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte