enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarCompra de mota  Botaof12
 

 Compra de mota

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
andreroque
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/06/2015

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Compra de mota    Compra de mota  EmptyTer Jun 09, 2015 6:46 pm

Boas.

Quero adquirir a minha segunda mota de enduro, como referi na apresentação, a primeira foi um balde de água fria.

Queria algo 125 ou 250, de preferencia a 2 tempos.

Gosto das cr, rm, yz, etc...

Qual aconselham em termos de fiabilidade e custo de manutenção ?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptyTer Jun 09, 2015 10:15 pm

Boas André

Realmente o conto do vigário está sempre ao virar da esquina, mas também acho que por vezes estamos tão obcecados com a ideia de comprar uma mota, que por vezes não vemos bem as coisas.
Portanto 1º conselho, comprar com calma e sem pressas.
2º não olhar muito a estética, tipo autocolantes novos ou plásticos, pneus novos, etc, também é típico dizerem que a mota é recente quando na realidade já tem uns anos. Verificar o número do quadro, com ele facilmente (na net) se verifica de que ano é realmente.
3º procurar verificar se a mota está o mais original possível, sempre podes ver o modelo correspondente no youtube.
4º ver folgas no amortecedor, escora, poisa pés, selector velocidades, caixa de direção, rodas, e forqueta, e duvidar logo quando nos dizem que é normal scratch
5º nem sempre a mais cara é a melhor e a mais barata é a pior, mas numa 2 tempos pergunta sempre se a mota já levou retificação de cilindro, que no caso afirmativo pode trazer outros problemas, num motor a 2T normal é trocar de pistão e segmentos. Desconfia também daqueles negócios tipo, a mota foi reparada e agora quer vender. Então gastou dinheiro e agora não quer andar mais Question Exclamation estranho no mínimo scratch, por vezes nestes casos a reparação só levou o necessário e não metem as peças todas e depois só problemas...
6º andar na mota é fundamental, mesmo que digam que não tem seguro ou outras desculpas, prestar atenção a caixa e desvios nas travagens, se possível levar alguém que veja se a mota anda com as rodas alinhadas. Dar uma a aceleração forte na mudança mais alta para ver se a embraiagem patina ou se salta. Prestar atenção a ruídos estranhos ao relanti, tenta ouvir uma mota idêntica a que queres no youtube.
7º pergunta sempre que tipo de óleo e marca que usam na mistura, com que regularidade limpam o filtro de ar e que tipo de óleo e marca usam na caixa de velocidades.
8º na dúvida não arriscar, agradando no global, nem que esteja fora do orçamento, na minha opinião nem que seja necessário pedir dinheiro emprestado

Agora sugestões de marcas e motas.
Eu prefiro Yamaha, tens a YZ125 e YZ250, mesmo sendo de motocross, são excelentes para enduro.
Mas também deves ver as KTM EXC 125 e EXC 250, e GasGas EC 250,
Quanto a custos de manutenção não há muitas diferênças entre marcas, mas existe mais diferenças na existência de stock de peças originais e da concorrência, e neste caso a Yamaha na minha opinião é uma referência, mas a KTM e a GasGas também funcionam bem, no entanto ter em atenção que a GasGas está a passar um mau bocado, esperemos que seja passageiro.
Sei que existem outras marcas como Honda CR, Kawasaki KX, ou a suzuki RM, mas como estas marcas já não são produzem estas motas a muito tempo, a questão da manutenção torna-se mais cara e difícil.
Mais alguma dúvida, estás a vontade.

Fui
Ir para o topo Ir para baixo
andreroque
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/06/2015

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptyQui Jun 11, 2015 10:15 am

Tens pm Wink
Ir para o topo Ir para baixo
andreroque
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/06/2015

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptyQui Jun 11, 2015 1:09 pm

Estive a ver e encontrei uma KTM 450sx de 2003. O valor são 1800 euros e esta aqui mesmo ao lado de casa.

Que tem a dizer desta mota ? Vale a pena ? Dá muitos problemas ?

Tendo em conta que a mota é para andar apenas em monte, será um bom investimento ?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptyQui Jun 11, 2015 5:52 pm

Boas

Essa KTM é de motocross, e nas 4 tempos acaba por se muito mais complicado adaptar uma motocross para enduro. Neste caso aconselho-te vivamente comprares um modelo enduro, principalmente se for 450, 250 a 4 tempos já não se torna tão complicado, mas mesmo assim não aconselho, principalmente para que anda só ao fim de semana por lazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptySeg Jun 29, 2015 6:16 pm

Ajuda se disseres a primeira que compraste, e o porquê de ter corrido mal.

Diz para o que queres a mota e a malta aconselha-te, escolheres a mota porque está barata, é mau negócio (até pode ser boa para revender, mas pode não se adapatar ao que tu queres...) tens que comprar uma mota de acordo com o uso desejado.
Ir para o topo Ir para baixo
andreroque
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/06/2015

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptyQua Jul 01, 2015 12:26 pm

Dr_Lion escreveu:
Ajuda se disseres a primeira que compraste, e o porquê de ter corrido mal.

Diz para o que queres a mota e a malta aconselha-te, escolheres a mota porque está barata, é mau negócio (até pode ser boa para revender, mas pode não se adapatar ao que tu queres...) tens que comprar uma mota de acordo com o uso desejado.

Boas amigo, obrigado

Já comprei, comprei uma DRZ400 Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptyQua Jul 01, 2015 12:46 pm

Bem vindo ao clube Very Happy também comprei uma á quase 1 ano.É porreira para dar umas voltas, um bocadito pesadita para algumas coisas, mas dá para divertir.

Cuidado com o radiador que isso é refrigerado a líquido, confirma se tem líquido ou água. Atenção ao tubo junto á bomba de água que nas quedas costuma romper (o meu já abriu a boca Razz ) E atenção ao pedal das mudanças que tem uma ponta para dentro que fura a tampa, convem limar...

Já agora de que ano é a tua, e quanto deste se não é segredo?
Ir para o topo Ir para baixo
andreroque
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/06/2015

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptyQua Jul 01, 2015 12:58 pm

Dr_Lion escreveu:
Bem vindo ao clube Very Happy  também comprei uma á quase 1 ano.É porreira para dar umas voltas, um bocadito pesadita para algumas coisas, mas dá para divertir.

Cuidado com o radiador que isso é refrigerado a líquido, confirma se tem líquido ou água. Atenção ao tubo junto á bomba de água que nas quedas costuma romper (o meu já abriu a boca Razz )  E atenção ao pedal das mudanças que tem uma ponta para dentro que fura a tampa, convem limar...

Já agora de que ano é a tua, e quanto deste se não é segredo?

Comprei a mota por 2 mil. É de 2001, e tenho conhecimento do historial dela, que tambem é importante, foi me aconcelhada pelo meu mecanico.

Tem Leovince x3, o barulho é lindo dirt

O radiador esta cheio de anti congelante, entretanto vou ver esse pormenor que me falaste do pedal das mudanças.
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Compra de mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Compra de mota    Compra de mota  EmptySex Jul 03, 2015 3:49 pm

Foi boa compra então, a minha trazia o escape de origem, e é um ano mais velha, mas também vinha em condições pelo menos com a revisão feita, pastilhas, líquidos, pneus e etc.. Só não sei o historial mas até agora não tem dado problemas.

E o gajo ainda me ofereceu um capacete uns óculos e umas luvas, mas tudo usado..
Ir para o topo Ir para baixo
 
Compra de mota
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Compra de mota
» Compra de mota
» Compra de mota
» Compra de mota nova - ajuda
» Compra de mota 2 tempos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: