Boas
Finalmente na sexta feira de tarde fui buscar o material que faltava pra montar tudo direitinho..
A montagem foi feita na noite de sexta-feira, sabado de tarde e os ultimos retoques no sabado à noite.
Uma coisa que ajudou bastante foi que aquando da desmontagem os parafusos que podiam ficar nas peças foram deixados lá; ao montar dá muito jeito e poupa tempo..
Ainda nos rolamentos...os da escora foram substituidos por precaução (até me cheguei a arrepender..
) e foram substituidos ambos os guias da corrente (o rolamento do PDS é quase novo, tem aprox 10horas)
Os retentores e espaçadores da escora foram faceis de tirar...ja o mesmo nao se pode dizer dos rolamentos; ainda que tentei, mas nao vale a pena estragar material
acabei por levar a um torneiro pra fazer o trabalho..
Ora então..pra montar tenho isto:
suspensoes e motor sem cilindro/pistão
isto...
(foto da desmontgem)
.
e tem que (pelo menos deve) caber tudo aqui...
Comecei por montar o resto do motor pois era o trabalho que tinha que ser feito com mais calma e atenção...
Pra isso é obrigatório (pelo menos pra mim) ter uma chave dinamométrica e o manual (ou então uma lista com os apertos), pois o motor exige que se respeitem as medidas e apertos.
Parte do motor com o kit 300 a ser montado (a valvula de escape já tinha sido montada no cilindro)
antes de fazer esta revisão vi muitos videos, li muitos "report's" ; isto pra dizer que não estava completamente às cegas e ainda por cima tinha a ajuda preciosíssima do manual.
Comecei por montar os segmentos e um dos "clips" do pistão pois é mais facil fazê-lo com ele na mão do que já montado na biela. Demorou a apanhar-lhe o jeito pois estes clip's não podem ser apertados pra entrar senão dobram e estragam-se. Ainda perdi um deles que voou literalmente mas felizmente tinha um clip que sobrou da desmontagem da 250 que ainda estava em muito bom estado, sem qualquer empeno.
Clips de um lado já montado. Os clip«s devem ser montados no pistão com a abertura a apontar para baixo..
Depois de montado o primeiro clip é altura pra montar na biela. A partir desta fase devemos ter sempre um bocado de oleo de mistura 2T pra besuntar todas as peças desde cilindro , saias do cilindro , pistão, segmentos, etc.
Rolamentos de agulhas que vai pra extremidade da biela que por sua vez suporta o cavilhão e pistão.
A seta que vem gravada no topo do pistão deve ficar virada pra saída de escape (frente)
Depois enfia-se o cavilhão pelo pistão (
) e depois coloca-se o clip do outro lado do pistão ( o outro clip foi colocado antes de montar o psitão; é mais facil). Nesta fase não devemos forçar seja que for..é mais à base dos jeitos com pouca força.. Nao esquecer de tapar a parte da cambota com um pano pra nao cair nada lá dentro..
verificar se tudo está bem "preso" e encaixado...
Depois do pistão montado segue-se o cilindro.
Nesta fase convem ter alguma paciência pois pode nao correr como esperado e temos que repetir o processo algumas vezes , felizmente pra mim foi à 1ª (sorte de principiante).
Juntamente com o kit vêm várias juntas do cilindro, todas com dferentes espessuras, que é o que nos permite acertar a chamada "dimensão X". A dimensão X é a distância que vai do topo do pistão ao topo do cilindro. A medida indicada é 0 (zero) mas dependendo do regime/comportamento que queremos da mota podemos alterar esta medida uns milésimos. Se ficar afinada em excesso depois bate na colassa (porque o pistao sobe demasiado) e "kaput...
Comecei por tentar com a junta mais grossa. Normalmente se vamos apenas substituir um pistao basta encomendar uma junta igual pois as juntas servem pra anular os desvios que poderão existir na base do cilindro. Visto que o cilindro que lhe meti é novo nao tinha qualquer ponto de referencia.
Depois de colocar a junta é meter o cilindro.
Os pistões têm uns pin's pra servir de tranca aos segmentos pra que eles não rodem com o pistão em funcionamento e tambem pra que nao seja possivel eles "pegarem" nas janelas do cilindro.
Quando o pistão entra no cilindro os segmentos devem ser comprimidos pra que encaixem direitinho nos pin's..
Pistão encaixado nas saias do cilindro )encaixar um segmento de cada vez). Depois é deslizar com cuidado e encaixar devidamente na base do motor.
Nao esquecer de besuntar tudo com oleo de mistura pois a patir deste momento podemos não voltar a ver esta area do motor.
Com o cilindro já no lugar é altura pra ver qual a dimensão X. Pra ver a medida da "X" o cilindro tem de estar apertado nos valores do manual e aqui é indispensavel uma chave dinamometrica e os respectivos valores de aperto..
Pedi emprestada a um amigo mas estou a pensar seriamente em comprar uma..
Depois das porcas do cilindro serem apertadas por fases e com a ajuda do pinhão (com a 5ª velocidade metida) consegue-se fazer o pistão subir e descer com alguma precisão.
com o pistão no limite do seu curso..
embora nao tivesse medido com o "pekliss" pareceu-me que estava no ponto mas pra me certificar que o pistao nao iria bater na colassa (desvio positivo em "excesso") coloquei uma regua (pode ser outra coisa qualquer desde que seja direito) e fiz subir e descer o pistao com alguma frequencia. Se batesse (bastava que tocasse) na régua era mau sinal pois tinha de desmontar e tentar com outra junta (ou uma junta em cima daquela caso ficasse longe do topo do cilindro); felizmente correu tudo bem...
Antes de fechar(meter a colassa) verificar se fica tudo bem besuntado e colocar os dois O-rings (novos).
Se possivel substituir as anilhas antigas por umas novas... coloquei tambem uma vela nova (é menos um buraco aberto...
)
Para apertar a colassa (novamente com a chave dinamometrica) devemos fazê-lo por fases. Primeiro apertam-se os parafusos à mão e depois em duas rodadas em sentido de estrela. O aperto era de 27Nm e apertei primeiro todos até 15Nm e só depois até aos 27Nm (valor final)
Depois acabar de montar/encaixar o sistema da valvula de escape...
Ups...falta o papel a tapar os buracos.... nao convinha nada mandar tudo pra desmontar outra vez.... clip manhoso...
Depois de encaixado é so colocar as tampas (ambos os lados) com juntas novas.
Embora nao tivesse tido nenhum problema nestas ultimas 200 horas com o vedante da bomba de agua, optei por trocar à mesma (custa 2€).
Depois de ter o motor montado é um tirinho até ao final...
é uma questão de ir apertando parafusos....
Como lhe meti um amortecedor de direcção desmontei o eixo de direcção e lubrifiquei com muita massa consistente (nao troquei rolamentos)
Exceptuando o motor so utilizei a chave dinamometrica para apertar o eixo de direcção e mesas de direcção.
Pra montar o amortecedor por baixo do guiador tive que fazer uns cortes no suporte (que era pra montar por cima)
Esta adaptação foi um "copy/paste" de um topico que está cá no forum do
Miguel Gt fez sobre um amortecedor Scott's idêntico ao meu. (obg MiguelGT)
Aproveitei o "lanço" e verifiquei/lubrifiquei todos os sistemas de travão/embreagem/acelerador (nao "sangrei" ...fica pra semana..
.)
Depois de montada, quando a tentei pôr a trabalhar ela quis pegar logo às primeiras "kikadas" mas precisou de uns apertos no parafuso do relanti (carburador) pra mostrar sinais de vida....
O carburador foi afinado pelos valores do manual pra esta zona do pais.
Ontem de manhã, como é obvio, fui dar um voltinha pra ver o pulmão da tão falada 300....
que pu*^^a de power...
Nao puxei muito por ela mas cheira-me que temos mota...
definitivamente muitas mais baixas que a 250 (tenho o FMF Gnarly e a colassa da Sx)
As suspensões estao completamente diferentes e o amortecedor de direcçao andou no "off" (tenho que ir por partes)..
.
Se correr bem hoje vou fazer mais alguns km's...
Tão cedo nao a trato por cabra...
..vou voltar a chamar-lhe senhora...
Cá está ela prontinha pra ir pra onde ela mais gosta...
Monte do Pilar
Como é obvio também levou uma "manicure" e umas prendinhas..
E com isto dou como concluída esta revisão/transformação que me deu algum trabalho, mas acima de tudo um gozo inexplicavel...
Inicialmente pensei que iriam surgir muitas mais duvidas mas felizmente nao aconteceu, pois com disse anteriormente, li e vi muitas coisas antes de me aventurar..
A partir de agora quem troca os pistões sou eu..
Daqui a dois anos meto-me a abrir o resto do motor...
perdi-lhe o "medo"...
P.s- Não sobrou nenhuma peça...nem sequer uma anilha...