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| 1a moto | |
| | Autor | Mensagem |
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Cdcarvalho Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2017
| Assunto: 1a moto Sex Mar 10, 2017 3:25 am | |
| Boa noite, no seguimento da minha apresentação resolvi abrir este topico para colocar algumas duvidas, primeira de todas é se sera indicado para mim uma moto de enduro com tendo apenas 1,68m e 75kg, confesso que o facto de nao chegar com os pes ao chao me causa algum receio, e em faz ficar de pe atras se nao devo optar por uma moto4 por exemplo, sera melhor? Actualmente conduzo uma hornet 600, e conduzo motas ha mais de 10 anos mas de enduro nunca conduzi nenhuma, por isso pergunto qual sera a melhor opção, tinha pensado nas 250 4t parece ser a melhor opcao para um iniciante penso eu, mas qual marca? Ha tantas Pelo que li fala se que as sherco a partir de 2012 medem apenas 870mm ate ao assento, alguem sabe se é mesmo verdade? Uma ultima questao, vivo em França e embora queira ter a mota em portugal tenho facilidade de a trazer de lá, mas será que compensa? Posso trazer uma de la sem matricula e pedir a matricula ca portuguesa ou tem de ter matricula francesa para passar para portuguesa? Obrigado desde ja por qualquer ajuda que me possam dar! | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: 1a moto Sex Mar 10, 2017 12:40 pm | |
| Isto quanto a alturas é um mito completamente ultrapassado no mundo do Enduro. O "nosso professor" de todos os Enduristas dos anos 80 e 90 o Senhor Paulo Marques, era um piloto com uma estatura muito parecida com a tua e não foi por isso que deixou de ser o piloto que foi.
Para te iniciares no mundo do Enduro, deves escolher uma mota que domines. Não vás por modas ou por marcas conceituadas, nem sempre são as ideais. Marcas como a Sherco KTM e outras, são motas que mesmo nas versões 250cc a 4 tempos são mais preparadas para competição. As ideais para começar são a meu ver as AJP as PR5 250 ou uma Yamaha TTR 250 ou uma WR250F e as raras de encontrar, as WR250R, Kawasaki KLX 300, Honda XR 250 ou uma CRF250X (cuidado com a parte mecânica), ou a Suzuki DRZ 250 ou a Suzuki DR 350 e para finalizar a DRZ 400, que embora mais potente é suave e fácil de conduzir. São motas simples, muito pouco potentes, embora as mais recentes 250 já apresentam uma boa dose de potência, mas muito fáceis de conduzir.
Quanto as motas importadas de fora, desde que tenham documentos e tenham homologação em Portugal é só proceder a sua legalização. No site o IMTT tem lá a explicar o que precisas, mas se tens dúvidas e não está a vontade nestes assuntos, o melhor é recorrer a um solicitador | |
| | | Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: 1a moto Sex Mar 10, 2017 2:06 pm | |
| - LUIS QUINTA escreveu:
- Isto quanto a alturas é um mito completamente ultrapassado no mundo do Enduro.
O "nosso professor" de todos os Enduristas dos anos 80 e 90 o Senhor Paulo Marques, era um piloto com uma estatura muito parecida com a tua e não foi por isso que deixou de ser o piloto que foi. É verdade, o Paulo Marques e o Paulo Gonçalves , que não são altos, talvez sejam os pilotos TT com mais títulos conquistados. | |
| | | Cdcarvalho Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2017
| Assunto: Re: 1a moto Sex Mar 10, 2017 4:44 pm | |
| Quanto a alturas eu sei desses exemplos, de pessoas de baixa estatura que vingaram no mundo das motas, mas admito que o facto de nao chegar com os pes ao chao nao me da grande confiança, em zonas mais tecnicas em que é preciso por os pes no chao estou tramado, por isso caso a sherco tivesse mesmo os 870mm de altura de assento essa era o ideal para mim! Ou entao qual delas é a mais baixa e leve? Será que uma 125cc 2t nao seria uma boa aposta tambem? Ja agora porque razao anda tudo a voltar novamente para as 2T?
Quanto a moto nao vou por modas mas gostava de uma que nao precisa se andar ja a gastar rios de dinheiro no mecanico, e que tivesse potencia suficiente para acompanhar o gupo que tenciono entrar! Gosto particularmente das que sao iguais as decross mas com luz e matricula, exc,wr,crf-x, etc etc mas aqui acho que tambem vai depender do negocio que encontre, gosto especialmente da suzuki, esteticamente, mas neste caso so se fosse a rmz 250 que é de cross, das dr's nao gosto muito esteticamente...
Quanto a legalização a moto sendo ela sem matricula, consigo legalizar em portugal e atribuir lhe matricula? Quais os documentos que preciso pedir ao vendedor?
Obrigado desde ja por todas as ajudas dadas | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: 1a moto Sex Mar 10, 2017 9:45 pm | |
| Desculpa lá, mas na realidade dei exemplo de um piloto baixo com sucesso e esqueci de te dizer que quando a pré carga da mola do amortecedor e as molas da suspensão, são as ideais para o nosso peso, a mota acaba por ficar na altura ideal. Com peso que dizes ter, não deves precisar de trocar de molas na maioria das motas, mas tens de afinar a pré carga para que quando te sentas na mota ela se adapta ao teu peso. Depois tens de treinar e adaptar a tua forma de estar na mota, no youtube existem muitos vídeos a dar dicas para pessoas de estatura baixa se protegerem de situações limite. Quanto as motas, não te aconselho nenhuma de cross adaptada para Enduro, essa escolha é mais para pilotos que fazem competição, para lazer, todas aquelas que te disse são as ideais. Infelizmente a Suzuki só actualizou a sua gama de Enduro em 2010 com a RMX450Z, que acaba por ser uma mota pouco adaptada a nossa realidade. No teu caso a DR-Z400E seria a opção (usada, pois nova já não há) ou então a DR-Z 250, ainda no outro dia vi uma a venda no Custo Justo de 2006 por 1750€ com matricula portuguesa. Quanto as matriculas e legalizações, se trazes uma mota sem matricula para Portugal e caso esteja homologada cá, é só ter a factura de compra e pedir a matricula, caso não esteja homologada não é possível pedir matricula, mas sim, pedir uma homologação particular, mas isso acho que não vale a pena, pois os custos desse pedido são altos, cerca de 1000€.
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| | | Cdcarvalho Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2017
| Assunto: Re: 1a moto Sáb Mar 11, 2017 12:00 am | |
| Sim o meu peso normal sao cerca de 74/75kg logo se nao precisar de trocar as suspensoes melhor, quanto a importar a mota entao basta trazer factura de compra, mas e caso compre a particular quais sao os papeis que preciso lhe pedir? A comprar no estrangeiro sera de uma marca conhecida e um modelo comum em portugal, modelos raros é sempre depois complicado arranjar pecas e assim... Tambem pensei se nao devo comprar para o inicio uma barata ai ate uns 2000€ por exemplo para perceber o que gosto numa moto, e se me adapto a motas altas e assim depois quando pensar em comprar uma melhor ja sei mais concretamente o que quero... porque estar a por dinheiro numa moto, dar umas voltas e perceber que nao me adapto as motos de tt é complicado... Pelos fichas tecnicas as 125cc 2t sao mais levesinhas, serao elas mais indicadas para um iniciado? Quanto devo preparar para um equipamento de proteção razoavel? Uns 500€ sera suficiente?
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| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: 1a moto Sáb Mar 11, 2017 3:01 am | |
| Bem se comprares a um particular no estrangeiro, terás que simplesmente lhe pedir a factura de compra original. Mas antes de a comprar para não teres surpresas desagradáveis, o melhor é falar com o departamento comercial da marca em Portugal e perguntar se o modelo em causa está homologado. As 125 de Enduro são motas mais leves e ágeis e divertidas, contudo, por incrível que possa parecer são mais exigentes na condução. Devido a sua característica de falta de força em baixas rotações, obriga o piloto a estar sempre atento para não deixar cair as rotações e quase nunca errar na mudança escolhida na abordagem dos osbstaculos. Estás a pensar bem no que respeita a compra de uma usada barata e boa para começar, e já agora, já que gostas da Suzuki vê lá esta http://www.custojusto.pt/porto/motos/suzuki-dr250z-21565946 , atenção que não conheço a mota em questão nem o vendedor, simplesmente ando á procura de uma mota para mim e vi esta, embora goste não é o que procuro. Para veres preços e material vais aqui :http://www.enduroportugalshop.com/ sempre podes fazer o teu orçamento.
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| | | Cdcarvalho Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2017
| Assunto: Re: 1a moto Sáb Mar 11, 2017 4:55 am | |
| mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos, quanto a mota em questao esteticamente nao sao as que mais gosto, prefiro as motos que sao como as de cross mas com luz e matricula, matricula é obrigatório pra mim porque seja o que for sem documentos e seguro eu nao conduzo sem ser em pista, a mota é para me divertir e nao pra desgracar a vida... Actualmente estou na duvida entre as 125 2t e 250 4t, qualquer uma delas tem vantagens e desvantages por isso acho que vai depender do que apareca no mercado! Há tantas marcas no mercado de motos que nao é facil escolher uma em funcao da outra para mim sao todas iguais so muda a marca e cor, ha alguma marca que seja mais dificil arranjar pecas ou que sejam mais caras? Alguma marca que deva evitar por dar muitos problemas ou algum outro motivo como as tais valvulas em titanio no caso das crf's por exemplo? | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: 1a moto Sáb Mar 11, 2017 9:19 am | |
| Engraçado, mostras bastantes dúvidas na escolha da mota, mas no fundo sabes bem o que queres, embora continuo a dizer que não será a tua melhor opção. Assim sendo só te queria avisar que as Suzuki RMZ 250 e as Kawasaki kxf 250 dos anos 2004 e 2005, que compartilhavam o mesmo projecto de mota, não eram nada fiáveis a nível de motor. E sim as CRF-R e X são motas que dão problemas de vávulas pelo menos até modelos de 2009. As desse género "a prova de bala" só mesmo as Yamaha YZ-F ou WR-F embora nestas a caixa de velocidades também costuma falhar a 5ª velocidade, mas isto depois de muitassssss horas de uso e de falta de cuidado nas mudanças de óleo. Posto isto, desejo-te sorte na tua escolha e que divirtas com a tua nova mota seja ela 125 2t ou 250 a 4t. | |
| | | Cdcarvalho Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2017
| Assunto: Re: 1a moto Sáb Mar 11, 2017 5:56 pm | |
| Eu o pouco que sei é por aquilo que vou lendo em foruns e revistas, ou seja teoria... Embora nao seja um factor decisivo, quero uma moto que goste esteticamente e nesse caso tem de ser as de cross mas na versao de enduro... De resto procuro uma moto fiavel, e facil de manobrar, prefiro uma que seja menos potente mas que seja leve e facil de utilizar, principalmente por nao ter pratica neste tipo de motas... Vamos ver o que aparece, vou tentar saber os modelos que estao mais sujeitos a problemas, para evitar, neste caso a evitar sao os modelos kawasaki e suzuki de 2004/2005 e crf com valvulas de titanio... portanto vamos ver o que aparece... | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: 1a moto Sáb Mar 11, 2017 9:29 pm | |
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| | | | 1a moto | |
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