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| Primeira moto, qual comprar? | |
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lmartinsmx Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 13 Data de inscrição : 04/07/2015 Idade : 32
| Assunto: Primeira moto, qual comprar? Dom Ago 16, 2015 6:29 pm | |
| Boas tardes rapaziada. Estou a iniciar-me no mundo do enduro/motocross e pretendo comprar uma mota. Estou definitivamente mais inclinado para uma 250cc 4T. Não pretendo fazer competições e será só para andar aos fins de semana e gostaria de uma mota mista pois também gostaria de experimentar Motocross. O meu orçamento irá até aos 2500€, no entanto, só mesmo por um bom negócio me poderei esticar mais um bocadinho. Pretendo uma mota entre 2006-2010 (mais leves) Aqui vos deixo a minha opinião sobre o que tenho em vista e gostaria da vossa opinião na mota mais fiável dentro dos modelos destes anos: 1. YZ250F (dizem que tem motor fiável, mas disseram-me que derivado ao design do chassi tem pouca tração) 2. CRF250R (Acho a mota linda principalmente a versão com os dois escapes, no entanto, já li que as válvulas têm um desgaste acentuado e eu não quero uma mota com manutenção muito cara) 3. KX250F (Gosto, parecem fiáveis mas não reuni muitas opiniões, gostaria de saber mais sobre elas) 4. RM250Z (Tenho o mesmo feedback que as KXF, sei pouco sobre elas) 5. KTM (Até podem ser boas mas não sou grande fã e além disso são muito caras está praticamente fora do meu alcance) Como sou iniciante e percebo ainda pouco do assunto pesquisei bastante sobre a manutenção que é requerida, mas gostaria de ouvir a vossa opinião acerca das motas que acima referi tanto como mota em si como em manutenção. Sendo que em base regular deve-se trocar oleo motor, limpar filtro de ar e oleo na corrente, eis as minhas dúvidas: 1. Ao fim de quantas horas devo trocar o oleo do motor? 2. Devo limpar o filtro de ar ao fim de cada passeio? 3. Ao fim de quanto tempo meter oleo na corrente? 4. Ao ver motas usadas vejo bastantes vendedores fazerem referência trocas de pistão, válvulas, etc. Com o que me devo de preocupar mais? Ao fim de quantas horas devo mudar o pistão, válvulas, etc, novamente? 5. Há ainda a questão de oleo na embreagem, rolamentos, refrigeração (liquida ou anti congelante?), etc. PS - Encontro-me a residir no estrangeiro e, por isso, irei comprar a minha máquina aqui, contudo, os preços não variam muito para Portugal por isso gostaria de ouvir as vossas opiniões pois são bem mais entendidos na matéria do que eu. Como devem calcular não me pretendo deixar enganar na hora da compra, pois é fácil detectar quem não percebe muito do assunto, ainda para mais sendo estrangeiro mais facilmente o fariam. A minha cabeça anda à roda à mais de 1 mês com tudo isto e como devem imaginar tenho dúvidas acerca de tudo. Não vejo a hora de comprar a minha máquina (acho que vocês me conseguem entender). Desde já agradeço as vossas opiniões, tenho a certeza que me irão ajudar bastante. Saudações | |
| | | Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Seg Ago 17, 2015 12:35 pm | |
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| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Ter Ago 18, 2015 9:27 pm | |
| Pois o conselho que tenho para ti é, se não percebes muito e sentes-te inseguro, o melhor mesmo é comprares a um profissional de confiança que ofereça garantia do que está a vender. Quanto a manutenção, o mesmo, faz em quem sabe e dê garantias do trabalho. Digo isto porque a manutenção de uma mota de Enduro Motocross requer conhecimentos e ferramentas especificas. Claro que se fores auto didacta e tiveres ferramentas, com o manual de serviço da mota em questão, és capaz de executar. Mas tentando responder as tuas questões, aqui ficam as minhas respostas. O óleo de um motor a 4 tempos 250cc deve ser trocado ao fim de 20h assim como o filtro. O filtro de ar deve ser limpo a cada volta que se dá, principalmente com passeios na poeira, no Inverno eu limpo a cada duas saídas, não esquecer de aplicar sempre óleo especifico para filtros. Óleo na corrente eu ponho sempre que vou andar de mota, não sem antes a limpar, no inverno faço com detergente e uma escova, no verão com uma escova seca, no fim aplicar o óleo. Quando o vendedor diz que já trocou tudo no motor, hum...desconfia, a não ser que apresente as facturas todas. Mesmo assim mentaliza-te que neste caso é uma mota que já foi bastante usada. Bem, eu até costumo ficar a pensar, reparam e depois querem logo vender, estranho no mínimo, mas enfim fica ou teu critério. Quanto á tua 5ª questão, no manual de serviço da mota diz como fazer e qual os prazos de execução, depois depende do uso que lhe dás. Agora quanto ás motas. Para mim a Yamaha de todas a 250 a 4 tempos é a melhor na fiabilidade, no resto não a melhor mas também não é a pior. Quanto as observações que fazes, estão acertadas. Das Kawasaki e Suzuki, o que sei é que a verde tem tido o motor mais potente e a amarela favorece mais na maneabilidade. Quanto a fiabilidade são japonesas e basta, contudo não registos de duração semelhantes a Yamaha YZ250F onde vi motores com 500 horas sem nunca terem mudado uma peça!!!
Desejo-te sorte e se tiveres mais dúvidas coloca aqui no fórum. | |
| | | lmartinsmx Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 13 Data de inscrição : 04/07/2015 Idade : 32
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Qua Ago 19, 2015 7:23 pm | |
| Obrigado a ambos pelas vossas respostas. @Luis Quinta A tua resposta é bastante elucidativa. Quanto às motas penso que me vou regular mais pelo negócio e não tanto pela mota, sendo que mesmo que me vire para a YZF nunca sei por aquilo que ela já passou. Quanto ao teu conselho também já tinha pensado nisso, acho que me vou virar para uma empresa e não para um vendedor individual, se bem que isso é relativo esses às vezes até são os mais mentirosos Estou um pouco confuso porque eles lá penso que não se regulam por horas, a última mota que fui ver o gajo disse-me que mudou o oleo e agora estava com 9mth (!?!?), alguém conhece esta unidade de medida? Também me disse que costumava trocar o oleo ao fim de 5 depósitos, mas eu não tenho a noção ao que isso equivale ou se é muito ou pouco. Além mais, qual o preço dos oleos? Gostava de comparar com o preço de lá senão de outra maneira começo a importar esse tipo de produtos. Por exemplo se comprasse o oleo do motor, embreagem, oleo para a corrente, produto para limpar o filtro de ar (o filtro de ar também leva oleo?) quanto de orçamento teria de gastar? Entrando um pouco mais em detalhes de quanto em quanto tempo tenho de trocar pistão, cambota, válvulas? Desculpem tantas perguntas mas eu gostava de estar seguro para aquilo que vou. Obrigado! Saudações e roda no ar | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Qua Ago 19, 2015 8:01 pm | |
| Pois Gonçalo, claro que existem vendedores profissionais manhosos e particulares que são até bastante sérios, eu com 41 anos de vida já vi de tudo, mas ainda tenho mais para ver... Um profissional desde que tenhas uma factura comprovativa de compra, estás seguro se precisares de pedir garantia. Se conseguires seguir a risca os concelhos de compra no tópico que o Jofico postou, e se falares com o verdadeiro dono da mota que queiras comprar, facilmente te apercebes do estado da mota. Para veres bons preços, podes consultar este site http://www.enduroportugalshop.com/ , compro tudo aqui, quando não encontro o que preciso entro em contacto via mail com eles e arranjam mesmo tudo, só temos é de explicar o que queremos. Cinco depósitos numa mota de motocross anda por volta dos 500 km dependendo sempre da quantidade que leva o deposito, eu na minha YZ250F fazia 140 km com 8 lts por isso 5 depósitos fazia 700 km isto a andar no monte, em pista nunca andei mas quase de certeza que reduzia para 500 km com cinco depósitos. Essa unidade (mth) de medida corresponde a horas. Eu normalmente ando cerca de 2,5 horas seguidas no monte e faço 80km o que dá uma média de 32 km numa hora. Em pista eu nunca experimentei, mas deve subir para os 40km por hora ou até mais. Por isso temos de fazer sempre uma analise das situações para saber a quantas andamos. Trocar um pistão, eu só o faço quando notar que o meu motor começa a gastar óleo. Biela só quando vir limalhas de bronze no filtro e ruído próprio. Cambota só quando vir que o pinhão da corrente de distribuição estiver com desgaste-te excessivo ou então por uma falha catastrófica do motor, tipo gripar, que pode acontecer por falta de óleo ou água no radiador. As válvulas tem de ser trocadas quando não permitem mais afinações e quando estão sempre a desafinar, e claro, quando ficam empenadas por tocarem no pistão, que normalmente acontece por falha da corrente de distribuição. Esta peça sim deve ser trocada mais ou menos as 200 horas ou 6500 km dependendo da utilização. Em pista eu reduzia para metade o prazo de troca da corrente, pois os regimes de rotação são muito mais elevados, causando mais desgaste. Claro que numa analise técnica pode-se antecipar a sua troca ou mesmo adiar, mas isso é mais profissional.
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| | | lmartinsmx Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 13 Data de inscrição : 04/07/2015 Idade : 32
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Qua Ago 19, 2015 8:52 pm | |
| Epa muito boa resposta, deu para ter noção de tudo no geral.
Já agora, estive a ver o site que enviaste e, quais as diferenças do oleo para 4T 10W/40/50/60 por exemplo? Pois eles variam tanto no oleo para o motor como para a embreagem. Deve colocar-se o recomendado pela marca?
Fazendo alguns cálculos e seguindo a lógica daquele artista, segundo ele e dando aqui um pouco de margem ele estava então a fazer a mudança do oleo ao fim de 8-9 horas. Não é uma mudança muito rápida, sendo que eu até só pretendo dar uns passeios?
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| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Qua Ago 19, 2015 10:13 pm | |
| O óleo de motor a usar na mota, deve respeitar as recomendações da marca, no entanto na viscosidade pode variar consoante o clima onde a usamos. Eu explico, a especificação é a API (norma americana) e MA é especificação para embraiagem que trabalha em banho de óleo, que é o que se passa em todas as motas de Enduro Motocross. Na especificação API podes usar a recomendada ou superior tipo, a recomendada é a SG e podes usar um SL. O conselho que dou é usar os que são 100% sintéticos tipo este http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_mot_04 Quanto ao "artista" trocar o óleo ao fim de 9 horas, enfim cada um é que sabe, não é que prejudique, pelo contrário, mas excesso de zelo tem um preço, que neste caso acho que não justifica. As equipas oficiais trocam o óleo de motor com essa regularidade, pelo menos no Enduro já vi fazerem isso, mas numa utilização normal, foi como disse, 20h chega.
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| | | lmartinsmx Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 13 Data de inscrição : 04/07/2015 Idade : 32
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Sex Ago 21, 2015 7:01 pm | |
| Luis, obrigado pelas respostas estou bastante mais esclarecido de como a coisa funciona. Infelizmente penso que terei de mudar de opinião e terei de me virar mais para uma mota de Enduro (são matriculadas). Praticamente não vejo motas de MX matriculadas e o que vejo não me agrada, e eu não tenho transporte para a mota. De qualquer das maneiras eu iria fazer até mais Enduro do que Motocross (se bem que prefiro andar em pista, mas além de não ter maozinhas para motocross não tenho transporte para a mota). Quais as diferenças entre KTM EXC250F e a versão KTM EXC250F SIX DAYS? Das motas de Enduro qual o mais fiável? A WR ou EXC? Não pretendo comprar motas abaixo de 2007, no máximo até 2006. Quais as melhores versões desde esses anos? Obrigado!! | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Sex Ago 21, 2015 7:52 pm | |
| Pois Gonçalo acho que fazes bem em optar por uma de Enduro. Acabas por ter uma mota muito mais versátil, e se não fazes competição nem de Motocross nem de Enduro então ainda mais reforças a tua opção. Bem sendo assim, em 250 4 tempos eu optava por uma Yamaha WF250F, já sei que dizem que essa mota não é muito potente, mas é uma mota bastante fiável e leve. As KTM EXC250F desses anos são boas motas, mas requerem mais cuidados a nível de manutenção de motor, com prazos muito apertados de substituição de peças. As Six days tem equipamento a nível de ciclistica melhores que as versões normais, além da estética decorativa. Modelos a evitar na minha opinião, 1º as Husqvarna, não por serem mas motas, mas porque a nível de peças serem mais caras e difíceis de encontrar e depois a Honda CRF250X, mas esta só por causa das válvulas. Caso encontres uma que já tenha as válvulas mudadas para aço, são excelentes motas, caso ainda tenhas válvulas em titânio originais, esquece dão muitos problemas. Eu tenho dois amigos que tem este modelo da Honda uma de 2005 outra de 2006 e com as válvulas trocadas acabaram os problemas e revelam-se motas bastantes fiáveis. O caso foi tão evidente que a Honda em 2009 mudou na origem as válvulas para aço nas de escape e manteve as de titânio nas de admissão. Andam por ai umas motas a venda de motocross alteradas para enduro, que no meu ponto de vista fazem sentido para quem gosta de fazer umas provas, para lazer não há nada como uma 100% Enduro com arranque eléctrico, um verdadeiro luxo. | |
| | | lmartinsmx Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 13 Data de inscrição : 04/07/2015 Idade : 32
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Sex Ago 21, 2015 10:18 pm | |
| Pois, eu não estava virado para comprar uma mota nova e o que vejo em segunda mão é quase só Husqvarna e KTM, de WR só vejo de 2004 para baixo e não tinha interesse em comprar uma mota tão velha, CRFX ainda nem vi nenhuma à venda.
Quando dizes que as KTM requerem mais atenção na manutenção referes-te ao quê?
Se por exemplo arranjar uma SIX DAYS a partir de 2010 também requer uma manutenção apertada ou com base regular?
Às vezes mais vale pagar um bocadinho mais e ficar melhor servido do que levar o tempo na oficina.
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| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Primeira moto, qual comprar? Sáb Ago 22, 2015 12:43 am | |
| Das KTM o que sei é que a corrente de distribuição faz 100h e eles falam em substituir a Biela ao fim de 100h. Quando assim é, o melhor é cumprir porque esses motores tem cavalos e andam muito, mas acabam por ter um desgaste maior. As mais recentes 2010 para a frente estão bastante melhores e tem intervalos de manutenção mais alargados mas também pedem mais dinheiro por elas. Quanto a não encontrares WR250F recentes, aqui em portugal existem umas a venda no Custo Justo e no OLX, faz uma pesquisa mais cuidada que encontras. Com o motor da Yamaha encontras também a GasGas EC250F de 2010 para a frente. Honda CRF250X também vejo algumas a venda, preocupa-te sempre em saber das válvulas.
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