Vou por aqui mais algumas coisas que fiz nas minhas motas
(uma delas nem é de TT, mas tb pus as fotos junto)
Pelo que tenho visto, as enduristas mais recentes têm uns displays digitais com variadas funções
Mas qd comprei a WR 450 de 2005, não trazia nada, só aquele contador parcial de origem
(a WR de 2006 já tem um display digital porreiro)
Pra fazer a manutenção foi-me explicado que me guiava pelo nº de depósitos de gasolina gastos.
Rapidamente me cansei de fazer 1 risco por cada depósito gasto, na parede ga garagem, (tipo prisioneiro na solitária...), e comprei um Vapor da Trailtech pra ela, mas custou-me uns 140€...
http://www.trailtechproducts.co.uk/acatalog/Vapor.html
De modo que nas outras motas resolvi escolher uma opção + económica e puz daqueles das bicicletas, tipo os da Sigma:
http://www.sigmasport.com/en/produkte/bikecomputer/
O que é que o Vapor faz mais ?
dá as rotações; mariquices... eu até ouço bem !
e dá a temperatura, o que só serve pra eu andar preocupado com o aquecimento...
e acende umas luzinhas...
ah ! e tem visor iluminado; mas eu não ando à noite...
Mas os displays das bicicletas têm funções que nc + acabam: velocidade, média, relogio, cronometro, conta km parcial e total, etc...
Para os por numa mota tem de se fixar um iman na roda da frente
a melhor maneira é no disco, pq o pp iman faz força no sentido de impedir que a cola descole
Mas mm que não seja noutro sitio sem ser ferro, se for bem colado não cai
a minha GTR 1000 tem o iman colado na jante, (que é de aluminio, e não atrai o iman), apenas com super cola, e tá lá há + de 15 anos sem cair !
Fixa-se o sensor, de maneira a que o iman passe o + próximo possivel
pode ser na proteção da suspensão, na proteção do disco, na bomba do travão, no interior do guarda lama...
tem é de ficar bem fixo !!
Poe-se o display num local que seja bem visivel e acessivel pra mudar as funções.
tabem pode ser de várias maneiras:
na CR fiz uma adaptação com um apoio dum farolim trazeiro de bicicleta
na DT fixei no pp volante com o acessório incluido,
e na GTR fixei na consola com fita dupla face (tb está lá há + de 15 anos)
O Vapor da WR tá fixo com uma chapitas nos parafusos que fixam o guiador
E liga-se o fio condutor
nos das bicicletas tem sempre se se cortar e acrescentar fio
mas a polaridade é irrelevante, pelo não temos de nos preocupar qual o fio que liga aonde: é ligar e pronto !
liga-se o fio p.ex. ao tubo do travão, tendo atenção às folgas para o trabalho da suspensão... e... tá andar de mota !
por menos de uma dúzia de € faz-se a festa !
Ao comprar um display das bicicletas tem de se ver se marca + de 99 Km/h
nc experimentei os sem fios, mas já ouvi que os impulsos da vela interferem com o sinal
alguem já experimentou os wireless ?