Com certeza que quem diz que as RMZ 450 de 2007 não são fiáveis, tem algum fundamento, contudo tudo isso é relativo.
O tipo de utilização e manutenção prestada faz com que um motor seja mais fiável ou não.
Se tens um bom negócio em vista e gostas do modelo na minha opinião deves comprar a mota.
Tenta arranjar um manual de serviço e faz uma boa revisão.
Certefica-te bem do número de horas que tem o motor ou pelo menos tenta perceber o uso que ele teve e que tipo de manutenção foi alvo.
Se tens duvidas, o meu conselho seria abrir o motor e verificar o estado de tudo.
Ou então logo que fiques com a mota, muda o óleo do motor e filtro que deves analisar ao pormenor.
Este não deve conter muitas limalhas nem de aço, alumínio e de bronze (douradas) nenhuma.
Verifica a folga das válvulas, corrige se necessário, principalmente se tiverem abaixo da folga mínima.
Eu costumo desmontar a tampa motor do lado esquerdo, onde se encontra o stator e o rotor (tem iman) por aqui se observa se o motor está a produzir muitas limalhas de aço (significa desgaste de carretos)
Verifica a vela do motor, esta tem que estar com aspecto de no centro de cor café com leite, e no exterior preto baço. Substitui por uma nova caso observes um pequeno desgaste no filamento.
Enfim nada como uma boa revisão para saber o que temos e assim prevenir avarias caras, este é o principio de quem tem motores a 4 tempos.
Como manutenção básica, aconselho, muda de óleo de motor filtro no máximo ao fim de 30h de trabalho e usar um bom óleo especifico de mota a 4 tempos, 10/50W JASO MA2 API SL ou superior tipo SN ou SM. Filtro de ar em bom estado e sempre limpo e com óleo especifico.
Desta forma te garanto que não existem motores pouco fiáveis