enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarAjuda - Compra de mota Botaof12
 

 Ajuda - Compra de mota

Ir para baixo 
+2
DTR
ruisasilva
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 23, 2015 5:43 pm

Boa tarde,


Vou finalmente comprar uma mota de enduro, e ando a ver algumas alternativas...
O meu objectivo era comprar uma mota usada, a um preço aceitável, mas que ainda esteja em boas condições.
Pelo meu nivel de andamento, sei que deveria ir para uma 250 4t, mas como o orçamento não estica, e teria de ir para uma mota com mais anos, fico com algum receio de comprar gato por lebre e depois levar com uma revisão/manutenção daquelas.
Tenho em vista um negócio para uma GASGAS EC 250 2T 2014, mas falta-me informação sobe o modelo, e também sobre a marca (preço da assistência, facilidade de arranjar material, onde assistir).
O que acham da mota, e seria uma boa opção?


Obrigado,

RSS
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 23, 2015 7:42 pm

Na minha opiniao GAS GAS ate e uma boa mota mas como ouvi que anda em crise a marca nao sei se sera uma boa escolha
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 23, 2015 9:26 pm

Na minha opinião essa mota é boa opção.
É verdade que a GasGAs está a passar por um momento de incerteza mas para já as peças de assistência, estão garantidas. Os preços são similares aos de outras marcas. Podes encontrar acessórios e peças aqui http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Categories/Seccao_Gas_Gas
Qualquer oficina que trabalhe com motas de Enduro te pode dar assistência.
Para veres mais informação desse modelo ainda podes ver aqui http://www.gasgasmotos.es/es/modelos-anteriores.html
Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 23, 2015 10:06 pm

Pois, o problema é que em Portugal quase não há distribuidores.
Eles dizem que vão vender a fábrica, mas que vão tentar manter a distribuição de peças durante o período de crise, mas não dá para ter certezas.
Neste momento estou bastante inclinado para comprar a mota, mas isto está a dar-me medo...

E quanto à mota em si, quais são as opiniões? Alguém tem boas ou más experiências?
Entre uma 250 EXC F e a Gas GAs o que comprariam?
Ir para o topo Ir para baixo
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySeg Ago 24, 2015 9:06 pm

sim, a gasgas faliu, mas ade haver sempre preças, e até lá alguem a ade comprar, a zundapp e casal, e carros velhos faliram, e ha sempre material..
A gasgas a 4t penso q seja motor yamaha, mais facilidades tens...

Ktm ou gasgas se forem as duas de anos iguais, ia para a laranja...
Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySeg Ago 24, 2015 10:11 pm

Pois, e eles dizem que querem manter a distribuição de peças, que só vão fechar a fábrica...
Mas continuo a ter medo da desvalorização.
Em relação à KTM, se fosse do mesmo ano, e ao mesmo preço, também optava por ela. O problema é que quem as tem, não as vende baratas. É quase ridículo o preço a que estão à venda...
E além disso a GasGas está cheia de equipamento.
A GasGas que estou a ver é uma 2T. O motor é mesmo deles não é?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySeg Ago 24, 2015 10:48 pm

Sim é, só nas 4 tempos é que usam os hiper fiáveis YAMAHA.
Se tens pouca experiência acho que deverias optar pela KTM ECX250F se queres uma mota divertida e potente a GASGAS EC250 é a tua mota. Embora a 250 a 4 tempos exige mais cuidado na manutenção mas gasta menos gasolina, se isso for importante. A 250 a 2 tempos tem a chatice de ter de fazer a mistura do óleo na gasolina ,e gastar quase o dobro de gasolina de uma 4 tempos.
A GASGAS EC250 é bem melhor nas trialeiras e caminhos tortuosos, a EXC250F é perfeita para caminhos sinuosos e revirados e para fazer longas horas sem grandes fadigas físicas.
Quanto a desvalorização da GASGAS, repara que esse também pode ser um argumento para fazeres um melhor negócio. Se comprares a bom preço menos perdes depois num possível venda.
Eu não tinha receio em comparar uma GASGAS usada, pois sei que a quantidade de GASGAS que andam por ai, é quase certo que as peças e acessórios para estas motas, vão continuar a estar disponíveis.
Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySeg Ago 24, 2015 11:12 pm

Obrigado Luís, a tua resposta foi bastante útil.
Em relação às 4T (EXC F), o meu medo é que, para o mesmo orçamento, teria de ter muitos mais anos, e depois posso apanhar com uma daquelas revisões que nem é bom pensar...
A minha 2ª opção neste momento seria uma EXC 2T, mas é bem mais cara, e mais antiga.
Estou com bastante medo de comprar 4T usadas... Apesar de saber que fazia mais sentido para mim :/!

Em relação à GasGas é bem mais leve, o que me ajuda, e como tem selector de mapas de potência, também conseguiria controlar melhor a potência.
O consumo é tão mais alto? O dobro? Alguém me consegue dar um feedback?
Eu já contava com um consumo mais alto, mas o dobro assusta-me...

Se não aparecer nenhum negócio interessante nos próximos dias, devo optar pela GasGas, apesar de não ter certezas da minha escolha.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySeg Ago 24, 2015 11:59 pm

Ora bem para o mesmo tipo de condução em termos gerais uma 250 a 4 tempos gasta uns 5 a 6 litros aos 100km a 250 a 2 tempos gasta no mínimo uns 8 litros aos 100km, não o dobro mas mais o óleo na gasolina...
Claro que comprar uma a 4 tempos sem perceber ou não ter certezas pode sair muito caro, mas também pode acontecer o mesmo numa a 2 tempos, se o cilindro estiver riscado ou o motor ter gripado só para o cilindro são uns 500€ e cambota mais biela mais pistão e segmentos, outro tanto. Claro que na quatro tempos a mesma desgraça sai um bocado mais caro por causa das válvulas e árvores de cames que se for necessário substituir são mais uns 700€ que a a 2 tempos.
Mas sem alarmes, nas 2 tempos esses azares só acontecem quando nos esquecemos de fazer a mistura ou usar óleo de péssima qualidade e nunca lavar o filtro do ar e por ultimo, andar com o mesmo pistão e segmentos tempos e vidas, digamos que numa 250 a 2 tempos ao fim de 2 anos, temos que substituir essas peças ou então ao fim de 8 mil km , isto claro se andar tudo direitinho. Nas quatro tempos além disso temos o problema de se usamos a nossa motor em altas rotações durante muito tempo e deixar o motor aquecer em demasia, os problemas aparecem sem avisar, para não falar das carburações muito ricas ou pobres de gasolina, que destroem o motor rapidamente. Mas lá está, se uma 4 tempos for usada correctamente, podemos andar sem abrir o motor durante mais de 5 anos entre os 15 mil km, mas entretanto, e isso é obrigatório em todas as 4 tempos, trocar a corrente de distribuição. São uns 50€ que sem dúvida aumentam a fiabilidade dos motores evitando falhas catastróficas a nível de válvulas pistão cambota e árvores de cames. Outro aspecto a ter em conta nas 4 tempos é atenção que o utilizador tem que ter nas mudanças de óleo, observando com muita atenção o aspecto do filtro do óleo, pois quando começamos a ver limalhas de alumínio e bronze, está na hora de mudar o pistão e segmentos e a biela.
Como vês uma a 4 tempos exige mais conhecimentos para nos próprios fazer-mos a manutenção, enquanto que uma a 2 tempos já não é tanto assim.
Cabe agora a ti decidir.
Ir para o topo Ir para baixo
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyTer Ago 25, 2015 10:02 am

eu na minha 300 ando faço certa de 90 klm, com um deposito!
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyTer Ago 25, 2015 10:13 am

Ei pá, isso dá uma média de 10,5 aos 100 km!!! mais o óleo que pões na mistura...é que o deposito das Ec leva 9.5 lts.
Ir para o topo Ir para baixo
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyTer Ago 25, 2015 10:35 am

LUIS QUINTA escreveu:
Ei pá, isso dá uma média de 10,5 aos 100 km!!! mais o óleo que pões na mistura...é que o deposito das Ec leva 9.5 lts.
Sim, mas cada piloto é um piloto...
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyTer Ago 25, 2015 12:52 pm

A valente... dargas
Ir para o topo Ir para baixo
burnout
Nacional
Nacional
burnout


Mensagens : 461
Data de inscrição : 03/03/2011
Idade : 48
Localização : Valbom - Gondomar

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyTer Ago 25, 2015 2:40 pm

boas

se quiseres uma yamaha wr 250 f de 2007...... podes ver a minha Wink

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyTer Ago 25, 2015 3:48 pm

Ora ai está uma excelente mota...desde que esteja em bom estado e estimada, é excelente escolha para que se está a iniciar no enduro.
Já tive uma, mas de 2004 e era bastante fiável, fiz 10000km com ela e nunca precisei de afinar as válvulas se quer, só lhe mudei a corrente aos 7000km e mais nada, sempre que via a folga das válvulas estava sempre impecável, e o filtro só tinha limalhas da caixa de velocidades o que é normal.
Para não falar do consumo que mesmo a andar a fundo não ultrapassava os 6.5 lts e o consumo normal era na ordem dos 5 lts aos 100km.
Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyTer Ago 25, 2015 7:16 pm

Pois, WR tb foi uma opção, mas infelizmente tb são muito caras.
Eu não quero comprar uma mota com muitos anos, e que me possa dar despesas a breve prazo, e WR's recentes não aparecem ou são caras.
Além disso, esteticamente, não consigo gostar muito. Parece que tem a traseira muito baixa...
Mas se aparecesse um negócio interessante, e mais recente (2010 para a frente) ainda pensava.

Mas honestamente, neste momento, a única razão pela qual ainda não comprei a GasGas é o medo que as peças comecem a faltar.
Já ouvi várias pessoas, e uns assustam-me, outros dizem para não ter problemas... E ainda me confunde mais :S.
Se alguém tiver alguma informação que me possa ajudar, eu agradeço.

Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySáb Ago 29, 2015 9:12 am

Boas,

O medo da falta de peças falou mais alto, e mudei a minha intenção de compra.
Vou hoje ver um KTM exc-f de 2012, e se gostar do aspecto da mesma, o negócio já fica feito.
Quando voltar de férias, ponho umas fotos. Wink

Entretanto vou precisar de equipamento.
Alguém recomenda alguma loja (física ou online)? O importante são os preços...

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySáb Ago 29, 2015 10:11 am

Claro está que sem dúvida aqui http://www.enduroportugalshop.com/

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySáb Ago 29, 2015 5:39 pm

Fui ver a mota, e pareceu-me em bom estado!
A única coisa que me assustou, e que queria que me esclarecessem se é normal, é que os parafusos na zona do motor, e caixa de velocidades estão ligeiramente enferrujados.
O senhor disse que era normal, que era de dar alguns apertos por causa das vibrações, mas fiquei com medo que seja sinal que já foi mexida...
Acham normal ter pequenos pontos de ferrugem?!
Deem-me uma ajuda sff!!


Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySáb Ago 29, 2015 7:48 pm

Fazer reapertos nos parafusos que referes é normal fazer na 1ª revisão, depois só se forem desmontados.
Estarem ferrugentos demonstra alguma falta de cuidado, pelo menos no final das lavagens não aplicado um spray de silicone. Não é por isso que a mota possa estar em mau estado mas revela alguma falta de cuidado. Se as cabeças dos parafusos não estiverem com sinais de mau uso, tipo escapadelas de chaves, talvez a causa de terem ganho ferrugem é devida a má qualidade da zincagem de fábrica e como já disse do descuido do utilizador.
Preocupa-te em saber quem fazia a manutenção da mota, e se for o caso de ter sido o próprio dono, certifica-te se ele apertou esses parafusos com chave dinanométrica, com o aperto correto.
Para teres alguma certeza se a mota tem muito uso verifica nos patins tem alguma folga e se tem muitos riscos na escora, escape e tampas de motor.
Tenta também saber quantas horas de uso tem ou quilómetros, se não houver dados e não te souberem dizer, eu desconfiava.

Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptySáb Ago 29, 2015 11:28 pm

Obrigado Luís.

A mota é de 2012, e tem 170h e mais ou menos 5.200 kms!
Eu falei com o mecânico da mota, e ele diz que o dono anda bastante de mota... E se assim é, 170 horas parece-me pouco! Tenho medo que a mota tenha mais horas.
Os parafusos não estão em mau estado, mas tinham alguma ferrugem, e isso assustou-me. Ainda para mais, o mecânico quando explicou que era por causa das vibrações, passou-me alguma insegurança...
Ela tem alguns riscos no escape, e tampas do motor, mas não sei o que considerar normal :/

Com quantas horas deverei esperar uma factura das dolorosas, neste motor (250 exc-f de 2012)?
Estou um bocado indeciso, e confuso!!
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 30, 2015 1:18 am

Realmente, se anda "bastante de mota" são poucos km e horas! analisando os dados a mota fez em média 30km por hora de uso, o que quer dizer que fez Enduro (lento)
Aqui fica uma dúvida, quem vende, foi o único dona da mota? será que o actual dono não terá comprado a mota e terá feito esse uso sozinho e não está acumular com os já feitos?
Verificas-te o km da mota, ele diz tudo, horas e km totais, e dificilmente pode ser adulterado.
Eu num ano faço 4000 km no monte...ok tudo depende dos pontos de vista, e tenho uma média de 32km numa hora de uso.
170h ou 5000km numa mota de 250 4 tempos EXC, a não ser que tenha feito provas e treinos, não são muitas horas, pelos dados fornecidos (170h e 5200km) fez bastante monte em percursos lentos e tortuosos, se não apanhou muitas esquentadelas, tudo bem, se não...
Agora se ficares com a mota e não percebes, o melhor era leva-la a um mecânico de confiança para ver isso direito.
Tenta negociar bem a mota para teres margem num investimento extra que sejas obrigado a fazer, pelo menos uns 200€ ou mais era o ideal.
Isso das vibrações fazer desapertar os parafusos do cilindro é ridículo, o mais certo é nem saber o que está a dizer, e prova disso é que se soube-se nem o dizia, porque na verdade causou-te muitas dúvidas.
Tenta aproveitar esse facto para então conseguires um preço mais baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
ruisasilva
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2015
Localização : Guimarães

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 30, 2015 1:32 am

Eu já negociei o preço, e o valor agora sei que é o justo...
Quando falas em 200 euros para um investimento extra referes-te a quê?
Eu vi o conta KMs da mota, e estava correcto! Mas acho que não bate certo com o facto de ele andar muito, segundo o mecânico.
Pois, por isso é que estranhei. Se ele até me tivesse dito que tinha aberto para verificar qq coisa, e que estava tudo bem, eu engolia... Mas ao dizer que era por causa das folgas, deixou-me a pensar que podia ser kk coisa mais grave.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 30, 2015 1:44 am

Olha, 200€ dá para abrir o motor e verificar se tudo está bem, e se assim for, ainda te sobra uns 100€, caso necessite de uma corrente de destruição, afinação de válvulas e uma biela, lá se vão os 200€ e se calhar ainda tens de meter algum, mas isso é na pior da hipóteses.
Podes começar a somar, abrir motor só para verificar implica gastar umas juntas novas de cilindro e culassa, só aqui costuma ser 20€ + 40€, óleo, liquido refrigerante e filtros, somas uns 25€. Estando tudo bem, lá está com a mão de obra lá se vão 100€. Agora se precisar de mais peças é só somar.
Com esta intervenção, ficas com uma correta ideia de como está o motor e podes andar descansado.
Ir para o topo Ir para baixo
foguette
Verde
Verde



Mensagens : 215
Data de inscrição : 10/05/2011
Localização : Norte

Ajuda - Compra de mota Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Compra de mota   Ajuda - Compra de mota EmptyDom Ago 30, 2015 10:26 am


O ter ferrugem nos parafusos pode ser indicio de terem sido apertados..´. dá para desconfiar mas também é normal...

Exemplo- A minha antiga FE390 tinha ferrugem nos parafusos que seguram o volante, aqueles que apoiam nos aumentos ligados ao T de cima.

Foi lá um indevido ver que não gostou de ver ferrugem ali, nunca mudei volante mas de facto despertei umas vezes aqueles parafusos (quando procurava a posição mais confortável e para soltar e levar ao sitio depois de amota cair aqui e ali), quando lavava a mota ficava lá um bocadito de agua e provavelmente a chave que usei é que causou aquilo...

Comprei 4 parafusos e nunca mais ninguém comentou... ou seja, ao menos estás a ver a mota como está, não quer dizer que haja boa ou má razão para isso. Deves ter o desconfiometro ligado mas há certas coisas que não dizem absolutamente nada...

30Kmh não me parece uma media baixa, vê como está a escora por baixo e lado e sabes o que a mota fez. Achar que não corres riscos só com uma mota nova, e mesma assim há motas que dão o pifo bem novas.

Como foi dito, leva mecânico se não souberes ver tu.

Uma mota dessas não deve queimar óleo (cheiro) nem frio nem quente.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda - Compra de mota
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda na compra de botas de enduro
» Ajuda em compra de mota
» Ajuda na compra de mota nova
» Compra de mota nova - ajuda
» Capacete (ajuda na compra)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: