enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarPreparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Botaof12
 

 Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
heldercosta8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
heldercosta8


Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/11/2014
Localização : Guimaraes

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 5:03 am

Viva,
Tenho uma Honda CR250R de 2006.
A moto tem montado a suspensão de origem da Showa e amortecedor de origem, que também penso ser da Showa.
Como não practico motocross quero alterar-las (ou melhor, aproximar-las) de umas suspensões para a practica de Enduro, da frente e amortecedor de tras.
O uso de enduro é o normal, subir montes, picadas c/ e s/ pedras, troncos, ás vezes mais hard um bocadinho Laughing c/ aquelas trialeiras que em 10 minutos me rebentam os bracinhos todos.
Gostaria de saber se alguem me sabe informar quais os procedimentos a fazer ou se tem links de exemplos deste tipo de alterações nesta area para investigar.
Gostava de perceber a função dos clicks nas mesas de direcção em conjunto com o ajuste que se faz na parte inferior da suspensão de modo a conseguir afinar-la a meu gosto e em função do meu uso.
Neste momento a suspensão da frente ja se encontra em revisão, estando programado a troca de oleo por um mais fino, e em menor quantidade de modo a tornar-la mais suave e flexivel.

Muito agradecido Embarassed
Obrigado,
Helder Costa
Ir para o topo Ir para baixo
foguette
Verde
Verde



Mensagens : 215
Data de inscrição : 10/05/2011
Localização : Norte

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 9:42 am

Mete foto da pre carga da mola trás, da posição das bainhas nos Ts da suspensão..

Ir para o topo Ir para baixo
heldercosta8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
heldercosta8


Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/11/2014
Localização : Guimaraes

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 5:08 pm

foguette escreveu:
Mete foto da pre carga da mola trás, da posição das bainhas nos Ts da suspensão..


Boas, peço desculpa, mas não entendo disso. Deixe ver se alguém me sabe explicar ou enviar links onde tenha a informação pedida.
Obrigado,
Cmp,
HC
Ir para o topo Ir para baixo
matola
Verde
Verde
matola


Mensagens : 160
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 51
Localização : Seixo-Mira

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 10:26 pm

o que ele quer é uma foto a tua moto onde seja visivel o amortecedor de trás e outra das bainhas onde seja visivel os pontos que assinalei.Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R 25rmosn
Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R 25k3oly
Ir para o topo Ir para baixo
matola
Verde
Verde
matola


Mensagens : 160
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 51
Localização : Seixo-Mira

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 10:30 pm

eu também tenho uma cr igual, e o que fiz foi ir por tentativas.
desapertas as afinações todas e depois apertas 4 ou 5 pontos das uma volta e vez ou apertas mais (endurecer) ou desapertas (mais mole), penso que na frente de 0 a 20 clicks tenho no 6 isto para exemplo, mas vai do uso e gosto de cada um.
Ir para o topo Ir para baixo
heldercosta8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
heldercosta8


Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/11/2014
Localização : Guimaraes

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 10:33 pm

matola escreveu:
eu também tenho uma cr igual, e o que fiz foi ir por tentativas.
desapertas as afinações todas e depois apertas  4 ou 5 pontos das uma volta e vez ou apertas mais (endurecer) ou desapertas (mais mole), penso que na frente de 0 a 20 clicks tenho no 6 isto para exemplo, mas vai do uso e gosto de cada um.

Ola Amigo Matola, muito obrigado pela ajuda, eu amanha ja devo por as fotos, salvo erro ja ouvi dizer que na parte superior tem 16 clicks, mas depois também lhe confirmo.


Obrigado e grande abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
foguette
Verde
Verde



Mensagens : 215
Data de inscrição : 10/05/2011
Localização : Norte

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 10:50 pm

Vem este tópico também https://enduroportugal.forumeiros.com/t3913-definir-o-sag#57460


Muito rapidamente, e sem ser grande perito em suspensões:

Há várias afinações:

1a) desde o desempenho da suspensão  (frente e trás) como bloco individual ou seja o que lá tens, a especificação e energia que as molas que lá tens (sendo o de trás visível e as da frente dentro das bainha) para o peso ideal de um piloto dada a utilização pretendida (uma mola de X para um piloto de 85Kgs pode ser dura para enduro mas adequada para motocross). (no teu caso também bielas).


1b) perante a realidade do material que tens podes mudar sem custos a pré tensões / pre carga na mola, a quantidade  de óleo, os "clicks, ou seja afinar as suspensões. Se não for suficiente tens de mudar a premissas do ponto 1a) , ou seja gastar dinheiro a mudar molas, válvulas logo fazer a chamada preparação.
Não recomendo como muitos preparar a suspensão, pelo menos não antes de saberes o que queres fazer com mota e estar á vontade (se es um gajo com cabedal ou preguiçoso, se gosta dela mole ou dura)... a comum preparação muitas vezes é feita para "perfil piloto" porque o cliente não sabe o que quer, logo gastas dinheiro que pode ser bem ou mal gasto... (não digo que seja culpa dos preparadores, mas se não lhes dizem o que querem acabam por meter como eles gostam que pode não ser o ideal para piloto de fim de semana e que vá poucas vezes ao monte, uma mota que perdoe mais erros é mais fácil para dar umas voltas mas em contrapartida não deixa evoluir tanto).

3. Geometria independentemente de como funciona mecanicamente uma suspensão o comportamento na mota como um todo depende da geometria... parte dela é do quadro outra com por exemplo se fixas a bainha (suspensão da frente) mais abaixo ou acima nos Ts (sobes ou baixas a mota á frente) dita muito o seu comportamento em rectas, curvas, trialeiras etc. Neste campo podes ter de mudar de mola não por causa da "dureza" da mota mas para adequar o SAG ao teu peso...

Dito isto quem conhece a minha mota sabe que aquilo parece um triciclo baixinho que é um exagero para facilitar trialeiras mas que é uma m**** em estradões e velocidade... ou seja, depende do que vais fazer... dito de outra forma, depende de quanto queres perder numa característica para ganhar noutra...

A maneira mais fácil é meteres fotos da parte dos Ts, onde o quadro liga as suspensões, marcares com uma fita a bainha para perceberes até onde trabalha a suspensão (se usas o curso todo), e qual a mola que tens atras (ler na mola).

Se for tudo susp de origem na CR ou és um gajo pesado ou tens, no mínimo de mudar as molas da frente e de trás... 200 as 250€.

Também deverias amansar o motor (mola de escape e/ou descomprimir são soluções baratas) que é muito agressivo, que embora seja excitante não é o mais eficiente a por a tracção no chão. Há quem ponha peso no volante da cambota (acho que é isto) mas já é abrir o motor soldar pesos calibrar... não ia por aí.


Outro conselho é a posição do guiador nos Ts (em que furo está preso o guiador) bem como a forma/geometria do guiador, normalmente motar de cross são muito rectos ( 9h 3h se pensares num relógio) e os de enduro são mais fechados (8h 4h).

Vai dizendo o que apanhaste e o que te passou ao lado... porque nem sempre me explico 100%, vá 20%, mas entretanto mete fotos da mota porque ajuda a perceber se alguma coisa obvia que se possa fazer sem gastar muito €€€ como estares com a precarga no max e parecer um cavalo de pau...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
heldercosta8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
heldercosta8


Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/11/2014
Localização : Guimaraes

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyTer Nov 25, 2014 11:19 pm

foguette escreveu:
Vem este tópico também https://enduroportugal.forumeiros.com/t3913-definir-o-sag#57460


Muito rapidamente, e sem ser grande perito em suspensões:

Há várias afinações:

1a) desde o desempenho da suspensão  (frente e trás) como bloco individual ou seja o que lá tens, a especificação e energia que as molas que lá tens (sendo o de trás visível e as da frente dentro das bainha) para o peso ideal de um piloto dada a utilização pretendida (uma mola de X para um piloto de 85Kgs pode ser dura para enduro mas adequada para motocross). (no teu caso também bielas).


1b) perante a realidade do material que tens podes mudar sem custos a pré tensões / pre carga na mola, a quantidade  de óleo, os "clicks, ou seja afinar as suspensões. Se não for suficiente tens de mudar a premissas do ponto 1a) , ou seja gastar dinheiro a mudar molas, válvulas logo fazer a chamada preparação.
Não recomendo como muitos preparar a suspensão... antes de saberes o que queres fazer com mota e estar á vontade... a comum preparação muitas vezes é feita para "perfil piloto" porque o cliente não sabe o que quer, logo gastas dinheiro que pode ser bem ou mal gasto...

3. Geometria independentemente de como funciona mecanicamente uma suspensão o comportamento na mota como um todo depende da geometria... parte dela é do quadro outra com por exemplo se fixas a bainha (suspensão da frente) mais abaixo ou acima nos Ts (sobes ou baixas a mota á frente) dita muito o seu comportamento em rectas, curvas, trialeiras etc. Neste campo podes ter de mudar de mola não por causa da "dureza" da mota mas para adequar o SAG ao teu peso...

Dito isto quem conhece a minha mota sabe que aquilo parece um triciclo baixinho que é um exagero para facilitar trialeiras mas que é uma m**** em estradões e velocidade... ou seja, depende do que vais fazer...

A maneira mais fácil é meteres fotos da parte dos Ts, onde o quadro liga as suspensões, marcares com uma fita a bainha para perceberes até onde trabalha a suspensão, e qual a mola que tens atras (ler na mola).

Se for tudo susp de origem na CR ou és um gajo pesado ou tens, no mínimo de mudar as molas da frente e de trás... 200 as 250€.

Também deverias amansar o motor (mola de escape e/ou descomprimir) que é muito agressivo, que embora seja excitante não é o mais eficiente a por a tracção no chão.


Outro conselho é a posição do guiador nos Ts (em que furo está preso o guiador) bem como a forma/geometria do guiador, normalmente motar de cross são muito rectos ( 9h 3h se pensares num relógio) e os de enduro são mais fechados (8h 4h).

Vai dizendo o que apanhaste e o que te passou ao lado... porque nem sempre me explico 100%, vá 20%, mas entretanto mete fotos da mota porque ajuda a perceber se alguma coisa obvia que se possa fazer sem gastar muito €€€ como estares com a precarga no max e parecer um cavalo de pau...

Abraço

Muito Obrigado pela ajuda amigo Foguete, para quem não é perito acho que voce sabe muito Very Happy

Eu amanha conto meter as fotos que voce pediu, hoje, o garagista ja lhe tava a meter o oleo, é um 5W (mais fino, de enduro da Motorex). Penso que amanhã as beinhas ja devem estar no sitio. O amortecedor de tras quase que aposto que é o de origem, mas também lhe mostro. Eu peso 80 Kg nao sei se interfere mt.
em relação a diminuição da brutalidade do motor, por acaso a mota ja vinha com peso no magnetico, o que ajuda um pouco, entretanto meti-lhe uma ponteira FMF Q-Stealk que também me ajuda nas baixas, tenho tambem roda 18 atras, só ainda não descomprimi o motor, porque também gosto da explosão dela dirt e c/ algumas baixas que tem, eu tenho conseguido subir mts picadas em 2ª e 3ª na boa, a 1ª so uso mesmo se for em prumo quase, senao é sempre 2ª mas tou a pensar em meter-lhe dupla junta de 2mm cada. Um amigo meu mete dupla junta de 3mm cada numa Huskvarna 360 a 2T motocross (modelo antigo) e ficou muito satisfeito, disse que a potencia veio para metade.
Ir para o topo Ir para baixo
matola
Verde
Verde
matola


Mensagens : 160
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 51
Localização : Seixo-Mira

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyQua Nov 26, 2014 10:22 am

a tua CR é de válvula eléctrica se colocares um interruptor para desligares a válvula nas zonas de dificuldade extrema também resolve.
eu nunca usei na minha nunca senti necessidade.
Ir para o topo Ir para baixo
heldercosta8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
heldercosta8


Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/11/2014
Localização : Guimaraes

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: Re: Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptyQua Nov 26, 2014 11:54 am

matola escreveu:
a tua CR é de válvula eléctrica se colocares um interruptor para desligares a válvula nas zonas de dificuldade extrema também resolve.
eu nunca usei na minha nunca senti necessidade.

Olá Matola, eu ja pensei em fazer isso, mas informaram-me que isso vou levar a outros danos na mota.
Cmp,
HC
Ir para o topo Ir para baixo
pedagua
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/01/2015

Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R Empty
MensagemAssunto: heldercosta   Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R EmptySáb Jan 03, 2015 7:54 pm

Aloas!

Helder Costa... enviei mensagem privada... check it!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
 
Preparação de Suspensões Showa para Enduro em Honda CR 250 R
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Procuro suspensão Showa para Honda CRF450x de 2005
» Preparação das suspensões na MXT
» Suspensões Showa - Zona Norte
» Adaptações Honda Crf X para R
» vendo roda 18 de enduro completa......para honda CR ou CRF.....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: