enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarIniciar no enduro Botaof12
 

 Iniciar no enduro

Ir para baixo 
+3
Bernstein
Jofico
cs_forever
7 participantes
AutorMensagem
cs_forever
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/11/2011

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Nov 19, 2011 4:43 pm

boa tarde.

eu queria saber qual a vossa opinião soobre que mota comprar para me iniciar no enduro. eu tenho 19 anos e tenho a carta de carro, como tal da para conduzir uma 125 ate 11kw. queria que voces me ajudacem a escolher uma mota.

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Nov 19, 2011 5:14 pm

Boas,

cs_forever escreveu:
para me iniciar no enduro.

1º Que experiência tens com motas? Queres iniciar-te no enduro, mas sabes andar de mota, ou já tiveste alguma?
2º Queres a mota para quê (só terra: pistas, trialeiras, caminhos sinuosos ou estradões; ou também alcatrão)?
3º Pretendes entrar em competição?

cs_forever escreveu:
eu tenho 19 anos e tenho a carta de carro, como tal da para conduzir uma 125 ate 11kw. queria que voces me ajudacem a escolher uma mota.

O mercado é vasto e, por isso, a melhor opção depende das respostas às questões que coloquei.

Mas, partindo do princípio que não tens qualquer experiência com motas, não queres entrar na competição e queres uma máquina que também permita circular, com comodidade, na estrada, o conselho que eu te dou é:

AJP 125 dirt - mota boa e barata (óptima relação qualidade/preço).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
cs_forever
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/11/2011

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Nov 19, 2011 11:09 pm

boas.

eu n tenho experiencia de motas. queria uma mota para aprender a andar que posteriormente quero iniciar no enduro. nao e para entrar em competições, e para andar pouco em estrada. eu queria uma mota um pouco polivalente, que foce boa em enduro, de vez enquando ir ate uma pista pequena que tenho perto da minha casa com saltos pequenos.

eu estava a pensar em comprar uma 125 a 2t para ficar com a mota durante bastante tempo, visto que demora bastane tempo a dominar por completo uma 125.

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyDom Nov 20, 2011 10:48 pm

1º Não tens experiência;
2º Iniciar no enduro (sem competição);
3º Para andar um pouco em estrada.

Isto só valida o conselho que eu te dei: AJP 125.

Com à volta de 3000€ compras uma nova. Tem potência e uma ciclística suficiente para quem não tem experiência e quer iniciar-se no enduro.
Além disso, dá perfeitamente para andar em estrada, o que não acontece com uma 125 2T de competição. Com uma destas, até podes andar na estrada, mas tens que ter muita atenção à rotação e, caso necessites de reabastecer, tens que andar com o óleo contigo, para fazer a mistura.

Se houver alguém que não concorde com a minha opinião, que se manifeste dirt
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
cs_forever
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/11/2011

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySeg Nov 21, 2011 7:41 pm

nao gosto nada dessa mota, ou uma 125 a 2t ou uma 250 a 4t e o que mais me aconselham.

e ainda por cima essas mostas n tem venda nenhuma.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQua Nov 23, 2011 4:27 pm

cs_forever escreveu:
nao gosto nada dessa mota, ou 125 a 2t ou uma 250 a 4t e o que mais me aconselham.

Não gostas da AJP e queres que te aconselhem uma 125 2T ou uma 250 4T. Então:

- A MELHOR 125 2T do mercado é a Husaberg TE 125 (contacto publicado hoje na Motojornal);

- Em relação às 250 4T, o mercado é muito vasto (Europa e Japão) e acho que não se pode apontar nenhuma como sendo a MELHOR, para uma utilização endurista.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQua Nov 23, 2011 4:37 pm

cs_forever escreveu:
eu n tenho experiencia de motas. queria uma mota para aprender a andar que posteriormente quero iniciar no enduro.

uma DTR 125

é a melhor escola, inclusive a nivel técnico, pois é uma mota mto simples e com mto pouca manutenção

qd souberes andar, é uma mota super facil de vender, e compras uma mais endurista
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 24, 2011 2:34 pm

Bernstein escreveu:
cs_forever escreveu:
eu n tenho experiencia de motas. queria uma mota para aprender a andar que posteriormente quero iniciar no enduro.

uma DTR 125

Sim, para fazer uma aprendizagem, concordo (DTR 125 dirt ). Mas acho que já não há DTR`s novas.

