A Honda no final dos anos 90, praticamente dominou em vendas nas motas de Enduro lazer com as suas XR.
Em 1996 a XR250R foi renovada em tudo e nasceu a famosa Honda XR400R.
Em 1998 a Honda ganhou um campeonato mundial de Enduro com Cyril Esquirol aos comandos de uma XR400R na classe 4 Tempos 400cc.
Por acaso tenho um teste entre estas duas motas e também com a Kawasaki KLX300.
Em termos de potência a XR400R 36cv a KLX 33cv e a XR250R 25cv.
Neste comparativo a KLX praticamente ganha o teste pela sua polivalência, conseguia um conjunto potente e leve, além do mais tinha refrigeração a liquido, que lhe permitia ter outro tipo de performances. A XR400 era elogiada pelas sensações de potência controlável e comportamento do quadro e suspensões a mais pequena pela grande maneabilidade.
Em termos de peso a XR400 123kg a XR250 116 e a KLX300 116kg isto sem gasolina no deposito.
Eu na minha opinião entre as duas é obvio que preferia a 400, visto que é uma mota muito mais polivalente que a XR 250, a não ser que tenhas muita pouca experiência ou não sejas forte fisicamente.
Mas se fosse eu, procurava uma Suzuki DR-Z400E pois a nível de preço usadas serem similares ao pedido pelas Honda, e tem arranque eléctrico.
A Suzuki tem 40cv e pesa 125kg sem gasolina. Tem um motor bastante fácil de guiar e potente, além do mais tem muita fama de ser fiável, mesmo quando mal tratada.