Boas André
Realmente o conto do vigário está sempre ao virar da esquina, mas também acho que por vezes estamos tão obcecados com a ideia de comprar uma mota, que por vezes não vemos bem as coisas.
Portanto 1º conselho, comprar com calma e sem pressas.
2º não olhar muito a estética, tipo autocolantes novos ou plásticos, pneus novos, etc, também é típico dizerem que a mota é recente quando na realidade já tem uns anos. Verificar o número do quadro, com ele facilmente (na net) se verifica de que ano é realmente.
3º procurar verificar se a mota está o mais original possível, sempre podes ver o modelo correspondente no youtube.
4º ver folgas no amortecedor, escora, poisa pés, selector velocidades, caixa de direção, rodas, e forqueta, e duvidar logo quando nos dizem que é normal
5º nem sempre a mais cara é a melhor e a mais barata é a pior, mas numa 2 tempos pergunta sempre se a mota já levou retificação de cilindro, que no caso afirmativo pode trazer outros problemas, num motor a 2T normal é trocar de pistão e segmentos. Desconfia também daqueles negócios tipo, a mota foi reparada e agora quer vender. Então gastou dinheiro e agora não quer andar mais
estranho no mínimo
, por vezes nestes casos a reparação só levou o necessário e não metem as peças todas e depois só problemas...
6º andar na mota é fundamental, mesmo que digam que não tem seguro ou outras desculpas, prestar atenção a caixa e desvios nas travagens, se possível levar alguém que veja se a mota anda com as rodas alinhadas. Dar uma a aceleração forte na mudança mais alta para ver se a embraiagem patina ou se salta. Prestar atenção a ruídos estranhos ao relanti, tenta ouvir uma mota idêntica a que queres no youtube.
7º pergunta sempre que tipo de óleo e marca que usam na mistura, com que regularidade limpam o filtro de ar e que tipo de óleo e marca usam na caixa de velocidades.
8º na dúvida não arriscar, agradando no global, nem que esteja fora do orçamento, na minha opinião nem que seja necessário pedir dinheiro emprestado
Agora sugestões de marcas e motas.
Eu prefiro Yamaha, tens a YZ125 e YZ250, mesmo sendo de motocross, são excelentes para enduro.
Mas também deves ver as KTM EXC 125 e EXC 250, e GasGas EC 250,
Quanto a custos de manutenção não há muitas diferênças entre marcas, mas existe mais diferenças na existência de stock de peças originais e da concorrência, e neste caso a Yamaha na minha opinião é uma referência, mas a KTM e a GasGas também funcionam bem, no entanto ter em atenção que a GasGas está a passar um mau bocado, esperemos que seja passageiro.
Sei que existem outras marcas como Honda CR, Kawasaki KX, ou a suzuki RM, mas como estas marcas já não são produzem estas motas a muito tempo, a questão da manutenção torna-se mais cara e difícil.
Mais alguma dúvida, estás a vontade.
Fui