As motas a 2 tempos são "fáceis"de preparar, o facto de serem motores simples sem as válvulas dos 4 tempos, permite fazer alterações na entrada de ar gasolina e saída de gases de escape, optimizando dessa forma o seu rendimento.
Uma das formas de aumentar a potencia é adquirir um escape completo para esse efeito, melhorar a carburação enriquecendo a mistura.
Lembro-me de ver 125 de motocross preparadas, a render 40cv e mais, cheguei a ver na Motoverde Espanhola, umas com 43cv.
As de hoje são pouco puxadas, pois os potenciais clientes são utilizadores pouco experientes e querem motas mais fáceis de conduzir.
É óbvio que uma 125 mesmo bem preparada, acaba por ficar um pouco aquém das 250cc a 4 tempos.
Agora outra verdade é, bem preparadas de motor e SUSPENSÕES (não esquecer este grande pormenor...), e claro bem conduzidas, permitem fazer brilharetes. Temos como exemplo os resultados do Luís Oliveira, que com a sua excelentemente bem preparada YAMAHA YZ125LC e claro com os seu dotes de condução, conseguia o que para muitos era impossível