A 1ª vista eu aconselharia uma 250, isto porque, por ter mais cilindrada o comportamento do motor é mais fácil de usar, vai ter mais força em baixas rotações e não obriga tanto a trocar de caixa de velocidades para nos safarmos de situações mais complicadas, ou até mesmo, a saídas das curvas não necessita ter a mudança correta para a mota andar para a frente.
Contudo e por ter mais potência torna o comportamento mais "violento" e que quando não se tem experiência e se seja irreverente, domar essa potência, pode tornar-se perigoso.
Agora vem o factor maturidade versos irreverência, pois então eu entendo assim, a 250 é para quem está a iniciar e tem maturidade, a 125, é para quem se está a iniciar (e não só) mas que seja irreverente.
Embora hoje em dia este conceito a meu ver esteja um pouco ultrapassado, isto devido as novas mecânicas, pois uma 125 ou mesmo uma 150, 200, tem boas baixas, o que aliadas a um peso menor, fazem dessas motas realmente "uma bicicleta com motor", tornando a experiência de as pilotar um verdadeiro desafio!
Também hoje em dia as marcas tipo Beta com a X-trainer 300, acaba por ser uma excelente opção para quem se inicia no enduro, apesar de ter 300cc, a X trainer é dócil e muito fácil de conduzir, mesmo de acelerador todo aberto!, além do mais até a ciclistica da mota (suspensões principalmente) estão mais suaves e a altura da mota ao chão favorece os menos experientes.
Resumindo, nada como experimentar e principalmente, comparar uma mota que saibamos que a vamos dominar, e não uma que nos domina, por de parte preconceitos da nossa sociedade, que só quer o que o piloto profissional usa!!!