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 Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300

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MensagemAssunto: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 2:47 pm

Boas

Este foi um topico que criei no CubeKtmPortugal acerca de uma revisao/conversao da minha bichinha. À medida que fui fazendo as coisas fui editando mais informação no topico original (forumKtm), mas actualmente está completa e assim sendo partilho a infomaçao/topico aqui convosco.
Para os mais entendidos na mecânica.....NAO VALE GOZAR!!!! Laughing Laughing Laughing

Se por ventura virem algum comentario que nao "entendem" é porque eu apenas coloquei aqui os meus topicos e nao os comentarios que o pessoal foi fazendo ao longo do mesmo (o original tem 8 páginas).

Ca vai:

Boas

Vou abrir um tópico sobre esta revisão "caseira" pois quase 90% do que aprendi até hoje sobre mecânica das nossas motas foi através de foruns como o nosso e muitos outros do género. Houve sempre alguém que se deu ao trabalho de fazer fotos e ir numa de "passo a passo", pois este topico é meu contributo nesse sentido.


A mota é uma 250Exc 2009, comprada nova em 11/08 (ainda nao tem dois anos) e tem neste momento 200h e 6500km's.
O oleo de mistura que uso é o MotorexCrossPower a 2% e um cheirinho.. Laughing oleo de caixa/motor tambem Motorex 100% sintético.

A utilização é a normal de piloto de fim de semana. Maioritariamente trilhos lentos , muita pedra e algum suor. De vez em quando uns enduros "open", passeios e "macacadas organizadas".. Laughing
Até à data levou um pistão às 150horas, um vedante do pinhão, rolamento do pds e rolamentos do pedal do travão de trás. Todo o restante material foi material de desgaste.
Recusou-se a pegar 2 vezes...as mesmas duas que ficou de molho (submersa) em rios.. Rolling Eyes Rolling Eyes fora isso zero velas!
O carburador está afinado pelos valores que estão no manual.
A suspensão está de origem e o oleo foi substituido uma vez por volta das 80/90 horas.


Recentemente ainda me passou pela cabeça trocar de mota mas quando se começa a fazer contas... Embarassed ...eles devem é estar doidos.. Shocked

A ideia com esta revisão é ficar com mota pra mais 200h , exactamente como tem sido até hoje... ou ainda melhor.. Laughing

Ao contrario da maioria das vezes que ando a mexer na mota , lavei-a antes de começar.. Embarassed Laughing

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Ferramentas e manuais da mota (Owner's e Service); qualquer duvida que surja...está lá!!
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Plásticos fora.. (este preto é o verdadeiro PAX.. Laughing )
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Subquadro fora...
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Não é nada má ideia fazer umas fotos de onde encaixa o quê..?!?! Rolling Eyes Rolling Eyes
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..entretanto
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Depois seguiu-se a verdadeira lavagem da mota... Cool Cool
As peças de plástico foram pró tanque as restantes usei WD40, silicone e muitos panos pra limpar casquilhos, rolamentos e coisinhas ..uma a uma (convem uma boa dose de paciência e duas minis)
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..falta limpar a panela de escape..ja estou a ver o filme "À Procura do Brilho Perdido - Esfregar até Cair"...

Depois desta primeira fase arrumada....Motor!!
Até à data nunca tinha aberto um motor mas como ha uma primeira vez pra tudo...
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Este é o sistema da válvula de escape e temos que passar por aqui para separar o cilindro da base pois dois dos parafusos que o seguram estão junto deste sistema (de ambos os lados)

Lado direito
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Parece que nao tem nada a segurar a "bolinha"...
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Atenção a este pequeno "clip"
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Antes de o tentar tirar convem tapar o buraco que tem em baixo, nao va ele cair lá dentro.. :?
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Sistema de válvula de escape do lado esquerdo. esta estava bem mais suja do que a do lado direito. Aparentava ser oleo queimado, talvez proveniente da válvula de escape a precisar de ser limpa (mais à frente)..
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Cilindro. Ora começam aqui as boas noticias.. Laughing
O cilindro está sem uma “milésima de risco” (se é que isso existe Laughing Rolling Eyes Rigorosamente "liso". Lembro que foi ligeiramente polido às 150 horas (fez 50h desde então)
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Nesta segunda foto do cilindro nota-se a sujidade na válvula de escape, no canto da janela "oval"..
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Pistão estava também rigorosamente novo, sem qualquer risco de desgaste.

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Pelo que tenho lido e visto pela net este pistao está com bom aspecto. Mais claro do lado da valvula de escape mas acho que é normal..
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[/img]

A parte menos boa é que a cambota está com uns "picos de ferrugem" (nada que uma polidela nao resolva), talvez resultado das duas brincadeiras subaquaticas que a mota teve ate hoje... Rolling Eyes :?
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Tiram-se uns pequenos clip's que seguram o pistao..
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Depois disso é so empurrar o veio que segura o pistao à biela (sai facilmente).


A biela não tem qualquer folga (de cima pra baixo) e parece ter a "normal" de lado pra lado (nao medi os valores; nem sei como fazê-lo)
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Caixa das lamelas
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Esta foi umas das peças da mota que está imaculada, parece que chegou agora do fornecedor...
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Quanto ao motor fiquei-me por aqui pois falta-me a ferramenta adequada pra algumas peças mais complicadas.

O motor vai levar uma biela nova e rolamentos da cambota por opçao pois quando tudo estiver pronto a taxa de compressão vai ser diferente( Question Twisted Evil ); e as suspensoes vão prá Racetech pra preparar (nivel 1).
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Proximo capitulo ...carburador.. Rolling Eyes Twisted Evil Laughing

Á medida que a coisa vá correndo vou puxando o topico pra cima... Laughing Laughing

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 2:47 pm

Hoje foi a vez do carburador... Laughing
O objectivo era desmontá-lo apenas para o limpar ao pormenor e dessa forma ficar quase pronto a montar. Digo quase pronto pois como irei substituir o pistão pra uma cilindrada maior (kit 300)terá obrigatoriamente que ser alterada (afinação do carburador).


Pra esta limpeza já precisei de dar uma vista de olhos no manual antes de começar a desmontar..
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Lado que fica virado pró filtro de ar
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lado que fica virado pro motor..
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Comecei entao por desapertar estes dois parafusos para começar a desmontar o carburador (já tinha desapertado a tampa pra soltar o cabo do acelarador que faz subir e descer a agulha)
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Este parafuso é onde encaixa a cabeça do cabo que vem do acelarador, e depois de desapertar o parafuso que estão a ver, sai agulha..
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lá dentro estava com alguma sujidade..
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e depois estes quatro parafusos do fundo (cuba , boia e gigleurs)
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Depois tirei a boia e os gigleurs (estão no circulo no meio)
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segue-se o botao do arranque a frio e o parafuso do ar..
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Tudo ja desmontado (os gilgeurs estão fora da foto)
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Depois de tudo desmontado utilizei WD40 pra limpar tudo e pistola de ar (compressor). Existem produtos proprios pra limpar carburadores (motorex) mas teve que ser com o WD e fez bem o serviço...

Ja tudo limpo, pronto a ser montado..
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Depois de montado fiz esta sequencia de fotos que simulam o "trabalho" da agulha no carburador..
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Carburador limpo e quase pronto a montar (falta trocar os gigleurs e agulhas)
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Nas proximas semanas deverá chegar o material encomendado, o motor e as suspensoes.
Acho que até agora nunca tive grandes dificuldades em nenhuma das fases de "desmantelamento" da mota.. Laughing É mais simples do que parece... 😉

A fase da montagem já vai exigir um bocadinho mais, mas com o manual e com calma e descontracção a coisa vai andando... Very Happy Very Happy

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 2:48 pm

Desta vez comecei pelo trabalho mais chato...procurar o brilho "quase" original da panela de escape.

Utilizei WD40 com um esfregão verde e depois um esfregão para aço (ambos de cozinha.. Laughing )
depois de bem limpo passei-lhe um abrilhantador marado que tinha ´lá pra casa.
Demorou algum tempo mas ficou muito bom (quase original).
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Entretanto o material ja começou a chegar. Hoje veio o kit 300sxs e provavelmente as restantes peças chegam ainda esta semana. Se o motor e as suspensoes ja estiveram prontos esta semana ja ando de 300 sabado ou domingo.... Twisted Evil Embarassed Embarassed

A unica diferença deste kit pra 300 exc é que a colassa é duma Sx300 (so existe a colassa) e isso confere-lhe uma "queima mais limpa" e supostamente com mais alma.
Uma alteraçao muito apreciada nas exc/Xc250 é a colassa da SX; dizem que faz muita diferença (apenas 114€).

O kit
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colassa da 300 e da 250 com 200 horas
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250exc
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300sx
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Montar a valvula de escape nao foi muito complicado porque além do manual tinha um já montado pra ver como se fazia, ou desfazia... Laughing

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valvula montada pra ver como funcionava
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A valvula da 250 ja precisava duma limpeza... Embarassed Laughing
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No final é possivel simular o movimento da valvula com a mão e facilmente se vê se há algum problema ou algo mal montado. É um sistema muito simples.. 😉

Quando montar definitivamente a valvula tenho que uitlizar um silicone..?!? Alguem me sabe dizer se o silicione de juntas pra altas temperaturas (igual ao das juntas de escape) serve ou tem que ser outra coisa.!?!?

Ao montar a valvula de escape utilizei sempre alguma massa consistente..ha problema nisso? Utilizei apenas pra besuntar as peças.

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 2:48 pm

Continuando...


Da esq. prá direita.....silicone de alta temperatura, bloqueante de parafusos e massa consistente...
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Valvula de escape "alinhada" e o-rings selados com silicone e massa consitente nas juntas..
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Fechado e "selado".....

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Antes de "fechar" a válvula de escape é muito importante medir a "dimensão Z" (distância da valvula de escape ao topo do cilindro); ver manual...(250/300 = 47.5 mm) Se ficar mal alinhada pode ficar a tocar no pistao... Shocked Rolling Eyes
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Depois foi a vez dos rolamentos (das rodas); ambos foram lubrificados pois apesar de terem sido encomendados uns novos ainda nao terao que ser substituidos pois nao apresentam folgas!! Shocked Twisted Evil 😉

Material necessario: massa consistente, "vareta" pra sacar os espaçadores e um pano pra limpar..
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Sacar os espaçadores..
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Limpar o melhor possivel e meter massa consistente( nao é preciso muita)
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depois é voltar a meter os espaçadores e repetir o processo na roda da frente
Pra meter os espaçadores (quase que entram à mão) utilizei um pedaço de madeira pra nao bater directamente no espaçador e pra que ele entre duma forma uniforme
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O resto do material ainda nao veio ...por enquanto a montagem está parada...

Encomendei uma capa de banco personalizada na 4ª feira e na sexta estava pronta!!! Shocked

Uma empresa chamada jn-seatcovers (www.jn-seatcovers.com) , com muito bom serviço e a preços acessiveis. Se estiverem interessados vão ao site e vejam vários trabalhos realizados por eles. Podem escolher desde cores a materiais, meter os logos que quiserem etc..
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Abraço


Última edição por paxx em Sex Set 24, 2010 2:52 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 2:49 pm

Boas

Finalmente na sexta feira de tarde fui buscar o material que faltava pra montar tudo direitinho.. Very Happy

A montagem foi feita na noite de sexta-feira, sabado de tarde e os ultimos retoques no sabado à noite.
Uma coisa que ajudou bastante foi que aquando da desmontagem os parafusos que podiam ficar nas peças foram deixados lá; ao montar dá muito jeito e poupa tempo.. Wink


Ainda nos rolamentos...os da escora foram substituidos por precaução (até me cheguei a arrepender.. Rolling Eyes ) e foram substituidos ambos os guias da corrente (o rolamento do PDS é quase novo, tem aprox 10horas)
Os retentores e espaçadores da escora foram faceis de tirar...ja o mesmo nao se pode dizer dos rolamentos; ainda que tentei, mas nao vale a pena estragar material Rolling Eyes acabei por levar a um torneiro pra fazer o trabalho.. Twisted Evil

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Ora então..pra montar tenho isto:

suspensoes e motor sem cilindro/pistão
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isto... Rolling Eyes
(foto da desmontgem)
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e tem que (pelo menos deve) caber tudo aqui... Rolling Eyes Twisted Evil Twisted Evil
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Comecei por montar o resto do motor pois era o trabalho que tinha que ser feito com mais calma e atenção...
Pra isso é obrigatório (pelo menos pra mim) ter uma chave dinamométrica e o manual (ou então uma lista com os apertos), pois o motor exige que se respeitem as medidas e apertos.

Parte do motor com o kit 300 a ser montado (a valvula de escape já tinha sido montada no cilindro)
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antes de fazer esta revisão vi muitos videos, li muitos "report's" ; isto pra dizer que não estava completamente às cegas e ainda por cima tinha a ajuda preciosíssima do manual.

Comecei por montar os segmentos e um dos "clips" do pistão pois é mais facil fazê-lo com ele na mão do que já montado na biela. Demorou a apanhar-lhe o jeito pois estes clip's não podem ser apertados pra entrar senão dobram e estragam-se. Ainda perdi um deles que voou literalmente mas felizmente tinha um clip que sobrou da desmontagem da 250 que ainda estava em muito bom estado, sem qualquer empeno.

Clips de um lado já montado. Os clip«s devem ser montados no pistão com a abertura a apontar para baixo..
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Depois de montado o primeiro clip é altura pra montar na biela. A partir desta fase devemos ter sempre um bocado de oleo de mistura 2T pra besuntar todas as peças desde cilindro , saias do cilindro , pistão, segmentos, etc.

Rolamentos de agulhas que vai pra extremidade da biela que por sua vez suporta o cavilhão e pistão.
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A seta que vem gravada no topo do pistão deve ficar virada pra saída de escape (frente)
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Depois enfia-se o cavilhão pelo pistão ( Laughing Laughing ) e depois coloca-se o clip do outro lado do pistão ( o outro clip foi colocado antes de montar o psitão; é mais facil). Nesta fase não devemos forçar seja que for..é mais à base dos jeitos com pouca força.. Nao esquecer de tapar a parte da cambota com um pano pra nao cair nada lá dentro.. Shocked
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verificar se tudo está bem "preso" e encaixado...
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Depois do pistão montado segue-se o cilindro.
Nesta fase convem ter alguma paciência pois pode nao correr como esperado e temos que repetir o processo algumas vezes , felizmente pra mim foi à 1ª (sorte de principiante).
Juntamente com o kit vêm várias juntas do cilindro, todas com dferentes espessuras, que é o que nos permite acertar a chamada "dimensão X". A dimensão X é a distância que vai do topo do pistão ao topo do cilindro. A medida indicada é 0 (zero) mas dependendo do regime/comportamento que queremos da mota podemos alterar esta medida uns milésimos. Se ficar afinada em excesso depois bate na colassa (porque o pistao sobe demasiado) e "kaput... Rolling Eyes Evil or Very Mad

Comecei por tentar com a junta mais grossa. Normalmente se vamos apenas substituir um pistao basta encomendar uma junta igual pois as juntas servem pra anular os desvios que poderão existir na base do cilindro. Visto que o cilindro que lhe meti é novo nao tinha qualquer ponto de referencia.
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Depois de colocar a junta é meter o cilindro.
Os pistões têm uns pin's pra servir de tranca aos segmentos pra que eles não rodem com o pistão em funcionamento e tambem pra que nao seja possivel eles "pegarem" nas janelas do cilindro.

Quando o pistão entra no cilindro os segmentos devem ser comprimidos pra que encaixem direitinho nos pin's..
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Pistão encaixado nas saias do cilindro )encaixar um segmento de cada vez). Depois é deslizar com cuidado e encaixar devidamente na base do motor.
Nao esquecer de besuntar tudo com oleo de mistura pois a patir deste momento podemos não voltar a ver esta area do motor.
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Com o cilindro já no lugar é altura pra ver qual a dimensão X. Pra ver a medida da "X" o cilindro tem de estar apertado nos valores do manual e aqui é indispensavel uma chave dinamometrica e os respectivos valores de aperto..

Pedi emprestada a um amigo mas estou a pensar seriamente em comprar uma.. Rolling Eyes
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Depois das porcas do cilindro serem apertadas por fases e com a ajuda do pinhão (com a 5ª velocidade metida) consegue-se fazer o pistão subir e descer com alguma precisão.
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com o pistão no limite do seu curso..
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embora nao tivesse medido com o "pekliss" pareceu-me que estava no ponto mas pra me certificar que o pistao nao iria bater na colassa (desvio positivo em "excesso") coloquei uma regua (pode ser outra coisa qualquer desde que seja direito) e fiz subir e descer o pistao com alguma frequencia. Se batesse (bastava que tocasse) na régua era mau sinal pois tinha de desmontar e tentar com outra junta (ou uma junta em cima daquela caso ficasse longe do topo do cilindro); felizmente correu tudo bem... Laughing Laughing Laughing
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Antes de fechar(meter a colassa) verificar se fica tudo bem besuntado e colocar os dois O-rings (novos).

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Se possivel substituir as anilhas antigas por umas novas... coloquei tambem uma vela nova (é menos um buraco aberto... Laughing )
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Para apertar a colassa (novamente com a chave dinamometrica) devemos fazê-lo por fases. Primeiro apertam-se os parafusos à mão e depois em duas rodadas em sentido de estrela. O aperto era de 27Nm e apertei primeiro todos até 15Nm e só depois até aos 27Nm (valor final)
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Depois acabar de montar/encaixar o sistema da valvula de escape...
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Ups...falta o papel a tapar os buracos.... nao convinha nada mandar tudo pra desmontar outra vez.... clip manhoso... Rolling Eyes Depois de encaixado é so colocar as tampas (ambos os lados) com juntas novas.
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Embora nao tivesse tido nenhum problema nestas ultimas 200 horas com o vedante da bomba de agua, optei por trocar à mesma (custa 2€).
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Depois de ter o motor montado é um tirinho até ao final... Laughing é uma questão de ir apertando parafusos.... Laughing
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Como lhe meti um amortecedor de direcção desmontei o eixo de direcção e lubrifiquei com muita massa consistente (nao troquei rolamentos)
Exceptuando o motor so utilizei a chave dinamometrica para apertar o eixo de direcção e mesas de direcção.
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Pra montar o amortecedor por baixo do guiador tive que fazer uns cortes no suporte (que era pra montar por cima)
Esta adaptação foi um "copy/paste" de um topico que está cá no forum do Miguel Gt fez sobre um amortecedor Scott's idêntico ao meu. (obg MiguelGT)
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Aproveitei o "lanço" e verifiquei/lubrifiquei todos os sistemas de travão/embreagem/acelerador (nao "sangrei" ...fica pra semana.. Rolling Eyes .)
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Depois de montada, quando a tentei pôr a trabalhar ela quis pegar logo às primeiras "kikadas" mas precisou de uns apertos no parafuso do relanti (carburador) pra mostrar sinais de vida.... Laughing Laughing Laughing Laughing O carburador foi afinado pelos valores do manual pra esta zona do pais.

Ontem de manhã, como é obvio, fui dar um voltinha pra ver o pulmão da tão falada 300.... Embarassed Embarassed que pu*^^a de power... Twisted Evil Twisted Evil
Nao puxei muito por ela mas cheira-me que temos mota... Laughing Wink definitivamente muitas mais baixas que a 250 (tenho o FMF Gnarly e a colassa da Sx)
As suspensões estao completamente diferentes e o amortecedor de direcçao andou no "off" (tenho que ir por partes).. Laughing .
Se correr bem hoje vou fazer mais alguns km's... Twisted Evil Twisted Evil
Tão cedo nao a trato por cabra... Embarassed Embarassed ..vou voltar a chamar-lhe senhora... Laughing Laughing


Cá está ela prontinha pra ir pra onde ela mais gosta... Laughing Monte do Pilar
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Como é obvio também levou uma "manicure" e umas prendinhas.. Laughing
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E com isto dou como concluída esta revisão/transformação que me deu algum trabalho, mas acima de tudo um gozo inexplicavel... Wink
Inicialmente pensei que iriam surgir muitas mais duvidas mas felizmente nao aconteceu, pois com disse anteriormente, li e vi muitas coisas antes de me aventurar.. Laughing Laughing
A partir de agora quem troca os pistões sou eu.. Laughing Daqui a dois anos meto-me a abrir o resto do motor... Embarassed Rolling Eyes perdi-lhe o "medo"... Laughing

P.s- Não sobrou nenhuma peça...nem sequer uma anilha... Twisted Evil Laughing
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 3:10 pm


Shocked Shocked Shocked Shocked

sem palavras...linda bela... cheers

estava a pensar trocar por esta mecânica...


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mas tu.... Parabéns cheers cheers dirt

Até amanha.... banana ave alcool
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 4:07 pm

Bom trabalho!

Acabei de fazer isso a minha burra, excepto a intervenção no motor.
A foto que tens da quadro com o motor, fez me lembra a minha.
E preciso muita paciencia e €€€, mas no final fazemos as contas e vemos que compensou pois ficamos com uma mota completamente revista, e no teu caso com uma alma nova, por menos valor do que irias dar a troca por uma nova.

Mais uma vez bom trabalho
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 6:23 pm

Um belíssimo trabalho parabéns, ficaste com uma mota bem melhor do que tivesses comprado uma 300 nova
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 6:33 pm

isto sim é trabalho... ave ave ave

quando posso deixar a minha bicha na tua casa???? lol! lol! lol! lol!
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 9:57 pm

....tas de parabens fizes-te um bom trabalho..
só k assim das cabo do nosso k é reparar as mesmas e tambem das ideias para o pessoal por-se a desmontar e depois venhem para as oficinas com elas as peças.....kkkkkkkkk dirt
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySex Set 24, 2010 11:56 pm

O objectivo nao é tirar trabalho a ninguem nem tão pouco dar ideias; cada um sabe de si... Laughing Como se costuma dizer: quem nao tem cao caça com gato!! Laughing Laughing
Foi uma maneira engraçada de me entreter durante as férias e aprender mais alguma coisa.... Wink Exclamation O saber nao ocupa lugar e ja que ninguem "ensina" optei por aprender sozinho... Wink

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySáb Set 25, 2010 1:14 am

eu também já mandei fazer uma revisão dessas á minha CR ... a revisão dos 10 anos !

e para o ano nos 15 vai levar outra !

Bom Trabalho PAXX uma maneira de ficar com a mota nova .... custa uns €€€ mas como o Valter disse muito menos que uma nova !
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptySáb Set 25, 2010 8:30 pm

Espectacular!!!!!

Só falta mesmo partilhares connosco qual a diferença que notas em termos dinâmicos, agora com o kit 300...

Muitos parabéns!!!!
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptyQua Set 29, 2010 10:01 pm

paxx mais uma vez parabens,fizeste um trabalho fantastico,e todo detalhado ave
e que tal a diferença...agora deve voar baixinho Very Happy
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paxx
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptyQua Set 29, 2010 10:27 pm

Depois de ter feito a revisao so ainda fiz 2 a 3 depositos com ela, e metade disso foi em Caminha... Laughing Twisted Evil Ainda nao andei o suficiente para poder dar um "feedback" como deve ser, pois foram algumas mudanças e todas ao mesmo tempo.

Nota-se muito bem a diferença em baixas/medias, sendo que com a 300 parece que ando quase sempre no relanti... Shocked Tem um pedaço de força a mais em baixos regimes. Outra coisa que se nota diferente da 250 é que na 300 a subida de rotaçao é muito mais cheia, nao mais rápida, mais cheia.

Tenho que andar mais uns tempos pra fazer comparações, principalmente nos sitios em que costumo andar.

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300   Ktm 250 -revisao 200 horas / kit 300 EmptyQua Set 29, 2010 10:54 pm

Está fixe Paxx é assim mesmo é a melhor forma de conhecer o que é nosso e naõ tiras o trabalho a ninguem quem quezer que faça E GAZ TÒNIC
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