Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt) |
|
| Duvida sobre Cosumo de gasolina | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Sedeug Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 4 Data de inscrição : 28/02/2013
| Assunto: Duvida sobre Cosumo de gasolina Qui Fev 28, 2013 3:47 pm | |
| Boas comprei recentemente uma tm mx racing 250cc a 2t de 2003 e agora tou a começar a topar alguns problemasitos, a minha primeira mota foi uma aprilia rx 50cc e queria algo com mais força pro mato e passei logo para a 250cc, de modo que agora não perçebo praticamente nada em termos de mecanica.
Primeira coisa que notei foi que um deposito de gasolina so me dura uma manha, sera que não á maneira de poupar mais para alem de afinar no carburador aquele parafuso?
Segunda coisa ela pinga-me oleo por baixo do motor, coisa pouca, mas ao final de um tempo já deve ter perdido bastante oleo; eu vi-a por baixo e axo que sao juntas visto não haver nada rachado/partido, mas mudar as juntas axo que estou obrigado a retirar o motor para fora ou estou enganado, é que se não isso vai dar um trabalhão.
Terceiro ponto, ela não me mantinha o relantim, ou seja, dava ao kick e ela começava a morrer ate ir abaixo em ponto morto, tinha que estar sempre a dar umas aceleradelas, mexi no carburador e agora mantem-se mas num relantim muito fraco, é normal isto de dificilmente manter o relantim?
Quarto e ultimo ponto, quando acelero em recta, ela responde ate uma determinda posicao do acelerador mas depois não desenvolve mais e continuo a ter possibilidade de cerrar mais o acelerador, é como se tivesse controlo de velocidade =)
Se me puderem dar uma ajudinha agradecia Cump. | |
| | | omegaone Promoção
Mensagens : 22 Data de inscrição : 18/07/2011
| Assunto: Re: Duvida sobre Cosumo de gasolina Ter Mar 05, 2013 9:55 am | |
| - Sedeug escreveu:
- Boas
comprei recentemente uma tm mx racing 250cc a 2t de 2003 e agora tou a começar a topar alguns problemasitos, a minha primeira mota foi uma aprilia rx 50cc e queria algo com mais força pro mato e passei logo para a 250cc, de modo que agora não perçebo praticamente nada em termos de mecanica.
Primeira coisa que notei foi que um deposito de gasolina so me dura uma manha, sera que não á maneira de poupar mais para alem de afinar no carburador aquele parafuso? Quanto a isto, dependendo dos km que andares e de como andares num manha, parece-me ser perfeitamente normal este consumo, mas tens de ser mais especifico e indicar quantos quilomentros fazes, em que regimes andas maioritariamente etc, sendo certo que um carburador mal afinado pode fazer com que moto beba mais do que aquilo que devia!!! - Sedeug escreveu:
Segunda coisa ela pinga-me oleo por baixo do motor, coisa pouca, mas ao final de um tempo já deve ter perdido bastante oleo; eu vi-a por baixo e axo que sao juntas visto não haver nada rachado/partido, mas mudar as juntas axo que estou obrigado a retirar o motor para fora ou estou enganado, é que se não isso vai dar um trabalhão. Se estiver a verter pela junta que une os carters só mesmo abrindo o motor é que resolves isso!!!! - Sedeug escreveu:
Terceiro ponto, ela não me mantinha o relantim, ou seja, dava ao kick e ela começava a morrer ate ir abaixo em ponto morto, tinha que estar sempre a dar umas aceleradelas, mexi no carburador e agora mantem-se mas num relantim muito fraco, é normal isto de dificilmente manter o relantim? Isso pode acontecer por diversos factores, nomeadamente carburador mal afinado ou sujo, piston com muito desgaste, vela em más condições etc... O meu conselho seria levares a moto a uma oficina, pois não é qualquer pessoa que consegue afinar um carburador como deve ser!!! - Sedeug escreveu:
Quarto e ultimo ponto, quando acelero em recta, ela responde ate uma determinda posicao do acelerador mas depois não desenvolve mais e continuo a ter possibilidade de cerrar mais o acelerador, é como se tivesse controlo de velocidade =)
Se me puderem dar uma ajudinha agradecia Cump. Mais uma vez isso pode ser problemas de carburador, vela ou até mesmo problema electrónico pelo que aconselho vivamente a levares a uma oficina para te darem uma vista de olhos!!! | |