No mercado de usados encontras com facilidade DTR`s, e com bons preços.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 24, 2011 3:27 pm

Boas.....

1º dizes que só tens carta de carro???
2º só podes conduzir motos até 125 e 15 cv
3º queres andar no enduro

Tu com carta de carro não podes conduzir uma DTR 125, porque tem 18 cv, o máximo que podes conduzir da Yamaha é uma WR 125 4T. só tem 15cv, mas com uma moto destas (com pouca potência) só consegues fazer estradões, por isso enduro está fora de questão, a andar só em estradões...
O ideal para se começar é uma 125 2t de enduro mas essas tem 23cv, ou então uma 250 4t., mas essas tbm tem 42cv. Tu não consegues com a tua idade tirar a carta até 250 cc??? se isso for possível, é o que eu te aconselho, tira a carta para mais cilindrada e podes começar a ter o prazer de fazer enduro a sério Smile Smile Smile Smile

atenção que isto é só a minha opinião e foi o que aconselhei aos meus amigos, hoje em dia eles agradecem me o conselho que lhes dei antes de fazerem asneiras Cool Cool Cool

Abraço e muito gássssss
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 24, 2011 3:42 pm

Paulo Fernandes escreveu:
Boas.....

1º dizes que só tens carta de carro???
2º só podes conduzir motos até 125 e 15 cv
3º queres andar no enduro

Tu com carta de carro não podes conduzir uma DTR 125, porque tem 18 cv, o máximo que podes conduzir da Yamaha é uma WR 125 4T. só tem 15cv, mas com uma moto destas (com pouca potência) só consegues fazer estradões, por isso enduro está fora de questão, a andar só em estradões...
O ideal para se começar é uma 125 2t de enduro mas essas tem 23cv, ou então uma 250 4t., mas essas tbm tem 42cv. Tu não consegues com a tua idade tirar a carta até 250 cc??? se isso for possível, é o que eu te aconselho, tira a carta para mais cilindrada e podes começar a ter o prazer de fazer enduro a sério Smile Smile Smile Smile

atenção que isto é só a minha opinião e foi o que aconselhei aos meus amigos, hoje em dia eles agradecem me o conselho que lhes dei antes de fazerem asneiras Cool Cool Cool

Abraço e muito gássssss

Se queres ser amigo dos teus amigos não lhes digas que as 125 2t têm 23 cv senão eles vão ao engano. Uma DTR tem aprox 26 cv e uma 125 de competição tem pelo menos 35 cv. Wink

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 24, 2011 3:59 pm

cs_forever escreveu:
eu tenho 19 anos e tenho a carta de carro, como tal da para conduzir uma 125 ate 11kw. queria que voces me ajudacem a escolher uma mota.

Atenção que de acordo com a Lei das 125 (Lei nº 78/2009 - http://dre.pt/pdf1s/2009/08/15600/0526505265.pdf ):

- tens que ter idade igual ou superior a 25 anos (al. a) do nº 9 do art. 123).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 24, 2011 5:05 pm

Boas....

Eu falei de motas de enduro, porque as de motocross é diferente.... YZ 125 2T. 39CV. a 11.500 rpm e a YZ 250 2t. 53 cv a 8.000 rpm, agora se comparar mos com a KDX 220 2T. enduro 33cv a 8.500 rpm, tem mais cilindrada, mas menos cavalos e menos agressividade do que a YZ 125 2T .... a DR-Z 250 4T. só tem 20 cv de potencia apesar de ser uma 250, já a minha mota é uma RM-Z 250 4T. de motocross e veio de fabrica com 43cv, e eu tive de a alterar toda para puder fazer enduro com ela Wink Wink Wink Wink
Em relação ás DTR 125, segundo me informaram, elas vem de fabrica com 18cv, porque vem todas "estranguladas" só depois é que se faz as respectivas alterações para ficar com mais Power, muitas vezes basta só alterar a ponteira de escape para ter resultados melhores...
Também esqueci de dizer antes que a lei só permite conduzir com carta de carro, motas até 125 cc e com potencia máxima de 15cv. alem de ter no mínimo 25 anos de idade Smile Smile Smile Smile Smile Smile Smile

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 24, 2011 5:36 pm

Paulo Fernandes escreveu:
Tu com carta de carro não podes conduzir uma DTR 125, porque tem 18 cv

Acho que deve haver DTRs 125 com 11Kw no Livrete

Há 2 semanas andei pra comprar uma DTR, (mas acabei por comprar uma Scooter 125), e apareceram algumas que os donos disseram ter 11KWs

Não sabia era da lei dos 25 anos de idade

Assim sendo tem de tirar a carta de mota
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptyQui Nov 24, 2011 5:46 pm

Bernstein escreveu:
Paulo Fernandes escreveu:
Tu com carta de carro não podes conduzir uma DTR 125, porque tem 18 cv

Acho que deve haver DTRs 125 com 11Kw no Livrete

Há 2 semanas andei pra comprar uma DTR, (mas acabei por comprar uma Scooter 125), e apareceram algumas que os donos disseram ter 11KWs

Não sabia era da lei dos 25 anos de idade

Assim sendo tem de tirar a carta de mota

Boas....

Todas as DTRs 125 que tiverem no livrete 11Kw, que equivale a 15cv, não estão bem, porque nas oficinas é que põem assim, para terem mais saída de motas desse tipo, e agora com a nova lei já conseguem vender las com mais facilidade Wink Wink Wink

Agora ao tirar carta, aproveita e tira para todo o tipo de mota... Smile Smile Smile Smile Smile Smile


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Amatsu
Verde
Verde
Amatsu


Mensagens : 107
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 29
Localização : Viana do Castelo

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySex Mar 23, 2012 10:09 pm

Atenção que com carta de carro so tens a A1 aos 25 anos amigo,

Em relação à AJP , ela no inicio tinha o motor 125 e nunca me queixei de falta de potencia para andar no monte -.- é claro que nao se pode comparar Às outras , mas para iniciar é muito boa boa e faz bons consumos e manutençao é super barata
Ir para o topo Ir para baixo
burnout
Nacional
Nacional
burnout


Mensagens : 461
Data de inscrição : 03/03/2011
Idade : 48
Localização : Valbom - Gondomar

Iniciar no enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no enduro   Iniciar no enduro EmptySáb Mar 24, 2012 8:16 am

boas

experimenta uma husqvarna WRE 125 , vem com 11kw no livrete e 2 lugares homologados

tem um bom desempenho no monte, melhor que as DTR (eu sou fan yamaha) e em estrada nao ficam nada atras das DTR

e tem o mesmo equipamento que as DTR

eu tenho a minha á venda mas estou seriamente a pensar em ficar com ela, nao de dá chatisses nem problemas e nao fica atras de ninguem, aquilo sobe tudo.

se a mota tiver de origem é um mono, vem toda estrangulada, mas com 3 coisas (escape, carburador e valvuda de escape) modificadas fica um canhao.
o escape tem uma anilha por dentro, eu cortei o meu a meio e removi a anilha para passar os gases
a valvula de espape vem desligada no cilindro, ou seja tudo trabalha mas a valvula nao mexe
o carburador da pa afinar e fica bom mas se puderes meter um 32 ou 34 fica ideal

esta é a minha ideia e que experimenta fica surpreendido

se fores da zona do Porto podes testar a minha maquina
Ir para o topo Ir para baixo
 
Iniciar no enduro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida para iniciar - KXF 250, RMZ 250 ou YZ 250 4T
» Iniciar no Enduro
» Iniciar Enduro Suzuki RMZ 450
» mota para iniciar no enduro
» ajuda malta na escolha de uma mota para me iniciar no enduro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: