Se a mota estiver matriculada menos mal, pois dessa forma estás mais salvaguardado em questões legais e principalmente conseguires teres um seguro para poderes circular na via publica legal, isto é fundamental.
Em questões mecânicas, podes alterar a relação de transmissão final para que fique mais longa o que favorece o circular pelas estradas com o motor mais aliviado em rotações. Ai eu sugiro pelo menos escolher um pinhão com mais 1 dente no mínimo, mas o melhor é experimentar.
Outra alteração a meu ver necessária será alterar as afinações do carburador, normalmente essas motas estão afinadas para andar de punho aberto em pista e depois se a usar-mos para rolar com pouco acelerador elas soluçam e encharcam facilmente a vela. Portanto para evitar isso o melhor é empobrecer as afinações...talvez uma agulha de carburador mais grossa resolva o problema e gigler do mínimo também mais fino ajudará.
Ter luz na mota vai ajudar tanto na segurança, tornando a mota mais visível (é obrigatório circular em via publica com médios acesos). Como essa mota não gera luz a solução mais barata será montar uma bateria de 12v interruptor e luz na frente e trás, sugiro ter lâmpadas led, tem menos consumo.
Por ultimo comprar pelo menos um espelho não seria mal pensado e um aloquete...nunca se sabe (cuidado com o deixar a mota sozinha sempre no mesmo sitio, o ladrão estuda sempres os pormenores).
Quanto aos pneus, claro que uns mais adequados a estrada seria o ideal, mas sinceramente não acho assim muito importante pois será para deslocações curtas, acho eu!