enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarIniciar no Enduro Botaof12
 

 Iniciar no Enduro

Ir para baixo 
+5
FernandoDias46
ABrás
ricardodacosta1
Jofico
krillin
9 participantes
AutorMensagem
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 4:24 pm

Boas!

Tenho 35 anos e sou baixito 1.70, gostaria de iniciar para fazer uns trilhos nas serras de valongo e arredores.

Conduzo mota diariamente mas é desportiva.

Tive a ver as AJP PR4 200cc e disseram me que conseguiam baixar um bocadito tirando espuma ao banco... mas mesmo assim são 4100 euros... MUITO GUITO PARA 200cc e 18cvs...

As yamaha e honda custam um dinheirão e o grande problema é que são mesmo muito altas...

Alguem pode recomendar alguma mota ou então forma de rebaixar alguma delas.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 6:33 pm

Boas krillin,

Começo por dizer que a tua altura (1,70) não é impeditiva de pilotar qualquer mota de enduro ou mx. Existem Campeões, que são mais baixos.
É verdade que podes sentir mais dificuldade em zonas trializantes (enduro extreme) e aqui poderás cair com mais facilidade. Mas é tudo uma questão de hábito e, se não te sentires bem em trialeiras (há muita gente que não gosta), podes sempre rolar em muitos outros sítios (caminhos, estradões e pistas...).
krillin escreveu:

As yamaha e honda custam um dinheirão e o grande problema é que são mesmo muito altas...
Não são só as Yamaha e as Honda: qualquer mota de competição (principalmente se for a 4T), de todas as marcas, custa sensivelmente o dobro do que custa uma AJP.

Tens que ver que uma AJP é uma mota de enduro, mas não se pode considerar uma mota de competição. Uma AJP não é uma mota feita a pensar em corridas (apesar de haver quem participe com elas, e com sucesso), mas sim a pensar numa utilização mista (estrada/terra). As AJP são equipadas com motores menos potentes e têm uma ciclística menos evoluída (o suficiente para um enduro de lazer) e, por isso, são muito mais baratas.
Em contrapartida, não são nada exigentes em termos de manutenção, ao contrário das 250 4T de competição, que requerem muito mais cuidados mecânicos.
Por isso, pode ser considerada uma óptima mota de iniciação na prática desta modalidade.

Para finalizar, se comprares uma AJP, compra a AJP PR5 250, que é a melhor.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 6:38 pm

Obrigado pela resposta.

Eu sei que a AJP PR5 250cc é a melhor mas já passa os 5000 euros, ou alguem conheçe um stand que venda isso por um preço mais razoável?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 8:14 pm

krillin escreveu:
Obrigado pela resposta.

Eu sei que a AJP PR5 250cc é a melhor mas já passa os 5000 euros, ou alguem conheçe um stand que venda isso por um preço mais razoável?

Porque não comprar uma usada, não gosto de dizer isto, mas é a realidade, perfiro uma boa mota usada a uma AJP...
Ir para o topo Ir para baixo
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 8:22 pm

O problema das usadas é que isto são motas que levam muito coça... diria que comprar uma mota de enduro boa e barata não existe... pode existir baratas mas a precisar de levar muita reparação em cima...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 8:24 pm

Mas entre 4000 e 5000€ já arranjas boas motas e relativamente recentes...
Ir para o topo Ir para baixo
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 8:37 pm

Não sei porque de dizeres isso... basta procurar que elas aparecem.. comprei recentemente uma 125 de enduro de 2005 Muito muito boa mesmo, inacreditável mesmo, e uma migo também apanho um negocio de uma 450 exc de 2007 com 70horas... está atento que elas aparecem.. recentemente ate acho que esta aqui uma husaberg a 4t muito nova...
Mas pronto nenhuma tem garantia...ao comprares uma ajp nova "acho" que tens garantia :-D
Ir para o topo Ir para baixo
FernandoDias46
Verde
Verde
FernandoDias46


Mensagens : 287
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 37
Localização : Capital Europeia da Cultura 2012

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 9:05 pm

Enviei MP
Ir para o topo Ir para baixo
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 9:12 pm

Já agora e sei que não é este o vosso estilo de mota, mas talvez alguns de voçês já tenham experimentado.

A Honda Nx4, atenção que o meu objectivo não é andar a subir paredes nem nada muito agressivo, é curtir uns trilhos mas sem abusar muito porque já tou velho e cheio de lesões!

Que acham desta para fazer uns trilhos, será que com uns pneus mais de taco se aguenta a umas brincadeiras?
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 10:15 pm

Aqui está a mota que referes: Honda NX4 (400cc ; 30cv)

Iniciar no Enduro Hondanx404bikepics29059
krillin escreveu:
A Honda Nx4, atenção que o meu objectivo não é andar a subir paredes nem nada muito agressivo, é curtir uns trilhos mas sem abusar muito porque já tou velho e cheio de lesões!

Que acham desta para fazer uns trilhos, será que com uns pneus mais de taco se aguenta a umas brincadeiras?
Esta é uma verdadeira trail, e se for para andar em ritmo de passeio em caminhos pouco esburacados, serve.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
matola
Verde
Verde
matola


Mensagens : 160
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 51
Localização : Seixo-Mira

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 10:27 pm

voltando ao assunto inicial peço desculpa mas por 4000€ ja compras uma boa moto usada para curtir uns passeio, não vou dizer mal da AJP porque não tenho razão para isso , mas falta um bocado de pica na moto é bom para iniciante de fim de semana mas ao fim de uns meses tens que procurar algo mais.
com calma arranjas uma boa 250 4t num stand para rodares o punho, é preciso é calma e um amigo para aconselhar pois por vezes o coração fala mais alto que a cabeça Smile
Ir para o topo Ir para baixo
jorgejesus1974
Verde
Verde
jorgejesus1974


Mensagens : 241
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 49
Localização : Porto

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 10:36 pm

Arrow Boas,
Aqui vai a minha opinião e vale o que vale...Espero ajudar a tirar as tuas duvidas.
A cerca de um ano e meio atras, estava como tu. Queria andar de moto, mas não voltar a estrada por varios motivos.
comprei uma moto do genero (Kawasaki KLX250). Depois de tres meses no monte, era sempre a fundo não dava mais. Se é que me entendes...
Vi-me obrigado a trocar de moto e gastar dinheiro duas vezes. Claro está retomas e mais trocas. Perde-se sempre.. Certo.
Comprei ou troquei por uma WR250F(4tempos), esta sim enche-me as medidas, tem força anda bem e ainda hoje não a levo aos limites como gostaria, até por percaução ou medo...
Quanto ao ser usada, não tens problemas. Procura ou leva alguem entendido contigo. A minha era usada e até hoje o que levou foi no incio deste ano transmisão nova correia da distribuição por percaução e o normal de desgaste...
Quanto a tua altura, não tens problemas eu meço 1,70 tambem e custa-me a chegar ão chão. Mas podes baixar a moto, afinar as suspenções e treinar para o equilibrio em cima da moto. mas das primeiras vezes! Eu parti umas quantas manetes. Hoje ja faço umas provas para descontrair e comprovar as minhas melhorias. ainda ando na cauda do pelotão mas vou melhorando com o tempo.
Ja tenho 38.
Quanto a bike a escolher compra com mais qualquer coisa de potencia para não te arrependeres. pois tu é que controlas o punho.
Ja agora a 4 tempos sempre perdoa as falhas técnicas de um aprendiz....
Espero que te ajude a minha experiencia no monte, que como tu ves é curta.
O enduro é para todos e por todos, isso sim. A camaradagem que existe no meio é boa e recomendo....
Grande abraço, vemo-nos por ai....
Ir para o topo Ir para baixo
matola
Verde
Verde
matola


Mensagens : 160
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 51
Localização : Seixo-Mira

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 10:43 pm

e completando o comentario do jorgejesus1974 compra uma 4t commotor de arranque, faz muita diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 10:53 pm

Então e a NX4 alguem tem alguma coisa a favor a dizer dela?!?! Smile

Dessas arranja-se barato e para estragar era o ideal Smile
Ir para o topo Ir para baixo
jorgejesus1974
Verde
Verde
jorgejesus1974


Mensagens : 241
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 49
Localização : Porto

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 11:02 pm

krillin escreveu:
Então e a NX4 alguem tem alguma coisa a favor a dizer dela?!?! Smile

Dessas arranja-se barato e para estragar era o ideal Smile
Arrow Isso é mota com aspecto de monte. mas não é para o monte...
tens que fazer algumas modificações. e se não me engano o deposito é de chapa!
vai dando, mas depois vem a manutenção. para não falar das suspenções que não ajudam para o que vais precisar.
Ir para o topo Ir para baixo
matola
Verde
Verde
matola


Mensagens : 160
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 51
Localização : Seixo-Mira

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyTer Fev 12, 2013 11:10 pm

isso é moto para estrada com saidas uma vez por outra a caminhos de terra batida, não esperes mais que isso, suspensões demasiado brandas, muito material em chapa, demasiado peso para a potencia etc...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 10:47 am

krillin escreveu:
Então e a NX4 alguem tem alguma coisa a favor a dizer dela?!?! Smile

Dessas arranja-se barato e para estragar era o ideal Smile

Boas...

Essa mota para o monte, é um bidão com rodas.... se tu queres ir para o monte divertir te e evoluires na tua condução, não vai ser com esta mota que vais conseguir isso, e como já foi dito aqui por outros... compra uma usada, basta procurares que encontras a mota certa para ti, e o melhor para começar é 250cc 4T

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 2:34 pm

Já agora a nível de manutenção, uma 250cc tem a mesma manutenção que uma 400cc ou tem que se ter muitos mais cuidados numa 250cc? sou um bocado preguiçoso queria uma que não tivesse que estar a limpar a fazer manutenção sempre que vou dar um passeio no monte! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 46
Localização : marco de canaveses

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 2:56 pm

Pois olha que lavar a mota, lubrificar e limpar o filtro do ar são ''serviços minimos'' obrigatórios cada vez que se vai ao monte,para manter a boa saúde da tua carteira Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 3:19 pm

Lubrificar e limpar o filtro de ar não me pareçe muito dificil Smile acho que isso ainda dá para fazer!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 3:46 pm

krillin escreveu:
Já agora a nível de manutenção, uma 250cc tem a mesma manutenção que uma 400cc ou tem que se ter muitos mais cuidados numa 250cc? sou um bocado preguiçoso queria uma que não tivesse que estar a limpar a fazer manutenção sempre que vou dar um passeio no monte! Smile

Tu sempre que voltares do monte, tens de, lavar a mota, lubrificar cabos e corrente, limpar o filtro do ar e pôr oleo de filtro, (nesta altura como não á pó) podes ir 2/3 vezes sem limpar o filtro.... ver a água do radiador e o nível de óleo do motor, além de meter "gota"...

Quanto á manutenção, se fores um piloto com uma condução muito agressiva e muito pesado, é claro que vai desgastar o motor mais depressa do que uma mota com mais cilindrada.... mas como tu só vais iniciar agora no enduro, esse problema ainda é muito cedo para te preocupares, e atenção que as 250cc 4T consomem menos e desgastam menos o pneu traseiro
Ir para o topo Ir para baixo
krillin
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/02/2013

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 3:59 pm

Ultima pergunta e não vos chateio mais! Smile

Eu tenho uma mota de estrada.... mas ter uma mota par só pegar nela aos sabados de manhã faz um bocado de confusão.

É possivel andar com isto em cidade claro mas tipo 2 ou 3 vezes por semana!? estraga? ou é na boa?
Ir para o topo Ir para baixo
jorgejesus1974
Verde
Verde
jorgejesus1974


Mensagens : 241
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 49
Localização : Porto

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 8:48 pm

krillin escreveu:
Ultima pergunta e não vos chateio mais! Smile

Eu tenho uma mota de estrada.... mas ter uma mota par só pegar nela aos sabados de manhã faz um bocado de confusão.

É possivel andar com isto em cidade claro mas tipo 2 ou 3 vezes por semana!? estraga? ou é na boa?
Arrow Boas,
É na boa,
ha até quem converta estas motos em supermotard, para andar na rua.
Como te disse anteriormente.
Tu é que controlas o punho. pois estas motos não tem limitador, tens que ter a noção de quando deves aliviar a mão do acelarador. para não entrar em excesso de rotação.
Quanto ão resto da-lhe gás, e usa a cabeça.....
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Iniciar no Enduro Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciar no Enduro   Iniciar no Enduro EmptyQua Fev 13, 2013 10:38 pm

krillin escreveu:


É possivel andar com isto em cidade claro mas tipo 2 ou 3 vezes por semana!? estraga? ou é na boa?

Na minha opinião, esquece levares isso para o trabalho, essas motas não têm canhão nem chave, facilmente ta roubão, vais dar cabo dos pneus num ápice, o desgas-tas mais a mota uma vez que andas com as rotações lá em cima...

Compra antes uma scooter por 300€ e deixa essa para andar no mato.

Ou compra uma KTM690 Enduro e aí já andas na terra e na estrada à vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Iniciar no Enduro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida para iniciar - KXF 250, RMZ 250 ou YZ 250 4T
» Iniciar no enduro
» Iniciar Enduro Suzuki RMZ 450
» mota para iniciar no enduro
» ajuda malta na escolha de uma mota para me iniciar no enduro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: