| Problemas suzuki rmz 250 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
fernandes311 Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Problemas suzuki rmz 250 Sex Nov 27, 2015 6:48 pm | |
| Boa noite Recentemente adquiri uma rmz 250 de 2006, hoje ao mete la a trabalhar ficou com um trabalhar inserto e começou logo a aquecer bastante. Parada ao relanti ficava muito acelerada, depois ficava normal e outras vezes quase que ia abaixo. Tentei andar e ao puxar pela mota engasgava se bastante e nem andava, desisti logo. Deixei estar mais um pouco ao relanti e começou a deitar a água fora. O que poderá ser? | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Sex Nov 27, 2015 10:29 pm | |
| Boas
Pelo que descreves é quase certo que tens o carburador sujo ou com problemas. Isso dela aquecer demasiado ao relanti, é devido ao facto de o mesmo estar alto e assim é como estivesses a acelerar com o acelerador. Portanto isso de aquecer é um efeito e não o problema. Foca-te na carburação. Para começar, retira a vela e observa. Se estiver toda preta mas molhada, podes ter outros problemas, mas pelo que descreves ela deve estar preta baço por toda. Se ela estiver toda cinza claro e seca o problema está com a falta de gasolina (verifica o tubo da gasolina e verifica se ela flui com facilidade, se isso não acontecer verifica o respiro da tampa do deposito). A cor normal é, no centro, cor café com leite, e na borda exterior, preto baço. Depois desta analise e caso não esteja normal, desmonta o carburador e faz uma limpeza. Começa primeiro por observar os cabos do acelerador a ver se funcional normalmente. Desconecta a ficha de posição do acelerador e verifica o estado da mesma e aproveita e faz uma limpeza, com uma cotonete seca. Depois verifica o mecanismo de acelerador do próprio carburador. Analisa a agulha e verifica se está na posição correta e funciona livremente. Desmonta a parte inferior, não te esqueças de vazar a gasolina do carburador, e limpa os 3 giglers, mas antes vais ter de desmontar o afinador do mínimo que mistura o ar com gasolina numa proporção que tem que estar perfeita. Esse afinador está acessível por fora para permitir a sua afinação durante o funcionamento do motor. Verifica essa agulha que tem umas anilhas, uma de borracha, outra de aço e uma mola, muito cuidado ao desmontar para não perderes isso. Presta muita atenção, a ponta tem que ser cónica e termina quase em bico. Uma vez na minha YZ250F que comprei usada fazia o mesmo que a tua e era a ponta deste afinador partida que estava enfiada no orifício. Esse parafuso afinador, depois de montado tem que estar desde todo apertado "sem forçar" entre 1.5 voltas a 2 voltas desapertado. A seguir verifica a boia, normalmente ela deve estar solta, isto é, ela deve funcionar de forma livre quando viras o carburador de um lado para o outro. Aproveira e coloca o carburador de perna para o ar e inclina até ela nivelar, tenta medir do topo da boia ao corpo do carburador, essa medida deve rondar os 8 a 9mm Bem depois disto, aproveita para limpar com o bico do ar as pequenas entradas que ficam na "boca do carburador do lado do filtro do ar. Depois disto a mota tem que estar a trabalhar direitinha, só tens de depois afinar o relanti no parafuso que já deves saber qual é. Depois de conseguires isto, descreve o que observas, para ver se precisas de mexer noutras afinações. Espero que seja isto e não seja nada electrónico tipo CDI. Bom trabalho | |
|
| |
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Sáb Nov 28, 2015 9:46 am | |
| Obrigado pelas dicas!!! Vou meter mãos à obra e depois darei noticias. | |
|
| |
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Sáb Nov 28, 2015 4:34 pm | |
| Problema resolvido. Era do carburador, estava entupido. Mas logo surgiu outro dentro do motor e partiu o carter. | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Sáb Nov 28, 2015 7:13 pm | |
| Pois isso é mais difícil. Tenta ver se vale a pena a reparação, esse motor já estou a ver que precisa de uma reconstrução total Tenta ver na net se pelo menos arranjas o cárter em questão usado. Quanto ao resto das peças vou-te enviar um link com preços de peças originais, para te ajudar a ver quanto te fica a brincadeira. https://www.motorcyclespareparts.eu/suzuki-parts/off-road/rm250-z-2006.aspx | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Sáb Nov 28, 2015 7:15 pm | |
| Pois isso é mais difícil. Tenta ver se vale a pena a reparação, esse motor já estou a ver que precisa de uma reconstrução total Tenta ver na net se pelo menos arranjas o cárter em questão usado. Quanto ao resto das peças vou-te enviar um link com preços de peças originais, para te ajudar a ver quanto te fica a brincadeira. https://www.motorcyclespareparts.eu/suzuki-parts/off-road/rm-z250-2006.aspx | |
|
| |
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Dom Nov 29, 2015 12:05 pm | |
| Poderá ter sido a distribuição que partiu? | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Dom Nov 29, 2015 12:45 pm | |
| Bem se for a corrente de distribuição, que tenha cedido, nem quero imaginar, é que isso implica pelo menos válvulas novas e o resto . Espero bem que tenha ao menos pelo pior, a biela a ceder. Em que sitio no cárter partiu? | |
|
| |
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Dom Nov 29, 2015 1:05 pm | |
| | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Dom Nov 29, 2015 1:20 pm | |
| Bem na minha opinião não valem a pena as especulações . Tens de desmontar para ver o que é, mão a obra Bom trabalho | |
|
| |
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Dom Nov 29, 2015 1:25 pm | |
| Toca a abrir os cordões à bolsa. Obrigado pelas dicas...
| |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Problemas suzuki rmz 250 Dom Nov 29, 2015 6:34 pm | |
| Se te servir de consolo, eu apesar de perceber alguma coisa de mecanica, um dia resolvi comprar uma YZ250F que já tinha uns anitos e supostamente foi bem tratada. Experimentei a mota e estava tudo bem aliás até o preço, o pior foi depois. Apesar de ter eu ter feito uma revisão geral, onde mudei, óleos, filtros, liquido radiador etc, qual o meu espanto que em 5ª veleocidade a mota começou a falhar, era a caixa com desgaste E lá tive eu que abrir o motor todo para reparar a caixa de velocidades. Na altura comprei tudo da Yamaha e aproveitei e mudei corrente de distribuição e juntas, tudo foi cerca de 200€ tirando a mão de obra que foi minha. Ao menos fiquei com a mota impecável. Acabei por a vender passado 1 ano, pois vi uma WR250F praticamente sem uso a bom preço, e rendi-me ao botão direito do arranque eléctrico. Esta mota que nem pegava quando a fui ver, e após ter andado com ela 2 anos, não me deu um único problema, aliás só no inicio, pois tive de limpar o carburador que estava com "verdete" da mota não ser usada a muito Mas apesar de tudo, continuo cliente de comprar motas usadas, na minha opinião, se tudo correr bem poupa-se uns valentes euros € | |
|
| |
| Problemas suzuki rmz 250 | |
|