No que percebo, as Husaberg Husqvarna e KTM são as marcas que mais garantias oferecem no que respeita a peças de concorrência para manutenção. A GasGas também tem bastante escolha e mesmo as originais são a um preço acessível. A Sherco é algio mais exclusiva e as peças originais são mais caras e não cais na cantiga que usam peças das KTM que não é verdade.
Se fosse eu, procurava uma YZ250, mas aceito que essa mota não é de Enduro e obriga de certa forma a uma preparação própria. Contudo já se encontra na net algumas unidades usadas a venda com a preparação já feita.
Mas excluindo a Yamaha, para mim a escolha seria a Husaberg ou uma Husqvarna, a KTM não devido a decoração, não gosto da imagem KTM "gostos"...
Mas já sabes, a qualidade paga-se, e já vi a pedirem por Husaberg de 2011 cerca de 4900€
A GasGas é uma boa mota de Enduro, mas a qualidade dos componentes deixam algo a desejar.
A Sherco acaba por ser um equilíbrio entre todas, são motas especificas para competição de Enduro, que o único defeito será mesmo as peças de manutenção e a suspensão que se não for afinada convenientemente se apresenta com um comportamento algo firme, mesmo aos estilo de competição
As Beta não referiste como opção, mas olha que são motas tipo Gas Gas mas com uns acabamentos de nível igual a Sherco. São é mais raras de encontrar e padecem do mesmo mal da Sherco no que respeita a manutenção, mas nas 2 tempos não é assim tão grave.
No que toca a comportamentos todas estas motas tem especificações para Enduro e pautam-se por motores redondos e disponíveis. A Gas Gas 300 trem fama de gastar mais que as outras, mas nada como uma afinação correta para contornar isso.
Se te aparecer uma 250 eu não hesitava na compra, a não ser que queiras uma mota a 2 tempos só para fazer "hard enduro" ai sim as 300 são rainhas. As 250 acabam por ser uma óptima opção para uma utilização mais polivalente e são até, na minha opinião mais divertidas de conduzir.