enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarpega mal a frio Drz 400e Botaof12
 

 pega mal a frio Drz 400e

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyTer Set 27, 2016 10:30 pm

boas... aproveito para por ja um problema bounce bounce
como disse na apresentacao ja tive uma xr 400 e adorava a mota(problema:arranque a pedal cabecada
entao pesquisei e deduzi que a mota mais indicada para mim para reeniciar a minha caminhada no enduro seria a drz( robusta, arranque electrico, fiavel, nao é muito bruta, bom material) quando comprei e comecei a dar os primeiros passeios no monte curti logo a mota... problema é que sempre lhe custou um bocado a pegar a frio... e neste momento por vezes levo a bateria a zero e a mota nao pega a frio... ja desmontei o carburador, limpei-o, inclusive comprei um em segunda mao e nada continua com o mesmo problema... a quente pega de estalo... ja foi para o mecanico, aproveitei para meter pneu novo e veio igual... comprei cdi em segunda mao e nada... é sempre igual e ja gastei mais de 300 euros com isto tudo... sou da zona de guimaraes... alguem me pode indicar alguem ou dizer me o que pode ser para ver se eu resolvo isto de uma vez por todas? obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQua Set 28, 2016 7:42 pm

boas...
Hoje por incrivel que pareça ao fim de alguma insistencia consegui por a bicha a trabalhar... o meu medo e dar cabo do motor de arranque Twisted Evil Twisted Evil
tenho quase a certeza que sera do carburador... alguem sabe como se afina aquele carburador?
a gasolina parece que custa a chegar para a combustao... ja lavei o filtro, ja limpei o filtro da gasolina no deposito... nao percebo... se alguem me puder ajudar em algo que faça um cavalito e me diga ok... bem haja...
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQua Set 28, 2016 8:51 pm

Olá Celio
Tu por um acaso já vis-te a folga das válvulas?
E a vela é exactamente da referência da marca? Como está de aspecto, a a faísca é boa?
O carburador da tua mota já é o moderno Keihin FCR, pelo que sei dele, é muito difícil ele dar problemas, principalmente quando está com as afinações originais.
Ir para o topo Ir para baixo
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQua Set 28, 2016 9:56 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Olá Celio
Tu por um acaso já vis-te a folga das válvulas?
E a vela é exactamente da referência da marca? Como está de aspecto, a a faísca é boa?
O carburador da tua mota já é o moderno Keihin FCR, pelo que sei dele, é muito difícil ele dar problemas, principalmente quando está com as afinações originais.
Boas Luis...sinceramente nao vi a folga das valvulas... mas achas que isso tem a ver com o pegar mal a frio... esquisito é que a mota nao precisa de ficar propriamente quente para pegar bem... apartir da primeira vez que ela arranque a mota pega sempre bem depois... Evil or Very Mad Evil or Very Mad
o meu carburador é esse mesmo keihin FCR 39mm, agora nao sei se esta com as afinaçoes originais?!!!ja o tirei umas dez vezes fora para trocar umas membranas... sinceramente o meu problema é gastar dinheiro desnessessariamente... ela esteve a pouco no mecanico e fiz a revisao a mota( oleo, filtros e meter pneu novo atras) e ele disse que o pegar mal seria do cdi... meti um cdi e nada(135 euros em segunda mao) rebobinar o estator ou sei la o que(mais 40 euros e nada)precisava de um tipo de confiança que me afinasse o carburador porque mesmo o ralenti é incerto... obrigado e cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQua Set 28, 2016 11:19 pm

Olha se quiseres eu posso te ajudar a fazer um diagnostico e não te levo nada, só tens é que fazer o que te digo e por partes.
Os problemas tem que ser analisados por exclusão de partes, e muitos gastam dinheiro a sorte por acharem que...em vez de agir com certeza.
Vais fazer o seguinte, 1º: tirar a vela fora com o motor a frio e tirar uma foto e mostrar aqui no forum. 
2º: com o vela fora e enfiada no cachimbo, encostar no motor e dar arranque, desta forma podes ver a força da faísca. Esta tem que ser forte pois sendo fraca dificulta muito o arranque a frio e a quente ser suficiente
3º: verificar a folga das válvulas (caso não o saibas fazer diz para eu te tentar explicar)
Agora um esclarecimento para perceberes, o caso de estar a trabalhar irregular ao relanti pode ser a afinação do parafuso ar gasolina. Mas lá está vamos ver estas 3 coisas 1º e depois partimos para outras.
Fico a aguardar
Ir para o topo Ir para baixo
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQui Set 29, 2016 12:39 pm

Ok logo a noite já te digo algo... obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQui Set 29, 2016 8:59 pm

Boas... esqueci me de tirar a foto...
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQui Set 29, 2016 9:07 pm

também podes dizer de que cor está...não te esqueças de me dizer se a faísca é boa e se a referência da vela é indicada pela Suzuki.
Ir para o topo Ir para baixo
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQui Set 29, 2016 9:24 pm

LUIS QUINTA escreveu:
também podes dizer de que cor está...não te esqueças de me dizer se a faísca é boa e se a referência da vela é indicada pela Suzuki.
engraçado tinha escrito algo mais na mensagem anterior e nao aparaceu... scratch scratch
eu escrevi que a referencia da vela era uma NGK cr9e, mas que a de origem e recomendada acho que é a NGK cr8e... mas a faisca é muito boa... desculpa... cheers
ah e a vela estava um bocado chamuscada(um pouquito preta na ponta onde da a faisca) mas acho que é normal...
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQui Set 29, 2016 10:03 pm

Ora ai estão problemas que são ignorados e que trazem consequências, a referência que montas é uma vela mais fria que a aconselhada pela marca que acaba por dificultar o arranque, e a cor negra onde dá a faísca quer dizer que a mistura está muito rica o que acaba por isolar a vela, dificultando também neste caso o arranque a frio.
Agora diz-me a ultima vez que puseste o motor a trabalhar ela andou ou só esteve ao relanti. Caso tenhas andado, em que regimes andas-te maioritariamente?
Ir para o topo Ir para baixo
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQui Set 29, 2016 10:52 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Ora ai estão problemas que são ignorados e que trazem consequências, a referência que montas é uma vela mais fria que a aconselhada pela marca que acaba por dificultar o arranque, e a cor negra onde dá a faísca quer dizer que a mistura está muito rica o que acaba por isolar a vela, dificultando também neste caso o arranque a frio.
Agora diz-me a ultima vez que puseste o motor a trabalhar ela andou ou só esteve ao relanti. Caso tenhas andado, em que regimes andas-te maioritariamente?
entao amanha ja vou comprar uma vela de origem... nao sei é onde a vou comprar... porque mecanico so conheço o meu e nao queria estar a ir la buscar uma vela. sera que no intermarche ou coisa do genero tem? por acaso a ultima vez que a pus a trabalhar esteve so um minitico ao ralenti... no dia anterior tinha dado uyma volta bem boa(cerca de 15 kilometros monte e estrada)... ja percebi que es entendido nisto... obrigado a sério...e como fecho um bocado a gota? eu sei que tem um parafuso por baixo do carburador que desapertando tem se acesso a um que controla o caldal de gasolina? estou certo? mas nao queria estar a mexer para por pior... scratch scratch scratch
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQui Set 29, 2016 11:47 pm

Eu fui forçado a entender desses carburadores porque tive uma YZ250F que quando a comprei vinha toda alterada de carburador e tinha o parafuso de mistura de ar gasolina partido, e foi um filme para reparar isso. Depois tive que o afinar para conseguir andar no monte, pois da maneira que estava, só queria rotação.
Neste momento tenho uma WR450F que também tem o mesmo carburador, e neste também tive que afinar, pois quando a comprei, também custava muito a pegar a frio e descobri que tinha a vela toda preta baço. Só resolvi o meu problema quando me decidi a colocar o carburador com os giglers e agulha originais. Isto acontece porque a malta acha que mais gasolina, faz a mota andar mais. Até acaba por ser verdade, mas isso só acontece quando temos um escape de rendimento e um filtro de ar mais aberto.
Então sendo assim e como dizes que a tua vela está preta no centro, deves estar com um problema como o que tive na minha WR. Tu no teu carburador tens um parafuso exterior que controla o relanti e tens outro que já referi que se encontra por debaixo do carburador e que está virado para o cilindro da mota. Não está visível e o seu acesso na maioria das vezes só desmontando o carburador ou desapertar os apoios dos colectores e rodar 90º. 
Para o afinar convenientemente, tens do apertar todo para dentro sem forçar, e depois contar entre 1 a 2 voltas para fora (desapertar). Desta forma não vais estar longe da afinação perfeita. Agora tens de ver muito bem o giglers que tens montados. No centro do carburador (depois de desmontar a cuba) tens 3 montados, o do máximo que é o maior (não precisas mexer nesse) o do mínimo e o de arranque ( o mais cumprido). Estes 2 devem ser iguais aos de origem, consegues identificar pelos números escritos. Muito cuidado ao desapertar para não danificar. Normalmente o de arranque costuma ser entre 40 e 48 e o do mínimo entre 60 e 68, respeita o que a Suzuki indica. Depois temos a referencia da agulha, esta também deve ser igual ao que a Suzuki recomenda, contudo verifica a sua posição, ela tem umas ranhuras e um freio, se a subires entra menos gasolina se a desceres entra mais, mas normalmente a posição é no meio. Depois de teres isto em ordem te garanto que a queima da tua vela vai passar a ser da seguinte forma, no centro castanho café com leite e nas bordas da vela preto baço e sem qualquer espécie de carvão. Atenção que tens de manter o filtro do ar sempre limpo e com liquido próprio para não deixar entrar sujidade. 
O parafuso do relanti é o ultimo a ser afinado e já deves saber como fazer.
Só te queria chamar a atenção do sistema que este carburador tem que ajuda o motor a arrancar a quente, pois, é que se por um acaso este não estiver a funcionar convenientemente, também te pode estar a causar problemas, é que se não fechar bem prejudica e muito o arranque a frio, mesmo com o botão do ar aberto (na verdade fechado, pois ao ser puxado praticamente só entra gasolina) ( o de sistema de arranque a quente é ao contrário, quando puxado praticamente só entra ar)
A vela ( tens mesmo de trocar) só deves encontrar numa casa da especialidade, se não queres comprar no teu mecânico pode faze-lo aqui http://www.enduroportugalshop.com/ é nesta loja online que compro tudo e sem qualquer espécie de problemas, inclusive quando quero qualquer coisa que não está na pagina eles quase sempre arranjam.
Ir para o topo Ir para baixo
Celio
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Celio


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/09/2016

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQua Out 05, 2016 3:01 pm

caro amigo luis ja meti vela recomendada(NGK cr8e)e continua igual... ja pus duas volta no parafuso da afinaçao do carburador e nada... (acho que ainda ficou pior porque agora quando arregasso a cana a fundo e deixo a mota ate da rateres...) vou por a mota num mecanico recomendado por um amigo que ja anda a muito nesta vida bounce bounce
sera melhor pois tenho medo que seja algo mais grave e danifica a mota... mas agradeço-lhe por tudo... amanha levarei a mota para a oficina e quando souber o que é eu posto aqui ok... entretanto vou dando noticias... cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyQua Out 05, 2016 3:28 pm

Pois então se foi assim acho bem que a levas quem entenda do assunto pois agora pelo que estou a ver vai ser mesmo preciso uma mudança radical nos giglers do carburador. Se com duas voltas no parafuso de afinação ela ficou pior então está com excesso de gasolina.
Depois era porreiro tu dizeres o que era, pois desta forma todos apreendemos e enriquece o nosso forum de Enduro.
Ir para o topo Ir para baixo
guzz
Verde
Verde



Mensagens : 120
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 45
Localização : coimbra e arredores

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptySex Out 07, 2016 3:21 pm

Boas,


Tive uma DRz400 por + de 10 anos e posso dizer, GRANDE MOTA E VERDADEIRAMENTE FIÁVEL!

Experimenta uma coisa mto básica:

Antes de andares / pôr a trabalhar, experimenta uma coisa mto simples e básica:

Tira a mota do descanso e inclina-a para o lado esquerdo, até pingar gasolina para o chão e dá uma ou 2 aceleradelas...
Pelo que experimentei e tb li e ouvi, qd parada mto tempo o carburador ficava seco e era preciso voltar a enchê-lo de gasolina...
Assim já pegava melhor ou bem...

POr vezes, qd ficava mto tempo parada tinha que a ligar a outra bateria auxiliar ou dar + carga à da mota, pq custava + a pegar sem ajuda.

Outra hipotese e n sei se tens, eu tinha instalado um interruptor para desligar a luz, para a bateria servir apenas para o arranque...
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptyDom Out 30, 2016 11:25 am

Celio escreveu:
caro amigo luis ja meti vela recomendada(NGK cr8e)e continua igual... ja pus duas volta no parafuso da afinaçao do carburador e nada... (acho que ainda ficou pior porque agora quando arregasso a cana a fundo e deixo a mota ate da rateres...) vou por a mota num mecanico recomendado por um amigo que ja anda a muito nesta vida bounce bounce
sera melhor pois tenho medo que seja algo mais grave e danifica a mota... mas agradeço-lhe por tudo... amanha levarei a mota para a oficina e quando souber o que é eu posto aqui ok... entretanto vou dando noticias... cheers cheers

Então novidades Question
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_Monteiro
Promoção
Promoção



Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 45
Localização : Cascais

pega mal a frio Drz 400e Empty
MensagemAssunto: Re: pega mal a frio Drz 400e   pega mal a frio Drz 400e EmptySeg Out 31, 2016 11:14 pm

Boas,

Tenho um primo que tinha problemas de arranque na sua exc-f aqui há uns anos. Afinou as válvulas e resolveu o assunto.
Eu no entanto tive um problema semelhante na minha WR400 de 99. Consegui depois de algum trabalho perceber o que foi. Uma pequena particula de areia foi suficiente para tapar um dos jets. Para limpar o carburador tive mesmo que desapertar e soprar tudo. Ficou a funcionardescompressão Ou se faz assim ou não se faz e deixa-se o serviço para quem se dá a este trabalho.

Se for algum problema com algum descompressor já não sei o que sugerir além de ver como está este sistema.
Ir para o topo Ir para baixo
 
pega mal a frio Drz 400e
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pega Mal a Frio (RESOLVIDO)
» honda cr 250 nao pega
» WR deita fumo branco a frio - Ajuda
» Fumo branco em frio, não bebe oleo nem agua
» Drz 400 não pega

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: