enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarQual a mota adequada para mim ? Botaof12
 

 Qual a mota adequada para mim ?

Ir para baixo 
+2
LUIS QUINTA
diogo1domingues
6 participantes
AutorMensagem
diogo1domingues
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/10/2020
Idade : 22
Localização : Évora

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptyTer Out 27, 2020 1:29 pm

Boas pessoal,tenho 18 anos, conduzo motas desde os 15, comecei por aprender numa rmx 50cc pelos caminhos, até que passei para uma MT-125 aos 16, mas fiquei sempre como bichinho de andar no campo. Depois de fazer os 18 anos tirei a carta A2 e atualmente tenho uma Hornet 600, na altura tive indeciso entre comprar uma mota de estrada e uma de campo e as altas velocidades e o barulho dos 4 cilindros desta menina acabaram por levar avante pois estava cheio de curiosidade para exprimentar "uma mota de homem". O que é certo é que logo depois da primeira volta que fui dar à estrada acabou-se o entusiasmo. Esperava uma sensação diferente, percebi que andar a abir não me desperta assim tanto prazer como esperava, e já com a minha 125 achava uma seca andar na estrada. Dito isto, tenho a mota à venda e pretendo comprar uma mota de enduro.

O uso que vou dar à mota consiste em fazer por volta de 15 km na cidade no dia a dia quando tiver vontade ir de mota para o trabalho, e dar umas voltinhas nos caminhos e trialeiras aqui do Alentejo entre 1 a 3 vezes por semana consoante a minha disponibilidad€. A minha dúvida prende-se entre motores a 2 tempos ou 4 tempos. Para o uso diário que lhe poderei dar o que seria o mais indicado ? A ideia que tenho daquilo que fui ouvindo dizer até hoje é que as motas a 2t são mais dispendiosas porque se tem que trocar peças regularmente, confirmam ?

Não pretendo gastar mais de 3500€. Os modelos que tenho em vista são :KTM EXC 250 F 2007 e 2010 // Yamah WR 250 2004 , 2008 e 2010 // Husqvarna TE 250 2011. Sim, tudo motas a 4 tempos.

Conto com a vossa ajuda para decidir se algum destes modelos é o ideal ou se devo explorar o mercado de 2 tempos. Abraço e bons passeios.

DanielSantosOliveira e diogo1domingues gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptyQua Out 28, 2020 7:45 am

Estás no bom caminho Wink


Última edição por LUIS QUINTA em Dom Nov 01, 2020 10:36 pm, editado 1 vez(es)

DanielSantosOliveira e diogo1domingues gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Dário Matos (SkUpYt)
Promoção
Promoção



Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/12/2017

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptyDom Nov 01, 2020 10:19 pm

boas,
não sou a pessoa mais correcta para ajudar, mas vou dar a minha opinião

sou da zona de Leiria e para o que fiz/faço motos a 4t não é preciso mais que 250/350cc
relativamente à escolha de 2T e 4T tem muito a ver com o que se pretende fazer (trialeira ou mais estradão)
a comprar 4T usada atenção ás horas (Reais) do motor, pois acima das 100h (regra geral) começam a vir as revisões a piston's, cilindros, depois cabeça, rolamentos de cambota..... e daí a gastar uma pequena fortuna é fácil.
nas 2t há mais manutenção mas vai diluindo o custo, o que não se torna tão chocante financeiramente.

vim de yz450f de 2007 para gasgas ec300 de 2007 e só me arrependo de não o ter feito mais cedo Wink

boas voltas

LUIS QUINTA, DanielSantosOliveira e diogo1domingues gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
DanielSantosOliveira
Promoção
Promoção



Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/11/2016
Idade : 27

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptySex Nov 13, 2020 2:19 pm

Boas, acho que se vais andar a fazer alguns km de estrada durante os dias de semana, acho que devias olhar mais para a WR250 e AJP PR5, só pelo durarem tanto.
Tenho a minha PR5 com muitos KM 16000 e até agora só o problema da ECU que já está resolvida tanto pela fábrica como pela companhia de corrida que eles têm (Thork Racing). Se fores por essa rota eu tenho uns mods necessários na PR5 muito simples, mas que transformam a moto para 0 problemas.
A WR desses anos nunca andei, por isso não posso opinar mas já andei nas de 2018 e sim são superiores a PR5, mas também é outro motor e outra moto pensada para um efeito diferente.

Para mim a PR5 é uma dualsport muito indicada para o enduro mas que faz bem a estrada sem problemas, troca de óleos aos 3000km, logo ai faz diferença.
WR é uma moto mais de competição, mas também faz a estrada como se nada seja....

Entre essas duas a escolha deveria ser o melhor negócio.

diogo1domingues gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
burnout
Nacional
Nacional
burnout


Mensagens : 461
Data de inscrição : 03/03/2011
Idade : 48
Localização : Valbom - Gondomar

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptySex Nov 13, 2020 9:27 pm

boas
eu ja tive uma WR 250f de 2007, uma de 2010 e uma de 2017
A de 2007 veio para as minhas mãos com 12000 km depois de fazer as Baja Portalegre, andei com ela 2 anos onde levou muita porradinha na serra de Valongo, saiu das minhas mãos com 17000km e ainda rola

A de 2010 comprei-a como nova com 6000km e vendi com 15000km, levou mais 2 anos de porradinha negra, vendi a um rapaz que não conhecia que agora ate anda comigo.

em ambas as motos trocava o óleo a cada 5/6 voltas no monte e mandava verificar a folga das válvulas e limpar e afinar o carburador todos os anos apenas por descanso pois na oficina diziam-me que continuavam afinadas.

São motas muito fiáveis, se bem mantidas, se de colegas que mudaram o pistão com 20 000km Shocked

vê se a mota pega bem a frio e depois vê a quente, se pegar bem, não tiver a ponteira húmida de óleo nem fizer fumo azul, ta nova Very Happy

diogo1domingues gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptySex Nov 13, 2020 9:37 pm

É por estas e por outras que eu sou um apaixonado pela Yamaha Wink
Ir para o topo Ir para baixo
HUSK308
Verde
Verde
HUSK308


Mensagens : 111
Data de inscrição : 30/03/2012

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptySáb Nov 14, 2020 1:43 am

Nunca partiste a caixa as Yamanhas ?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptySáb Nov 14, 2020 7:47 am

Eu não, agora tenho conhecimento de haver problemas com as caixas de velocidades na primeiras YZ e Wr, principalmente se o óleo do motor não fosse mudado com regularidade e se a usassem sem embraiagem, por incrível que pareça há muitos utilizadores de motas OffRoad que para meter mudanças não usam a manete, só a usam para arrancar e fazer ponto de embraiagem.
Contudo a Yamaha em 2007 melhorou esse aspecto e até hoje nunca mais ouvi falar nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
burnout
Nacional
Nacional
burnout


Mensagens : 461
Data de inscrição : 03/03/2011
Idade : 48
Localização : Valbom - Gondomar

Qual a mota adequada para mim ? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a mota adequada para mim ?   Qual a mota adequada para mim ? EmptySáb Nov 14, 2020 4:16 pm

HUSK308 escreveu:
Nunca partiste a caixa as Yamanhas ?

ate hoje, nada, mas também uso sempre Motul 5100, muito bom para o motor e não afecta a embraiagem
Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual a mota adequada para mim ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qual a melhor mota para mim?
» Para primeira mota qual escolher?
» Qual a melhor mota para enduro?
» Qual mota comprar?
» Sera boa mota para passeios com os amigos de mota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: