Não tenho e nunca tive motas a 2 tempos mas já experimentei Gas Gas, Sherco e KTM a 2 tempos de 2016, e gostei muito mais da Sherco em posição de condução e comportamento, principalmente.
As Beta já andei com colegas que as tem e achei uma mota dentro do normal. chamando só a atenção de que a partir de 2015 já tem um sistema de lubrificação automática, não sendo assim necessário fazer a mistura.
Só por isso eu preferia a Beta, que na minha opinião só peca pelas cores, mas isso são gostos, e gostos não se discutem.
Mas pensa bem, necessitas tanto assim de uma 2 tempos?
Na minha opinião para quem não faz Enduro Extremo não fazem sentido, gastam mais, poluem mais, tem mais desgaste mecânico, enfim, acho que as únicas vantagem é mesmo o preço de novas, e serem um pouco mais leves que as 4 tempos, mas mesmo muito pouco, sendo sim a grande diferença no centro de gravidade mais baixo, dando a sensação real de mais leveza e maneabilidade.
Isto das 2 tempos para mim são moda, surgiu a ideia de fazer Enduro extremo, que acho bem, e claro as 4 tempos, que na altura eram as mais vendidas, não estavam muito adaptadas para esse tipo de uso, são pesadas e aquecem mais.
Depois, muito por causa de má manutenção, as 4 tempos começaram a dar problemas e orçamentos de reparação bastante elevados. Então começou a surgir a ideia que as 2 tempos são mais baratas na hora da manutenção, pura ilusão.
Agora as marcas Europeias estão a apostar nas 2 tempos em força, inclusive nas 2 tempos com injecção, que pela critica da especialidade, tem limitações, aquecem mais (mesmo até que uma 4 tempos actual) e tem corte de ignição, o que quer dizer que prejudica aqueles pilotos que aceleram a fundo para subir paredes.
Enfim acho que já percebeste a minha opinião, que vale o que vale.