Ac7ion Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Reparação de roscas moidas Ter Fev 25, 2014 11:38 pm | |
| Os 3 parafusos da tampa do filtro do oleo da minha xt ja estavam com a rosca nas ultimas, á 2 semanas atras após uma limpeza de filtro acabaram por se passar completamente, até então nunca tinha ouvido falar em helicoils, apos ver alguns videos achei que era a melhor solução e mandei vir do ebay, 19€ o kit para 6mm com 20 helicoils, aqui ficam algumas fotos do processo para quem não sabe o que é, no geral foi bastante simples e eficaz; Tampa fora Isolar a zona a ser trabalhada Utilizar a broca que veio com o kit e abrir um buraco ligeiramento maior que a medida original Refazer a rosca com o "macho?!" , utilizando um pouco de oleo para melhor resultado. Inserir a mola helicoil com um pouco de oleo, no final deve-se tirar a ponta da mola, visto que é apenas necessaria para a sua inserção, encostar tambem a peça central para junto da helicoil para uma melhor inserção. E pronto, voltar a meter tudo no lugar e apertar os parafusos outrora problematicos Funcionou tal como eu estava á espera, os parafusos ficaram firmes, e ainda tenho material para reparar 17 parafusos na medida m6, como parecia que estava tudo a correr bem demais quando fui apertar o tubo do oleo (banjo) que aparece pendurado nas fotos o mesmo resolveu passar a rosca tambem, estava a ser bastante cuidadoso com os parafusos e este estava nas ultimas tambem.., resultado, ja vem a caminho o helicoil m10 que ficou a 14 € Existem soluçoes mais caras e outras mais baratas, para este tipo de reparaçoes parece-me bastante bom pois a nova rosca fica em aço e tem menos hipoteses de moer novamente.
Última edição por Ac7ion em Sáb Mar 15, 2014 11:53 pm, editado 2 vez(es) | |
|
Diabolicus Engineering Promoção
Mensagens : 33 Data de inscrição : 11/02/2014 Localização : Ponte de Lima
| Assunto: Re: Reparação de roscas moidas Qua Fev 26, 2014 7:58 am | |
| Sem dúvida que os helicoils são a solução mais simples neste caso.
Mas para evitarem problemas como este, aconselho a comprarem uma pequena chave dinamométrica e assim apertam esses pequenos parafusos com o binário certo e assim não danificam nada. | |
|
tiago vale Verde
Mensagens : 205 Data de inscrição : 09/10/2011 Idade : 38 Localização : barcelos
| Assunto: Re: Reparação de roscas moidas Qua Fev 26, 2014 10:20 am | |
| eu comprei á uns meses uma ate 25nm e outra de 20-100nm. para quem gosta de montar e desmontar a mota em casa(reparações) , é dos melhores investimentos em ferramenta que fiz.
| |
|
nacnac Admin
Mensagens : 3077 Data de inscrição : 17/07/2009 Idade : 46 Localização : Braga
| Assunto: Re: Reparação de roscas moidas Qua Fev 26, 2014 11:57 am | |
| Excelente tópico Ac7ion! Muito bem explicado e com grande qualidade. Parabéns! | |
|
Bernstein WEC
Mensagens : 1113 Data de inscrição : 15/06/2010 Idade : 60 Localização : Leiria
| Assunto: Re: Reparação de roscas moidas Qua Fev 26, 2014 12:49 pm | |
| - tiago vale escreveu:
- eu comprei á uns meses uma ate 25nm e outra de 20-100nm.
Onde compraste, e qto custou a chave dinamométrica mais pequena ? Tenho uma, mas é grande, só dá pra apertos tipo rodas, cremalheira, etc | |
|
Diabolicus Engineering Promoção
Mensagens : 33 Data de inscrição : 11/02/2014 Localização : Ponte de Lima
| Assunto: Re: Reparação de roscas moidas Qua Fev 26, 2014 1:19 pm | |
| Se existir algum interesse nisto, posso organizar um group-buy para chaves dinamométricas Jonnesway | |
|
tiago vale Verde
Mensagens : 205 Data de inscrição : 09/10/2011 Idade : 38 Localização : barcelos
| Assunto: Re: Reparação de roscas moidas Qua Fev 26, 2014 6:08 pm | |
| - Bernstein escreveu:
- tiago vale escreveu:
- eu comprei á uns meses uma ate 25nm e outra de 20-100nm.
Onde compraste, e qto custou a chave dinamométrica mais pequena ?
Tenho uma, mas é grande, só dá pra apertos tipo rodas, cremalheira, etc eu tambem tinha comprado a grande, mas para parafusos m6 e m8 não dá. a minha acho que custou 25€ , é da pecol e comprei diretamente ao vendedor. | |
|