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 Filtro de óleo motor

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2 participantes
AutorMensagem
LUIS QUINTA
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Mensagens : 1541
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Filtro de óleo motor Empty
MensagemAssunto: Filtro de óleo motor   Filtro de óleo motor EmptyTer Out 24, 2023 10:15 pm

Muitos de nós faz o serviço de manutenção de trocar óleo e filtro do motor a 4 tempos das nossas motas. Até aqui tudo muito bem, agora quem se lembra de verificar o filtro de óleo por dentro para verificar o verdadeiro desgaste que o motor da nossa mota está a ter?
A verificação de sinais que nos possam indicar que o motor está prestes a ter uma falha catastrófica, pode nos ajudar a prevenir acidentes e gastos de euros exagerados.
Pois bem na fotos abaixo explico como fazer

Filtro de óleo motor Filtro10


Filtro de óleo motor Filtro11

Na segunda imagem (de cima para baixo) temos então o filtro aberto, aqui podemos ver as "entranhas " do mesmo.
Num filtro de óleo de um motor podemos encontrar 4 tipos de limalhas (partes de metal defeitos em pequenos pedaços)
De alumínio, aço, bronze e cobre.
Os primeiros são de cor prateada brilhante e um íman não os consegue apanhar. Normalmente este tipo de limalhas são oriundas de um pistão gasto, mas também pode ser da colaça onde trabalham as cames, e também podem ser dos discos e cesto de embraiagem. quando aparecem em quantidade muito pequenas não há motivo de alarme, é quase certo serem da embraiagem o que acaba por ser um pouco normal, agora quando aparecem muitas o melhor é verificar.
As de aço podem ser de rolamentos, carretos da caixa de velocidades ou outros componentes ou o mais grave da zona da cambota. Como são de aço facilmente as limalhas deste material são atraídas com um íman, e quando aparecem em quantidades consideráveis são sinais de problemas sérios, neste caso é mesmo melhor verificar (desmontar o motor)
Os de bronze normalmente são da biela, mas também podem ser parecidos em cor mas de cobre, provenientes dos fios do gerador de energia conhecido por stator. Bem aqui também o melhor é parar e desmontar para verificar.
A substituição do filtro de óleo num motor de 4 tempos monocilíndrico que faz todo o terreno é quase tão ou mais importante como a troca de óleo do motor. Fazer este tipo de manutenção conforme indica no manual da marca da mota é uma excelente pratica.

cheers

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Tomé
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Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/01/2024

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MensagemAssunto: Dúvidas na revisão    Filtro de óleo motor EmptyDom Jan 07, 2024 7:30 pm

Boas pessoal
Pretendo iniciar no mundo do enduro e tenho uma dúvida.

Em uma KTM EXC 250 4T de quantas em quantas horas é que devo fazer a revisão?

Obrigado
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LUIS QUINTA
WEC
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Mensagens : 1541
Data de inscrição : 18/06/2012
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Localização : Esposende

Filtro de óleo motor Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de óleo motor   Filtro de óleo motor EmptyDom Jan 07, 2024 10:43 pm

Depende do tipo de condução e tipo de utilização, competição ou lazer, mas diria que para um uso "normal" de 20 em 20h ou 500km
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Filtro de óleo motor
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