Guzz, nas 2 tempos é quase a mesma coisa, no entanto como vais perceber a reparação de um motor a 2 tempos aparentemente é mais barata, mas acaba por ser mais cara. Eu explico, repara, um pistão numa 2 tempos dura muito menos que um 4 tempos e custam pouco menos. Depois a história de encamisar o cilindro, é possível, é bastante mais barato que um cilindro que chega a custar 500€, mas na minha opinião fica uma "bosta". O motor fica com menos potencia, aquece mais, gasta mais pistões, etc... Por isso é que o pessoal que tem 2 tempos, e é responsável, tem muito cuidado com o óleo da mistura (100% sintético sempre) , troca de pistão a tempo, e não anda a derreter o motor em altas na estrada...
Nos 2 tempos não esquecer as válvulas de escape que em alguns casos causam problemas devido ao excesso de crosta e por vezes ficam cravadas no pistão (casos raros) mas causam riscos no pistão. Normalmente quando se usa um óleo 100% sintético isto não acontece.