enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarPrimeira mota  Botaof12
 

 Primeira mota

Ir para baixo 
+3
wilsonvicen7e
ShowTime
Paulo_kitesurf
7 participantes
AutorMensagem
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Primeira mota    Primeira mota  EmptyQui Nov 28, 2013 1:41 pm

Boas a todos. Vou comprar ( finalmente ) uma suzuki RMZ 450 de 2009 toda de origem.

Para primeira mota, qual a vossa opinião ?

Quero virar-me nao tanto para o motocross mas sim para enduro... umas cabradas na lama e uns regos e combros para subir... 

Thanks ! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ShowTime
Promoção
Promoção



Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 47
Localização : Esposende

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptyQui Nov 28, 2013 2:53 pm

Paulo_kitesurf escreveu:
Boas a todos. Vou comprar ( finalmente ) uma suzuki RMZ 450 de 2009 toda de origem.

Para primeira mota, qual a vossa opinião ?

Quero virar-me nao tanto para o motocross mas sim para enduro... umas cabradas na lama e uns regos e combros para subir... 

Thanks ! cheers
 
 
Boas,
 
Peço desculpas por causar alguma desilusão que possa ocorrer, mas em minha opinião, não é a mota ideal para quem começa.
 
1º - Não é mota para quem não tem experiência,
2º - Trata-se de um modelo de motocross e não de enduro, o que dificulta em muito a evolução,
 
Poderia ainda expôr outros pontos negativos, mas estes dois já são suficientes e muito importantes.
Em minha opinião, deverias comprar uma 250 4T de enduro, que são motos muito mais faceis de conduzir, e que permitem uma evolução mais rápida na condução.
Isto para não falar numa 125 2T, que custa mais a habituar, mas depois de saberes conduzir uma 125, conduzes qualquer mota.
 
Sinceramente, não vejo nenhum ponto positivo na aquisição de uma mota dessas para primeita mota.
 
Opinião sincera de quem já teve muitas motas e anda de mota hà 30 anos.
Não quer dizer que seja a correta, mas é a minha.
 
Boa compra e não te precipites, há muitas motas porreiras por ai.
Não penses que porque compras uma 450 vais ser mais rápido. Aliás, no teu caso, sendo a primeira mota, práticamente aposto como irá acontecer o contrário.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptyQui Nov 28, 2013 6:49 pm

uou ! Shocked 

Que grande conselheiro ! Agradeço as tuas palavras, mas a verdade é que já esta tudo tratado com a compra... so estou a espera que esteja disponivel o € para efectuar a compra... verdade e que me deixas-te um pouco de pé atrás... pois e exactamente o contrario daquilo que eu queria, como tu proprio disseste...scratch scratch scratch 

e agora ? Bom o mais certo será como quando eu com 18 aninhos me pus na compra maluco duma cr 500 e passados duas semanas a andar com ela, vendi-a pois de facto era muita tração para mim... no entanto vou exprimentar e logo vejo, anyway, muito obrigado pelas tuas palavras ! Foram sábias ! ave ave 

Cups
Ir para o topo Ir para baixo
wilsonvicen7e
Verde
Verde
wilsonvicen7e


Mensagens : 215
Data de inscrição : 29/02/2012
Idade : 28
Localização : Fátima

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptyQui Nov 28, 2013 7:13 pm

Então provavelmente vais reviver os teus 18, o que até é bom lol!

Também concordo que deves começar numa endureira 250 4t , estas são geralmente muito fáceis de conduzir, em relação às 125 2t, são uma óptima escola devido à falta de força em baixa rotação, mas é muito satisfatório esgalhar uma.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySex Nov 29, 2013 9:44 am

Boas....

Se tu com 18 anos, conseguistes andar com uma CR500 2T durante 2 semanas, então também vais ter "unhas" para dominar esta mota, porque já não és assim tão "maçarico" como se pensa....

Outro ponto que gostava de alertar, depende também da altura e peso que tenhas, é que para uma pessoa alta ou pesada, uma 250 4T ou uma 125 2T, a mota vai parecer muito pequena e também vai ter de andar sempre mais em esforço o motor e com isso mais desgaste motor = a mais despesa de manutenção.

Espero ter ajudado cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ShowTime
Promoção
Promoção



Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 47
Localização : Esposende

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySex Nov 29, 2013 10:48 am

Paulo Fernandes escreveu:
Boas....

Se tu com 18 anos, conseguistes andar com uma CR500 2T durante 2 semanas, então também vais ter "unhas" para dominar esta mota, porque já não és assim tão "maçarico" como se pensa....

Outro ponto que gostava de alertar, depende também da altura e peso que tenhas, é que para uma pessoa alta ou pesada, uma 250 4T ou uma 125 2T, a mota vai parecer muito pequena e também vai ter de andar sempre mais em esforço o motor e com isso mais desgaste motor = a mais despesa de manutenção.

Espero ter ajudado cheers
Boas,
Peço desculpas, mas não concordo nada com o que dizes, mas opiniões, cada um tem a sua.

Primeiro, porque se ele tivesse conseguido andar com a CR 500, não a tinha vendido ao fim de duas semanas, e não acredito que tenha andado todos os dias, e não é duvidar das capacidades do homem, mas uma 450 de MX, é mota para prós, não para um normal utilizador. Isto, pelo menos se quiser explora-la como deve ser, porque se fôr para dar uns passeios, qualquer um anda em cima dela.

E só a condição fisica que uma mota dessas exige, já é de desanimar ao fim de algumas voltas. (minha opinião)

E uma 250 4T, pelo menos aqui no norte, não tem que andar em esforço, tem motor que chegue e sobre.

Não quero criar mau ambiente, mas é a minha opinião.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySex Nov 29, 2013 1:45 pm

Eu comecei com uma WR 450, e com uma Husaberg 550, e diverti-me imenso !

É óbvio que fui o chão algumas vezes, fiquei encravado em muitas subidas, atrapalhado em muitas descidas, e atolado nalguns ribeiros...  mas quem é que não ficou no inicio ?


Se não estou em erro, o amigo Paulo_kitesurf disse algures num outro tópico, que é um individuo grande.

Tenho um amigo que começou a andar comnosco na época passada, que comprou uma BMW X450 para iniciar, mas como tem + de 1.90m e 100Kg, a mota parece pequena...

Claro que é uma 450, e tem que ser tratada com respeito, e ele, da ultima vez, começou a ter excesso de confiança, e o resultado foi uma clavicula partida...


Penso que o Paulo_kitesurf se vai divertir muito com a RMZ 450, se tiver juizo, claro, e se fizer a manutenção correcta à mota !

Depois, com o tempo, tirará as suas conclusões, se troca por outra mais ao seu gosto, e se fica com aquela.


Eu tive a Berg 550 pouco tempo, e arranjei uma CR 250, e umas vezes andava de CR 250, outras de WR 450.

Mta vez me perguntaram qual eu preferia, e respondia sempre que gostava das duas.

Mas agora, 3 anos passados, que já não sou completamente maçarico, começo a sentir-me muito mais à vontade na CR 250: mais leve, mais controlável...  mais fácil

embora a minha CR esteja "endurizada" a nivel de motor, transmissão, etc, o que simplifica bastante as coisas, claro


Acho que a RMZ 450 lhe vai dar muitos momentos de diversão, que é o que ele quer   smota
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySex Nov 29, 2013 3:27 pm

Bernstein escreveu:

Se não estou em erro, o amigo Paulo_kitesurf disse algures num outro tópico, que é um individuo grande.
Era a isto que estava a referir, também me lembro de uma referencia a ser um tipo grande ave

Eu comecei com uma 400 e depois passei para uma 250, mas tem a ver com o tipo de terreno que eu faço (nada de estradões e muitas trialeiras) e o meu estilo de condução.... 

E atenção que mesmo com os PROS, nem qualquer um tem "unhas" para tirar proveito de uma 500 2T, eu já andei numa CR500 2T de um amigo, e aquilo é assustador :affraid:por isso não é de admirar que ele ao fim de 2 semanas tenha despachado a mota.... eu já ando á muitos anos no monte e se me oferecessem uma mota dessas agora, eu não aceitava, que não tenho "unhas" e pancada para uma mota dessas Wink

Por ultimo, o meu irmão tem cerca de 1,90, e com isso muito mais peso, e ele quando pega na minha mota diz que parece um "triciclo" devido ao facto de faltar mais cabedal á mota.... por isso ele tem uma 450.

Showtime, tu não estás a criar mau ambiente nenhum, o forum é mesmo para isso, debater ideias Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySex Nov 29, 2013 4:08 pm

Sobre este assunto, a minha opinião é esta:

  • se o Paulo_kitesurf quer evoluir, fazer tempos, ser cronometrado, em pistas ou "especiais" de enduro, acho mal começar com uma 450 pois, como diz o ShowTime, "Não penses que porque compras uma 450 vais ser mais rápido. Aliás, no teu caso, sendo a primeira mota, práticamente aposto como irá acontecer o contrário" - sim, também acho que com uma 250 4T, será com certeza mais rápido;


  • agora se o Paulo_kitesurf quer antes uma máquina com potência, que chega e sobra para, tal como refere o Bernstein, ter "muitos momentos de diversão", sem pensar no cronómetro e no facto de ficar cansado mais rapidamente, e prefere rápidos estradões, em vez de percursos típicos de enduro, então a RMZ 450 pode ser uma boa opção, porque "se fôr para dar uns passeios, qualquer um anda em cima dela" (ShowTime dixit).

Tudo depende...scratch
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
ShowTime
Promoção
Promoção



Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 47
Localização : Esposende

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySex Nov 29, 2013 8:49 pm

Olá

Peço desculpas, mas continua a não concordar.
Acho que, como em qualquer desporto, também no motociclismo deve haver uma evolução progressiva e não se devem saltar etapas.
Sei que há fenômenos, mas o Meo por exemplo, não andou sempre assim, passou com certeza por todas as etapas, desde as motas mais pequenas às maiores.
Sei ainda que o normal utilizador não quer a mota para ser campeão, mas ha pequenas coisas que as motas mais pequenas nos ensinam e que as mais potentes nos limitam de aprender e tentar fazer, isto tudo por uma questão de confiança que as motas com menos potência nos dão. Acho que se deve assentar bem todas as fazes e ir progredindo aos poucos e naturalmente.
Refiro que não se trata de ganhar corridas, mas a gente para "ler bem, tem que aprender o abecedário todo e depois saber juntar as letras e depois as palavras e por ai adiante". Qualquer desporto é assim, assim como tudo na vida.
Devem achar que sou um chato, mas já tive várias motas de Enduro, desde 50cc até 450cc e nas que mais me divirto, são as 2504t é nas 125 2t. Não é que não soubesse andar na 450, mas a confiança e o prazer que me dá, prefiro as inferiores. Neste momento tenho uma husaberg 125 e antes tinha uma husqvarna 450, no inicio, achei que me ia cansar rapidamente da 125, até pela idade que tenho, 37, mas foi como se tivesse ganho vida, não me divertia como agora há uns anos, e a próxima será idêntica.

Não sou o dono da verdade, mas esta é a minha opinião.
Cumprimentos a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySex Nov 29, 2013 10:55 pm

Bom... So tenho em agradeçer a todos pelos vossos conselhos e pela " discussao " ( amigavel ) que se gerou aqui, porque dá que pensar em muitos aspectos !

Esqueçi-me de referir isso tambem que o bernstein referiu e com razao, eu tenho 1.96m e peso cerca de 110kg... tenho uma atividade fisica regular... nao sou nenhum desportista, e certo, mas de vem em quando gosto de dar uma corridinha... faço kitesurf quando o vento permite... e por isso considero-me minimamente preparado " fisicamente " para tal, embora saiba que nao sou mais que ninguem, e vou ficar com os braços em pedra e com caimbras nos tendoes etc etc... pois sei bem que nao sou mais que ninguem ! Foi bastante esse factor o porque de ter escolhido uma moto mais " corpolenta " .... a experiencia da CR 500 2t foi de facto uma experiencia que durou duas semanas, mas ao qual eu conduzi cerca de 4 vezes, e nessa quarta vez, aterrei de costas no chão que me valeu um valente susto e ainda algumas marcas no lombo... pois de facto é muuuuuita carga para mim e para qualquer pessoa, so que lá esta , alguns adquirem o kit de unhas com o tempo... outros ja nascem com ele.... eu espero vir a corresponder á primeira Smile

PS: JOFICO , fica atento que não me esqueçi do que falámos e da encomenda que te falei... pois com uma burra destas vai ter que ser de facto bastante proteção ! Abraços a todos e obrigado novamente:xx: dirt
Ir para o topo Ir para baixo
wilsonvicen7e
Verde
Verde
wilsonvicen7e


Mensagens : 215
Data de inscrição : 29/02/2012
Idade : 28
Localização : Fátima

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySáb Nov 30, 2013 12:12 am

podias ter dito logo... então deves mesmo ir para uma 450, começar de 250 4t não é má ideia, mas com essa estrutura e peso, vais querer mais cabedal na mota em pouco tempo smota . Já consideras-te as 300 2t ?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySáb Nov 30, 2013 12:21 am

Confesso que fiquei um bocado traumatizado com as 2t ... agora quero exprimentar as 4t... no entanto, as GASGAS sempre tive um fascinio por elas... What a Face Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySáb Nov 30, 2013 11:53 am

Paulo_kitesurf escreveu:


Esqueçi-me de referir isso tambem que o bernstein referiu e com razao, eu tenho 1.96m e peso cerca de 110kg... tenho uma atividade fisica regular...
Definitivamente, depois de ver isto, acho que vais bem servido com uma 450.... não estou a ver uma 250 conseguir aguentar com tanto peso em cima dela, ía ter que andar sempre "espremida" para render alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 46
Localização : marco de canaveses

Primeira mota  Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira mota    Primeira mota  EmptySáb Nov 30, 2013 3:28 pm

Eu continuo a discordar de que para começar as 450 ou as 250 2t são más...aquilo tem lá a potencia e nós só usamos a que precisarmos e ou conseguirmos...se na 250 saimos de uma curva em 2ª vel,na 450 saímos em 3ª que a diferença é pouca e como disse ,sempre temos a vantagem que quando precisarmos os cavalos estão lá.E também não estou a ver uma 250 a andar muito com ''o cabedal''que tem o nosso amigo Very Happy .Mas é a minha opinião...
Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeira mota
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sera boa mota para passeios com os amigos de mota
» Vendo pit bike Rav 140cc (Trocada por DT LC 50cc)
» escolha de mota
» Boas pessoal
» matricular mota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: