Ora com estes dados, tenho a dizer-te o seguinte. Tens a mistura muito rica (óleo a mais) e deverias usar a vela de origem, se engasgava não era por causa da vela, pois a de origem é pela referência uma vela mais quente que a que usas, o que ajuda a queimar melhor.
Não tenhas medo de usar uma mistura a 2% principalmente se andas mais em baixas e médias rotações, tenta é perceber que um óleo a 2 tempos numa mota destas tem de ser de qualidade máxima, 100% sintético e de boa marca tipo este http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_mot_02.
Portanto por agora sugiro o seguinte, metes a vela original e fazes um deposito com a mistura a 2% com um bom óleo e experimenta.
Quanto ao retardar a abertura da válvula de escape só reforça o que digo, porque ao andar em baixas rotações com excesso de óleo, ao não ser queimado acaba por originar o tal engasgar.
Por acaso na ponteira de escape não pinga óleo de vez em quando?
Mas como disse experimenta e depois diz o que achas.
Para te dar uma ajuda acerca das caracteristicas e afinações da tua mota consulta aqui http://www.gasgasmotos.es/es/manuales.html procura o teu modelo e ano e consulta os manuais.