enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarGasGas EC 300 - Vela sem faísca Botaof12
 

 GasGas EC 300 - Vela sem faísca

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptySeg Dez 03, 2018 9:26 pm

Boas pessoal

Estou com um problema chato... Como tinha o comutador das luzes partido (só conseguia mudar de minimos para máximos com uma chave de fendas), decidi comprar um comutador tipo KTM, e "adaptar" na minha mota... Ora bem assim que liguei tudo, a mota pegou e desliguei a mota. Soldei os cabos todos e isolei tudo bem e voltei a colocar na mota. Aí começaram os problemas e a mota nunca mais pegou.

Voltei a colocar o comutador antigo, e mesmo assim a mota não pega. Já retirei a vela e coloquei uma nova, e não tenho faísca. Devo ter rebentado com a bobine? com o CDI?

Mesmo com o comutador desligado da ficha do CDI a mota deveria pegar certo?

Como vejo se a bobine está queimada?

O que acham que pode ser?


O comutador que adquiri é este

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Comuta10


Cumpz
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptyQua Dez 05, 2018 12:51 pm

A partida queimas-te (sem querer) a bobine.
Para veres isso tens de usar um moltimetro e ver se vem corrente da stator (volante do motor) (colocar o aparelho em corrente alterna.
Se sim, ver se sai corrente do retificador (colocar o moltimetro em corrente continua)
Se tens dificuldade ou não tens um aparelho de medição de corrente, recorre a um electricista de veículos automóvel e motas.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptyQua Dez 05, 2018 1:48 pm

Boas

Houve algumas actualizações desde ontem à noite.

- Verifiquei a bobine e tinha os valores correctos segundo o manual; (experimentei mais uma igual e outra de uma KXF 450 e nada de faisca)
- A corrente chega ao CDI mas não sai do CDI...

Cheguei à conclusão que quase de certeza o CDI foi à vida. Como tenho um amigo que tem uma mota igual à minha e do mesmo ano, ele levou o meu CDI e vai experimentar na mota dele. Se funcionar penso que só tenho duas opções:

- Ou a corrente não chega em condições ao stator (menos provável);
- Ou tenho algum fio queimado;

De salientar que o comutador está desligado e que as fichas de ligação da parte eléctrica às luzes/piscas/quadrante/comutador está tudo desligado. Por isso penso que se descobrir o problema a mota deverá pegar... para desligar tenho que forçar a afogar o motor certo?

Cumpz

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptyQua Dez 05, 2018 10:42 pm

Não tens ligado o corta corrente?
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptyQua Dez 05, 2018 11:20 pm

De momento não... O comutador de origem está desligado das fichas. Mas como o corta corrente não é de botão on-off e sim do tipo "mola" não há problema pois não?

Confirmo que o cdi está morto. Experimentei o meu cdi na mota de um amigo meu igual e não pega nem faz faísca a vela. Já tenho um cdi novo a caminho.

Agora uma questão nova... Quero colocar um corta corrente simples só de um botão e de momento não tenho interesse nas luzes. Sabem como posso fazer isso?

Cumprimentos

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptyQui Dez 06, 2018 7:40 am

Para isso o melhor é ter o esquema eléctrico da mota e identificar os fios que fazem o corte de corrente (2 fios)
Basta ligar a um botão simples e já está.
https://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ace_gne_03
Eu estava a perguntar pelo corta corrente porque se esses 2 fios estiverem encostados, cortam a corrente da mota e não há faísca na vela (é o seu principio de funcionamento).
Mas se já determinas-te a avaria, melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptyQui Dez 06, 2018 10:16 am

Deixo aqui o esquema eléctrico de uma GasGas 300 de 2011, que penso que é igual ao meu...

Segundo o diagrama, sai um fio do CDI de cor preto e amarelo (BK/Y) que por sua vez passa a cinzento (G) e por mim a preto (BK).

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Diagra10

Se o switch tem 2 cabos, onde vou ligar o segundo?

Deixo também uma foto o meu comutador de luzes original

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Comuta10

O conector dentro do circulo vermelho (fêmea), vai ligar a outro conector (macho) que vem do CDI e bobine.

Se os switch que compro, tem um terminal de macho, tenho que substituir por um fêmea e ligar ao conector que vem do CDI, ocupando apenas uma ligação? (tem 6 buracos mas 6 ligações, um está vazio)
O outro fio do switch tem um terminal com um buraco, que deduzo que seja para aparafusar em algum sitio da mota certo?

Deixo um exemplo dos terminais do switch

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Exempl10

Mas ainda assim fica a faltar o segundo fio que faz o corte de corrente...

Preciso de ajuda...

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptyQui Dez 06, 2018 12:51 pm

Precisavas de ter mais conhecimentos de electricidade para mexeres nisso.
Mas ok, vou tentar ajudar.
O corta corrente quando accionado é simplesmente fazer uma passagem a terra (fio normalamente ligado no quadro ou motor.
Ao fazer esta passagem a energia gerada no motor dissipada para a fora do circuito e o motor desliga-se por não haver faísca.
Ora assim sendo e como está no esquema ligas um fio ao preto que dizer vir do CDI e o que sai do motor ligas ao da terra ou apertas num sitio de terra (quadro), que pelo esquema é isso que está previsto. Escolhe um sitio minimamente protegido para não oxidar.
Se estás a comprar uns manípulos diferentes dos originais, o normal é não haver comapatibilidades, embora com algum estudo se consiga adaptar.
Eu nunca tive Gas Gas, mas pelo que já vi, as peças originais são acessíveis, já procuraste um comutador original?
https://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Categories/Seccao_Gas_Gas/Encomenda_de_pecas
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

GasGas EC 300 - Vela sem faísca Empty
MensagemAssunto: Re: GasGas EC 300 - Vela sem faísca   GasGas EC 300 - Vela sem faísca EmptySeg Dez 10, 2018 9:30 am

Boas...

Agradeço a detalhada explicação mas vou deixar isso mesmo para um profissional...

Os comutadores de origem são caros... Por isso tentei optar por um mais em conta.

De resto obrigado pela ajuda... Fui andar na 6a e sábado e a mota portou-se lindamente.

alcool
Ir para o topo Ir para baixo
 
GasGas EC 300 - Vela sem faísca
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como afinar GAS GAS 300 de 2010? HELP!!
» YZ 125 oleo na cabeça junto á vela
» Apresentação Hugo Gonçalves
» GASGAS
» GASGAS 450 4T

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: