enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarQuestões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Botaof12
 

 Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)

Ir para baixo 
+23
Jorge Antunes
Hcaldas
CARDOSAO
fuji
mitas
J.Marques
miranda
AlexDJ
joints
TiagoCar12
Valter Nunes
nacnac
alexvieira
ORTFAN
piminho74
Eduardo_Cardoso
hondaredrider
Adelino Sousa
valmeiral
nfreitas
Fabio Pereira
melicia
andréferreira
27 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Valter Nunes
Verde
Verde
Valter Nunes


Mensagens : 270
Data de inscrição : 12/03/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 11:44 am

boas

Eu subscrevo o Hondarider.
Penso que neste momento o que impede de haver mais pilotos é o guito. As inscrições são caras e a licença tb não ajuda nada.
Depois não existem apoios de ninguem e os custos continuam lá.
Vou dar o exemplo aqui dos nuestros hermanos.

http://noticias.suzuki.es/eventos-actividades/417/Quieres-sentirte-Piloto-Oficial-SUZUKI.html

Penso que neste momento se chegares a um importador e disseres que estás a pensar fazer o enduro com uma mota deles, eles se calhar desejam te boa sorte.
fazem falta iniciativas das marcas para levarem mais pilotos para as provas, mas tb sei que as coisas não estão faceis para eles.
Ir para o topo Ir para baixo
Adelino Sousa
Elite
Elite
Adelino Sousa


Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/11/2009
Idade : 43
Localização : Póvoa de Lanhoso

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 1:48 pm

Boas...
Também estou com o Hondaredrider...
Penso que neste momento a falta de pilotos nada tem a ver com as classes...

Penso que a federação tem de incentivar os pilotos através de outras formas, tipo:
- Incentivar os trofeus privados;
- Incentivos a custos reduzidos para sócios de moto clubes (já que a maior parte deles contribuem para a federação, nomeadamente nas concentrações);
- Criar um trofeu tipo para equipas de pilotos (de 2 ou 4 pilotos);
- Apoiar os regionais, pois quem gosta dos regionais acabava por experimentar o nacional;
- Serem mais exigentes nos percuros, nomeadamente criar um gajo tipo o sala, para os enduros serem mais homogeneos...
Tipo estas cenas é que fazem a diferença... digo eu... pois classes já temos as sufecientes...
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 2:04 pm

São questões diferentes mas que se tocam e ambas importantes.

Uma coisa são os custos elevados e o facto de que, devido à conjuntura económica actual, há menos dinheiro para as empresas gastarem em patrocínios. Outra coisa é o desequilibrio no número de participantes por classe.
Porque os pilotos estão lá. Messines não serve de exemplo pois qualquer prova o CNE tem aproximadamente 100 pilotos.
A principal questão que se está a colocar aqui é:
Como distribuir os pilotos de forma a haver um número interessante de participantes em todas as classes e como estruturar as diversas classes em função do nível/idade/objectivos dos pilotos, garantindo também o escalonamento das mesmas em termos de competitividade?
Porque não tenhamos ilusões, é preciso pensar nos pilotos e no que eles querem do CNE. Eu também logo à cabeça disse para se fundir a Elite com a Nacional. Em termos teóricos era o melhor. Agora se na prática muitos deixarem de correr porque na elite estão pilotos de "outro campeonato" e com outra vida...então mais vale manter a Nacional. Estas coisas é que têm de ser pensadas.

Se a Elite 1 tem 3 ou 4 pilotos, a Elite 2 outros 3 ou 4, e depois a Nacional tem 15, os Verdes 60 e a promoção 20, então é preciso reformular alguma coisa. Indepentemente dos custos de participação no CNE serem elevados.

A grande questão dos custos é que se fossem inferiores, qualquer prova teria 150 ou mais pilotos. Sendo elevados e tendo em conta como está a evoluir a situação económica no país, mais cedo ou mais tarde os 60/70 pilotos que foram a Messines vão ser os únicos a participar noutras provas..digo eu..

_________________



Última edição por nacnac em Qua maio 19, 2010 2:56 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 2:07 pm

Concordo com tudo o que disseste Adelino.

Adelino Sousa escreveu:
... pois classes já temos as sufecientes...
A questão é que já temos classes a mais.

As medidas que falas e que são importantíssimas, não levam mais pilotos para a Elite. Levam para as outras classes, o que é excelente, mas no fim as duas elites juntas continuam a ter poucos pilotos. É também para esse problema se pretende encontrar aqui uma solução.

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
Adelino Sousa
Elite
Elite
Adelino Sousa


Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/11/2009
Idade : 43
Localização : Póvoa de Lanhoso

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 2:24 pm

também acho que as provas de enduro têm tido uma boa afluência (tirando esta de messines)... o que me preocupa mais é mesmo a classe Elite, pois quer queiramos quer não é a que atrai mais gente para ver os enduro e mais interesse levanta... e é preocupante só ter 5 ou 6 pilotos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 2:42 pm

Adelino Sousa escreveu:
também acho que as provas de enduro têm tido uma boa afluência (tirando esta de messines)... o que me preocupa mais é mesmo a classe Elite, pois quer queiramos quer não é a que atrai mais gente para ver os enduro e mais interesse levanta... e é preocupante só ter 5 ou 6 pilotos!!!

Pois mas pilotos para elite temos no nosso país .... onde andam eles ? porque não correm ? essa é a grande questão

temos gente ausente que muita falta faz ....

Gaudêncio
Daniel Jordão
Sandro Marcos
Fábio Pereira
Fernado Ferreira
David Megre
Paulo Gonçalves
Pedro Oliveira
Antonio Maio

e mais que não me lembro neste momento ...

Deveriam os responsáveis ouvir essa gente, e saber o porquê de terem deixado o Enduro e fazer o campeonato de TT por exemplo, que por sinal é bem mais caro do que o Enduro
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
Fabio Pereira
Nacional
Nacional
Fabio Pereira


Mensagens : 446
Data de inscrição : 02/12/2009
Idade : 37
Localização : vimeiro - torres vedras

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 2:59 pm

pois é verdade à muito piloto bom que abandonou o enduro!! uns por opção propria outros não sei bem porque!?
eu posso vos garantir que só não estou lá porque não posso mesmo!! mas para o ano estou lá outra vez...
não sou como alguns que tem medo de ir para a elite!! em termos de custos é igual à nacional dão as mesmas voltas e tudo!! não compreendo mesmo porque à malta que quando deve subir para a elite ou tem postura para lá estarem não o fazem!!
eu sempre aprendi que para um dia ganhares tens acima de tudo saber perder!!


e falta aí mais uns nomes!!
pedro enes
vitor oliveira
vitor xalon
andré afonso

e mais uns tantos que agora não me lembro!

espero nao estar a ofender ninguem mas é a minha opnião
Ir para o topo Ir para baixo
Adelino Sousa
Elite
Elite
Adelino Sousa


Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/11/2009
Idade : 43
Localização : Póvoa de Lanhoso

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 3:25 pm

para andar na Elite com meios que permitam fazer 1 bom campeonato é complicado, exige um orçamento muito elevado... e aí é que reside o problema...
o enduro é uma modalidade com muitos gastos, nomeadamente nas motos, a preparação, o desgaste (que n é pouco), e toda a logistica envolve custos que são dificeis de suportar, e apoios como sabemos n está facil...
Ir para a Elite a treinar só ao fim de semana, n me parece que chegue... quem treina 2 a 3 vezes por semana (que é o minimo) provoca elevado numero de horas numa moto e sabem o que isso acarreta... um plafon que esgota rápidamente...
Ainda para mais em portugal só tem protagonismo quem ganha (e no caso do motociclismo é pouco), os restantes caem em esquecimento e ainda se critica quem faz esforços e não faz melhor porque n tem mesmo condições...
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCar12
Elite
Elite



Mensagens : 635
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Porto

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 3:42 pm

Eu já tinha dado a minha opinião mas volto a dar.

Para mim Elite é uma classe em que o nome diz tudo.

Creio ser lógico subir para essa classe o campeão da Nacional ou seja por mérito próprio (e por consequente obrigação nos dois 2 anos seguintes) mais alguma malta que anda na mesma classe muito perto do titulo mas que acaba por nunca o conseguir obter.

Mas como é lógico cada um faz o que quer.

Temos poucos pilotos na elite fruto do nosso pais ser pequeno e de não haver muitos pilotos profissionais.

Posso estar há relativo pouco tempo no enduro mas para mim as classes estão bem divididas e apenas diferenciava um pouco o percurso entre a promoção e os verdes/veteranos tornando-o mais duro para estas duas ultimas.

De resto o que tenho presenciado nos Enduros passa-se um bocado em todas as competições e é tal e qual o ORT diz, ao fim ao cabo nunca ninguem parece estar satisfeito scratch scratch

Acho que se devia falar menos e treinar mais Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
andréferreira
Elite
Elite



Mensagens : 754
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 54
Localização : Porto

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 3:48 pm

Car12 escreveu:
Eu já tinha dado a minha opinião mas volto a dar.



Acho que se devia falar menos e treinar mais Twisted Evil Twisted Evil

Smile Smile Smile Smile Smile Smile
Ir para o topo Ir para baixo
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 3:54 pm

Adelino Sousa escreveu:
para andar na Elite com meios que permitam fazer 1 bom campeonato é complicado, exige um orçamento muito elevado... e aí é que reside o problema...
o enduro é uma modalidade com muitos gastos, nomeadamente nas motos, a preparação, o desgaste (que n é pouco), e toda a logistica envolve custos que são dificeis de suportar, e apoios como sabemos n está facil...
Ir para a Elite a treinar só ao fim de semana, n me parece que chegue... quem treina 2 a 3 vezes por semana (que é o minimo) provoca elevado numero de horas numa moto e sabem o que isso acarreta... um plafon que esgota rápidamente...
Ainda para mais em portugal só tem protagonismo quem ganha (e no caso do motociclismo é pouco), os restantes caem em esquecimento e ainda se critica quem faz esforços e não faz melhor porque n tem mesmo condições...

Pois Adelino, mas a maior parte deste pilotos que referi, fazem campeonato de TT, que é 3 ou 4 ou 5 vezes mais caro fazer um Raide que um Enduro.... um portalegre são 3 carros, no minimo 6 pessoas mais piloto 3 dias a comer a gastar gásoleo e a dormir .... isso é que tem logistica complicada e cara, no enduro 2 ou 3 amigos num carro fazem tudo.
A minha questão é o porquê de terem deixado os enduros e fazer TT ????
Gasta se mais guito e é mais perigoso... será que têm mais retorno ? ou porquê é mais fácil ? não sei ...

O que sei é que eles faziam cá falta ...


mas falar menos e treinar mais é sempre o caminho de quem anda no enduro .... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas


Mensagens : 821
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 49
Localização : Braga

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 4:08 pm

O Car12 tem muita razão e também acho que há pouca volta a dar...

A Elite tem pouca gente porque simplesmente não há condições para mais... Toda essa gente que se falou certamente estaria a correr se tivessem outras condições, mas infelizmente não há... Pergunto eu: Quantas marcas há no mercado? Quantas apoiam pilotos da Elite? É logico que uma KTM que vende a maioria das motos off-road em Portugal só apoie 1 piloto?? 2 no máximo.... Onde stá a Honda? A Suzuki está com o Ventura e o Patrão, a Yamaha com a CRN,a Husqvarna com o Bandeira... a Kawasaki??Acho muito pouco, mas é o que temos, sempre tivemos e provavelmente é que teremos....

