| Inspecção periódica de veículos- motos | |
|
+26guzz LUIS QUINTA crfmike paxx pirex andréferreira Bernstein ShowTime Valter Nunes ArTuRiX Mau da Fita Do77ore matola tiago vale casaleiro_fml Paulo Fernandes XOXAIX skimrider Amatsu veiga vascoribeiro xeno niceboy ricardodacosta1 wilsonvicen7e HL 30 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
HL Verde
Mensagens : 181 Data de inscrição : 17/12/2010 Idade : 47 Localização : Évora-Reguengos-Monsaraz
| Assunto: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 3:39 pm | |
| Julgo ser do interesse de todos:
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5522&Itemid=51
Cmps,
HL | |
|
| |
wilsonvicen7e Verde
Mensagens : 215 Data de inscrição : 29/02/2012 Idade : 29 Localização : Fátima
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 5:21 pm | |
| | |
|
| |
Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 5:48 pm | |
| Ou seja: a partir de agosto, "Inspeções Periódicas Obrigatórias para motociclos acima dos 250 cc" . E, para já, é só para motas acima dos 250cc. No entanto, desde que foi aprovada a Lei das 125, começaram a vender-se tantas 125cc, que isto acabará por chegar a estas máquinas também. Tal como anteriormente com o IUC (vulgo selo), as 125 também gozavam de isenção mas, a partir deste ano, já pagam. O Estado viu que há muitas 125 e isto é uma forma de arrecadar receitas. Logo, acho que futuramente as IPO chegarão a estas também... | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 6:18 pm | |
| Está bonita a brincadeira, assim por alto;
- Pneus com taco, não são permitidos; - Buzinas poucos são os que as têm nas motas; - Matriculas enormes; - Sistema de luzes a funcionar na perfeição; - Ruidos de escape, (vai ser uma corrida aos escapes de origem);
assim por alto é o que me recordo... | |
|
| |
niceboy Promoção
Mensagens : 57 Data de inscrição : 12/03/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 7:09 pm | |
| É da maneira que ninguém de mota vai parar nas operações STOP! Já quase ninguém pára... mas com o extra do manguito ao agente. LOL | |
|
| |
HL Verde
Mensagens : 181 Data de inscrição : 17/12/2010 Idade : 47 Localização : Évora-Reguengos-Monsaraz
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 7:23 pm | |
| Eu pus-me a imaginar... por hipótese... um tipo manda preparar uma suspensão e depois os matarruanos das inspecções como vão verificar a suspensão!? ou pior...dizem que não está opercional!!! E tipo...agora eles põe os carrinhos a trabalhar e tal... imaginem se for uma xr 600 ou uma outra teimosa, como é que é!!
Enfim!!!
Saludos! | |
|
| |
xeno Nacional
Mensagens : 430 Data de inscrição : 05/05/2010 Idade : 47 Localização : marco de canaveses
| |
| |
vascoribeiro Promoção
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 10:19 pm | |
| - ricardodacosta1 escreveu:
- Está bonita a brincadeira, assim por alto;
- Pneus com taco, não são permitidos; - Buzinas poucos são os que as têm nas motas; - Matriculas enormes; - Sistema de luzes a funcionar na perfeição; - Ruidos de escape, (vai ser uma corrida aos escapes de origem);
assim por alto é o que me recordo... Os pneus de taco não sao homolgados? Temos que compras pneus de estrada com as medidas do livrete? | |
|
| |
Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 10:30 pm | |
| - vascoribeiro escreveu:
Os pneus de taco não sao homolgados? Temos que compras pneus de estrada com as medidas do livrete? Há pneus de taco homolgados para circular em estrada. E isto das IPO para motas, é uma novidade e imagino que muito ainda vai ser discutido e experimentado... Custa-me a crer que em agosto isto já esteja implementado. | |
|
| |
veiga Promoção
Mensagens : 46 Data de inscrição : 24/06/2010 Idade : 45 Localização : povoa de varzim
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qua Jul 11, 2012 10:36 pm | |
| isto é mais uma lei no joelho,hoje estive a fazer inspeçoes a carros,(tenho uma oficia de automoveis) e ja estive em conversa com o engenheiro do centro e ele diz que nem sabe quais as maquinas para fazer as ipo as motas. | |
|
| |
Amatsu Verde
Mensagens : 107 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 30 Localização : Viana do Castelo
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 12:22 am | |
| e as motas que nao têm aqueles pozinhos no carburador e assim? vai ser bonito vai ahahah | |
|
| |
skimrider Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 12:40 am | |
| parece-me confirmado: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2660237
agora acrescento às questões já indicadas:
- e piscas?! - espelhos? - buzina? - emissões nas 2T? - iluminação de travão?
é que tenho uma sx e vai ser um desespero de electrónica | |
|
| |
XOXAIX Verde
Mensagens : 296 Data de inscrição : 14/06/2011 Idade : 48 Localização : Viana
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 12:43 am | |
| - skimrider escreveu:
- parece-me confirmado: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2660237
agora acrescento às questões já indicadas:
- e piscas?! - espelhos? - buzina? - emissões nas 2T? - iluminação de travão?
é que tenho uma sx e vai ser um desespero de electrónica Provavelmente vão aparecer soluções a pilhas só para levar as motos às inspecções.. Quanto aos escapes, os de origem vão ficar sobrevalorizados.. | |
|
| |
Paulo Fernandes WEC
Mensagens : 1089 Data de inscrição : 18/05/2010 Idade : 49 Localização : Fafe
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 10:23 am | |
| Boas... Mais uma forma de fod o dinheiro ao pessoal A minha sorte é que tenho uma mota só com 249cc A maioria das coisas exigidas, já são necessárias para quem anda a fazer o CNE, por isso para estes, poucas alterações vão ser necessárias... e os pneus de taco também dão para ir á vistoria, só que tem de ser daqueles homologados tipo DOT ou F.I.M. e como são para estrada eles não podem pegar... Ao comprar uma mota homologada, já traz luz frente e traz, stop, cano silencioso, documentos da mota, e matricula das grandes (mete se só para ir á vistoria) depois salta fora outra vez Também deve ser obrigatório os piscas, apito e o espelho, mas já se sabe que só vai levar isto para tapar os olhos na vistoria porque logo a seguir também saltam fora estas coisas todas... para pôr os piscas a funcionar a melhor solução é meter uma bataria provisória na caixa do filtro do ar (como eu tenho para a ventoinha da minha mota) Não tarda muito e eles estão a baixar isto até ás motas de 124cc e aí já sobra para toda a gente do monte Abraço | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 11:07 am | |
| - Paulo Fernandes escreveu:
-
Não tarda muito e eles estão a baixar isto até ás motas de 124cc e aí já sobra para toda a gente do monte
Abraço Não duvides, que se isto avanças ainda est ano, para o ano de certeza que vão abrangir a medida a todas as motas... | |
|
| |
Jofico WEC
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 11:42 am | |
| - Paulo Fernandes escreveu:
A minha sorte é que tenho uma mota só com 249cc Atenção que 249cc arredonda-se para 250cc e eu interpreto que as IPO destinam-se a todas as motas acima de 250cc, inclusive. Mas isto é a minha opinião e ainda não se sabe quase nada sobre esta nova lei, e estamos aqui a fazer suposições ... | |
|
| |
casaleiro_fml Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 10 Data de inscrição : 24/06/2012 Localização : Aveiro_Setubal
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 11:44 am | |
| estou corioso é como é que eles vão fazer os testes... tou praki a imaginar um inspector dakeles meia dose, em cima duma cabra de mato com pneu de tacto homolgado, a segura-la em cima dos rolos para testar os travões...lol mais uma maneira de nos queimarem uns € ano... e de nos chumabrem as motos por coisas das treta | |
|
| |
XOXAIX Verde
| |
| |
Paulo Fernandes WEC
Mensagens : 1089 Data de inscrição : 18/05/2010 Idade : 49 Localização : Fafe
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 12:43 pm | |
| - Jofico escreveu:
- Paulo Fernandes escreveu:
A minha sorte é que tenho uma mota só com 249cc Atenção que 249cc arredonda-se para 250cc e eu interpreto que as IPO destinam-se a todas as motas acima de 250cc, inclusive.
Mas isto é a minha opinião e ainda não se sabe quase nada sobre esta nova lei, e estamos aqui a fazer suposições ... A maneira como eu interpreto o decreto de lei nº 144/2012 é o seguinte; as IPO serão obrigatórias para todos os motociclos acima dos 250cc Por isso no meu livrete diz 249cc, podem ter a certeza que se entretanto não houver alteração á lei, eu não ponho os meus pés nem a minha mota em nenhum local de inspecções... | |
|
| |
Jofico WEC
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 1:20 pm | |
| Mas não tenhamos dúvidas de que, sendo assim, esta lei vai é favorecer as cilindradas mais baixas, pois é muito bom ter uma mota que sabemos que não será sujeita a inspecções. | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
| |
| |
tiago vale Verde
Mensagens : 205 Data de inscrição : 09/10/2011 Idade : 38 Localização : barcelos
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 1:46 pm | |
| pois , e as folgas dos discos flutuantes que são assim de origem? se calhar vão disser que tem defeito e mandar meter uns novos... pena que muito pessoal se veja á rasca para manter uma mota , agora vai ser mesmo muito difiçil para quem quer andar legal. quem estiver a vender a moto como no meu caso , ou investe um pouco para ficar legal , ou então vai ser muito mais difiçil de vender. | |
|
| |
XOXAIX Verde
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 3:57 pm | |
| A medida é má para os motociclistas e para a carteiras destes.. Mas não vale a pena especular para já como vão ser as inspecções.. a ver vamos se será tanto tormento..
@Tiago Vale, a lei vai benificiar para já a venda das motos até 250cc.. se for o caso da tua, terás mais procura.. | |
|
| |
Amatsu Verde
Mensagens : 107 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 30 Localização : Viana do Castelo
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 4:25 pm | |
| as 125 ja têm um preço puxado algumas e as 250 tambem, e se estas nao vao ter inspeção, entao é que agora o preço delas vai subir.... | |
|
| |
matola Verde
Mensagens : 160 Data de inscrição : 21/03/2011 Idade : 51 Localização : Seixo-Mira
| Assunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos Qui Jul 12, 2012 7:20 pm | |
| Pois mas no meu caso tenho uma GAS GAS 300( sem luz, pisca, espelho, etc) Só tenho duas hipoteses ou troco de moto (pois montar tudo legal deve ir para o mesmo preço) que não estou a ver o meu orçamento familiar a permitir, ou então vendo ás peças e fico os domingos de manha no sofá. | |
|
| |
| Inspecção periódica de veículos- motos | |
|