Boas FernandoDias
Se for pratica de enduro de competiçao a R é melhor, pois o motor é mais potente e rapido e no enduro o que conta sao as especiais (por exemplo basta ver a equipa oficial Honda de enduro em que corre tudo com a R)
No entanto para a pratica de enduro de lazer, dar umas voltas com amigos ao fim de semana, fazer umas trialeiras, etc... a X é sem duvida melhor. De origem tras as suspensoes preparadas para enduro (mais macias), tem umas baixas fantasticas para fazer trialeiras, motor muito redondo e facil de controlar e de ganhar confiança na mota, motor de arranque electrico (um dos pontos mais fortes para o enduro). Por outro lado quando ja se sabe andar bem e se tem experiencia e queres andar mais em estradao sente-se um pouco falta de potencia (O que pode ser resolvido com uma linha de escape nova e a arvore de cams da R) que torna a mota um pouco mais potente mas continua com a potencia em baixas rotaçoes que é caracteristica de uma mota de enduro!
Quanto à R, é uma mota super divertida de conduzir, muito maneável, mas mais nervosa e com poucas baixas. É mais dificil de controlar nas trialeiras pois vai mais facilmente a baixo mas com treino consegue-se subir tudo na mesma
Se o motor da mota tiver bem afinado pega sempre à primeira sem qualquer problema
O problema é que a mota nao é matriculada, agora as novas de 2011 acho que ja vao ser...
A R é uma mota especializada para motocross mas com pequenas alteraçoes podes adaptar ao enduro, mas se queres escolher entre a R ou a X para enduro escolhe a X e mete a arvore de cams e o escape completo da R que ficas com uma moto excelente!
Nunca me deixou ficar mal, mesmo quando me picava com motos de 450cc....
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Eduardo Cardoso