Eu corri 2 anos com cerca de 2500€... o que me valeu foram os prémios do troféu KTM que me pagaram as contas da oficina... Acham possível aguentar a elite nestas condições? Pelo menos na Nacional conseguia justificar umas fotos nas revistas que enviava para os patrocinadores e iam ficando contentes e pelo menos não choravam os 500€ quem me davam, na maioria por amizade e sem retorno... Até a Câmara de Vila Verde me prometeu um apoio que nunca me deu, paguei essa parte do meu bolso Evil or Very Mad

O enduro vive da paixão de quem lá anda e nos objectivos que têm. A maior parte apenas quer participar e vai para os verdes, os que têm objectivos de serem campeões vão para a Elite e os que apenas querem um pouco mais e dar nas vistas fica-se pela Nacional...

Simplesmente acho que não há muita volta a dar, apenas realço 4 ideias interessantes e que deviam ser estudadas:

- Regionais
- Juniores - sub 23 como no mundial
- Classe para os quase cotas (entre 30 e 40 anos)
- Apoio aos troféus
Ir para o topo Ir para baixo
joints
Verde
Verde



Mensagens : 262
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 50
Localização : Viana do Castelo

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQua maio 19, 2010 6:16 pm

há uma coisa que acho bastante importante e que é a visibilidade do campeonato.

para o comum dos mortais, o enduro não existe e ponto.

acho que é necessário mais divulgação nos meios não especializados, radio, tv, net, jornais normais efazer um esforço para que passem imagens e divulguem fotos do pilotos e dos sponsors do mesmo.
mesmo as revistas da especialidade parece-me que escrevem muito pouco sobre as provas, penso que uma prova do CNE deveria ocupar no minimo 4/5 páginas de uma revista especializada em TT e não um cantinho de uma coluna como se vê por vezes.

acho que as equipas e os pilotos também poderiam usar mais os blogs, como se está a fazer muito com os pilotos do WEC, dando noticias de dentro do "paddock", imagens, videos, entrevistas, relatos da prova, imagens on board, etc, que com os meios que existem actualmente não é assim um esforço tão grande.

mesmo nós podemos ajudar, quem gosta de fazer uns clips e por no tubo, tb dá uma grande cobertura e exposição mas para isso é preciso filmar tb os sponsors e as barracas das equipas, entregas de premios, etc

o enduro só é conhecido practicamente nas cidades que organizam provas e mesmo assim sabe a pouco.
acho que a parte de desenvolvimento regional das cidades organizadoras, turistica, gastronómica etc, poderia dar mais apoio às provas e aos pilotos, mas para isso também tem que ter algum retorno.
especiais junto a zonas urbanas ou mesmo em zonas urbanas, zonas espectaculo no percurso de facil acesso por estrada.
não se esqueçam que quem n percebe nada de como aquilo funciona, muitas vezes parece uns maluquinhos a andar de mota de um lado para o outro.
divulgar nas escolas e outros espaços que sejam frequentados por jovens e menos jovens, pedir ajuda as instutuições para ajudar na organização, no controlo do percurso, etc, quanta mais gente estiver envolvida mais se divulga.

no fundo não é facil, mas o CNE precisava de uma estratégia que talvez esteja a passar pelo promotor, mas pouco se vê.

acho os troféus importantes, muitos campeões se fizeram nas classes 50cc e 125 série, talvez seja um caminho a explorar, classes de iniciação e classes low cost, mono-marca ou limitação de preparações.

os regionais estão a fazer muita falta, mas é preciso definir um modelo, uma estratégia.
a Federação nunca aceitará que pilotos não federados corram e isso não me parece que seja muito facil dar a volta.

campeonato paralelo a federação? como fazê-lo legalmente? não me parece...
licenças mais baratos para esse campeonato especifico? o problema de muitos pilotos amadores passa mais pela inscrição, pelo atestado médico, pelos papeis, pelo trabalho...

um enduro não federado é chegar lá e tá a andar de moto, não passas cavaco a ninguém, não há tricas de federação,não ficas agarrado a ninguém, etc..
o sucesso dos enduros não federados, nos ultimos tempos, não será mesmo essa facilidade de participação por qualquer um e por muito esforço de organizações e autarquias que estão a apostar nas suas regiões?
no entanto, essa explosão de enduros não poderá acabar por ter mais defeitos que beneficios?
gostaria de fazer tb uma referência que motos sem farol da frente a circular em circuitos na via publica, abertos ao trânsito, não fica nada bonito.

quem viveu os 90 acho que concorda que os meios e os apoios eram menos.... Twisted Evil
e actualmente as motos e as peças tão caras pa crlh, ou os €€€€.....qualquer dia volta a $$$.... tão curtos....
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQui maio 20, 2010 9:34 am

Relativamente à divulgação e imagem do enduro, acho que estamos a melhorar mas ainda há muito para fazer.

O troféu AJP seria muito bom, tanto para quem se quisesse iniciar no enduro, como para aqueles que simplesmesnte pretendessem competir sem gastar tanto dinheiro. Só na compra da mota poupavam muito. Depois sendo ela fiável como é, seria uma óptima opção.

E então mantinham as Elites assim como estão?

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQui maio 20, 2010 9:40 am

nacnac escreveu:
Relativamente à divulgação e imagem do enduro, acho que estamos a melhorar mas ainda há muito para fazer.

O troféu AJP seria muito bom, tanto para quem se quisesse iniciar no enduro, como para aqueles que simplesmesnte pretendessem competir sem gastar tanto dinheiro. Só na compra da mota poupavam muito. Depois sendo ela fiável como é, seria uma óptima opção.

E então mantinham as Elites assim como estão?

Eu mantinha ... mas não me chocava de ser open, mas penso que na categoria maxima é preferivel não haver misturas, pois não váis por os jovens talentos sub 23 a "rasgar pano" de 450 ou de 480 .... ias provovar uma regressão na sua aprendizagem.
Mas como disse não me chocava, pois o Reis por exemplo, pertence a E1 e é menino para ser campeão absoluto como têm demonstrado ao longo dos ultimos anos ....
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
AlexDJ
WEC
WEC
AlexDJ


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 46
Localização : Felgueiras/Porto /EnduroMan

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQui maio 20, 2010 10:04 am

hondaredrider escreveu:
nacnac escreveu:
Relativamente à divulgação e imagem do enduro, acho que estamos a melhorar mas ainda há muito para fazer.

O troféu AJP seria muito bom, tanto para quem se quisesse iniciar no enduro, como para aqueles que simplesmesnte pretendessem competir sem gastar tanto dinheiro. Só na compra da mota poupavam muito. Depois sendo ela fiável como é, seria uma óptima opção.

E então mantinham as Elites assim como estão?

Eu mantinha ... mas não me chocava de ser open, mas penso que na categoria maxima é preferivel não haver misturas, pois não váis por os jovens talentos sub 23 a "rasgar pano" de 450 ou de 480 .... ias provovar uma regressão na sua aprendizagem.
Mas como disse não me chocava, pois o Reis por exemplo, pertence a E1 e é menino para ser campeão absoluto como têm demonstrado ao longo dos ultimos anos ....


ora nem mais....


mai nada... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.clubektmportugal.com
TiagoCar12
Elite
Elite



Mensagens : 635
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Porto

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyQui maio 20, 2010 12:25 pm

Boas,

Eu tambem mantinha tassim a Elite anto é que em traçados distintos uma 250 ou uma 450 4t sobressaem de maneira diferente.

Gosto de ver as divisão de classes a separarem as coisas e ao fim ao cabo temos tambem um campeão absoluto que faz a fusão das duas Wink

Claro que nem sequer temos E3 mas pronto Laughing Laughing

Um trofeu momomarca ou uma ajuda mais especifica e "bondosa" de uma marca era muito bem empregue e de certeza que se refletia nas vendas apesar de parecer que elas não querem vender....basta ver os participantes do trofeu husqvarna e mesmo do ktm para ver o numero de pilotos inscritos nas provas

A questão sub 23 é pertinente mas receio termos poucos candidatos a essa classe da maneira que as coisas estão de momento, tendo em conta o numero de inscritos em cada prova assim como a média de idades mais iria ficar estilo a E1 em que ficam todos no pódio Shocked

Mais opiniões??
Ir para o topo Ir para baixo
alexvieira
Verde
Verde



Mensagens : 141
Data de inscrição : 26/01/2010

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptySex maio 21, 2010 10:55 pm

Classes no CNE:

Nacional 1 e 2 ( aqui estariam incluídos os pilotos Elite, pois não faz sentido que o Campeão Absoluto não seja o Campeão Nacional e por isso nem sequer apareça no Anuário da FMP )

Open 1 e 2 ( classes Verdes )

Promoção ( sub 23 e no máximo 2 anos na classe, cilindrada livre )

Veteranos ( tal como está, cilindrada livre )
Ir para o topo Ir para baixo
miranda
Verde
Verde
miranda


Mensagens : 285
Data de inscrição : 16/08/2009
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyDom maio 23, 2010 9:32 pm

Alex

Veteranos , com percurso da classe nacional com - uma volta

Ser veterano não deve ser verde Maduro.

Isto e a minha opinião, vale o que vale.

ass.

Miranda
Ir para o topo Ir para baixo
http://extremtime.blogspot.com/
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptyDom maio 23, 2010 10:02 pm

miranda escreveu:
Alex

Veteranos , com percurso da classe nacional com - uma volta

Ser veterano não deve ser verde Maduro.

Isto e a minha opinião, vale o que vale.

ass.

Miranda

100 % de acordo ...

Mas na minha humilde opinião o problema não está nas classes, evidente que há aspectos que podem ser melhorados nessa questão.

O Enduro de Messines, e uma conversa que tive na sexta feira com um grande Amigo, levantaram uma questão na minha cabeça, em Portugal não temos guito para fazer uma campeonato de Elite e virado para a Elite, como tal a diferença de percurso deveria ser acentuada da elite para as restantes classes, que deveriam ter provas mais fáceis, com percursos acessivéis a todos mas com controles apertados.
A ideia não é fazer o "nosso" campeonato uma prova de mimalhotes, mas sim proporcionar que mais pilotos lutem pela vitória e assim mais pilotos venham para o enduro. Prova disso é que temos grandes pilotos que fogem para o TT, em que as corridas são mais caras mas no final se gasta menos guito, pois o treino é mais fácil e gastam menos material, assim como têm mais hipoteses de ganhar classes e corridas.
Bem sei que é um contracenso muito grande, queremos ter um nível internacional e baixar o nível das corridas, mas se o pessoal tiver hipotese de fazer melhores resultados, têm mais hipotese de conseguir apoios pois o retorno será maior, se andarem a ganhar corridas e classes, acho que seria uma boa maneira de trazer mais gente e motivar os que lá andam.

Como disse é a minha opinião e vale o que vale.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
J.Marques
Verde
Verde
J.Marques


Mensagens : 225
Data de inscrição : 31/03/2010
Idade : 42
Localização : Torres Vedras - Turcifal

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptySeg maio 24, 2010 8:57 am

Boas,

Concordo plenamente com o que o Hondarider disse. Por exemplo eu ando a algum tempo para me estrear num enduro nacional, mas não vejo ãs coisas faceis em termos de acessibilidade de provas para o fazer sendo que as considero demasiado exigentes para pilotos amadores de fim de semana e sem muita experiencia como eu. Era bom que as provas fossem bem mais acessiveis para as classes verdes pois a muita gente tem como eu com uma grande vontade de competir, mas não da o passo porque as provas são demasiado duras para nós, originando receio em vez de prazer.

Provas mais faceis iriam trazer muito mais gente,.... que mais tarde se pode traduzir em mais gente nas elites.

Considero fundamental provas federadas e penso que o prolema não esta em tirar a licensa

Para as classes Elite e nacional sim,... dureza e dificuldade.

Gostaria de ver um troféu AJP ou algo parecido e tenho a certeza que iria ser um sucesso,...

Penso que as provas podiam ser ainda mais puxadas para zonas urbanas e ter as especiais mais rapidas junto do centros e perto do publico.

Para o publico é realmente massador assistir a extremes lentas,....
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptySeg maio 24, 2010 9:42 am

No que diz respeito aos verdes e promoção, acredita J. Marques que não é nada dificil. Esse não pode ser apontado como motivo para não se participar no CNE.
Eu nunca fiz o nacional mas já assisti a muuuitas provas e já andei no monte com pessoal que participa no CNE, e o que me dizem é que nos verdes o percurso é mais fácil do que aquilo que fazemos e acredita que não fazemos nada de especial.
Se acham agora duro então como seria à 15 anos atrás em que o primeiro objectivo quando se entrava para o CNE era terminar uma prova..
Sei de gajos que desesperavam completamente. Hoje em dia não é assim, e acho que agora é que está bem. Para os verdes, claro.

Enduro é enduro, também não se pode facilitar mais. Pelo menos é essa a minha opinião.

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptySeg maio 24, 2010 10:11 am

nacnac escreveu:
No que diz respeito aos verdes e promoção, acredita J. Marques que não é nada dificil. Esse não pode ser apontado como motivo para não se participar no CNE.
Eu nunca fiz o nacional mas já assisti a muuuitas provas e já andei no monte com pessoal que participa no CNE, e o que me dizem é que nos verdes o percurso é mais fácil do que aquilo que fazemos e acredita que não fazemos nada de especial.
Se acham agora duro então como seria à 15 anos atrás em que o primeiro objectivo quando se entrava para o CNE era terminar uma prova..
Sei de gajos que desesperavam completamente. Hoje em dia não é assim, e acho que agora é que está bem. Para os verdes, claro.

Enduro é enduro, também não se pode facilitar mais. Pelo menos é essa a minha opinião.

Não é bem facilitar Nac, tem de se fazer as corridas mais acessíveis a mais gente, para mais gente andar na frente. É um pouco dificil de explicar, o que disse não é tornar as coisas mais fáceis, é fazer de maneira a que mais gente lute por pódiums e vitórias !!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
andréferreira
Elite
Elite



Mensagens : 754
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 54
Localização : Porto

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptySeg maio 24, 2010 11:55 am

J.Marques escreveu:
Boas,

Concordo plenamente com o que o Hondarider disse. Por exemplo eu ando a algum tempo para me estrear num enduro nacional, mas não vejo ãs coisas faceis em termos de acessibilidade de provas para o fazer sendo que as considero demasiado exigentes para pilotos amadores de fim de semana e sem muita experiencia como eu. Era bom que as provas fossem bem mais acessiveis para as classes verdes pois a muita gente tem como eu com uma grande vontade de competir, mas não da o passo porque as provas são demasiado duras para nós, originando receio em vez de prazer.

Provas mais faceis iriam trazer muito mais gente,.... que mais tarde se pode traduzir em mais gente nas elites.

Considero fundamental provas federadas e penso que o prolema não esta em tirar a licensa

Para as classes Elite e nacional sim,... dureza e dificuldade.

Gostaria de ver um troféu AJP ou algo parecido e tenho a certeza que iria ser um sucesso,...

Penso que as provas podiam ser ainda mais puxadas para zonas urbanas e ter as especiais mais rapidas junto do centros e perto do publico.

Para o publico é realmente massador assistir a extremes lentas,....

J.Marques:

Dou apoio a dois piloto(sim,sou profisional no ramo)no CNE,um deles é o Ricardo Pereira com 19 anos.Começou a treinar comigo nos meados de 2008 pelas Serras de Valongo e Santa Comba,para quem conheçe sabe que não é uma zona nada fácil para quem começa.
Vendo eu que o Ricardo podia desenvolver-se ainda mais,disse-lhe para pensar em participar no CNE.Mas a ideia que ele tinha era mais ou menos como a tua,muito duro,dificil...
Mas lá o convenci a participar dizendo-lhe que não era nada disso que ele pensava mas que as provas actuais eram acessiveis e sem sérias dificuldades para a classe de iniciação(promoção).Cedi-lhe uma GG ec300 que já tinha sido vice-campea de enduro em 2003 pelas mãos do meu amigo Vitor Oilveira e lá foi ele e eu para CNE Fafe/2009 com receio mas tambem com vontade pela confiança que eu lhe tinha incutido.
No final do 1º dia nunca me hei-de esqueçer da cara dele quando me disse que nunca imaginaria que um dia passado comigo nas serras seria mais cansativo e dificil do que a corrida que tinha acabado de fazer.

Portanto acho se queres competir não tenhas receio de o fazer,os sucessos veem depois...
Ir para o topo Ir para baixo
Valter Nunes
Verde
Verde
Valter Nunes


Mensagens : 270
Data de inscrição : 12/03/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa

Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)   Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines) - Página 2 EmptySeg maio 24, 2010 12:00 pm

Boas

Como já disse em Post’s anteriores, o ano passado fiz o nacional de enduro na classe promoção e no inicio também tinha os mesmos receios que o J. Marques.
Tenho 32 anos e apenas ando de mota na serra a 3 anos e quando o ano passado me inscrevi, tive realmente receio no que iria encontrar.
O nosso problema e que engravidamos pelos ouvidos, e outros dizem que aquilo e duríssimo mas na realidade não e muito duro.
Posso dizer que no meu 1º enduro quando já levava largos minutos de ligação ia pensar, Quando e que chegam as partes fod……,.
O enduro para as classes de iniciação, promoção e verdes, não está como pintam, na minha opinião.
Vou ser muito sincero com vocês, os únicos reais obstáculos que encontrei foram as extremes artificiais e uma condição física débil.
Das 3 provas que fiz (Gouveia;Rio Maior; Góis), a extreme de Rio Maior foi o maior obstáculo que encontrei em todas as provas, mas arranjei maneira e força de superar todos os obstáculos, especialmente aqueles enormes pneus.
Apesar de ter mota apenas a 3 anos, acompanho os enduros a muito tempo, e n me sai da cabeça um Enduro que foi ver em tomar onde todos chegavam as assistências presos por arames, e só tinham tempo para gasolina e mais nada. (Saiam dentro do minuto)
Isto já foi para ai a uns 10 anos.
Mas penso que n são as dificuldades das provas que afastam os pilotos, mas sim todos os custos que isso envolve.(Foi isso que me afastou)

J. Marques, se queres fazer provas do nacional de enduro, não tenhas receios pois aquilo não é como pintam cá fora.

Fica aqui a opinião de um piloto amador que alinhou com um único patrocínio, o dele próprio, e que apenas o fez PELA PAIXÃO que tem pela modalidade e não pelos resultados.
Os resultados também contam, mas penso que se não Houver PAIXÂO, muitos dos pilotos que lá andam desapareciam

Um abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
 
Questões acerca do CNE - Parte 2 (Após Enduro de Messines)
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Questões acerca do CNE
» Enduro de S. Bartolomeu de Messines - 16 de Maio
» Raid das Cabras 15/10/2011
» Mota instável e pouca tração após pneus novos
» Duvida acerca da carta de condução.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Competição :: CNE-
Ir para: