| Honda CRF 250R 2011 para enduro | |
|
+11Jofico hpwd tiago vale ArTuRiX Bernstein BrunoXCunha transouto R.Seixal FernandoDias46 benduro ricardodacosta1 15 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Honda CRF 250R 2011 para enduro Dom Nov 17, 2013 6:13 pm | |
| Boas,
Adquiri esta mota esta semana, e este fim de semana, foi tempo de testes...
1. A mota tem um ciclística muito boa, é super maneável. 2. A Autonomia já vi que vai ser um verdadeiro problema, uma vez que o depósito só leva 5,5 Litros. 3. A Supensão da frente é muito dura mesmo, é boa para andamentos muito rápidos, mas é muito desconfortável a rolar em terreno com pedra solta. 4. A suspensão traseira não tenho nada a apontar, gostei bastante, e nem lhe vou mexer. 5. A mota faz rotação que é uma coisa estúpida, aquilo parece que nunca mais acaba. 6. tenho que mudar-lhe o pinhão de ataque com alguma urgência, pois a mota é super curta, acho que irei por um 14 em vez do 13 que tem actual, cheguei a fazer essal alteração numa crf que tive de 2006/2007 e gostei bastante do resultado. 7. O escalonamento da caixa, embora seja de uma mota MX é curto em demasia, pois a título de exemplo, aquilo nem precisa da 1ª velocidade, tal é a facilidade que se arranca em 2ª, sem ter que forçar a embraiagem. 8. Não gostei muito do tacto da embraiagem, pois vinha de uma KTM que tem hidráulica e são um verdadeiro luxo, vou ver se me vou habituado. 9. Acho que a mota tem poucas baixas, mas talvez devido à injecção, mal tocá-mos o acelarador com mais garra, aquele motor entrega a potência duma forma brutal. 10. Achei o travão da frente muito bom, com um tacto muito bom e com um desempenho acima da média (em comparação com a minha ex KTM) 11. o travão traseiro não me agradou muito, vou ver melhor a posição em que está, talvez seja esse pormenor. 12. Massacrei um bocado a mota numa trialeiras manhosas e fiquei impressionado com a capacidade da refrigeração (estava com medo que a mota aquecesse-se em demasia), coisa que não se verificou, esteve sempre à altura. 13. A injecção, a meu ver alterou completamente as motas a 4T para melhor, muito equilibrada a condução do 4T e uma muito melhor resposta do motor. 14. O travaão motor, incomoda bastante quando vámos a descer, nomeadamente em sítios técnicos, quem vem de uma 2 tempos, parece que tem de reaprender a andar de mota, achei muito mais difícil fazê-lo de 4T.
Vou tentando manter este tópico mais ao menos actualizado, pois acho que não há muita informação acerca desta máquina.
Estou aberto a sugestões em relação à máquina, nomeadamente à transmissão, pois aquilo em 5ª a 60 Km/h já vais com alguma rotação no motor, o que torna as ligações de casa ao monte um verdadeiro sacrifício. | |
|
| |
benduro WEC
Mensagens : 950 Data de inscrição : 27/07/2009 Idade : 46 Localização : braga
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Dom Nov 17, 2013 8:29 pm | |
| boas ricardo
eu fiz exatamente o oposto que tu fizeste passei da crf igual a tua para uma exc215 e percebo o que estas a dizer em relaçao a autonomia é suficiente fazes mais ou menos 90 km com o deposito, a mota gasta muito pouco a suspensão da frente é manhosa, faz uma revisão ou manda preparar as suspensões porque faz muito diferença. na transmiçao pus uma cremalheira mais curta para ter mais velocidade de ponta, e uma corrente de orings a caixa é curta e não podes fazer nada contra isso por acaso achava que o travão da frente não era grande coisa, mas se gostas melhor. em relação a embraiagem e isso sim aconselho mesmo a investires numa embraiagem hidráulica porque vais sempre andar a queixares que é dura. outra coisa boa é realmente o regime térmico, a minha so ferveu prai uma ou duas vezes, pelas fotos que eu vi tens a ponteira da hm, mas se experimentares a de mx ai é que vais ver como a mota é curta. a jante 18 ajuda sempre, muda o guia de corrente para um plastico e o protector do disco que o de plastico nao vale nada. de resto aproveita que a mota é muito fixe
PS, a mota pega sempre bem | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Dom Nov 17, 2013 9:22 pm | |
| Boas, Já nos chegámos a cruzar na D. Maria em Salto e eu reparei que vinhas de 125, mas pensei que não fosse tua. Via o anuncio da tua também, e já a vi na Kimoto. Efectivamente a mota pega bem, em relação à transmissão vou experimentar trocar só o pinhão, a suspensão dianteira já vai amanhã, para alterar, e estes 2 pontos são os únicos que para já me estão a "dar" na cabeça. A embraiagem, é o que tu já sabes (ela até é bastante mole) mas o tacto de uma hidráulica é toltalmente diferente das de cabo, e futuramente será um upgrade. Abraço, e boas voltas com a 125 | |
|
| |
FernandoDias46 Verde
Mensagens : 287 Data de inscrição : 20/01/2010 Idade : 37 Localização : Capital Europeia da Cultura 2012
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Seg Nov 18, 2013 7:03 pm | |
| Boas.. Desculpa mas vou criar aqui um pequeno offtopic.
Benduro que é que tens a dizer da 125??
Abraço | |
|
| |
benduro WEC
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Seg Nov 18, 2013 8:05 pm | |
| boas
Dias ainda me estou a adaptar, gosto porque ja andei muito de 125 (senao nao aconcelho) mas ainda estou a conduzir muito á 4T mas a mota é muito bem equilibrada, a principal diferença\contra sao as suspençoes da frente nas 4t passa por tudo e nao abana nas 125 e principalmente nas ktm temos de ter mais cuidado para ja é isso mas é fixe (para quem gosta de abelhinhas claro) | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Nov 19, 2013 1:53 pm | |
| Boas,
Ontem foi dia de levar a mota, para acertar as suspensões, nomeadamente a da frente.
Estive também a retirar o interruptor de luzes que é grande como o caraças, o conta KM da HM e respectivos cabos, que é uma verdadeira bosta, parece bom no aspecto (tem ecrã LCD) mas a funcionalidade deixa muito a desejar, pois uma vez que a CRF não tem bateria, sempre que desliga-mos a moto, ele faz reset, ou seja apenas servia para medir a velocidade...
Montei também o amortecedor de direcção, e mandei substituir o actual pinhão 13 por um 14, a ver como a mota fica. | |
|
| |
benduro WEC
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Nov 19, 2013 3:56 pm | |
| boas ricardo
aproveita e poem um conta horas na mota ajuda muito nas revisoes
tens uns baratos na http://www.enduroportugalshop.com/ | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Nov 19, 2013 7:13 pm | |
| - benduro escreveu:
- boas ricardo
aproveita e poem um conta horas na mota ajuda muito nas revisoes
tens uns baratos na http://www.enduroportugalshop.com/ Sim já mandei vir do ebay, que são consideravelmente mais baratos dos que se vendem cá !!! Em números redondos custam menos 60% dos preços que vi. Abraço, | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Seg Nov 25, 2013 10:38 pm | |
| Boas, O Mecânico ainda não teve disponibilidade para "mexer" nas suspensões. No entanto, alterei o pinhão de ataque de 13 para 14, e gostei bastante do resultado, está mais "longa" um bocadinho e mais amigável. Hoje estive a montar o escape de origem para ver as diferenças para o HM. Vai levar também um pneu da frente novo, pois o actual em 2 fins de semana, parti os tacos laterais quase todos (das duas uma, ou estou a curvar à James Stuart ou o pneu não vale um chavo (Pirelli Scorpion) Nunca mais chega o fim de semana | |
|
| |
R.Seixal Verde
Mensagens : 126 Data de inscrição : 24/01/2011 Localização : Freamunde
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Seg Nov 25, 2013 10:44 pm | |
| O pneu é mt bom amigo... Mas de certeza q andaste na pedra,pq ele é tão mole que se parte todo na pedra
Mas é excelente o pneu ... Digo eu:D | |
|
| |
transouto Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Nov 26, 2013 2:34 pm | |
| pois, eu também já tive scorpion na frente e parti os tacos todos...... é mesmo do pneu.... V | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Seg Dez 02, 2013 7:05 pm | |
| Boas, Esta semana fizeram-se algumas alteração à máquina; Pneu dianteiro novo, pois o outro entregou os tacos laterais ao "criador"; Farol dianteiro; As suspensões levaram umas afinações e alteraram-se algumas anilhas, mas o resultado foi insuficiente, estou à espera de umas molas diferentes, para substituir as actuais. Enduro Mode " /> | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Qua Dez 11, 2013 9:29 pm | |
| Algumas melhorias " /> " /> Tenho estado atento ao Bernstein e com um bocado de plástico fiz o suporte para o conta horas | |
|
| |
BrunoXCunha Verde
Mensagens : 147 Data de inscrição : 30/07/2012 Idade : 42 Localização : Graciosa - Açores
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Qua Dez 11, 2013 10:14 pm | |
| Amigo Ricardo vá-nos mantendo informado acerca da vida da sua nova montada. Alterações, manutenção, etc. É uma moto que admiro, parece-me boa de suspensões e aparenta ser muito ligeira. Só que a nível de durabilidade de válvulas é que me parece ficar a desejar...
Boas voltas. | |
|
| |
Bernstein WEC
Mensagens : 1113 Data de inscrição : 15/06/2010 Idade : 60 Localização : Leiria
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Sex Dez 13, 2013 10:36 am | |
| - ricardodacosta1 escreveu:
- As suspensões levaram umas afinações e alteraram-se algumas anilhas, mas o resultado foi insuficiente, estou à espera de umas molas diferentes, para substituir as actuais.
Na suspensão dianteira da minha CR 250, um mecanico sugeriu por óleo mais fino Depois regulei os "clicks" da compressão e extensão ao meu gosto Pra mim chega bem, nem vou mexer mais ! Em relação aos Conta-Horas, os meus preferidos são aqueles das bicicletas, que tenham tb a função do Tempo Total Acumulado Claro que não marcam o tempo que o motor tá a trabalhar, marcam o tempo que a mota tá a andar, mas como é pouco o tempo que tá parada com o motor ligado, é quase a mm coisa Olha que essa ideia de o por no parafuso de fixação do deposito é porreira, tenho de ver se dá na minha CR, mas penso que não, pq tem um depósito de 13 litros, mas vou ver | |
|
| |
ArTuRiX Nacional
Mensagens : 451 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 52 Localização : Loulé
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Sex Dez 13, 2013 12:08 pm | |
| A uns apoios próprios para por no parafuso do deposito mas já vi outros no da direcção e são fáceis de fazer em casa! | |
|
| |
Bernstein WEC
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Sáb Dez 14, 2013 11:18 am | |
| Na minha CR, como o depósito fica mto subido nessa zona, não dá pra usar o parafuso de fixação do depósito, que fica quase inacessivel: O da direção talvês dê | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Seg Dez 16, 2013 2:00 pm | |
| Boas,
Já mudei o óleo para uma graduação mais fina, e já alterei o setting de anilhas, mas mostrou-se ineficiente.
Já vêm umas molas a caminho.
Relativamente ao conta horas, já tinha visto esses suportes próprios mas acho algo caro para a peça que é, na altura que vi custava mais de 20€.
Tenho um amigo meu que tem uma crf 450 de 2011, e devido ao seu depósito ser de 11 litros também não dápara fixar nesse parafuso (depósito), irá aplicá-lo na esponja do guiador.
Abraço, | |
|
| |
tiago vale Verde
Mensagens : 205 Data de inscrição : 09/10/2011 Idade : 38 Localização : barcelos
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Seg Dez 16, 2013 2:22 pm | |
| por coriusidade, porque trocaste de moto para uma de motocross? tipo, existem imensos negoçios na net de motas de enduro, que são muito mais praticas e não presisavas de fazer essas alterações todas que acabam por se tornar "dispendiosas. | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Dez 17, 2013 10:17 am | |
| Boas,
Tiago, queria uma 250 a 4T, mas acho as, as 250 de enduro um bocado "amorfas" na entrega de potência, daí optar pelas de MX, e prepará-la a gosto.
Abraço, | |
|
| |
Bernstein WEC
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Dez 17, 2013 11:19 am | |
- Relativamente ao conta horas, já tinha visto esses suportes próprios mas acho algo caro para a peça que é, na altura que vi custava mais de 20€.
Tenho um amigo meu que tem uma crf 450 de 2011, e devido ao seu depósito ser de 11 litros também não dápara fixar nesse parafuso (depósito), irá aplicá-lo na esponja do guiador. pooooooorra...! 20€ por um suporte de relógio... quando há tanta maneira de os fixar... Eu gosto deles junto ao punho esquerdo, ao alcance do dedo polegar, pra poder mudar pra horas, kms, etc, sem tirar a mão do guiador Aqui neste Topico tão uma fotos de como tenho: https://enduroportugal.forumeiros.com/t893-computadores-de-bordo | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Dez 17, 2013 1:48 pm | |
| Impecável Bernstein | |
|
| |
hpwd Verde
Mensagens : 144 Data de inscrição : 26/04/2012 Localização : Braga
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Ter Dez 17, 2013 9:13 pm | |
- Boas,
Tiago, queria uma 250 a 4T, mas acho as, as 250 de enduro um bocado "amorfas" na entrega de potência, daí optar pelas de MX, e prepará-la a gosto.
Abraço, concordo com a tua opinião. ando a pensar sériamente trocar a minha por uma de MX tal como tu fizeste. se por alguma razão não gostar do resultado é fácil -> vende-se, há sempre quem goste cumps | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Qua Dez 18, 2013 10:57 am | |
| Boas,
HPWD, é uma diferença muito grande, vejo no teu avatar que tens uma CRF250X, e por exemplo comparado com a R é uma diferença abismal, pois já andei algumas vezes de CRFX e andas na R, e parece que são motas com cilindradas diferentes.
Os modelos de enduro são mais cómodos, têm motor de arranque a entrega de potência é suave, mas as de MX compensam em tudo o resto. | |
|
| |
hpwd Verde
Mensagens : 144 Data de inscrição : 26/04/2012 Localização : Braga
| Assunto: Re: Honda CRF 250R 2011 para enduro Qua Dez 18, 2013 5:07 pm | |
- a entrega de potência é suave
nem mais, nem menos as de Enduro são mais domesticadas, é fixe para começar, mas depois ficamos sempre na ideia de algo mais bruto, quer pela diversão quer pelo desafio abraço | |
|
| |
| Honda CRF 250R 2011 para enduro | |
|