enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarPistão 2T Botaof12
 

 Pistão 2T

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav


Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/03/2018
Idade : 47
Localização : Gaia

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Pistão 2T   Pistão 2T EmptyQua Mar 28, 2018 12:29 am

Boa noite.

Agradecia um pouco da vossa sapiencia neste assunto.

Conforme já mencionei noutro tópico, sobre motas de enduro, ainda ando às apalpadelas ou se quiserem, a tentar apanhar o fio à meada digamos assim.

Tendo eu uma possibilidade de vir a ter uma Xtrainer, andei a olhar por alto para os custos de ter (andar) uma mota destas, que penso ser de uma forma geral semelhante a qualquer outra 2 tempos e fico confuso com alguns presupostos que vão circulando neste e noutros forums com aquilo que me vou apercebendo em relação a custos.

Tenho ficado com a ideia de que a manutenção de uma mota de 2t será bastante mais fácil que uma de 4t e que por isso existe a possibilidade de eu meter as mãos ao trabalho, acabando por ficar assim a manutenção mais barata. Onde fica confuso? Tenho de trocar de pistão em intervalos de 60 horas, ora pistão, segmentos e afins andam à volta de 170 Eur. para mim que não faço ainda ideia do que são 60 horas em cima de uma mota enduro, poderei traduzir em 10 fins de semana? (6 horas por fim de semana), isto quer dizer que eu terei de gastar pelo menos 200 eur de 3 em 3 meses?

Em relação ao consumo de combustível estou também um pouco baralhado, tenho a ideia que as motas a 2t gastam muito combustível (p.ex 9 lts/100), no entanto no site do fabricante indica que a mota gasta cerca de 3 lts/100. Eu sei que normalmente eles sao mentirosos, mas assim tanto?! fico para aqui a navegar na maionese.


Resumidamente, sabendo que o preço de aquisição de uma mota de 2t é inferior ao de uma mota semelhante mas de 4 tempos, compensa ter uma mota de 2t tendo em conta os custos de combustivel, manutenção, etc?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptyQua Mar 28, 2018 10:57 am

Mas que grande confusão vai por ai.
Olha isto das motas de monte tem algo que se lhe diga e vai depender de muitos factores gastares muito ou pouco dinheiro na manutenção da tua futura mota.
Eu sou um adepto das 4 tempos e ainda estou para perceber quem diga que uma 2 tempos é mais barata de manter!!!, isto porque a minha antiga WR450f comigo fez 15000km (600h numa média de 40km por hora) e nem por perto precisa de pistão e biela e essas coisas que dizem por ai...mas lá está é uma Yamaha e eu não desmazelo a manutenção e nem ando sempre no red line dirt
Mas enfim acho que este assunto entre 4 e 2 tempos para já não interessa para o teu caso.
Falas-te em adquirir uma Beta X-trainer 300 e é disso que vamos falar.
A manutenção de uma 2 tempos vai ter muito a haver com o tipo de utilização, e cuidados na hora de limpar filtros de ar e usar óleo de mistura de alta qualidade e na exacta porpoção e ainda a afinação da carburação.
6 horas em cima de mota por fim de semana sempre com o motor a trabalhar, é mais um uso profissional, se pensares no assunto vais chegar a conclusão que das 6 horas que até podes estar com a mota e os amigos, muito desse tempo o motor vai estar desligado.
Bem...o normal numa 300cc a 2 tempos um pistão e segmentos fazem na boa uns 5000km cerca de 125h a uma média de 40km por hora. Em horas depende, lá está, pois se fazes muitas trialeiras o motor está muito tempo a funcionar sem fazer muitos quilómetros se andas em pistas ou por caminhos já é o contrário.
Agora esta duração do pistão vai então depender do teu cuidado. Se o filtro de ar andar sempre limpo e com óleo próprio, óleo mistura de qualidade e a carburação bem afinada, assim acredita que um pistão dura muito, bem mais que as 60h.
Agora o consumo de uma 2 tempos, fácil, uma 250 2 tempos entre 6 e 9 lts aos 100km, uma 300 a 2 tempos entre 7 e 12 aos 100km, não fiques confuso, isto depende do punho e da utilização.
Claro que andares na estrada muito devagar até gasta menos mas no monte varia muito.
Mas conta com um consumo de 8 lts em média mais óleo mistura, os 3lts que marca diz deve ser numa situação muito especial, nem vou discutir isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptyQui Mar 29, 2018 9:12 am

Resposta clara e elucidativa. Muito bem LUÍS QUINTA! cerveja
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptySex Abr 06, 2018 10:13 am

ClaXav escreveu:
Boa noite.

Agradecia um pouco da vossa sapiencia neste assunto.

Conforme já mencionei noutro tópico, sobre motas de enduro, ainda ando às apalpadelas ou se quiserem, a tentar apanhar o fio à meada digamos assim.

Tendo eu uma possibilidade de vir a ter uma Xtrainer, andei a olhar por alto para os custos de ter (andar) uma mota destas, que penso ser de uma forma geral semelhante a qualquer outra 2 tempos e fico confuso com alguns presupostos que vão circulando neste e noutros forums com aquilo que me vou apercebendo em relação a custos.

Tenho ficado com a ideia de que a manutenção de uma mota de 2t será bastante mais fácil que uma de 4t e que por isso existe a possibilidade de eu meter as mãos ao trabalho, acabando por ficar assim a manutenção mais barata. Onde fica confuso? Tenho de trocar de pistão em intervalos de 60 horas, ora pistão, segmentos e afins andam à volta de 170 Eur. para mim que não faço ainda ideia do que são 60 horas em cima de uma mota enduro, poderei traduzir em 10 fins de semana? (6 horas por fim de semana), isto quer dizer que eu terei de gastar pelo menos 200 eur de 3 em 3 meses?

Em relação ao consumo de combustível estou também um pouco baralhado, tenho a ideia que as motas a 2t gastam muito combustível (p.ex 9 lts/100), no entanto no site do fabricante indica que a mota gasta cerca de 3 lts/100. Eu sei que normalmente eles sao mentirosos, mas assim tanto?! fico para aqui a navegar na maionese.


Resumidamente, sabendo que o preço de aquisição de uma mota de 2t é inferior ao de uma mota semelhante mas de 4 tempos, compensa ter uma mota de 2t tendo em conta os custos de combustivel, manutenção, etc?

Boas

A troca de pistão de 60 a 60 horas numa 300 2 tempos, tem que se andar sempre a fundo. E se pensas adquirir uma Beta Xtrainer, certamente não é para andares a fazer estradões. Como o LUIS QUINTA disse, revisões a tempo e horas, com produtos de qualidade, fazem bastante diferença.
Sempre tive motas a 2 tempos e nunca tive problemas de motor em nenhuma delas.

(opinião pessoal) Agora em relação ao custo da manutenção... A longo prazo, uma a 2 tempos é capaz de te ficar mais cara, mas na hora da manutenção doí menos. Eu sou adepto das motas a 2 tempos, são mais leves e mais divertidas. Quando estamos numa trialeira atrapalhados todos os kg contam.
E depois temos aquele disparo da válvula que causa sempre um enorme disparo de adrenalina.

Em relação ao consumo anunciado pela marca... 3litros/100?!?!?!?!
Eu sei que tem um sistema de autolube mas mesmo assim...

Se seguires em frente com a compra, depois esperamos por uma analise da mota. Já ando a piscar o olho a essa mota à uns tempos Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav


Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/03/2018
Idade : 47
Localização : Gaia

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptySex Abr 06, 2018 2:12 pm

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Em relação à Xtrainer, vai mesmo acontecer a muito curto prazo, só ainda estou indeciso se compro novo ou semi novo.

Comprar novo tem como único inconveniente a desvalorização, isto poderá ser um problema se a curto prazo eu chegar à conclusão que isto do enduro não é para mim. Adorei a experiência com a ttr125 (em circuito de terra) e ao comprar esta posso estar a dar um passo largo demais.

Uma vez que esta mota é relativamente recente, ainda só existem no mercado de usados, motas que aparentemente estão muito boas. Esta coisa do aparentemente e mota de 2 tempos deixa-me apreensivo. Tenho a ideia que as motas a 2T são mais sensíveis à rodagem ou até de arranques a frio que as 4T.

Em termos de diferença de valores de nova/usada 1500 a 2000 eur, não me faz a olhar muito seriamente para as usadas. Se 2000 eur por um lado já dava para fazer uma boa manutenção e até eventualmente melhorar a suspensão, por outro lado fico sem saber o que andou a fazer ou em que condições andou ou se está realmente como aparenta.

A nova tem melhorias ao nível da embraiagem e outras pequenas modificações no motor. Provavelmente será nova.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptySex Abr 06, 2018 4:42 pm

ClaXav escreveu:
Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Em relação à Xtrainer, vai mesmo acontecer a muito curto prazo, só ainda estou indeciso se compro novo ou semi novo.

Comprar novo tem como único inconveniente a desvalorização, isto poderá ser um problema se a curto prazo eu chegar à conclusão que isto do enduro não é para mim. Adorei a experiência com a ttr125 (em circuito de terra) e ao comprar esta posso estar a dar um passo largo demais.

Uma vez que esta mota é relativamente recente, ainda só existem no mercado de usados, motas que aparentemente estão muito boas. Esta coisa do aparentemente e mota de 2 tempos deixa-me apreensivo. Tenho a ideia que as motas a 2T são mais sensíveis à rodagem ou até de arranques a frio que as 4T.

Em termos de diferença de valores de nova/usada 1500 a 2000 eur, não me faz a olhar muito seriamente para as usadas. Se 2000 eur por um lado já dava para fazer uma boa manutenção e até eventualmente melhorar a suspensão, por outro lado fico sem saber o que andou a fazer ou em que condições andou ou se está realmente como aparenta.

A nova tem melhorias ao nível da embraiagem e outras pequenas modificações no motor. Provavelmente será nova.

Boas

Se estas a pensar já em desvalorização vai para a KTM, pois é a que menos sofre de desvalorização.

Acho que devias primeiro experimentar a mota. Uma ttr 125 (+/-7,5cv) não tem nada a ver com a Beta (+/-45) ou qualquer outra mota de enduro.

Mesmo apesar de ser uma 300, segundo dizem, onde a potencia é entregue de forma linear, convém mesmo experimentares. Se a mota for potente demais para ti não te divertes nem progrides pois andas sempre com medo do próximo safanão que a mota de vai dar.

Não faças como eu que tive como primeira mota uma CR 250 de motocross Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil


Qualquer que seja a mota não é para se andar a fazer arranques a frio. Antes de arrancar, eu deixo a mota a trabalhar ao relenti enquanto fumo um cigarrinho. E quando arranco é sem pressas. O motor agradece Very Happy Very Happy
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ClaXav
Promoção
Promoção
ClaXav


Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/03/2018
Idade : 47
Localização : Gaia

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptySex Abr 06, 2018 5:16 pm

jdurao9 escreveu:
ClaXav escreveu:
Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Em relação à Xtrainer, vai mesmo acontecer a muito curto prazo, só ainda estou indeciso se compro novo ou semi novo.

Comprar novo tem como único inconveniente a desvalorização, isto poderá ser um problema se a curto prazo eu chegar à conclusão que isto do enduro não é para mim. Adorei a experiência com a ttr125 (em circuito de terra) e ao comprar esta posso estar a dar um passo largo demais.

Uma vez que esta mota é relativamente recente, ainda só existem no mercado de usados, motas que aparentemente estão muito boas. Esta coisa do aparentemente e mota de 2 tempos deixa-me apreensivo. Tenho a ideia que as motas a 2T são mais sensíveis à rodagem ou até de arranques a frio que as 4T.

Em termos de diferença de valores de nova/usada 1500 a 2000 eur, não me faz a olhar muito seriamente para as usadas. Se 2000 eur por um lado já dava para fazer uma boa manutenção e até eventualmente melhorar a suspensão, por outro lado fico sem saber o que andou a fazer ou em que condições andou ou se está realmente como aparenta.

A nova tem melhorias ao nível da embraiagem e outras pequenas modificações no motor. Provavelmente será nova.

Boas

Se estas a pensar já em desvalorização vai para a KTM, pois é a que menos sofre de desvalorização.

Acho que devias primeiro experimentar a mota. Uma ttr 125 (+/-7,5cv) não tem nada a ver com a Beta (+/-45) ou qualquer outra mota de enduro.

Mesmo apesar de ser uma 300, segundo dizem, onde a potencia é entregue de forma linear, convém mesmo experimentares. Se a mota for potente demais para ti não te divertes nem progrides pois andas sempre com medo do próximo safanão que a mota de vai dar.

Não faças como eu que tive como primeira mota uma CR 250 de motocross [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_twisted.gif[/smiley] [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_twisted.gif[/smiley] [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_twisted.gif[/smiley] [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_twisted.gif[/smiley]


Qualquer que seja a mota não é para se andar a fazer arranques a frio. Antes de arrancar, eu deixo a mota a trabalhar ao relenti enquanto fumo um cigarrinho. E quando arranco é sem pressas. O motor agradece [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png[/smiley] [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png[/smiley]
Abraço

Durão, mais uma vez obrigado.

Esta é a minha primeira mota de enduro mas não será a primeira mota com CV a mais, se é que se pode dizer isso desta, acho que a xtrainer tem 30 cv, 45 tem a 300RR
Tb é verdade que em terra ainda não sei quantificar os cvs necessários.

Fazer um td à xtrainer é capaz de ser complicado e mesmo que aconteça será em piso liso e não com obstáculos.

Se não estivesse condicionado pela minha altura, provavelmente iria para uma wr250.

Enviado pelo Topic'it
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptySex Abr 06, 2018 5:21 pm

Essa ideia de arrancar a frio logo ao ataque numa 2 tempos ser mais arriscado causar danos no motor do que numa 4 tempos, está a meu ver errada, numa 2 tempos como o óleo está na gasolina todos os componentes estão logo após o arranque lubrificados, numa 4 tempos até o óleo chegar ao topo do motor ainda demora cerca de 1 minuto sendo que a lubrificação neste caso ser garantida pelo óleo que lá ficou pela ultima vez que o motor funcionou. E mesmo assim não é de todo conveniente puxar logo a fundo pois como o motor a 4 tempos tem muitas mais peças em rotação que um 2 tempos, o risco de causar danos é muito maior.

Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptySeg Abr 09, 2018 11:52 am

Boas

Pensei mesmo que a xtrainer tinha mais CV.

Mesmo que o td for em estrada, sempre tens uma ideia do tamanho da mota.

No caso de optares por outra mota, há umas peças que servem para se por na biela de amortecedor para rebaixamento da mota até 5cm. Outra opção é rebaixar o banco. Qualquer estofador faz isso.

As peças que falo são estas: (neste caso GG)

http://www.enduroportugalshop.com/Bielas-para-baixar-altura-originais-GAS-GAS-12-13

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Pistão 2T Empty
MensagemAssunto: Re: Pistão 2T   Pistão 2T EmptySeg Abr 09, 2018 11:54 am

LUIS QUINTA escreveu:
Essa ideia de arrancar a frio logo ao ataque numa 2 tempos ser mais arriscado causar danos no motor do que numa 4 tempos, está a meu ver errada, numa 2 tempos como o óleo está na gasolina todos os componentes estão logo após o arranque lubrificados, numa 4 tempos até o óleo chegar ao topo do motor ainda demora cerca de 1 minuto sendo que a lubrificação neste caso ser garantida pelo óleo que lá ficou pela ultima vez que o motor funcionou. E mesmo assim não é de todo conveniente puxar logo a fundo pois como o motor a 4 tempos tem muitas mais peças em rotação que um 2 tempos, o risco de causar danos é muito maior.


Bem comparado, temos as motoserras. Que quando pegam são aceleradas a fundo Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
 
Pistão 2T
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» trocar o pistão yamaha wr 250 f
» Pistão colado
» embraiagem, pistão e aquecimento gasgas ec 300 2011
» Pistão e Corrente distribuição da TM
» pistão para husqvarna

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: