Respondendo 1º à tua dúvida, sim podes aplicar mais uma camada de spray de óleo para filtros de ar. No entanto sempre que faças esta operação tens de esperar cerca de 2 horas (no máxio) até o óleo secar, pelo menos é o que costuma dizer nas embalagens da motorex.
No que respeita aos filtros de ar aqui fica a minha dica.
Tenta separar tempo seco com tempo húmido. Assim sendo, no tempo seco há pó e então se andamos em grupo, então é que há pó no ar. Assim sendo nesta situação o meu conselho é, lavar sempre no fim e aplicar óleo por imersão, isto é, comprar óleo de filtros de ar em lata de litro, colocar num recipiente o bastante para conseguir molhar por completo o filtro, no fim expremer bem. Se andares só o spray é suficiente mas lá esta e repetindo, tempo seco lavar sempre.
Tempo húmido mesmo em grupo pouco lixo anda no ar, e pó nem velo, por isso, eu faço assim, a cada duas voltas lavo o filtro e aqui aplico sempre o spray, chega e sobra.
Quando lavas, há muitas formas, eu uso produto para lavagem de filtros http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/lim_twi_01 e no fica passo por água abundantemente e expremo muito bem, e depois de seco o máximo com o bico do ar (não obrigatório), bato com ele na mão. Vais verificar que ainda saem partículas, pois bem, bate até não veres nenhuma a sair. No final deixo a secar completamente dentro de uma caixa de cartão aberta e já está pronto para outra. Só aplico o óleo um dia antes de ir andar de mota, mas se ficar uma semana ou mais não tem problema.
Eu uso 2 filtros assim acabo por ter um sempre pronto a usar.
Eu particularmente não uso o pré filtro que não mais que uma protecção exterior ao próprio filtro e assim acabas por o lavar menos vezes, mas eu não sou apologista disso, acho que sem esse acessório o motor respira melhor.