| Filtro de oleo PROBLEMA | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
C.MR Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 12:19 am | |
| Boa noite pessoal, eu tenho uma kawasaki kxf450 e ontem mudei o oleo e troquei o filtro mas distrai me e meti o filtro ao contrário enfim. Coloquei o oleo pos a trabalhar cinco minutos depois desligues e voltei a ligar mais cinco ate que reparei que tinha posto a filtro ao contrario depois tirei o filtro e metio correctamente sera que posso ter danificado algo?
agradeço o esclarecimento. cumprimetos | |
|
| |
pitr0lin0 Promoção
Mensagens : 57 Data de inscrição : 20/05/2014 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 2:04 am | |
| Não acredito. Não andaste com a mota, só teve a trabalhar ao relanti 5 minutos com óleo novo, não me parece que haja possibilidade sequer do motor ter sentido a falta do filtro de oleo nessas circunstâncias. Eu não pensaria mais no assunto | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 9:54 am | |
| O filtro de óleo não serve só de filtro do óleo faz parte do circuito principal. Por isso se foi montado ao contrário, é quase certo que interrompeu a circulação do óleo do motor. Na minha opinião deverias retirar a tampa das válvulas e ver se não a danos nas árvores de cames. Quando um motor tem problemas no circuito de óleo de lubrificação de motor como por exemplo nível baixo, ou na bomba de óleo, a parte que sofre logo com isso é o topo do motor.
| |
|
| |
pitr0lin0 Promoção
| Assunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 5:49 pm | |
| Pois, pode ser o caso. Mas das vezes em que vi filtros interromper circuitos de óleo, os filtros eram tipo papel e encarquilharam todos com o vácuo gerado na parte do circuito que deixou de ser lubrificado.
Pode ser que não tenha acontecido, que o óleo tenha circulado na mesma, simplesmente passando à volta do filtro | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 7:01 pm | |
| Isso do "pode ser que" é uma situação que eu não gosto de colocar, porque a mecânica é uma ciência exacta e não há o "talvez" ou "pode ser que" enfim...eu cá numa situação destas não esperava para ver, e mais vale ter a certeza que tudo está bem do que pensar que está e depois... Eu por acaso nunca me aconteceu uma situação destas, mas soube de um caso de um conhecido que montou um filtro de óleo mal e com essa brincadeira só gripou o motor, era de uma XR 250, mas ele andou com a mota, mas por poucos quilómetros! Não quero assustar ninguém mas sim evitar que o pior aconteça. Um motor a 4 tempos é uma mecânica que estando tudo bem é bastante robusto, quando algo está mal as consequências são catastróficas e mais vale arranjar umas peças do que ter que substituir tudo. | |
|
| |
pitr0lin0 Promoção
| Assunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 8:04 pm | |
| Sim, tens razão, mais vale jogar pelo seguro.
Eventuais danos, a existirem, serão sempre no topo do motor, certo? Bastará tirar a tampa das válvulas dará para avaliar? | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 8:12 pm | |
| Sim no topo das cames ver se há riscos e já agora ver a folga das válvulas. Outra coisa que se pode verificar é se depois disto o motor fica a gastar óleo e se faz fumo branco pelo escape, mesmo que o faça a frio não está bem. | |
|
| |
C.MR Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Filtro de oleo PROBLEMA Sex maio 01, 2020 9:21 pm | |
| Gostaria de agradecer as vossas opiniões e concelhos, vou realmente ver para nao correr nenhum risco, neste momentos nao faz nenhum fumo branco está a trabalhar perfeitamente, e quando verifiquei que o filtro estava a contrario ja nem meti o mesmo apesar de estar como novo, mas nao quis correr o risco. Mais uma vez um muito obrigado | |
|
| |
| Filtro de oleo PROBLEMA | |
|