Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt) |
|
| Ajuda - Comprar mota enduro 2T | |
| | Autor | Mensagem |
---|
nunogens Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Ajuda - Comprar mota enduro 2T Qui Ago 08, 2019 2:25 pm | |
| Boa tarde a todos, Pratico enduro à cerca de dois anos com uma CRF 250R com adaptações para enduro. Não me tem deixado ficar muito mal mas com a evolução já sinto que a mota não é o ideal para estas andanças. Posto isto ando à procura de uma mota a 2T 250/300 para um orçamento até 3500 euros (se tiver matricula melhor mas não é obrigatório). Dentro destes valores o modelo que me tem surgido é a GASGAS EC 250/300 com anos desde 2008 até 2012 mais ou menos. O que acham é boa opção? Que recomendam? Um dos aspetos importantes para mim no que diz respeito às características da mota é a altura do assento, uma vez que sou de baixa estatura (1,65m) com perna curta e quanto mais leve for a mota melhor. Dentro deste cenário o que recomendam? Obrigado pela ajuda. | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Ajuda - Comprar mota enduro 2T Dom Ago 11, 2019 9:58 am | |
| Comprar uma mota a 2 tempos usada é preciso ter cuidado, a maioria delas, principalmente as que já tem uns anos, normalmente tem problemas de desgaste de motor e suspensões. Quanto a marcas, todas elas tem virtudes e defeitos, mas as melhores para mim são, Yamaha, KTM, Husaberg, Husqvarna, Beta, Sherco e Gas Gas. A solução é procurar uma em bom estado e a um preço razoável! Um conselho, experimenta bem antes de comprar, e tenta perceber bem o uso e manutenção que a mota teve. | |
| | | nunogens Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Re: Ajuda - Comprar mota enduro 2T Seg Ago 12, 2019 5:03 pm | |
| - LUIS QUINTA escreveu:
- Comprar uma mota a 2 tempos usada é preciso ter cuidado, a maioria delas, principalmente as que já tem uns anos, normalmente tem problemas de desgaste de motor e suspensões. Quanto a marcas, todas elas tem virtudes e defeitos, mas as melhores para mim são, Yamaha, KTM, Husaberg, Husqvarna, Beta, Sherco e Gas Gas. A solução é procurar uma em bom estado e a um preço razoável!
Um conselho, experimenta bem antes de comprar, e tenta perceber bem o uso e manutenção que a mota teve. Viva, Antes demais muito obrigado pelo contributo. Ando de olho nas Gasgas pelo valor mais acessível. Em particular numa gasgas de 2012. A que eu queria mesmo era uma beta X trainer, pois tem dimensões mais reduzidas mas são muito caras e há poucas à vendas no mercado de usadas. | |
| | | jdurao9 Verde
| Assunto: Re: Ajuda - Comprar mota enduro 2T Sex Ago 16, 2019 10:23 am | |
| Boas Tenho uma GG EC 300 de 2003 com kit estético de 2011 e só posso dizer bem da mota excepto uma coisa. O pedal de kick é muito curto. Como a mota tem muita compressão quando encalhamos numa trialeira pode tornar-se cansativo colocar a mota a trabalhar. Antes de ter a GG tive uma CR 250 de 99 e digo-te que apesar de ser maçarico a andar de mota, a diferença foi do dia para a noite. Onde antes andava com a CR toda desgovernada e aos pulos, hoje ando nas calmas e de forma controlada. A GG apesar de ser 300, o motor é bastante linear e controlável. A suspensões são boas na minha opinião. Amortecedor Ohlins e suspensão Marzocchi. Agora em relação à manutenção... Por esta altura no ano passado, decidi verificar a folga (rolamentos da cambota) do stator/magneto e encontrei lá uma pequena folga. Devido a isso e por descarga de consciência decidi mudar: - Rolamentos da cambota; - Biela - Piston (Ainda tinha muito para gastar mas decidi por um novo) - Lamelas (tinha uma partida) - Discos de embraiagem - Juntas Que fez um total de +/- 600€ em peças. Para o que eu ando e como ando, sei que tenho motor para umas 100h tirando a embraiagem que equivale a +/- 2,5 anos (faço em média 40h por ano) Há uns kits de rebaixamento das bielas de amortecedor que tiram 4cm de altura da mota. Falaste na Xtrainer e bem... Mas se fizeres uma pequena pesquisa na internet são poucos os que falam bem das suspensões. Mas nada como experimentares e tirares as tuas dúvidas. Aqui no fórum há um user que tem uma e até fez uma descrição da mota. Se um dia decidires vir até ao Alentejo experimentar uma GG 300 apita e tiras as dúvidas todas Boas compras | |
| | | nunogens Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Re: Ajuda - Comprar mota enduro 2T Seg Ago 19, 2019 12:35 pm | |
| Bom dia. E desde já obrigado pela resposta. Entretanto já experimentei um GG 300 de 2010 e uma 250 de 2012. A 300 estava muito nervosa, creio que estava mexida. Enquanto que a 250 tinha umas baixas muito boas, potencia controlável, ideal para trialeiras técnicas. Curiosamente esta já tinha as bielas de rebaixamento, portanto já chegava melhor ao chão. Dá para notar que a gasgas melhorou a montagem porque experimentei uma de 2007 e vibrava muito. Estas mais recentes já nao senti isso. A sua não vibra muito? Entretanto entrou outro modelo em cena a KTM freeride, tem uma altura de assento mais baixa que o normal cerca de 4 cm e é muito leve. Mas ainda não experimentei. O problema é que são muito caras face às gasgas. Quanto ao Alentejo, considero a minha segunda casa. Vivi por aí alguns anos. Gente boa e boa comida são as recordações que tenho. Abraço | |
| | | jdurao9 Verde
| Assunto: Re: Ajuda - Comprar mota enduro 2T Seg Ago 19, 2019 1:24 pm | |
| Boas Nunca experimentei andei noutra Gasgas a não ser a minha por isso em relação à vibração não posso ajudar. Ao início achava que vibrava muito e me dava muita dor de braços/punhos (o chamado arm pump) mas com o hábito deixei de notar. Mas em relação a uma yz250 de 2004 vibra muito mais. A freeride parece ser uma boa opção para pessoas de baixa estatura mas como dizes o preço é bastante elevado. Este ano vai sair a nova gasgas ec 200 ranger que me parece ser mais compacta que as 250 e 300 e o preço tambem deve ser mais baixo. Partilho a mesma opinião que tu em relação ao Alentejo Abraço e boas compras | |
| | | | Ajuda - Comprar mota enduro 2T | |
|