Assunto: Honda Crm Enduro. Dom Out 12, 2014 7:25 pm
Olá Pessoal,
Venho aqui solicitar a vossa ajuda.
Tenho uma Honda Crm 125 e praticamente só a utilizo para andar no monte fazer uns estradões e umas trialeiras etc..o problema que encontro é que a mota aquece muito porque anda sempre em altas e a velocidade não é muita.. Ao falar com o meu mecânico ele disse que o melhor seria alterar a transmissão para a mota ganhar em baixas e aplicar um Kit de arrefecimento( Ventuinhas) no radiador... para alem disso retirar o termostato para a mota estar sempre a circular o anticongelante e arrefecer melhor...
Para andar no monte utilizo uns peneus METZELLER MC4.
Para alem das alterações que descrevi a cima, aconselham alguma coisa? Sem ser trocar de mota hehehe...
Cumprimentos, André
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Honda Crm Enduro. Seg Out 13, 2014 12:47 pm
Boas,
CRM 125, é uma mota porreira para iniciação no TT e que também pode ser usada no dia-a-dia, mas tem que ter alguma preparação: Como o teu mecânico referiu, deves “encurtar” a transmissão (fazes isto de forma barata, colocando um pinhão de ataque com menos 1 dente, ou uma cremalheira com mais 2 ou 3, ou ambas as modificações); devias substituir os aros de origem, por uns de alumínio (mais leves e mais resistentes); deves colocar umas protecções de mãos (acessório essencial para enduro); Ainda e não esquecer uns pneus próprios para a "terra" tens muitas escolhas, o ideal é ver que tipo de terreno tens pelos trilhos que vais andar. Depois, para melhorar a estética, que essa mota já deve ter muitos anos, recomendo a compra de uma folha de autocolantes 4MX (só custam 8€): http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/aut_4mx/SubProducts/aut_4mx-0001
André B. Promoção
Assunto: Rexp. Seg Out 13, 2014 2:18 pm
Boa Tarde Luis,
Muito obrigado pela resposta, vou tentar saber junto dos mecânicos qual o orçamento para alterar os Aros...em relação aos peneus estou a usar os Metzeller MC4 e até agora não tenho tido problemas, agarram muito bem ao piso.. Em relação aos autocolantes tenho pena que a folha da honda so tenha CR e CRF :/
Diabolicus Engineering Promoção
Mensagens : 33 Data de inscrição : 11/02/2014 Localização : Ponte de Lima
Assunto: Re: Honda Crm Enduro. Seg Out 13, 2014 6:30 pm
Viva André,
Quanto aos problemas de aquecimento, a remoção do termoestáto vai ajudar de certeza. O que também pode ajudar será a utilização de um líquido de arrefecimento em vez do "vulgar" anticongelante. O anticongelante não serve para diminuir temperaturas de funcionamento mas sim para evitar que o líquido congele e crie um choque térmico no motor quando for utilizado. Outra coisa que deves ver é o estado da bomba de água, se roda bem e se está desimpedida e limpa de qualquer sujidade.
Relativamente á transmissão, terá mesmo de ser por tentativa erro ou por feedback de um utilizador com mota igual e uso igual ao teu Certamente que mudares o pinhão ou cremalheira, tens de ter atenção ao tamanho da corrente a utilizar.
Quanto aos pneus, se estás contente e funcionam contigo, não mudes
André B. Promoção
Assunto: Rexp Seg Out 13, 2014 6:51 pm
Obrigado Diabolicus,
De facto o meu mecânico falou em trocar o anticongelante eu é que me esqueci de mencionar... Eu só quero alterar estas coisas na mota porque só tenho carta de carro e que me permite conduzir a minha mota porque vem com 11Kw de livrete. e assim fico com uma mota pelo que sei muito fiavel e que posso andar sem ter a preocupação da policia...visto que tenho tudo direito com seguro etc.. Coloco aqui uma foto para vocês verem a "menina""
André B. Promoção
Assunto: rexp Sáb Out 18, 2014 8:47 pm
Então pessoal mais nenhuma opinião?
André B. Promoção
Assunto: Rexp Dom Out 26, 2014 8:58 am
Então pessoal ninguém tem nada a dizer?
Rafael Piloto de fim-de-semana
Assunto: Honda crm 125r Sex Out 13, 2023 5:23 pm
Boas. Recentemente comprei uma crm 125, estava com um problema de motor mas já o resolvi, dei umas voltas na Mota e á coisa de 2 deixou de ter corrente para a vela, já troquei a vela por uma nova e continua a não ter corrente. Se alguém pode-se ajudar ficava agradecido.
Jofico gosta desta mensagem
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Honda Crm Enduro. Sex Out 13, 2023 6:11 pm
Se não tens realmente faísca na vela, o problema vai estar no cachimbo, bobine ou no gerador corrente motor "stator". Aconselho vivamente a ser visto por um entendido em parte elétrica de motociclos.
Jofico gosta desta mensagem
Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Honda Crm Enduro. Dom Out 15, 2023 6:02 pm
Quando apareceram, no início dos anos 90, eu adorava estas motas :