Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt) |
|
| Campeonato Regional de Enduro | |
|
+43200.exc Vulcão cupertino springfield xeno dpsilva queiros carlos fraga Farrajota carlos pepe milo-rafael foguette TiagoCar12 flash Luis Lima ReAlGoD carlitos geobik tiago santos miguelktm xico13 joints Fabio Pereira wrz hsilva250 valmeiral pantera nuno_gsm hondaredrider benduro ndias Do77ore Malheiro Luis-excelencia Vascosequeiros paxx Adelino Sousa andréferreira nfreitas AlexDJ nacnac piminho74 melicia 47 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
andréferreira Elite
Mensagens : 754 Data de inscrição : 06/08/2009 Idade : 55 Localização : Porto
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Sex Fev 12, 2010 2:09 pm | |
| | |
| | | ndias Verde
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qua Fev 17, 2010 2:17 pm | |
| Mais um inscrito Quero é monte para desbravar | |
| | | benduro WEC
Mensagens : 950 Data de inscrição : 27/07/2009 Idade : 46 Localização : braga
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qua Fev 17, 2010 3:03 pm | |
| mesmo estando a trabalhar longe e so ir a casa aos fins de semana no que poder ajudar para levar
este projecto avante assim o farei.
nao existe nenhum advogado aqui no forum?
nao podemos excluir todas as questoes juridicas no caso disto andar para a frente
temos que nos salvaguardar de possiveis retaliaçoes de pessoas mal intencionadas ou
com dor de cotovelo.
outro apoio importantissimo, sao as entidades camararias, nao temos hipoteses, sem o apoio de entidades
credibeis, isto nunca verá a luz do dia.
no caso da Camara da Povoa acho que o apoio foi evidente, mesmo á chuva esteve presente o representante.
no que for possivel aqui estou | |
| | | ndias Verde
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 11:57 am | |
| Subscrevo o benduro, estou a trabalhar em Lisboa, mas estou disponível.
Se precisarem de alguma coisa cá em Lisboa, eu posso representar o nosso Regional, se assim o entenderem.
Cumprimentos, | |
| | | nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Braga
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 12:12 pm | |
| Nas questões jurídicas o Vasco já disse que tratava e eu sei que isso tá controlado Depois no que toca á realização de provas, cada organização terá os seus apoios, e pelo que me parece já temos 3 ou 4 corridas onde isso acontece e que poderão representar o pontapé de saída para o dito campeonato. Eu sei que a Câmara de Vila Verde alinharia já num apoio a um enduro, da última vez que lá estive propuseram-me isso, mas haja paciência para lidar com eles... Se alguém tiver tempo, eu encarrego-me dos percursos | |
| | | andréferreira Elite
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 12:36 pm | |
| - Adelino Sousa escreveu:
- Calama aí Nuno... o vasco já está contratado para A Póvoa de Lanhoso...
Além de já cá trabalhar à bastantes anos, foi meu professor de educação física e agora já somos colegas, por isso vejam, já foi aos aninhos... Eu naquela altura ainda olhava para a capa dele e viga o autocolante KTM e pensava este gajo deve ser um grande maluco... e é mesmo, no bom sentido, é claro!!!
A maior dificuldade prende-se em arranjar uma seguradora, pois uma coisa é passeios, outra coisa é competição... Pois se tivermos seguros, autorização camararia, este ultimo igualmente importante pois envolve um vasto leque de entidades, desde GNR, Bombeiros e com isto assegurado penso que a federação não se pode envolver...
Mas vamos aguardar o parecer juridico do professor vasco e como já lhe disse num mail privado:
"BEM VINDO DE VOLTA AO ENDURO" A FMP é soberana em todas as competições motociclisticas em Portugal. Discordando da actividade,associativa ou não,pode fazer abortar qualquer tipo de apoio de entidades públicas com um simples comunicado á Secretaria de Estado do Desporto,e a partir desse momento torna qualquer competição ilegal da qual os organizadores podem ser responsabilizados e processados. È pena,mas de direito foi a informação que me deram. Espero sinceramente que esteja errada... | |
| | | hondaredrider WEC
Mensagens : 1699 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 48 Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 2:14 pm | |
| Boas a Todos,
Sou do sul e como que está fora não racha lenha, apenas me reservei á leuitura como tal, tenho estado atentamente a seguir este tópico.
Infelizmente também tinha a ideia do que foi comunicado ao andreferreira, pois não com a fnm, mas sim com a fpak já tinha vivido uma situação semelhante no karting.
Ou seja fora da FMP será muito dificil, para não dizer impossível fazer qualquer prova legal, pois o simples facto de pedir Policiamento e a respectiva autorização ao Governo Civil requer comunicação a entidade a que a secretaria de estado do desporto encarregou de regular essa modalidade em Portugal, neste caso a FMP.
Porém considero de interesse superior a vontade por vós manifestada assim como o espirito empreendedor que está patente ao longo deste tópico...
Vão em frente e se houver a forma de contornar, ou respectiva lacuna na lei que o permita, é de aproveitar pois acredito que querer é poder e há aqui muita gente que quer. | |
| | | nuno_gsm WEC
Mensagens : 1632 Data de inscrição : 11/09/2009 Idade : 43 Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 2:20 pm | |
| Nao se eskeçam da zona do vale do minho Existem mtos enduristas aqui sedentos por uma boa prova de extreme www.valedominho.pt cumps | |
| | | melicia WEC
Mensagens : 1614 Data de inscrição : 06/08/2009 Localização : Lagares
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 5:36 pm | |
| Ora viva
Andre: Isso é quase tudo verdade e o grande problema é esse.
Quanto a pedir autorizaçoes é só preciso pedir as camaras. Pedir á GNR um parecer favoravel. Nao esquecer que isto é enduro e presumece que todas as motas estao em condiçoes para andar na via publica...
Pardal voa cobra rasteja | |
| | | pantera Nacional
Mensagens : 304 Data de inscrição : 08/02/2010 Idade : 40 Localização : Marco de Canaveses
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 7:24 pm | |
| Boas... Vou comentar uma coisa que se passou comigo e não com outros.. Tenho uma pista de motocross onde de vez em quando faço uns motocross e houve uma queixa na federação contra nós (hoje sei quem foi), a federação enviou um email a camara mas esta nada fez por ser a primeira queixa.Como um dos organizadores do próximo enduro no Marco fui a camara do Marco pedir um apoio para a organização desta e foi me dito pelos responsáveis do sector de desporto da camara que não nos podiam ajudar em nada, nem simplesmente nos emprestar umas barreiras, ou deixar nos fazer uma especial num terreno que pertence a camara. E eu pergunto como é que as outras camaras ajudam e esta não? Eles responderam me assim, todo o evento que não esteja ligado a uma federação é ilegal onde a camara nos pode passar uma grande multa, e posso vos dizer no nosso caso dos motocross não é grande mas sim muito grande. Tudo o resto não sei, pois nós prosseguimos com o nosso enduro mas sem qualquer tipo de ajuda nem a mais minina da parte da camara, pois assim se negaram. Bons treinos | |
| | | Vascosequeiros Verde
Mensagens : 143 Data de inscrição : 02/11/2009 Idade : 60 Localização : Braga
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 7:52 pm | |
| Tal como disse pedi a amigos e familiares Advogados um parecer sobre o assunto. Na conversa que tive transmitiram-me que no entender deles a única entidade que pode atribuir o título de Campeão Nacional é a Federação de Motociclismo de Portugal, no entanto outras entidades podem realizar actividades da modalidade. Na conversa que tive, surgiu como exemplo os milhares de torneios e futebol que se realizam em Portugal e que são organizados pelas mais diversas entidades: bombeiros, escuteiros, clubes, etc. Se tal se passa no Futebol não é, à partida, plausível que haja um regime especial para o Enduro. As pessoas contactadas ficaram as de averiguar mais sobre o tema, mal tenha noticias publico-as. De qualquer forma, penso que a constituição de uma Associação Regional será sempre uma mais valia, uma vez que, a modalidade de que tanto gostamos ainda tem muito que desbravar. Com uma Associação permitimos que os mais velhos continuem ligados à modalidade, transmitindo os seus conhecimentos aos mais novos, aplicando a sua experiência na organização de eventos (passeios, provas,etc), aproveitar a sua vivência para investigar meio e métodos de treino, etc. Por exemplo: se tiver um filho com 8 anos e quiser (e ele também)que ele venha a ser um futuro Campeão de Enduro, quais as etapas de aprendizagem pelas quais ele deve passar? deverá começar pelo motocross? Deverá por começar a andar no monte? deverá ter em primeiro adquirido a técnica do trial? Também já estou a estudar quais os passos a dar para a constituição de uma Associação. Brevemente darei noticias. | |
| | | ndias Verde
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Qui Fev 18, 2010 11:42 pm | |
| Muito bem Gostei muito do post. Força nisso. Nesse ponto de como começar para treinar um Campeão Nacional tem toda a razão. O meu pai (endurista desde que nasci quase) já há muito diz que vão ser criadas zonas "Reservas de Enduro" em vários sítios para podermos treinar à vontade. Não era mal visto e podíamos treinar o Enduro propriamente, sem ter que começar pelo Motocross ou Trial como referiu. | |
| | | valmeiral Nacional
Mensagens : 465 Data de inscrição : 13/08/2009 Idade : 50 Localização : Serra da Boneca
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Sex Fev 19, 2010 9:10 am | |
| - Adelino Sousa escreveu:
A FMP é soberana em todas as competições motociclisticas em Portugal. Discordando da actividade,associativa ou não,pode fazer abortar qualquer tipo de apoio de entidades públicas com um simples comunicado á Secretaria de Estado do Desporto,e a partir desse momento torna qualquer competição ilegal da qual os organizadores podem ser responsabilizados e processados. È pena,mas de direito foi a informação que me deram.
Espero sinceramente que esteja errada... Acho que os passos que se têm que dar são estes: 1º Sendo uma Federação um conjunto de clubes é preciso averiguar quais os passos necessários para se criar uma Federação, neste caso uma federação regional de enduro; 2º Legalizar esta federação junto da secretaria de estado do desporto de forma a que esta delegue nesta nova federação as competências necessárias para a organização de eventos desportivos. Se conseguirmos isto está feito. No entanto acho que a empreitada é grande. Eu vou falar com conhecidos meus que já conseguiram criar uma federação nacional, de outra modalidade, para ver no que eles me podem ajudar. | |
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Sex Fev 19, 2010 10:30 am | |
| - valmeiral escreveu:
- Adelino Sousa escreveu:
A FMP é soberana em todas as competições motociclisticas em Portugal. Discordando da actividade,associativa ou não,pode fazer abortar qualquer tipo de apoio de entidades públicas com um simples comunicado á Secretaria de Estado do Desporto,e a partir desse momento torna qualquer competição ilegal da qual os organizadores podem ser responsabilizados e processados. È pena,mas de direito foi a informação que me deram.
Espero sinceramente que esteja errada... Acho que os passos que se têm que dar são estes: 1º Sendo uma Federação um conjunto de clubes é preciso averiguar quais os passos necessários para se criar uma Federação, neste caso uma federação regional de enduro; 2º Legalizar esta federação junto da secretaria de estado do desporto de forma a que esta delegue nesta nova federação as competências necessárias para a organização de eventos desportivos.
Se conseguirmos isto está feito. No entanto acho que a empreitada é grande.
Eu vou falar com conhecidos meus que já conseguiram criar uma federação nacional, de outra modalidade, para ver no que eles me podem ajudar. A citação acima é minha e não de Adelino Sousa. A criação de uma federação regional não é possivel,porque infelizmente não somos um país regionalizado mas sim centralizado. A criação da associação AMTT é uma meta a atingir para tudo que é descrito por VascoSequeiros e mais,é uma atitude pioneira em Portugal no plano motociclistico enduro/TT(julgo eu). De todos estes muitos anos ligado ao enduro nos bastidores,esta ideia da criação da AMTT é na minha opinião uma das melhores para começar a mudar algo. Parabéns ao VascoSequeiros e desde já manifesto aqui o meu total apoio á sua AMTT e espero que neste fórum haja mais pioneiros para apoiar esta excelente ideia. Porque pilotos já temos... | |
| | | benduro WEC
Mensagens : 950 Data de inscrição : 27/07/2009 Idade : 46 Localização : braga
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Sex Fev 19, 2010 11:15 am | |
| boas
acho que ja estamos a dar um passo maior do que a perna, ainda se estava a falar de um conjunto de datas, e ja se falava num campeonato, tava se a falar de uma associação e ja estao a falar de uma federaçao.
calma ai minha gente.
para se fazer tem de ser com a necessaria calma para nao darmos um tiro no proprio pé.
a meu ver o primeiro passo ja foi dado, termos um conjunto de organizaçoes capazes e com vontade de ir para a frente.
2 passo seria segurar essas organizaçoes e protegelas legal e juridicamente.
3 passo criar ai sim uma associaçao para que possa servir de juri e de apoio as varias organizaçoes.
4 ver o que é possivel fazer para uma futuro campeonato associativo, prova disso o campeonato do Xalon. claro que no caso do xalon é sempre em pistas de mx o que facilita tudo mas tem o seguro obrigatorio, e tem sempre ambulancias a dar apoio.
agora ja nao tenho mais passos.
Outro ponto, que tem de se ver é o seguinte, conseguir apurar com certezas porque é que estas provas tem o n de inscritos que estao a ter. se vamos por tudo legal, como deveria ser, vamos estar a fazer o mesmo que a federaçao faz.
repito temos de ir com calma para a nossa mentalidade mudar. se virmos os espanhois que veem ca nao se ve motas de MX é tudo legalizado, proveniente duma cultura diferente e regras diferentes.
aqui nao temos isso e falo por mim. as duas ultimas motas que tive sao de mx, nao por opçao mas por força do negocio.
o que na minha opiniao tira gente do CNE é a obrigatoriedade de tirar a licença, ter a mota 100 legal, luz seguro matricula, etc.
este tipo de provas assim como todas as piratas nao tem nada disso, e acho que por isso é que tem o n de inscritos que tem.
(ja tou perdido )
resumindo começar com calma para chegar longe | |
| | | Vascosequeiros Verde
Mensagens : 143 Data de inscrição : 02/11/2009 Idade : 60 Localização : Braga
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Sex Fev 19, 2010 6:01 pm | |
| Concordo com o que tem sido dito. A organização de Enduros piratas com participações massivas de pilotos, despoletou a discussão sob a forma como está organizado o enduro em Portugal. De facto a FMP deveria, tal como as federações das outras modalidades, descentrilizar as suas competências e criar Associações Regionais (5 no meu entender: Norte, Centro, Sul, madeira e açores) para que essas associações pudessem organizar campeonatos regionais para que os pilotos menos virtuosos, os mais velhos, os com menos posses e os que se estão a iniciar na modalidade tenham oportunidade de competir e mostrar o seu valor. É isso que se passa na maioria das modalidades: Futebol, Andebol Basquetebol, etc Como a Federação não satisfaz o desejo de uma grande maioria dos Enduristas, começaram a haver várias organizações piratas, sobretudo no Norte. No meu entender devemos criar brevemente (até Julho) uma Associação Regional. Sensibilzar os organizadores dos vários enduros que se realizam na região para fazerem parte dela. No corrente ano a Associação teria como objectivos: realizar um estágio tendo em vista a formação de novos Enduristas; Organizar um ou dois seminários com pilotos e entidades organizadoras para se analizar o "estado do Enduro" e prespectivar possiveis alterações e ao mesmo tempo, com calma e com a colaboração de juristas ver a possibilidade de no ano de 2011 a Associação organizar o 1º Campeonato Regional (se for viavel). Assim, tal como sugere o Benduro dariamos passos firmes e seguros na construção de uma estrutura melhor | |
| | | nuno_gsm WEC
Mensagens : 1632 Data de inscrição : 11/09/2009 Idade : 43 Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Sex Fev 19, 2010 6:19 pm | |
| - Vascosequeiros escreveu:
- Concordo com o que tem sido dito.
A organização de Enduros piratas com participações massivas de pilotos, despoletou a discussão sob a forma como está organizado o enduro em Portugal. De facto a FMP deveria, tal como as federações das outras modalidades, descentrilizar as suas competências e criar Associações Regionais (5 no meu entender: Norte, Centro, Sul, madeira e açores) para que essas associações pudessem organizar campeonatos regionais para que os pilotos menos virtuosos, os mais velhos, os com menos posses e os que se estão a iniciar na modalidade tenham oportunidade de competir e mostrar o seu valor. É isso que se passa na maioria das modalidades: Futebol, Andebol Basquetebol, etc Como a Federação não satisfaz o desejo de uma grande maioria dos Enduristas, começaram a haver várias organizações piratas, sobretudo no Norte. No meu entender devemos criar brevemente (até Julho) uma Associação Regional. Sensibilzar os organizadores dos vários enduros que se realizam na região para fazerem parte dela. No corrente ano a Associação teria como objectivos: realizar um estágio tendo em vista a formação de novos Enduristas; Organizar um ou dois seminários com pilotos e entidades organizadoras para se analizar o "estado do Enduro" e prespectivar possiveis alterações e ao mesmo tempo, com calma e com a colaboração de juristas ver a possibilidade de no ano de 2011 a Associação organizar o 1º Campeonato Regional (se for viavel). Assim, tal como sugere o Benduro dariamos passos firmes e seguros na construção de uma estrutura melhor APOIO VIVAMENTE | |
| | | nacnac Admin
Mensagens : 3077 Data de inscrição : 17/07/2009 Idade : 46 Localização : Braga
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Dom Fev 21, 2010 2:08 pm | |
| O decreto-lei que estabelece o regime jurídico das federações desportivas é o 248-B/2008. Basicamente o que nos interessa reter deste diploma para a nossa conversa é o seguinte: Na introdução é dito: "...clarifica -se que as organizações de clubes (ligas e associações distritais ou regionais), com funções de organização, disciplina e promoção da modalidade na sua área de intervenção, exerçam tais funções por delegação da federação desportiva em que se inserem: todas estão subordinadas às orientações provindas da federação e esta tem os meios necessários para fazer valer as suas orientações." Artigo 9.º Direito de inscrição As federações desportivas não podem recusar a inscrição dos agentes desportivos, clubes ou sociedades desportivas com sede em território nacional, desde que os mesmos preencham as condições regulamentares de filiação definidas nos termos dos seus estatutos.
Artigo 31.º Associações territoriais de clubes 1 — Os clubes participantes em quadros competitivos de âmbito territorial específico agrupam -se em associações de clubes organizadas de acordo com a área geográfica em que decorram as respectivas competições. 2 — As associações a que se refere o presente artigo exercem, por delegação da federação desportiva em que se inserem, as funções que lhes são atribuídas.
Posto isto, a conclusão é a de que podemos criar uma associação e a federação aceita-a, se se respeitarem as condições definidas nos seus estatutos. Estatutos FMP Os estatutos dizem: Podem ser Associados da Federação quaisquer Clubes ou Associações: a) Que nela venham a ser admitidos; Que reúnam cumulativamente as seguintes condições: 1- Tenham o seu objecto estatuário a prática e/ou o fomento do motociclismo; 2- Possuam sede em território nacional; 3- Estejam legalmente constituídos. Assim, a associação estará subordinada à federação, pelo que para organizarmos posteriormente um campeonato/ troféu, terá de ser sob a sua tutela. Isto não impede que se crie para já a associação e posteriormente, se efectivamente quisermos ir para a frente com o campeonato/troféu regional, se apresente um projecto à federação (o que me parece inevitável). Neste momento existe por exemplo o Troféu do Nabão de XC, no centro do país. Deverá estar definido nos mesmos moldes.
Última edição por nacnac em Dom Fev 21, 2010 3:59 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | melicia WEC
Mensagens : 1614 Data de inscrição : 06/08/2009 Localização : Lagares
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Dom Fev 21, 2010 2:50 pm | |
| Ora viva O problema é o valor da licença ??? a taxa de prova 275€ e o seguro de prova 650€. Qualquer clube filiado na federaçao pode organizar um trofeu só que as condiçoes que me foram impostas sao estas... Começo a ficar cansado de dar murros em ponta de faca... A politica do agazalho perdumina por aquelas bandas. mas ainda nao desisti da ideia vamos ver outra hepotese que está em estudo... Quando tiver mais novidades eu xuto ca para a malta. Pardal voa cobra rasteja | |
| | | hsilva250 Promoção
Mensagens : 54 Data de inscrição : 07/08/2009 Localização : st tirso
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Seg Fev 22, 2010 12:23 am | |
| boas Bem este debate ta do melhor Temos ideias, gente informada e com vontade de fazer valer as suas intenções. Parabéns a todos os intervenientes e força com isso Isto pode vir a ser uma grande mudança no panorama do enduro nacional. Bem visto ate vai mais longe... acho que isto demonstra que a malta esta um pouco farta de viver num país com os poderes demasiados centralizados Fico parvo com a nossa federação. uma federação que não serve os interesses, desejos, dos amantes e protagonistas da modalidade, acho que e uma treta. | |
| | | valmeiral Nacional
Mensagens : 465 Data de inscrição : 13/08/2009 Idade : 50 Localização : Serra da Boneca
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Seg Fev 22, 2010 9:41 am | |
| Fico contente de ver que desde a minha última intervenção já se escreveu quase uma página.
Só para esclarecer quem não percebeu a minha anterior intervenção: 1. Quando falei em na criação de uma Federação Regional foi no sentido de que uma Federação é um Associação de Clubes e um clube ou associação é um conjunto de individuos; 2. Como podem ver pelo histórico das intervenções neste fórum a FMP tem o poder de bloquear a organização de qualquer prova regional de enduro que não seja organizada po si ou atravéz de um seu associado; 3. Organizar provas sob a alçada da FMP pode não ser financeiramente viável.
Qual é então a alternativa? Eu sou da opinião de que passa por uma entidade com poderes similares aos da FMP mas a nível regional. Apesar de como foi dito, e bem, nós não estarmos organizados em regiões autónomas mas estamos organizados regionalmente ao nível do governo cívil. O caminho pode passar por aqui.
Não se isto isto é viável ou não mas parece-me ser a única solução.
Como antes foi dito podemos começar por fazer alguma coisa. Criar a associação, organizar estágios, promover a modalidade e entretanto dar os passos necessários para se conseguir organizar Enduros regionais num futuro próximo. Atenção oque se conseguirmos isto já é muito bom pois ganhamos massa crítica, angariamos associados e o "martelo ganha peso". | |
| | | wrz Verde
Mensagens : 208 Data de inscrição : 13/01/2010 Localização : nuorte
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Seg Fev 22, 2010 10:45 am | |
| Exatamente, só que devia conciliar-se mais do que 1 distrito | |
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Seg Fev 22, 2010 11:06 am | |
| Lembro-me agora que em Portugal já existiram duas federações nacionais de motociclismo em simultãneo.
Na altura a FPM de Vitor Calado e a actual FNM(FMP) de Jorge Viegas.
Não me recordo das razões,mas acho que começou com a perda do estatuto de utilidade pública da FPM,na altura criou bastante polémica. Mas se bem me lembro chegou a existir dois campeonatos nacionais de enduro em simultãneo, o da FPM e o da FNM,julgo eu.
Os mais veteranos recordam-se concerteza deste episódio mais polémico.
Pode ser uma pista para se começar algo... | |
| | | hondaredrider WEC
Mensagens : 1699 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 48 Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Seg Fev 22, 2010 11:26 am | |
| Boas a Todos, - Citação :
- andréferreira Seg Fev 22, 2010 11:06 am
-------------------------------------------------------------------------------- Lembro-me agora que em Portugal já existiram duas federações nacionais de motociclismo em simultãneo.
Na altura a FPM de Vitor Calado e a actual FNM(FMP) de Jorge Viegas.
Não me recordo das razões,mas acho que começou com a perda do estatuto de utilidade pública da FPM,na altura criou bastante polémica. Mas se bem me lembro chegou a existir dois campeonatos nacionais de enduro em simultãneo, o da FPM e o da FNM,julgo eu.
Os mais veteranos recordam-se concerteza deste episódio mais polémico.
Pode ser uma pista para se começar algo... UI André, não vás por aí ... isso é para esquecer e não para recordar, muito menos para tomar como exemplo, é um dos mais tristes episódios do nosso motociclismo. O que se trata aqui é de gente séria a querer fazer coisas boas é totalmente diferente. | |
| Assunto: Re: Campeonato Regional de Enduro Seg Fev 22, 2010 12:41 pm | |
| hondaredrider:
Como disse não me recordo das razões,boas ou más sérias ou não. Só achei pertinente recordar este episódio,pois toda a informação é necessário para esta empreitada. | |
| | | | Campeonato Regional de Enduro | |
|