enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarFiltro de oleo PROBLEMA Botaof12
 

 Filtro de oleo PROBLEMA

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
C.MR
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/05/2020

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 12:19 am

Boa noite pessoal, eu tenho uma kawasaki kxf450 e ontem mudei o oleo  e troquei o filtro mas distrai me e meti o filtro ao contrário enfim. Coloquei o oleo pos a trabalhar cinco minutos depois desligues e voltei a ligar mais cinco ate que reparei que tinha posto a filtro ao contrario depois tirei o filtro e metio correctamente sera que posso ter danificado algo?

agradeço o esclarecimento.
cumprimetos
Ir para o topo Ir para baixo
pitr0lin0
Promoção
Promoção
pitr0lin0


Mensagens : 56
Data de inscrição : 20/05/2014
Localização : Coimbra

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 2:04 am

Não acredito.
Não andaste com a mota, só teve a trabalhar ao relanti 5 minutos com óleo novo, não me parece que haja possibilidade sequer do motor ter sentido a falta do filtro de oleo nessas circunstâncias.
Eu não pensaria mais no assunto
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 9:54 am

O filtro de óleo não serve só de filtro do óleo faz parte do circuito principal.
Por isso se foi montado ao contrário, é quase certo que interrompeu a circulação do óleo do motor.
Na minha opinião deverias retirar a tampa das válvulas e ver se não a danos nas árvores de cames.
Quando um motor tem problemas no circuito de óleo de lubrificação de motor como por exemplo nível baixo, ou na bomba de óleo, a parte que sofre logo com isso é o topo do motor.
Ir para o topo Ir para baixo
pitr0lin0
Promoção
Promoção
pitr0lin0


Mensagens : 56
Data de inscrição : 20/05/2014
Localização : Coimbra

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 5:49 pm

Pois, pode ser o caso.
Mas das vezes em que vi filtros interromper circuitos de óleo, os filtros eram tipo papel e encarquilharam todos com o vácuo gerado na parte do circuito que deixou de ser lubrificado.

Pode ser que não tenha acontecido, que o óleo tenha circulado na mesma, simplesmente passando à volta do filtro
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 7:01 pm

Isso do "pode ser que" é uma situação que eu não gosto de colocar, porque a mecânica é uma ciência exacta e não há o "talvez" ou "pode ser que" enfim...eu cá numa situação destas não esperava para ver, e mais vale ter a certeza que tudo está bem do que pensar que está e depois...pale
Eu por acaso nunca me aconteceu uma situação destas, mas soube de um caso de um conhecido que montou um filtro de óleo mal e com essa brincadeira só gripou o motor, era de uma XR 250, mas ele andou com a mota, mas por poucos quilómetros!
Não quero assustar ninguém mas sim evitar que o pior aconteça.
Um motor a 4 tempos é uma mecânica que estando tudo bem é bastante robusto, quando algo está mal as consequências são catastróficas affraid e mais vale arranjar umas peças do que ter que substituir tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
pitr0lin0
Promoção
Promoção
pitr0lin0


Mensagens : 56
Data de inscrição : 20/05/2014
Localização : Coimbra

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 8:04 pm

Sim, tens razão, mais vale jogar pelo seguro.

Eventuais danos, a existirem, serão sempre no topo do motor, certo?
Bastará tirar a tampa das válvulas dará para avaliar?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 8:12 pm

Sim no topo das cames ver se há riscos e já agora ver a folga das válvulas.
Outra coisa que se pode verificar é se depois disto o motor fica a gastar óleo e se faz fumo branco pelo escape, mesmo que o faça a frio não está bem.
Ir para o topo Ir para baixo
C.MR
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/05/2020

Filtro de oleo PROBLEMA Empty
MensagemAssunto: Filtro de oleo PROBLEMA   Filtro de oleo PROBLEMA EmptySex maio 01, 2020 9:21 pm

Gostaria de agradecer as vossas opiniões e concelhos, vou realmente ver para nao correr nenhum risco, neste momentos nao faz nenhum fumo branco está a trabalhar perfeitamente, e quando verifiquei que o filtro estava a contrario ja nem meti o mesmo apesar de estar como novo, mas nao quis correr o risco.
Mais uma vez um muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
 
Filtro de oleo PROBLEMA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Óleo filtro ar
» Filtro de oleo
» Óleo a mais na caixa filtro ar!
» Oleo filtro Rmx 450z
» Oleo filtro de ar Motorex 206

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: