Muitos de nós faz o serviço de manutenção de trocar óleo e filtro do motor a 4 tempos das nossas motas. Até aqui tudo muito bem, agora quem se lembra de verificar o filtro de óleo por dentro para verificar o verdadeiro desgaste que o motor da nossa mota está a ter?
A verificação de sinais que nos possam indicar que o motor está prestes a ter uma falha catastrófica, pode nos ajudar a prevenir acidentes e gastos de euros exagerados.
Pois bem na fotos abaixo explico como fazer
Na segunda imagem (de cima para baixo) temos então o filtro aberto, aqui podemos ver as "entranhas " do mesmo.
Num filtro de óleo de um motor podemos encontrar 4 tipos de limalhas (partes de metal defeitos em pequenos pedaços)
De alumínio, aço, bronze e cobre.
Os primeiros são de cor prateada brilhante e um íman não os consegue apanhar. Normalmente este tipo de limalhas são oriundas de um pistão gasto, mas também pode ser da colaça onde trabalham as cames, e também podem ser dos discos e cesto de embraiagem. quando aparecem em quantidade muito pequenas não há motivo de alarme, é quase certo serem da embraiagem o que acaba por ser um pouco normal, agora quando aparecem muitas o melhor é verificar.
As de aço podem ser de rolamentos, carretos da caixa de velocidades ou outros componentes ou o mais grave da zona da cambota. Como são de aço facilmente as limalhas deste material são atraídas com um íman, e quando aparecem em quantidades consideráveis são sinais de problemas sérios, neste caso é mesmo melhor verificar (desmontar o motor)
Os de bronze normalmente são da biela, mas também podem ser parecidos em cor mas de cobre, provenientes dos fios do gerador de energia conhecido por stator. Bem aqui também o melhor é parar e desmontar para verificar.
A substituição do filtro de óleo num motor de 4 tempos monocilíndrico que faz todo o terreno é quase tão ou mais importante como a troca de óleo do motor. Fazer este tipo de manutenção conforme indica no manual da marca da mota é uma excelente pratica.