enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarLuzes gasgas 250 Botaof12
 

 Luzes gasgas 250

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Jan 07, 2013 1:19 pm

Boas pessoal, estou com algumas dúvidas em relação às luzes da minha gasgas 250.

É o seguinte, comprei regulador/rectificador novo, instalei tudo, liguei as luzes do farol bem como da luz de presença atrás, tudo a ser alimentado por um só fio da parte eléctrica, e penso que ao que dá mais luz, porque ao medir com multímetro, um tem mais força que o outro.

Acontece que a mota em relantim, as luzes vão abaixo, praticamente quase desligadas, acelero já começa a dar alguma luz, depois disto fui experimentar a mota com as luzes ligadas, fui pro monte, algumas vezes apartei com ela, e acabou por queimar o filamento ao máximo da lâmpada, o mínimo etc, está bom...será que devo desligar as luzes se andar muito tempo com o motor em alta rotação?

Têm ideia de como resolver a parte da luz ser fraca em relantim?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Jan 07, 2013 2:00 pm

Olha quase de certeza que tens um destes problemas.

1º Sem saber o que se passou para queimares o retificador, deves ter montado uma lampada mais potente e isso rouba intensidade de luz.

2º O teu retificador/regulador (e se calhar esse é o problema) deve estar mal montado. Tens de unir o fio de côr que sai do retificador/regulador corrente e unir com o que sai da bobine/gerador e unir com o fio que vai para a lampada da frente e com o fio que vai para a lampada de tras. Depois ecolhes um sitio no quadro sem tinta, pode ser em aluminio para fazer massa e unes os fios todos da massa e já está.

Se mesmo assim não funcionar, então tens um problema na bobine/gerador, pode estar mal apertado no veio da cambota e causar leituras incorretas ou então uma fase queimada, fio de cobre traçado.

Bom trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Jan 07, 2013 3:24 pm

Eu comprei um farol novo numa loja de motas bem como o regulador/rectificador, tudo novo, a lâmpada é a que vinha no farol, e o rectificador tem 3 pinos, 2 pinos que estão mais próximos um do outro, com o multímetro em modo continuidade, faz passagem, e o 3 pino, não tem contacto com os outros 2, e pelo que o rapaz da loja me ensinou, o pino que não faz continuidade com os outros 2, é onde entra o positivo que vem da parte eléctrica, e os outros 2 pinos juntos é onde sai a corrente já rectificada, dai fui ligar aos botões/comutador de luzes no volante, mas só de 1 pino, o outro está inutilizável...

o respectivo rectificador aperta no quadro, a massa fui busca-la à coroa na suspensão...

A parte eléctrica foi toda bobinada, agora se bem ou mal, boa questão Rolling Eyes

Agora pergunto eu, com um condensador ou algo do género, existe a possibilidade de abafar um pouco o sintoma?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Jan 07, 2013 3:51 pm

Pois como tu dizes ligas o que vem da bobine ao retificador, tudo bem, mas não estás a fazer massa do retificador pois não?

Verifica se a lampada que vem na mica é de 35w

Esquece isso do condensador

Quanto ao local da massa tudo bem mas mais uma vez o retificador também de de fazer massa se não a corrente não é retificada. O teu problema deve estar ai.

Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyTer Jan 08, 2013 7:59 am

Bom dia

Sendo o rectificador de apertar ao quadro, só de 3 pinos, 1 de entrada positivo, e 2 de saída já rectificados, a massa não é rectificada através do rectificador apertado ao quadro a fazer massa? eu tenho-o apertado ao quadro e com o multímetro, um fio no corpo do rectificador, e outro na coroa da suspensão,está a fazer passagem.

Coloquei esta dúvida ao rapaz de loja, vejo que algo continua mal, até sugeri o condensador, ele disse que melhorava... Rolling Eyes

Vou verificar a lâmpada assim que poder.

Obrigado Luís Quinta
Ir para o topo Ir para baixo
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyTer Jan 08, 2013 1:17 pm

olha se poderes tira umas fotos da instalação e das ligações, também ando com o mesmo problema que tu... quantas lampadas meto quantas se vão... até os led´s.
Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyTer Jan 08, 2013 6:41 pm

Pois assim é muito chato, não vamos ganhar para as lâmpadas, e eu mal comecei com este problema, estou para ver o que me aguarda...

Eu tiro fotos ao rectificador e aos fios que sejam perceptíveis de entender a forma como estão ligados, mas depois explico ao pormenor onde liguei tudo e como liguei, desde a parte eléctrica até ao final de tudo mesmo...

Assim que poder volto cá com isso tudo, vou demorar alguns dias, só tenho tempo no fim semana, até lá mais novidades agradeço que digam, vou passando por aqui.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyTer Jan 08, 2013 8:47 pm

fusionMC250 escreveu:
Pois assim é muito chato, não vamos ganhar para as lâmpadas, e eu mal comecei com este problema, estou para ver o que me aguarda...

Eu tiro fotos ao rectificador e aos fios que sejam perceptíveis de entender a forma como estão ligados, mas depois explico ao pormenor onde liguei tudo e como liguei, desde a parte eléctrica até ao final de tudo mesmo...

Assim que poder volto cá com isso tudo, vou demorar alguns dias, só tenho tempo no fim semana, até lá mais novidades agradeço que digam, vou passando por aqui.

Obrigado
Ok agradecido. eu farei o mesmo caso não consigas eu desmonto uma gas gas em que tudo trabalha e tiro fotos
Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQua Jan 09, 2013 7:30 pm

Boas

Bem em quanto não tenho hipóteses de desmontar a mota, poderei tentar explicar como liguei tudo...

Então cá vai, a minha parte eléctrica tem 2 fios para luz, (penso eu), 1 amarelo e um branco, com a mota a trabalhar, a medir com o multímetro, o amarelo dá perto de 12v, e o branco penso que 8v ou menos, então decidi fazer a ligação toda só com o amarelo, e deixei de parte o branco...

Então sai do amarelo(positivo12v) entra no rectificador de corrente(já apertado ao quadro a fazer massa como mencionei atras), e depois o fio que sai do rectificador já rectificado, vai alimentar o comutador das luzes no volante e ai fiz a distribuição nos botões para as luzes de presença atras e minimo, médio e máximo para ficarem todas independentes. Então do comutador no volante por sua vez vai ligar então aos fios(positivos) das correspondentes Lâmpadas, tudo bem ligado, sem trocas de fios nem nada...

A massa de tudo fui buscar à coroa superior da suspensão, e juntei todos os fios negativos das lampadas no mesmo sitio, usando para este efeito umas caixas de junção, daquelas tipo das instalações eléctricas das casas...

E pronto penso que não me esqueci de nada.
Ir para o topo Ir para baixo
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQua Jan 09, 2013 8:14 pm

fusionMC250 escreveu:
Boas

Bem em quanto não tenho hipóteses de desmontar a mota, poderei tentar explicar como liguei tudo...

Então cá vai, a minha parte eléctrica tem 2 fios para luz, (penso eu), 1 amarelo e um branco, com a mota a trabalhar, a medir com o multímetro, o amarelo dá perto de 12v, e o branco penso que 8v ou menos, então decidi fazer a ligação toda só com o amarelo, e deixei de parte o branco...

Então sai do amarelo(positivo12v) entra no rectificador de corrente(já apertado ao quadro a fazer massa como mencionei atras), e depois o fio que sai do rectificador já rectificado, vai alimentar o comutador das luzes no volante e ai fiz a distribuição nos botões para as luzes de presença atras e minimo, médio e máximo para ficarem todas independentes. Então do comutador no volante por sua vez vai ligar então aos fios(positivos) das correspondentes Lâmpadas, tudo bem ligado, sem trocas de fios nem nada...

A massa de tudo fui buscar à coroa superior da suspensão, e juntei todos os fios negativos das lampadas no mesmo sitio, usando para este efeito umas caixas de junção, daquelas tipo das instalações eléctricas das casas...

E pronto penso que não me esqueci de nada.

onde entra ai o cdi?
a minha actualmente ainda tem os fios todos ou pele menos aparenta, o meu rectificador fica dentro do quadro por baixo do deposito, tinha-o partido, comprei novo e montei, encontri tb um fio amarelo que que mo multimetro me dá 12v. monto a luz traseira, ao relantim fica direito, dou uma volta vai á vida...
tenho a mota do meu irmão que é gas gas mas 125, creio que a instalação não ade fugir muito da minha embora seja bem mais nova, em ultimo caso terei de desmontar as duas e fazer tudo de inicio.
Já agora pergunto a tua tem quadrante? o da 125 num passeio de um momento para outro deixou de apresentar no mostrador as coisas... será pilha?
Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQua Jan 09, 2013 8:59 pm

Penso, e acho que não me engano, o CDI não tem nada haver com as luzes, serve só para fazer o motor trabalhar, ter faisca na vela, fios da parte electrica para o CDI só vao 4, 2 fios numa ficha, 1 preto/vermelho e 1 vermelho, e mais 2, 1 verde e 1 tipo rosa. depois resta o branco e amarelo que são para as luzes...

A minha mota não tem quadrante, alias, não tinha nada, eu comecei agora a por a instalação para a luz e está a correr mal.

o rectificador também está no mesmo sitio da tua, o que lá estava apertava ao quadro também e só tinha um fio, pela informação que me deram, rectificava só na massa, mas estava avariado.De qualquer forma, começo a imaginar que só a rectificar na massa, deveria ficar melhor...

o que tenho agora rectifica o positivo, mas não sei se rectifica a massa, acho que não...

A verdade é que em relantin as luzes apagam, ao acelerar acendem, não queimou logo a luz, mas também não fez muitos quilómetros, o minimo não queimou, o da matricula esqueci de ver...

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQua Jan 09, 2013 9:50 pm

Fusion a tua mota é de motocross ou é de enduro? Já trazia retificador de corrente de origem?

Olha eu recentemente fiz a instalação de luz na minha YZ250F de 2004, comprei uma bobine um rectificador fio de cores conectores e frontal com lâmpada de 35W e uma traseira com lâmpadas led.

Da minha bobine além de sair a ficha que liga ao CDI sai um fio AMARELO que é da corrente que por sair directamente da bobine é alterna. Ora toda a gente sabe que as lâmpadas baterias funcionam com corrente continua. Aqui entra o rectificador de corrente.

Nenhum rectificador faz massa só por estar apertado ao quadro, pelo menos eu nunca vi.

O rectificador não funciona com uma entrada e saída, funciona só pelo fio que sai da bobine, complicado eu explico. O rectificador ao estar conectado ao fio que sai da bobine, retifica a corrente, mas para isso precisa de fazer massa para completar o circuito de rectificação, entendido.

Se no teu rectificador tem 3 fios, isso é porque um é para ligar ao fio que sai da bobine, outro é da massa e outro seria para ligar a uma bateria, que no teu caso não deve fazer falta.

Olha mas se tens duvidas nada melhor que fazer uma pesquisa na net do manual de serviço da tua mota, de certeza que assim não ficas com dúvidas.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQua Jan 09, 2013 10:00 pm

Após uma pesquisa aqui fica o link para fazeres o download do manual de serviço de uma GAS GAS EC 200/250/300

http://www.supertrial.com/ARohjekirjat/EC%20MC%20SM/2006%20EC%20200-250-300%20tyokirja%20eng.pdf

Espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQua Jan 09, 2013 10:28 pm

Luis a minha é de motocross, mas pelo que me disseram, é tudo igual, só muda a caixa de velocidades, a minha é de 4, Ec é de 6, de resto tudo igual.

O rectificador que vinha é exactamente o que eu expliquei aqui em cima, e penso que seja de origem, e só continha um fio e o rectificador apertava no quadro no mesmo sitio onde tenho este novo...

Agora pela tua explicação fiquei com dúvidas mesmo, visto que o meu rectificador novo tem 3 pinos, dizes que 1 pino se liga o fio que vem da parte eléctrica, o 2 outro à massa, e supostamente o 3 pino para a bateria, que como dizes, não vou precisar pois não tenho bateria, então onde vou eu buscar a corrente já rectificada para ligar as luzes, visto que só me resta 1 pino que supostamente era o da bateria?? vou buscar o positivo rectificado a este 3 pino que era para a bateria??

Obrigado pelo manual, vou dar aqui uma olhadela... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQui Jan 10, 2013 10:25 am

Fusion não fiques confuso.
Volto a explicar, segundo o esquema electrico que está no manual da mota tu tens de chantar(ligar os fios no mesmo ligador) pelo menos 3 fios, o que vem da bobine o do retificador e o que vai para o interruptor da luzes, mais nada. O outro fio que é da massa ligas ao quadro da mota, que realmente até pode ficar por debaixo do aperto do retificador ao quadro. O que sobra isolas muito bem e siga dirt

Depois dá noticias.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Poté
Promoção
Promoção
Poté


Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/05/2011
Idade : 47
Localização : Lousâ reserva natural de enduro

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyDom Jan 13, 2013 3:28 pm

tive uma 300 de 2001 com o mesmo problema , ao fim de 3 lampadas deixei de as trocar e esquecer o assunto . afinal não a utilizava para caçar á noite hehe .
boa sorte com a solução para o problema e tenho pena de não poder ajudar
Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQui Jan 17, 2013 8:09 am

Bom Dia

Após nova procura e pedido de informação com o rapaz que me vendeu o rectificador, ele chegou à conclusão que se enganou a explicar-me a forma como se havia de ligar este rectificador, como já havia referido, 3 pinos de ligação, um vai ligar à massa no quadro, os outros 2 pinos, um entra o positivo da parte eléctrica,e o outro sai o positivo já rectificado para os comutadores das luzes no volante.

Parece que acaba por rectificar todo o circuito através da massa e do positivo neste rectificador.

Já não falha em relantim, e coloquei uma lâmpada de 40/45w, e na pequena volta que dei para experimentar a luz que dava, até à data não fundiu, a ver vamos Rolling Eyes

Já agora aproveito para perguntar se alguém conhece quem saiba bobinar uma coisa na parte electrica da gasgas, ela possui 8 pequenas bobinas, a bobina que alimenta o CDI, é só uma e foi à vida, as outras 7 são as que dão para as luzes e essas eu sei bobinar, a que alimenta o CDI é só a que está isolada a preto em baixo.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQui Jan 17, 2013 11:57 am

Finalmente...

Afinal tinha razão...

Quanto á ultima duvida sugiro-te comprares uma bobine nova, as das Trial Tech são muito boas e são acessiveis.
Fala aqui no forum com o Jofico (ENDURO PORTUGAL SHOP) que ele arranja-te isso a bom preço.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
fusionMC250
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/06/2012

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyQui Jan 17, 2013 12:10 pm

Sim finalmente Luis Smile Obrigado

Era mais numa de recuperar a parte eléctrica que tenho lá dentro de uma caixa, depois de um parafuso da parte eléctrica desapertar e andou lá a moer tudo o que podia em quanto trabalhava, acabei por desmonta-la, bobinei-a toda, mas a mais importante que alimenta o CDi estava mesmo estragada, então acabei por encontrar uma em segunda mão, também a precisar de ser bobinada para dar luz, mas a única bobina do CDi estava boa que era o que me interessava, neste momento é a que tenho na mota...

Abraço e boas cabradas Smile

Ir para o topo Ir para baixo
Edouard norton
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/03/2024

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyDom Mar 10, 2024 8:51 pm

Boas pessoal , sei que este tópico
Já vai a muitos anos atrás , contudo precisava de ajuda para por o circuito elétrico das luzes de uma gás gás de 2004 a funcionar ,

Tenho 2 fios que sai do volante magnético , um branco e um amarelo

Que o amarelo da luz mas muito incerta ! No relantim n dá nada e com meio punho da um pouco
Contudo não tenho nenhum esquema de luzes nem nada que me posso guiar ,alguém me pode ajudar ?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptyDom Mar 10, 2024 8:57 pm

Especifica qual o modelo em concreto.
Ir para o topo Ir para baixo
Edouard norton
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/03/2024

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Mar 11, 2024 8:19 am

É uma gás gás ec 250 de 2004
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Mar 11, 2024 12:39 pm

Ok agora pelo modelo fico a saber que a tua mota tem um regulador de corrente, que não deve estar a funcionar, ou então a lâmpada poder mais que 35W e aí também acontece o que relatas.
Ir para o topo Ir para baixo
Edouard norton
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/03/2024

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Mar 11, 2024 6:22 pm

O que chama de regulador é uma especie de um diodo pequeno que ficq por cima da bobine de ignição ? Apenas aperta na massa e tem um fio amarelo
Ir para o topo Ir para baixo
Edouard norton
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/03/2024

Luzes gasgas 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes gasgas 250   Luzes gasgas 250 EmptySeg Mar 11, 2024 6:23 pm

Sr Luís , caso consiga e queira ajudar me por favor adicione me no Facebook

Edouard Norton
Ir para o topo Ir para baixo
 
Luzes gasgas 250
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Luzes Kx450f
» Luzes travão CRF 250
» Luzes da mota
» kit luzes CRF 450R
» Kit de luzes legais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: