A marca líder de vendas na Europa de motas de Enduro KTM/Husqvarna, nomeadamente em 2 tempos, anunciou que em 2018, vai lançar motorizações a 2 tempos com sistema de injeção de combustível.
A norma anti poluição culpada disto é a Euro 4, que entra já em 2017 em vigor, e impõem índices emissões de gases de veículos motorizados muito mais baixos que a atual Euro 3.
Aliás o grupo KTM/husqvarna, vai já para 2017 deixar de produzir as 125 de Enduro, pois devido ao número de vendas versus custos de tornarem estes motores menos poluentes, dizem eles, não justifica o
investimento.
Nas 4 tempos já se fala que cumprem a ainda mais restritiva Euro 5, pois devido a estes motores não queimarem óleo na combustão e pelo facto de terem injeção de combustível, cumprem facilmente estas normas.
Esta futura norma (Euro 5) que deve entrar em vigor em 2020, "mata" definitivamente os motores a 2 tempos, pelo menos no modelo existente de carburador, de terem permissão de serem matriculadas. Portanto advinham-se muitas novidades das marcas interessadas nas motorizações a 2 tempos, e a KTM/Husqvarna foi a 1ª marca a declarar as suas intenções, vamos ver quem se segue.
No entanto a Beta já deu na sua gama 2016, um paço importante, pois adoptou a injeção de óleo nos seu 2 tempos, com diminuição de consumo e emissão de gases.
Bem e com isto tudo, vamos ver onde para o peso de uma mota de Enduro 2 tempos e os preços, pois estas novas tecnologias tem custos e obrigam as marcas terem mais custos na produção destas motas.
Estou é curioso no que vai fazer a Yamaha, pois apostaram em 2016 na gama Enduro 2 tempos com a WR250 (YZ250X)