| | | Sedeug Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 4 Data de inscrição : 28/02/2013
| Assunto: Re: Duvida sobre Cosumo de gasolina Qui Mar 07, 2013 12:45 pm | |
| boas queria desde já agradeçer a ajuda
quanto ao consumo ela tem cdi e é o modelo mx(virada pro cross), mas ate agora so a usei em percursos de terra; mas com 5litros durou-me pouco menos de 2 horas, eu não percebo muito mas axo que o cdi deveria controlar o consumo ainda mais se não estou em erro; o que não me parece estar a acontecer
quanto ao motor verter oleo, pronto parece que vou ter que ganhar coragem para mudar as juntas
no relantim, por acaso o cachimbo não encaixa, não faz o "click", quando o meto na vela, ou seja, fica tipo so encostado, não sei se será isso
| |
| | | omegaone Promoção
Mensagens : 22 Data de inscrição : 18/07/2011
| Assunto: Re: Duvida sobre Cosumo de gasolina Qui Mar 07, 2013 2:36 pm | |
| - Sedeug escreveu:
- boas
queria desde já agradeçer a ajuda
quanto ao consumo ela tem cdi e é o modelo mx(virada pro cross), mas ate agora so a usei em percursos de terra; mas com 5litros durou-me pouco menos de 2 horas, eu não percebo muito mas axo que o cdi deveria controlar o consumo ainda mais se não estou em erro; o que não me parece estar a acontecer É possivel gastar os 5 litros em 2 duas horas e até menos dependendo da moto e da forma de condução!! Quanto ao CDI (capacitor discharge ignition), quase todas as motos o possuem (excepto as mais antigas) e a função principal dele não é fazer com que a moto consuma menos (se bem que pode ajudar nesse sentido pois através dele a ignição é mais "acertada"). Em poucas palavras, o CDI é responsável pela ignição e através dele o timming da faisca da vela pode ser dinâmico dependendo da rotação da moto, sendo que tem também a função de proteger o motor impedindo-o de atingir determinados regimes que podem ser prejudiciais. Esta foi uma explicação rápida, contudo se pesquizares na net podes compreender melhor o seu funcionamento. - Sedeug escreveu:
- quanto ao motor verter oleo, pronto parece que vou ter que ganhar coragem para mudar as juntas
no relantim, por acaso o cachimbo não encaixa, não faz o "click", quando o meto na vela, ou seja, fica tipo so encostado, não sei se será isso
Se o cacimbo estiver mal encaixado pode fazer com que a moto falhe e se não consegues ver se está de facto mal encaixado, aconselho-te a levares a moto a um mecânico que ele vê-te isso em três tempos | |
| | | Sedeug Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 4 Data de inscrição : 28/02/2013
| Assunto: Re: Duvida sobre Cosumo de gasolina Sex Mar 08, 2013 9:55 pm | |
| Obrigado pelo esclarecimento relativamente ao cdi
O cachimbo, ele está mesmo só encostado na vela, nao faz "click" e sai da vela sem o esforco que faria caso tivesse bem encaixado Eu vou comprar um cachimbo novo e uma vela tambem pra ficar ali aquele canto novo =), visto ser barato(cachimbo=3€ e vela=2€) | |
| | | Sedeug Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 4 Data de inscrição : 28/02/2013
| Assunto: Re: Duvida sobre Cosumo de gasolina Ter Abr 02, 2013 12:57 pm | |
| boas ja´não vinha ao forum algum tempo vim so esclarecer entao não va alguem ter mesmo problema e não dar por isso
o meu primeiro problema, o consumo de gasolina, ao que parece é normal nestas motas
terceiro e quarto ponto era o relatim e a aceleraçao, que vim a descobrir que a vela especifica para esta mota é uma semiplatina ou platina e o que tinha posto na mota era uma que segundo me disseram era uma muito quente para a mota em questao e que estava a correr o risco de estragar motor e sei la mais o que, e reparei tambem que no cachimbo estava la preso aquelas roscas do topo das velas logo nunca conseguia encaixar o cachimbo na vela mas mesmo assim andava pois fazia a faisca á mesma, não era é como deve ser. Conclusao tenho a minha Tm agora com melhor resposta, mais certinha no relantim, e agora já me mantem melhor apesar de se eu deixar algum tempinho ao relantim ela corre o risco de volta e meia ir me abaixo
Nota: Para saberem as velas especificas da mota
http://www.ngksparkplugs.com/ | |
| | | | Duvida sobre Cosumo de gasolina | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|